9º ano


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA

EDUCAÇÃO REMOTA

ATENÇÃO

    DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É,  E A QUE TURMA PERTENCE :

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE/TURMA:                                      

DISCIPLINA:

PROFESSOR:                                        JULHO - 1º PARTE

           

      EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente  fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.

  Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno  por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.



   BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!

ATENÇÃO ALUNOS:

Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade  criada dentro das disciplinas,  chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.

LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora: REGINA

1.      Construa o Bingo dos antônimos em cartelas: pode ser impresso como o modelo ou use a sua criatividade para fazê-lo.

2.      Após, faça um pequeno vídeo para demonstrar como se joga esse bingo e a sua apropriação do conhecimento.

3.      Faça uma redação, observando as regras da escrita com o título “Aulas Remotas”, com no mínimo 25 linhas.

4.      Observa atentamente a imagem abaixo e responda as questões:


a)               Com que pronome um personagem se dirige ao outro no começo do diálogo?

b)              Trata-se de um pronome pessoal oblíquo ou de tratamento?

c)               Que preposição está ligando as palavras “procura” e “inteligência”?

d)              E que palavras a preposição “para” está ligando?

e)              No texto, há as palavras “procura” e “procurar”. Qual delas foi usada como substantivo? E como verbo?


5. Leia as explicações e complete as frases com as palavras pedidas.

ü Terra, Sol, Lua: usa-se inicial maiúscula quando se trata do astro (estrela, planeta, satélite). A inicial minúscula se usa nos demais casos, quando nos referimos, por exemplo, ao brilho, aos raios, à superfície ou a outro atributo desses astros.

ü Agora, complete com Terra/terra, Sol/sol, Lua/lua.

a)              Há inteligência fora da .................. ?

b)              O agricultor trabalha a................... .

c)               No planeta ................. há muita gente sem .............. .

d)              A ............. gira em torno do ............. .

e)              A ........... é um satélite da ................ .

f) Muito ............. faz mal à pele.

g)              Naquela noite, a ............. clareava uma grande extensão de ................. do vale.

 

6. Classi­fique morfologicamente as palavras da frase. Escreva cada palavra uma embaixo da outra identificando-as: Exemplo: Ela = pronome

Ela disse que uma notícia muito triste desolou a sua cidade.

 

7. Escreva a que classe gramatical pertencem as palavras destacadas.

a) Leve o mínimo que você puder.

b) Ele vive de salário mínimo.

c)ricos apartamentos à venda no bairro.

d) Há mais pobres que ricos.

e) O pobre homem vivia só.


8. Classi­fique os pronomes destacados.

a) Amaro emprestou os seus livros.

b) A árvore lhe dá sombra.

c)Aquela garota lá não dá bola pra mim.

d) Terão muitos­filhos.

e)Ele se levantou.

f) Veja o mangáque estou lendo.


 9. Leia o texto com atenção, identi­fique os pronomes e classi­fique-os.

                     EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

A mãe, conversando com a ­filha, pergunta: – Então, como é? Você ainda não arranjou namorado? – Eu, não. Estou procurando o homem perfeito! – O homem perfeito? E isso existe? – Claro que existe. Eu até já encontrei! – Não me diga! Pois trate de agarrá-lo, case-se logo com ele! – Não posso, mãe, ele está procurando a mulher perfeita!

Autor desconhecido.

a)         pronome de tratamento

b)        pronome pessoal do caso reto

c)pronome pessoal do caso oblíquo

d)        pronome demonstrativo

10. Passe para o plural, adequando o verbo.

a) ele crê:..........................................

b) ela lê:............................................

c) ele vê:..........................................

d) que ele dê:...................................


11. Passe para o singular, fazendo a concordância verbal.

Exemplo:nós abençoamos - eu abençoo

a)   nós amaldiçoamos

b)    nós perdoamos

c)    nós enjoamos

d) nós doamos

e)    nós abotoamos

f) nós magoamos

g)   nós soamos

h)   nós voamos


12. Complete as frases com os verbos nos tempos e modos indicados entre parênteses.


a) exigir (pretérito perfeito do indicativo)

Os moradores ................que o síndico prestasse contas.

b) substituir (futuro do presente do indicativo)

Os jogadores reservas .............................os titulares.

c)­ficar (pretérito perfeito do indicativo)

Os estudantes ­.........................exaltados.

     d)continuar (pretérito perfeito do indicativo)

    Os pacientes .............................reclamando do         atendimento.

    e)eleger (futuro do presente do indicativo)

    Os jurados ......................o melhor ­filme do ano.


13. Escreva frases, empregando os verbos no presente do indicativo, no pretérito perfeito e no futuro do presente.

a) Elas / multiplicar / as vendas

      Exemplo: Presente = Elas multiplicam as vendas.

           Pretérito perfeito = Elas multiplicaram as vendas.

               Futuro do Presente = Elas multiplicarão as vendas.

b) As meninas / trabalhar / com bijuterias

c)Alguns comerciantes / vender / caro

d) Os fregueses / pedir / mais desconto.


14. Indique o tempo e o modo dos verbos.

a.              O jardim é uma festa.

b.             Serão muito felizes.

c.  Mergulhara na leitura dos poetas.

d.             Trouxe recomendação da mãe.

e.              Haveria grandes festejos se não fosse a chuva.

f.  Marcos pensava no passado.

15. Preencha as lacunas usando os verbos entre parênteses nos tempos e modos pedidos.

a)              .....................tudo direitinho na gaveta. (caber, pret. perf. do ind.)

b)              Se ele .......................a verdade, nada aconteceria. (dizer, pret. imperf. do subj.)

c)               Nós ..............................tudo o que você nos pediu. (trazer, pret. perf. do ind.)

d)               Quando vós ­.........................a lição, vereis que é fácil. (fazer, fut. do subj.)

e)              É bom que vocês .............................a verdade. (saber, pres. do subj.)

f) Ele não .....................dar o recado. (querer, pret. perf. do ind.)

g)              Que nós ................................fazer sempre o melhor. (poder, pres. do subj.)

h)              Eu ...................o rádio no mesmo lugar onde o encontrei. (pôr, pret. perf. do ind.)

i)  Quando ele ....................a prova, terá uma surpresa. (ver, fut. do subj.)


16. Complete as lacunas usando os verbos entre parênteses na forma solicitada.

a) (dar – imperativo – você) ........ um abraço no seu amigo.

b) (dar – imperativo – tu) ........ um abraço no teu amigo.                                                   

c) (dar – pres. do subj.) É preciso que vocês ........... mais atenção a esse problema.

d) (dar – fut. do subj.) Se você ....... esmola, faça-o com um sorriso nos lábios.

e) (haver – pret. imperf. do subj.) Como seria bom se não ................. violência.

f) (semear – pres. do ind.) Aquilo que vocês ................. hoje vão colher amanhã.


17. Acrescente ao verbo intransitivo circunstâncias adverbiais de tempo, lugar, modo, intensidade etc. Observe que, mesmo depois do acréscimo de circunstâncias adverbiais, o verbo continuará sendo intransitivo. Veja o exemplo a seguir.

a)O patrão saiu.

