COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA
EDUCAÇÃO REMOTA
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É, E A QUE TURMA PERTENCE :
NOME:
SÉRIE/TURMA:
DISCIPLINA:
PROFESSOR: JULHO - 1º PARTE
EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.
Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.
BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!
ATENÇÃO ALUNOS:
Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade criada dentro das disciplinas, chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.
LÍNGUA
PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91 E 92 Professora: REGINA
1.
Construa o Bingo dos antônimos em
cartelas: pode ser impresso como o modelo ou use a sua criatividade para
fazê-lo.
2.
Após, faça um pequeno vídeo para
demonstrar como se joga esse bingo e a sua apropriação do conhecimento.
3.
Faça uma redação, observando as regras
da escrita com o título “Aulas Remotas”, com no mínimo 25 linhas.
4.
Observa atentamente a imagem abaixo
e responda as questões:
a) Com que pronome um personagem se dirige ao outro no começo do diálogo?
b) Trata-se de um pronome pessoal oblíquo ou de tratamento?
c) Que preposição está ligando as palavras “procura” e “inteligência”?
d) E que palavras a preposição “para” está ligando?
e) No texto, há as palavras “procura” e “procurar”. Qual delas foi usada como substantivo? E como verbo?
5.
Leia as explicações e complete as frases com as
palavras pedidas.
ü Terra, Sol, Lua:
usa-se inicial maiúscula quando se
trata do astro (estrela, planeta, satélite). A inicial minúscula se usa nos demais casos, quando nos referimos,
por exemplo, ao brilho, aos raios, à superfície ou a outro atributo desses
astros.
ü Agora, complete com Terra/terra, Sol/sol, Lua/lua.
a) Há inteligência fora da .................. ?
b) O agricultor trabalha a................... .
c) No planeta ................. há muita gente sem .............. .
d) A ............. gira em torno do ............. .
e) A ........... é um satélite da ................ .
f) Muito ............. faz mal à pele.
g) Naquela noite, a ............. clareava uma grande extensão de ................. do vale.
6.
Classifique morfologicamente as palavras da frase.
Escreva cada palavra uma embaixo da outra identificando-as: Exemplo: Ela =
pronome
Ela disse que uma notícia muito triste desolou a sua
cidade.
7.
Escreva a que classe gramatical pertencem as palavras
destacadas.
a) Leve o mínimo que você puder.
b) Ele vive de salário mínimo.
c) Há ricos apartamentos à venda no
bairro.
d) Há mais pobres que ricos.
e) O pobre
homem vivia só.
8. Classifique os
pronomes destacados.
a) Amaro emprestou os
seus livros.
b) A árvore lhe dá sombra.
c)Aquela garota lá não dá
bola pra mim.
d) Terão muitosfilhos.
e)Ele se levantou.
f) Veja o mangáque estou lendo.
9. Leia o texto com atenção, identifique os
pronomes e classifique-os.
EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
A mãe, conversando com a filha, pergunta:
– Então, como é? Você ainda não arranjou namorado? – Eu, não. Estou procurando
o homem perfeito! – O homem perfeito? E isso existe? – Claro que existe. Eu até
já encontrei! – Não me diga! Pois trate de agarrá-lo, case-se logo com ele! –
Não posso, mãe, ele está procurando a mulher perfeita!
Autor desconhecido.
a)
pronome
de tratamento
b)