O patrão saiu às pressas. (modo)

O patrão saiu cedo hoje. (tempo)

O patrão saiu a negócio. (­ finalidade)

O patrão saiu por motivo de doença. (causa)

O patrão saiu com um amigo. (companhia)

O patrão saiu de carro. (meio)

b) O trem partiu.........

c) Minha mãe voltou......


18. Siga o modelo, observando o emprego do adjetivo com função de advérbio.

a) Passou rapidamente a bola. Passou rápido a bola.

b) Era demasiadamente tarde. 

c) Comentavam altamente a vitória do time.

d) Agiu conscientemente até o ­ fim.

e) Cobrou caramente o tênis.

f) Seguiu diretamente para a quadra


19. Observe as placas de sinalização e crie frases usando verbos no imperativo a­firmativo ou negativo. Use também circunstâncias adverbiais. 

20. Classi­fique os advérbios das frases.

 a) Cheguei hoje bem cedo.

 b)Talvez não façamos a prova amanhã.


21. Os verbos neste exercício são transitivos indiretos: eles exigem preposição. Preencha as lacunas adequadamente.

Ø Lembre que: Pode haver combinação ou contração da preposição com o artigo: ao, do, das, nos, nas...

Exemplo: Assistimos ao jogo pela televisão.

a)             Cremos ....... vocês.

b)             Não abuse ........ seus direitos.

c)              Eles contavam .......... a gente.

d)             Procuramos agradar ........ professor.

e)             Lutamos ................ a preguiça.

f) Contribua ............... a nossa formatura.

g)             Não bata .......... crianças.

h)             O autor falou ..... seu livro.


22. Escreva PR para pronome relativo e C para conjunção.

a) Ela tem um sorriso que me fascina. (   )

b) Há insetos que são úteis ao homem. (  )

c) Disse que voltaria cedo. (   )

d) Sabia que tudo estava terminado. (   )

e) Há pessoas que vivem em paz com a consciência. (    )

f) Acho que você está com a razão. (   )

g) Agradeço tudo aquiloque você me deu. (  )

h) Insisto em que todos compareçam à reunião.(    )


23. Substitua os objetos diretos pelos pronomes correspondentes o, os, a, as.

Exemplo: Ontem eu vi Maria no parque.

Ontem eu a vi no parque.

a)         Nós prevenimos os colegas sobre o perigo das drogas.

b)         Procurei, mas não encontrei as chaves.

c)          A mãe impediu a ­filha de sair à noite.

d)         Por que não convidou o amigo para a festa?

e)         Os garotos compuseram uma música sozinhos.


24. Substitua os objetos indiretos pelos pronomes lhe ou lhes.

Exemplo:Peço a você que me desculpe.

Peço-lhe que me desculpe.

a) Enviaremos para ele a correspondência.

b) Mando a vocês um grande abraço.

c)Já paguei a ele tudo o que devia.

d) Dividi o nascimento de minha ­ filha com todos os meus amigos.

e) Agradeço a todos vocês o comparecimento.


25. Substitua as expressões em destaque por pronomes oblíquos.

Exemplo:Não sei como agradecer a você. Não sei como lhe agradecer.

a)       Mandei os empregados embora.

b)      Pedi que levasse à locadora oveículo.

c)       Compramos para elas brinquedos modernos.

d)       Entreguei a ele o jogo que compraste.


26. Substitua o pronome possessivo pelo pronome oblíquo.

Exemplo:O boato chegou aos meus ouvidos. O boato chegou-me aos ouvidos.

a)              O ciúme pode destruir nosso amor.

b)               O sucesso subiu à sua cabeça.

c)               A namorada acariciava seus cabelos.

d)              Tal ideia não passou pela minha mente.

 

27. Substitua os termos em destaque pelos pronomes de tratamento correspondentes.

a)              Os servidores públicos marcaram uma audiência com o governador.

b)              O príncipe, disfarçado, sumiu na multidão.

c)               O reiencontra-se no palácio.

d)              O papa renunciou.

e)              Conversei sobre o assunto com o diretor da escola.


 

28. Escolha o emprego correto dos pronomes oblíquos de acordo com os pronomes entre parênteses.

Exemplo:Ela não os recebeu com um sorriso nos lábios. (eles)

a)            Não é a ........ que você deve consultar. (eu)

b)            Há muito tempo não conversam ...................... . (eu)

c)             Nós ........ encontramos no cinema. (nós)

d)            Sente-.......responsável pelo ­filho. (você)

e)            Nós ...... perdoamos a dívida. (elas)

f) Ele ..............convidou para a festa de aniversário. (elas)

29. Elimine os pronomes sujeitos, quando desnecessários.

a)              O goleiro se atirou para evitar o gol, mas ele não conseguiu.

b)              Quando jovem, eu queria ser médico, mas depois eu desisti.

c)               Quando nós nos cumprimentamos, nós voltamos a ser amigos novamente.

 

30.Complete as frases com a, à ou há. Depois, escreva entre parênteses os números correspondentes.

 I. artigo

II. pronome pessoal

III. pronome demonstrativo

IV. preposição

V. crase   

VI. verbo haver

a)              Volto daqui .........dois minutos. (   )

b)              Todos se encantaram com ...... vista. (   )

c)               Eu ........ encontrei no parque. (   )

d)              Não .......mais ninguém na sala. (    )

e)              Saímos ........ noite. (  ) f) Era contagiante ....... alegria da criança. (    )

f) Mande-me outra blusa azul; ........que você me enviou está com defeito. (   )

g)              Estamos ........ duas semanas das férias. (    )


LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora: MARTA

Read the text.  At The park      

Right now I am looking at a picture of Darla. She is not at home in the picture. She is at the park. She is sitting on a bench. She is eating her lunch. Some boys and girls are   running on a patch in the park. A squirrel is sitting on the ground in front of Darla. The squirrel is eating a nut. Darla is watching the squirrel. She always watchessquirrels when she eats her lunch in the park. Some ducks are swimming in the pond in the picture, and   some birds are flying in the sky. A policeman is riding a horse. He rides a horse in the park every day. Near Darla, a family is having a picnic. They go on a picnic every week.

https://brainly.lat/tarea/2700146

 

Responda:

 

1.O que o eu lírico está olhando?

 

2.De acordo com o texto, onde Darla está localizada na foto?

 

3.O que Darla faz nesse local?

 

4.Quais ações o esquilo pratica na foto?

 

5.Qual é a ação dos pássaros retratada na foto?

 

6.Descreva as ações dos patos na imagem.

 

7. Quem está andando a cavalo na imagem e, com qual frequência ele pratica essa ação?

 

8.Quem são as pessoas perto de Darla na imagem?


9.Qual ação essas pessoas estão praticando?

 

10.Com que frequência essas pessoas praticam essa ação?

 

11.Sua função será desenhar a imagem observada pelo eu lírico. Após, pinte sua obra de arte.

Obs: Não precisa se preocupar em desenhar com perfeição e, você pode utilizar colagem de gravuras e intercalar com desenho a mão.

 

Bom trabalho!

 


LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92      Professora: ALINE

 

Alfabeto em espanhol

Os 20 países que têm o espanhol como língua oficial, são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Responda:

1) Dentre os países acima, quais pertencem à América Latina?

 

2) De acordo com a resposta anterior, agora que você já sabe o alfabeto todinho, soletre o nome de cinco países da América Latina que você desejaria conhecer e repita o exercício para cada um deles, conforme o exemplo:

 

C-U-B-A

C: CE

U: U

B: BE

A: A

Faça no caderno!

Bons estudos :)


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora: MARISTELA

CONTEÚDO NOVO:

Pessoal prestem muita atenção aos vídeos, pois eles contem todas as explicações necessárias para o entendimento do conteúdo.  Vou postar alguns vídeos com professores diferentes, mas tratando sobre o mesmo assunto. Assistam quantas vezes forem necessárias para compreender o conteúdo, que é fácil, mas requer atenção.Copiar todas as atividades e resolve-las,(incluindo os exemplos).

O conteúdo de matemática não necessita ser xerocado. Copiem com as datas corretas, seguindo a sequencia edesenvolvendo cada exercício para posterior correção.

 Para os que conseguem acessar o blog, as atividades resolvidas devem ser enviadas ao email: maristela.jane@gmail.com

 

Atividades:     assistir os vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=Rujt6NwCRg0&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=f3Inndu_T5Q

 

Descrição do conteúdo do vídeo

conjunto dos números reais

Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os

-Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}

-Números Inteiros (Z): Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}

-Números Racionais (Q): Q = {...,1/2, 3/4, –5/4...}

-Números Irracionais (I): I = {...,√2, √3,√7, 3,141592....}

 

Diagrama dos conjuntos numéricos.

 

 

R: Números Reais
N: Números Naturais
Z: Números Inteiros
Q: Números Racionais
I: Números Irracionais

N: Números Naturais

Z: Números Inteiros

Q: Números Racionais

I: Números Irracionais

Ao observar a figura acima, podemos concluir que:

·         O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I)

·         O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjuntos dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z). Por isso, todo Número Inteiro (Z) é Racional (Q), ou seja, Z está contido em Q.

·         O Conjunto dos Números Inteiros (Z) inclui os Números Naturais (N); em outras palavras, todo número natural é um número inteiro, ou seja, N está contido em Z.


 

Números Irracionais

 

 São números decimais (aqueles com vírgula), infinitos e não-periódicos(que não se repetem infinitamente) e não podem ser representados por meio de frações irredutíveis.

.

Alguns exemplos de irracionais:

 

√3 = 1,732050807568....o, 41137128...

 

√5 = 2,236067977499...                  7,1659314....

 

√7 = 2,645751311064...                – 2,82837616.....

 

Realizar as atividades:

2- Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)    0,777 ...                     f)4,845845...

b)    4,1212...                    g)3,476581...

c)     5,1318...                    h)0,193238....

d)    O,1465...                    i) 6,123123...    

e)     2,8181 ...                  j) 1,234576...

 













CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora:BEATRIZ

FUNÇÕES QUÍMICAS – ÁCIDOS E BASES.

 

           O número de substâncias químicas existentes na natureza é muito grande. Outras substâncias são continuamente produzidas em laboratório.

            Entre as substâncias químicas, naturais ou artificiais, existem as que são azedas e se dissociam em íons quando dissolvidas em água. Outras têm goto salgado e se desmembram em outros tipos de íons quando dissolvidas em água.

             Para tornar possível um conhecimento mais aprofundado de todas as substâncias químicas, elas foram divididas em grupos chamados funções químicas que são: funções ácidos, bases ou hidróxidos, sais e óxidos.

Iniciaremos estudando os ácidos e bases ou hidróxidos.

- Atividades propostas:

               Pesquisar as duas funções seguindo os seguintes itens:

- propriedades dos ácidos e das bases;

- classificação dos ácidos e bases;

- nomenclatura dos ácidos e bases.

               Após a pesquisa responder as seguintes atividades:

1. O que significa o pH?

2. Escrever a fórmula química das seguintes substâncias:

a) Ácido clorídrico: .....................

b) Ácido sulfúrico: ......................

c) Ácido fluorídrico......................

d) Ácido nítrico: .........................

e) Hidróxido de sódio: .............................

f) Hidróxido de potássio: ...............................

g) Hidróxido de ferro.

 

 PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora: MARIANE SOARES

 

Queridos alunos de Projeto de Vida

Lembrem-se que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é fácil... mas é essencial!

Estou compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google ClassRoom.

A principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:

1. Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be

2. Copie as dicas do professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)

3. Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no google Classroom.

Bons estudos!!!


ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora:MARTA

Conhecendo melhor as tradições religiosas

Escreva falando um pouco sobre a sua fé, crença religiosa.

 

Escreva uma frase falando sobre a importância de se respeitar a diversidade e a liberdade religiosa e depois ilustre.

 

Pesquise sobre as religiões existentes em nosso País, escolha três ou mais e escreva sobre elas, de acordo com a pesquisa que realizou.


EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora:JULIANA 

Leia o texto

 

Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021

 

Em nota divulgada nesta terça-feira, após conferência entre Thomas Bach e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, evento foi oficialmente adiado para acontecer, no mais tardar, no verão de 2021.

 

 

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.

- Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional - diz o comunicado do Comitê Olímpico Internacional divulgada nesta terça-feira.

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos. O evento, ainda que possa ser adiado para 2021, permanecerá com o mesmo nome: Tóquio 2020.

 

Atividade 1

Copie ou cole o texto no caderno

 

Atividade 2

 

Trabalho para entregar ou enviar por email.

 

Faça um trabalho, falando sobre a importância do cancelamento dos jogos em 2020.

·       Impacto social

·       Impacto financeiro

·       Impacto na vida dos atletas

 

Bom Trabalho!



HISTORIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92      Professora: CICÉLIA

  

Realizar as atividades propostas na página 81 do livro



GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92      Professora: ÂNGELA

 

1. Pesquise os  Conceitos de:

a) Geada

b) Tornado

c) Furacão

d) Ciclone

e) Cúmulo Nimbus

f) Cirrus

g) Nuvens prateleira

h) Tsunami

i) Terremoto

j) Aurora Boreal

 

2. Pesquise como se forma o arco-íris: 

 

ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:91 E 92       Professora: MARIANE BERGER

Vamos procurar texturas em vidros, paredes, folhas, toalhas de mesa.....coloque uma folha de ofício sobre o objeto e passe um giz de cera. Preencha a folha, fotografe e me mande por email: mariane-vberger@gmail.com.



 

ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:


LÍNGUA PORTUGUESA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA REGINA     TURMA 91 E 92

     1. Faça uma redação com tema livre, observando as regras da produção escrita de 25 a 30 linhas.

 2. Observe a imagem:

2. A finalidade dessa propaganda é:

 a) (     ) anunciar um show.

b) (     ) divulgar alguns cursos.

c) (     ) mostrar umas promoções.

d) (     ) oferecer um emprego.

 

3. Essa propaganda está divulgando:

a) (     ) um show.

b) (     ) alguns cursos.

c) (     ) uma promoção.

d) (     ) empregos.

 

4. O título deste cartaz está escrito em letras grandes para:

a) (     ) enfeitar a propaganda.

b) (     ) atrair a atenção do leitor.

c) (     ) apresentar o Serginho Groisman.

d) (     ) mostrar que tem uma frase logo abaixo.

 

5. Por que um dos textos localizados a direita do cartaz está entre aspas?

 

6. Supomos que você queira fazer algum desses cursos, quais as maneiras que a propaganda expõe como forma de contato?

 

7. Essa propaganda foi feita para:

a) (     ) crianças.

b) (     ) idosos.

c) (     ) mulheres.

d) (     ) jovens.

 

8. “Uma nova geração tá pintando no mercado”. Segundo o texto, marque a alternativa que indica o mesmo sentido da frase em destaque:

a) (     ) Uma nova geração está pintando com tinta o super mercado.

b) (     ) Uma nova geração está sendo colorida no mercado de trabalho.

c) (     ) Uma nova geração está surgindo no mercado de trabalho.

d) (     ) Uma nova geração está sumindo do mercado de trabalho

 

1)      Agora, seja criativo e faça uma propaganda sobre um assunto atual:

 https://br.images.search.yahoo.com

  • Textos: duas versões da fábula “O lobo e o cão”.                                                

Texto 1 - O lobo e o cão

(Ruth Rocha, La Fontaine)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

Certo dia, um Lobo só de pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com pelo muito lustroso. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.

-Se quiseres, ficarás tão forte como eu – respondeu o Cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.

- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.

- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão, - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozidas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.

O lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos a caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.

            - O que tens no pescoço? - perguntou.

            - Nada de grave. É a argola com que me prendem _ explicou o Cão.

- Preso? Então não podes correr quando queres? - exclamou o Lobo. Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.

            Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.

Moral da história: A tua liberdade não tem preço.        

 (Fonte:http://oficinadaslinguas-clubedeleitura.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html )  


Texto 2 - O lobo e o cão

( fábula de Esopo por Olavo Bilac)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

Encontraram-se na estrada

Um cão e um lobo. E este disse:

– Que sorte amaldiçoada!

Feliz seria, se um dia

Como te vejo me visse.

Andas gordo e bem tratado,

Vendes saúde e alegria:

Ando triste e arrepiado,

 Sem ter onde cair morto!

Gozas de todo conforto ,

E estás cada vez mais moço;

E eu, para matar fome,

Nem acho às vezes um osso!

Esta vida me consome…

Dize-me tu, companheiro:

onde achas tanto dinheiro?

Disse-lhe o cão: — Lobo amigo!

Serás feliz, se quiseres

Deixar tudo e vir comigo:

vives assim porque queres…

Terás comida à vontade,

Terás afeto e carinho,

Mimos e felicidade,

Na boa casa em que vivo!

Foram-se os dois. Em caminho,

Disse o lobo, interessado:

– Que diabo é isto? Por que motivo

tens o pescoço esfolado?

– É que às vezes amarrado

Me deixam durante o dia…

– Amarrado? Adeus, amigo!

(disse o lobo) Não te sigo!

Muito bem me parecia

Que era demais a riqueza…

Adeus! Inveja não sinto:

Quero viver como vivo!

Deixa-me com a pobreza!

Antes livre, mas faminto,

Do que gordo, mas cativo!

( Fonte: http://pt.wikisource.org/wiki/O_Lobo_e_o_C%C3%A3o )


CURIOSIDADE: O gênero fábula tem mais de mil anos de existência. Como eram inicialmente transmitidas através da linguagem oral, não sabemos quem as criou, mas sabemos que surgiram no Oriente e foram, no Ocidente, difundidas na Grécia, no século VI a.C., por um escravo chamado Esopo. Mais tarde, no século XVII, Jean de La Fontaine, além de reescrever e adaptar as fábulas do escravo grego, criou suas próprias histórias, com a finalidade de usar os animais para educar os homens. No Brasil, vários escritores também se dedicaram a reproduzir ou escrever fábulas.

 

Responda as questões abaixo:

 

1-      Embora os dois textos contem a mesma história, o fazem em formatos diferentes. Qual a diferença entre  a forma dos textos?


2-      Observa-se que nos dois textos, tanto o cão quanto o lobo a princípio apresentam a mesma situação.  Porém, em um dos textos as vantagens se apresentam mais salientes. Escreva, abaixo, exemplos que comprovem esta afirmação.


3-      Quando o lobo percebe a realidade da situação do cão?

 

4-      Podemos classificar o narrador da  mesma maneira nos dois textos lidos? Justifique.


5-      No último verso do poema, que outra palavra poderia substituir o adjetivo “cativo”?


6-      Sublinhe, no texto 1, a expressão que nos indica quando os fatos ocorreram. Essa expressão indica um tempo preciso? Por quê?    


7-      Relacione a narrativa à moral do texto.

 

 LÍNGUA INGLESA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  MARTA     TURMAS 91 E 92


In The Name Of Love (feat. Bebe Rexha) - Martin Garrix

1.Ouça a canção e complete as lacunas com os pronomes pessoais (personal pronouns) que estão nos corações ao lado.




If ___ told ___ this was only gonna hurt                                                                                                         You

Reservado:  I

If ___ warn ___ that the fire's gonna burn

Would ___ walk in? Would ___ let me do ___ first?

Do ___ all in the name of love                                                                                                                                                                           

Reservado: It

Would ___ let me lead ___ even when you're blind

In the darkness, in the middle of the night

In the silence, when there's no one by your side

Reservado: We

Would ___ call in the name of love

In the name of love, name of love (8 x)

In the name of love, name of love

If ___ told you ___ could bathe in all the lights

Would ___ rise up, come and meet me in the sky?

Would you trust me when you're jumping from the heights?

Would ___ fall in the name of love?

 

2.Analise as palavras entre parênteses e grife aquela que aparece

na letra da canção.

 

When there's madness, when there's poison in your (head/bread)

Caixa de texto:

When the sadness leaves you broken in your (bed/pet)

I will (hold/told) you in the depths of your despair

And it's all in the (name/same) of love

In the name of love, name of love (8 x)

I wanna testify

Scream in the holy (light/night)

You bring me back to (life/lie)

And it's all in the name of love

I wanna testify

Scream in the holy light

You bring me back to life

And it's all in the name of love

In the name of love, name of love (8 x)

https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-

of-love/traducao.html

 

 3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:

a. no plural

b. no singular

 

 4.Analise:” When there's madness, when there's poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:

a. afirmativa

b. negativa

c. interrogativa

 

 5.Traduza o título da canção. Se possível utilize um dicionário.

____________________________________________________________________

 

 6.O tema tratado na canção é sobre:

a. um amor impossível.

b. as loucuras que uma pessoa poderia realizar em nome do amor.

 

7.Analise os versos abaixo, em seguida, encontre a tradução adequada para cada um deles.

 

A. “Do it all in the name of love…”

 

(   ) Você apelaria em nome do amor?

B. “Would you call in the name of love?”

 

(   ) No escuro, no meio da noite.

C. “In the darkness, in the middle of the night…”

(   ) Você cairia em nome do amor?

D. “Would you fall in the name of love?

 

(   )Fazer tudo em nome do amor...

E. “When there's madness, when there's poison in your head…”

(   ) E é tudo em nome do amor.

F. “And it's all in the name of love…”

(  ) Quando há loucura, quando há veneno em sua cabeça.

 

8.  And you? What would you do in the name of love? Responda em português.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


LÍNGUA ESPANHOLA -  EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  ALINE     TURMAS 91 E 92

Leia o texto a seguir:

 

En la escuela

 

Hoy es día de clase. Como todas las mañanas Marcos se levanta con sueño. Hoy tiene clase de matemáticas, inglés y ciencia. Se viste, desayuna y comienza el camino hacia la escuela. Se encuentra con su amigo Pablo. Los dos van juntos a clase desde que eran pequeños y siempre que pueden quedan para jugar en el parque al fútbol, su deporte favorito. Su mesa está junto a la de Marcos y su mochila es muy parecida a la de Marcos.

Cuando llegan el profesor ya está esperando. Se sientan en su silla rápido y sacan el libro, el papel, el lápiz y la regla. El profesor ha indicado un ejercicio que tienen que hacer. Es un ejercicio complicado. Cuando todos los alumnos están pensando en el ejercicio llega el director de la escuela con un alumno junto a él. Es un nuevo compañero de clase. Estudiará con Marcos, Pablo y el resto de la clase. Como no hay ninguna mesa vacía el nuevo alumno se coloca en el escritorio del profesor hasta que le traigan su mesa. Es divertido verlo en ese lugar, detrás del escritorio, como otro profesor más.

La clase de arte es la favorita de Marcos. Puede dibujar cosas bonitas y la hora pasa muy rápido. Hoy ha dibujado un caballo. Le ha quedado muy bien. Cuando terminan las clases Pablo y él se van juntos a casa. En el camino se encuentran con el alumno nuevo. Hablan un poco con él. Se llama Andrew y es de Estados Unidos. Es un chico simpático. A Pablo y Marcos les gustaría que pusieran la nueva mesa de Andrew cerca de la suya. 


Responda de acordo com o texto.

 

1) ¿Cómo se llama el amigo de Marcos?

a) Enrique b) Juan c) Pedro d) Pablo

 

2) ¿Dónde está la mesa del amigo de Marcos?

a) Al fondo de la classe

b) Em la outra esquina de la classe

c) Junto a la de Marcos

d) A la derecha


3) ¿Dónde se coloca el nuevo alumno?

a) A la derecha

b) Al fondo de la classe

c) A la izquierda

d) En el escritorio del professor

 

4) ¿Qué comunica el director?

a) Que es fiesta

b) Que tendremos um nuevo compañero

c) Que es viernes

d) Que podemos irnos antes a casa

 

5) ¿Con quién se va Marcos a casa cuando acaban las clases?

a) Con mi padre

b) Com su amigo Pablo

c) Com el alumno nuevo

d) Con el profesor

 

 MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARISTELA    TURMA 91 E 92


Como resolver uma equação de primeiro grau?

 

    O objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade verdadeira.

    Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de igual e os valores constantes do outro lado.

    Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.

    Quando um termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos inverter a operação. Assim, se tiver multiplicando, passará dividindo, se tiver somando, passará subtraindo e vice-versa.

 

Exemplo

    Qual o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?

Solução

    Para resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro passar o 3 para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo, passará somando. Assim:

8x = 5 + 3
8x = 8

    Agora podemos passar o 8, que está multiplicando o x, para o outro lado dividindo:
x = 8/8
x = 1

    Outra regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau determina o seguinte:

    Se a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos multiplicar todos os membros da equação por –1. Por exemplo:

– 9x = – 90 . (-1)
   9x = 90
    x = 10

 

Exercícios Resolvidos

 

Exemplo 1

 

3x - x = 8

2x = 8

x = 8/2

x = 4

 

Exercício 2

Resolva as equações abaixo:

a)    x - 3 = 9

x = 9 + 3

x = 12

 

b)    4x - 9 = 1 - 2x

4x + 2x = 1 + 9

6x = 10

x = 10/6

    

 

c)    x + 5 = 20 - 4x

x + 4x = 20 - 5

5x = 15

x = 15/5

x = 3

 

 

d) 9x - 4x + 10 = 7x - 30
    9x - 4x - 7x = - 10 - 30
   - 2x = - 40 (-1) multiplica-se todos os termos por -1
     2x = 40
      x = 40/2
      x = 20

 

 

Exercícios de equações do 1º grau:

1.      Calcule as equações:

A) 2x + 11= x
B) 3x + 1= 2x
C) 1 + 2x= 3 – 5x
D) 5x – 1= 2 – x


2.  Preencha as lacunas com o resultado das seguintes equações:

A)  x + 5= 0   _____

B)  x + 4= -3  _____

C ) x – 2= -3  _____

D)  7= x + 1   _____


3. Preencha as lacunas com o resultado de cada equação:

A)  3(x + 3) – 1= 2

B)  3(x + 2)= 2(x – 7)

C)  3(x + 2)= 2(x + 3) + 6 =  0 

D)  6x + 3(x + 1) – 7= 2(2x – 1) – 4(1 – x) 


4.    Resolva as equações:

A)  13(2x – 3) – 5(2 . x) = 5(-3 + 6x) 

B)  2(2x + 7) + 3(3 – 5) 3 = 4x + 5 – 1

C)  2 – 7(1 – 2x) = 5- (x + 9)

D ) ( 1 + 3x ) – (1 -2x) + (-11 – 7x) = 5 


5. Em uma calculadora podemos calcular o número irracional 2 aproximado por nove casas decimais: 1,414213562. Dê o valor aproximado de 2:

a) com uma casa decimal;

b) com duas casas; 

c) com três casas;

d) com seis casas


6) Resolva as equações a seguir:

a) 18x - 43 = 65

b)  23x - 16 = 14 - 17x

c)  10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20

d)  x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12

e)  (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4

f)  4x (x + 6) - x2 = 5x2

 

 

Calcule e responda:


1.    Qual é a sua altura em pés e polegadas? Usar 1 pol. = 2,54 cm e 1 pé = 0,3048 m.

 

2     . Usando a de noção de 1 milha = 1,61 km, calcule o número de quilômetros em 5 milhas.

 

3.    Em uma partida de futebol americano, um jogador percorreu 28 jardas em um lance. Determine quantos metros ele percorreu.

           1 jarda ---------- 0,91 metros

 

4.    Em um jogo de futebol, um jogador lançou a bola por, aproximadamente, 35 metros. Calcule esse lançamento em jardas.

 

 

5.    A figura abaixo  é a planta baixa de dois cômodos de uma casa, um quarto e a área de serviço.  Sabendo que as portas medem 70 cm de largura, responda: 


a) Qual é o perímetro dos dois cômodos juntos?

  


B)Sabendo que será colocado rodapé nos dois cômodos. Quantos metros de madeira serão necessários?

  

c)Se na sua sala de aula fosse trocado o rodapé. Quantos metros de madeira seriam necessários? (Efetue as medições necessárias).

 

 


HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  CICÉLIA     TURMA 81


Leia com atenção os textos e responda

1-      Como ocorreu a industrialização nos Estados unidos?

2-      Em que ano se iniciou a política econômica japonesa?

3-      Qual o imperador que impôs a política econômica japonesa?

4-      Qual foi a grande arrancada do japão? E quais as iniciativas tomadas pelo imperador?

5-      O trabalho e a vida nas cidades industriais, Quais foram as consequências relacionadas as péssimas condições de trabalho nas fábricas? Que estão descritas no texto.

6-      Descreva os fatores da expansão colonial capitalista?


GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  ANGELA    TURMAS 91 E 92

Responda às questões: 

1. Quantos países compõem a Europa? Cite-os:

2. O que é União Européia? 

3. Qual o maior PIB da Europa? 

4. O que é CEI? 

5. Fale sobre os aspectos culturais da Europa:

6. Oceania – Quantos países compõem a Oceania? 

7. Qual o maior PIB da Oceania? 

8. Qual a moeda vigente na Oceania? 

9. Fale sobre os aspectos culturais da Oceania: 

10. A Oceania é um continente muito peculiar, com características muito interessantes. Cite exemplos.


PROJETO DE VIDA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE SOARES     TURMA 91 E 92

    

    Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.

E podemos? Claro que sim.

     Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também  a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.

 

        Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?

 

(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:

 

HORA DE LER SOBRE OS FATOS:


Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

        Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.

Por G1

31/05/2020 11h56  Atualizado há uma semana

         Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.

        No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

         O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.

 

Veja a cronologia do caso:

 

·         25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.

·         26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.

·         27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.

·         28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.

·         29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.

·         30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.

·         Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.

 

Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:

1.     O que é racismo para você?

 

2.     Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.

 

3.     O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.

 

4.     Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?

 

5.     Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.

6.   Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver  egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?

 

7.   A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo.  De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista.  A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.


Para saber mais:

(...) A primeira Constituição brasileira

 

        O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.

        Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.

        Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.

        A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).

 

 

Referências Bibliográficas:

G1 portal de notícias, disponível em   https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.

 

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

 conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.

VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.

 

Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso

 em: Maio de 2014.


CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  BEATRIZ    TURMAS 91 E 92


Misturas e combinações.

 

         Substâncias puras, são aquelas que apresentam as mesmas propriedades químicas em todas as suas partículas constituintes.

     Mas quando, ao contrário, uma certa quantidade de matéria apresentar uma composição de substâncias diferentes, podemos ter misturas ou combinações.

          Se misturarmos água + cloreto de sódio (sal), duas substâncias puras, não há formação de substâncias novas. Forma-se apenas água salgada. A água e o sal podem ser separados pela evaporação: a água e o sal coletados não perdem suas propriedades físicas e químicas.

          Ao aquecermos o sódio e colocarmos junto ao gás cloro, surge uma nova substância: o cloreto de sódio, que tem suas próprias características e propriedades, diferentes das substâncias que lhe deram origem.

- Tipos de misturas:

          - Homogêneas.

          -Heterogêneas.

 

          Pesquisar o que são misturas homogêneas e heterogêneas.

- Separação de misturas heterogêneas: são catação, flotação, tamisação, imantação ou magnética, ventilação, peneiração, filtração, decantação e centrifugação.

-  Separação de misturas homogêneas: são evaporação, destilação e destilação

 fracionada.

 

          Pesquisar os tipos de separação de misturas heterogêneas e homogêneas, com exemplos.

          Após a pesquisa, responder as questões abaixo.

 

1. Identifique as misturas homogêneas e as heterogêneas:

a) água e areia: .................................................................

b) granito: ..........................................................................

c) óleo de soja flutuando na água: .....................................................

d) ar atmosférico não poluído: .............................................................

e) arroz e feijão: ..................................................................................

f) sangue: ........................................................................................

g) leite: .......................................................................................

 

2. Indique o método de separação a cada caso:

a) limalha de ferro e enxofre: ..............................................................................

b) arroz e feijão: ..................................................................................................

c) café coado: .....................................................................................................

d) produção de sal nas salinas: ............................................................................

e) sangue: ............................................................................................................

 

3. Nas estações de tratamento de água (ETA) , há uma etapa em que a água é mantida em repouso por certo tempo, de modo que as partículas grandes se depositem no fundo do recipiente. Que processo de separação foi usado nesse caso?  .................................................................................

 

ENSINO RELIGIOSO – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  MARTA    TURMAS 91 E 92

ATIVIDADE 1:

Em meio a este confinamento que nos foi imposto por este vírus devastador, elevaram-se os casos de doenças psicológicas. Seguindo este contexto inicial, procure por artigos, jornais ou revistas que fale sobre as doenças que vem afetando o psicológico e o emocional das pessoas. Anexar o artigo na atividade 2.

ATIVIDADE 2:

Após a leitura do seu artigo, você irá fazer uma redação de 20 a 25 linhas, referente ao texto escolhido.


EDUCAÇÃO FÍSICA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  JULIANA      TURMAS 91 E 92

Copie o texto ou cole em seu caderno


                           A busca por um corpo perfeito


    A busca por um corpo perfeito faz com que as pessoas aumentem a frequência de atividades físicas, que, na maioria das vezes, ocasiona uma má alimentação e problemas musculares. Isso se torna uma rotina, e muitos não têm conhecimento que pode virar uma doença, conhecida como vigorexia.

    A doença é considerada um transtorno dismórfico corporal, pois afeta a forma como a pessoa vê seu próprio corpo. No caso da anorexia, o paciente se vê mais gordo. Na vigorexia, o indivíduo se acha fraco ou muito magro.  

    O vigorexico costuma fazer exercícios em excesso. É incapaz de controlar a necessidade, fazendo-o mesmo quando não está se sentindo bem, ou deixando de cumprir compromissos sociais. Isso pode ocasionar sofrimento pessoal e prejuízos.

    Para alcançar seus objetivos usa de todos os artifícios possíveis, como os anabolizantes e esteróides, substâncias compostas por hormônios masculinos, a testosterona e sintéticos, que ajudam a aumentar a força física e o desempenho esportivo.

    Para entregar

1)    Faça um trabalho falando  dos malefícios do uso de anabolizantes

·         O que causam

·         Transformações no corpo

·         Transformações psicológicas

·         E todos os seus prejuízos

Este trabalho deve ser entregue.

Bom Trabalho!

    

ARTES – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  MARIANE BERGER      TURMAS 91 E 92

TEXTURA GRÁFICA

 

       São efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.

       A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.

 

Veja alguns exemplos:


        ATIVIDADE:

 

1.Escolha uma imagem de uma pessoa. Recorte somente o rosto e parte do corpo. Cole na folha de ofício. Com canetinha preta ou lapis de escrever, desenhe como se fosse o cabelo direcionando da cabeça ao final da folha. Explore vários tipos de texturas gráficas.

      Após o desenho da textura, escolha cores vivas e pinte os espaços. Não esqueça que o fundo que sobrar pode ter outra textura gráfica diferente.

        VEJA O PASSO A PASSO NO VÍDEO ABAIXO:

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

        Abaixo exemplo que aparece no vídeo:

 

        Veja o vídeo e siga a ideia apresentada, Lembrando que a margem deve ser de 1 cm, e a colagem da folha desenhada sobre a folha colorida ou folha de ofício colorida é opcional.

BOM TRABALHO!


ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JUNHO:

ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:

       OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)

        ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL  PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.

            DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:



COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE:                             MÊS DE JUNHO DE 2020

DISCIPLINA:

PROFESSOR:


****************************************




MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARISTELA


TURMAS 91 e 92 


        PESQUISAR E RESPONDER CADA QUESTÃO ABAIXO. RESPOSTAS DE NO MÁXIMO 10 LINHAS.

01) O que são Números Palíndromos ? Dê cinco exemplos.

02)O que são Palavras Palíndromos? Dê cinco exemplos.

03)O que são Frases Palíndromos? Dê dois exemplos.

04) Quando começa um século?

05) Quem descobriu o Teorema de Pitágoras?

06) Qual a origem da palavra cálculo?

07) O que é uma escala?

08) O que é uma Polegada (unidade)? Qual o símbolo?

09) Onde usamos a polegada no nosso dia a dia?

10) O que é um Pé (unidade)?

11) O que é uma Jarda (unidade)? Dê um exemplo de onde se usa a Jarda.

12) O que é uma Milha? Dê um exemplo de onde é utilizada a Milha.

13) Qual o Dia Nacional da Matemática e porque...

14) Qual a origem do traço no meio do número 7...

15) O são Pirâmides?

16) Quais as três principais pirâmides existentes?

17) Abaixo seguem três modelos de pirâmides, com base triangular, base quadrada e pentagonal. Pinte, recorte e construa as pirâmides.



OBS: Os trabalhos deve ser entregues em folhas, devidamente identificadas. Em pastas/sacos plásticos. As pirâmides em uma caixinha, também com identificação. A data de entrega combinamos posteriormente. Passarei no grupo de whatsapp . 






         

LÍNGUA ESPANHOLA  -  EDUCAÇÃO REMOTA

Professora: Aline Aguiar  Turma 91 e 92


ATIVIDADE 01 a 06 de junho


La historia siguiente se pasó con Yaiza.


La hazaña de mi gato

 

    Una amiga de mi madre tieneunhijo de 7años que se llamaIker. Élteníaun pez que se llamaba "Nemo" y como se tenían que ir a Zaragoza esefin de semana nos preguntaron a ver si podíamos cuidarlo. 


     Mi madre aceptó, pero no se diocuenta de "Félix" mi gato. El pez llegó a casa sobre lasdiez da lamañana y el gato no lehacía nada, así que no nos preocupamos. Pero, alirnos a la cama, mi madre olvidóponer una tapa a lapecera. Mi gato aprovechó, metióla pata y sacóel pez de lapecera para jugar conél. 

     A lamañanasiguiente, cuando mi madre encontróel pez enelsuelopegó tal grito que mi gato se escondióenelbaño y no apareció hasta que leentróelhambre (unos 10 minutos después). Esamisma tarde, fuimos a comprar otro "Nemo" y era el único que quedabaenlatienda. El domingo a lamañanavinieron a buscarlo y se lollevaron. 

Disponible en:http://ayaldetercerob.wordpress.com/category/anedoctas-divertidas/.Acceso en:10.jan.2018


Responda:

1.Quem é Iker e quem é Yaiza, de acordo com o texto?


2.Qual foi o pedido da amiga da mãe da Yaiza?


3.O que a mãe de Yaiza esqueceu de fazer à noite?


4.Qual façanha o gato praticou?

 

5.O que aconteceu quando a mãe de Yaiza acordou na manhã seguinte?

 

6.Qual solução a mãe de Yaiza encontrou para o ocorrido?


ATIVIDADE DE 08 a 13 de junho


Busca enel texto los sinónimos para estas palavras:

 

a.establecimiento: _____________________________________________

b.superficie: __________________________________________________

c.felino: _____________________________________________________

d.vasija: _____________________________________________________

e.vivienda: ___________________________________________________

f.compañera: _________________________________________________



GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA

 

1ª SEMANA-

A aproximação entre os povos se dá através da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Escreva sobre isso:

 

 

 


2ª SEMANA

Escreva sobre os aspectos políticos e sociais da Europa:

 

 


 


HISTÓRIA –EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER


  


        Leia com atenção os textos e responda


1 - Faça um resumo sobre quais mudanças a segunda Revolução Industrial trouxe para a economia e para a sociedade dos países Industrializados? 

2 - Descreva o processo Bessemer em 1856.? 

3- Sobre o Motor de combustão interna? 

4- Dínamo? 

5 - Descreva sobre a modernização na Alemanha? 



CIÊNCIAS – 
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA BEATRIZ


TÍTULO: TABELA PERIÓDICA.

        A tabela periódica de Mendeleev não era perfeita, pois alguns elementos não se encaixavam na coluna em que foram colocados. 
        Em 1913, o cientista inglês Henry Moseley, descobriu um método para determinar a carga elétrica do núcleo e, com isso, o número atômico. Ele percebeu também que algumas irregularidades da tabela de Mendeleev podiam ser corrigidas quando os elementos eram agrupados pelo número atômico, e não pela massa atômica. Descobriu assim uma lei científica, a lei periódica dos elementos, segundo a qual algumas propriedades físicas e químicas dos elementos variam de forma periódica com o número atômico. 
        Você vai aprender a ler e interpretar a tabela, (para isso terá que comprar uma tabela periódica em qualquer papelaria). 
        Observe os pontos a seguir, e responda as questões que seguem: 
        Os elementos químicos estão representados por seus símbolos: cada elemento está dentro de um quadrinho da tabela. No quadrinho, além do símbolo do elemento, está o nome, o número atômico, a massa atômica e a distribuição dos elétrons nas camadas eletrônicas. 

1. Há sete linhas horizontais, chamadas de ..................... ou ............................... 

Nessas linhas os elementos estão arrumados em ordem crescente de .................................................. 


2. No meio da tabela, do grupo 3 ao 12, ficam os chamados elementos de ............................................, e nas partes laterais da tabela, nos grupos 1 e 2 e do grupo 13 ao 18, ficam os chamados elementos ............................................ . 


3. Há 18 linhas verticais ou colunas: são as .................... ou ............................. , 

onde ficam os elementos com propriedades semelhantes. 


4. Indique em que colona ficam os seguintes elementos: 

a) Oxigênio (O): ................................................................ . 

b) Nitrogênio (N): ................................................................ 

c) Hidrogênio (H): .............................................................. 

d) Flúor (F): ......................................................................... 


5. Na tabela temos os gases nobres. Quais são eles? 

.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 


6. Os elementos da tabela também são classificados em metais e não metais. Cite as diferenças entre metais e não metais. 




EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA 


Copie ou cole o texto no caderno 


Ginástica 

        A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.

Ginasta. Foto: I T A L O / Shutterstock.com

          

  A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.

            Como foi citado no começo do texto a ginástica é classificada em duas modalidades, competitivas e não competitivas. Entre as competitivas estão:

  • GINÁSTICA ACROBÁTICA: que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe;
  • GINÁSTICA ARTÍSTICA: também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças;
  • GINÁSTICA RITMICA: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;
  • GINÁSTICA DE TRAMPOLIM: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos;

Entre as não-competitivas estão:

  • CONTORCIONISMO: que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo;
  • GINÁSTICA CEREBRAL: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;
  • GINÁSTICA LABORAL: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos;
  • GINÁSTICA LOCALIZADA DE ACADEMIA: são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular ;
  • HIDROGINÁSTICA: melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água;

            Além de muitos procurarem ela para dar formas ao corpo e também ajudar a emagrecer, ela também é mostrada como forma de arte, como por exemplo, a ginástica olímpica. A ginástica não consiste apenas em exercícios feitos em academia, de certa forma ela é tudo que faz você movimentar seu corpo de forma que se exercite.

Atividade:

1)    Escolha uma das modalidades citadas no texto e faça um trabalho completo, falando sobre a modalidade escolhida. O trabalho deve conter: Capa, Introdução, desenvolvimento e conclusão)

2)    Escreva em  um pouco de cada modalidade citada a cima. 






LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Marta Alves da Rocha


Atividade 01- Junho

 

ATIVIDADE DE INGLÊS (INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO): TIRINHA

Leia o texto abaixo para responder as próximas 6 (seis) questões:


1ª) Qual o gênero do texto?

a) Cartoon

b) Fable

c) Poem

d) Comic strip

e) Magazine cover

 

2ª) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.

a) A house, a dog and a cat.  

b) A time, a house and a cat. 

c) A man, a dog and a cat.

d) A man, a dog and house.

e) A man, a house and a dog.

 

3ª) A característica do homem apresentada na tirinha no segundo balão é

a) gordo.

b) feliz.

c) triste.

d) magro.

e) alto.

 

4ª) The personage who ate breakfast was

a) the man.

b) the woman.

c) the dog.

d) the house.

e) the cat.

 

5ª) O humor está presente no texto porque

a) o gato achou a história contada pelo seu dono familiar.

b) o gato percebeu que o cachorro ficou sem comer.

c) o homem ficou revoltado com a atitude do gato.

d) o cachorro ficou sem entender nada que seu dono falou.

e) a família do homem resolveu comprar chinelos.

 

6ª) Associe as palavras do texto com suas respectivas traduções:

(A) slippers               (   ) homem

(B) house                 (   ) manhã

(C) with                     (   ) gordo

(D) man                    (   ) chinelos

(E) fat                        (   ) com

(F) morning               (   ) casa

 

A sequência que completa corretamente os parênteses acima é

a) D / F / A / E / C / B

b) D / F / E / A / C / B

c) B / F / E / A / D / C

d) F / D / E / A / C / B

e) C / B / E / A / D / F





ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Marta Alves da Rocha.


Atividade 01- Junho


1ª) Encontre 12 palavras voltadas para amizade. Escreva ao lado as palavras que você for encontrando.


1.                                    7.                                                      
2.                                    8.
3.                                    9.
4.                                    10.
5.                                    11.
6.                                    12. 

2ª) Das palavras que você encontrou acima, escolha 4 delas e escreva frases direcionadas para amizade utilizando-as.



3ª) Complete o texto com as palavras abaixo e depois leia.




LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA REGINA

ATIVIDADES DE 01 à 06 de junho e 08 à 13 de junho





Projeto de Vida  - Educação Remota  
Professora Mariane Soares 

De 01 a 13 de junho de 2020

(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)

        Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância? 
        Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras. Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida. 
        Um planejamento de qualidade ainda garante: 

  • Reflexão sobre a sua vida; 
  • Desenvolvimento do autoconhecimento; 
  • Viabilização de novas alternativas; 
  • Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário; 
  • Comprovação do que é prioridade; 
  • Aumento da produtividade. 

        Nesse sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva. Masantes disso tudo, você precisa aprender a se organizar.... 
        Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para estudar, para isso vocêirá planejar seus horários de estudo e se organizar para fazer as atividades propostas. 
        Você criará uma tabela de horários das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários, se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua planilha. 
        Ao final deste período (de 1 a 13 de junho),você fara um relatório diário de estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou suas dúvidas... 
        Por fim explanará (no relatório),como a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto. 
       A planilha com seus horários,suas anotações diárias e o conclusões, será entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1, deve ser separado das demais disciplinas. Ao estudo!!



ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE BERGER

TEXTURA

       Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

       Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:

 

TEXTURAS NATURAIS:

       Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza

 Ex.: Cascas de troncos de árvoresmadeirafolhas.



TEXTURA DE ANIMAIS:

      Encontradas nos pelos dos animais:


Texturas Artificiais: 

        São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.


ATIVIDADES:

 

1. EM UMA FOLHA DE OFÍCIO REPRODUZA UMA TEXTURA NATURAL, ESCOLHENDO FOLHAS DE ARVORES QUE TENHAM NERVURAS SALIENTES PARA QUE APAREÇAM NA HORA DE FAZER O TRABALHO. MONTE AS FOLHAS SOBRE A MESA, COLOQUEM A FOLHA ENCIMA,  COM O GIZ DE CERA DEITADO PINTE DEIXANDO COM QUE AS IMAGENS APAREÇAM. PODE USAR MAIS DE UMA COR E MAIS DE UM TIPO DE FOLHA DE ARVORE.

2. ESCOLHA DUAS TEXTURAS ARTIFICIAIS  DO EXEMPLO ACIMA, DOBRE A FOLHA AO MEIO. DE UM LADO DESENHE UM, PINTE; E DO OUTRO, DESENHE O OUTRO E PINTE: EXEMPLO:


3. DOBRE A FOLHA AO MEIO E DEPOIS MAIS UMA VEZ. EM CADA ESPAÇO ESCOLHA UMA TEXTURA DE ANIMAL E REPRODUZA DESENHANDO, NÃO ESQUEÇA DE PINTAR:











Nenhum comentário:

Postar um comentário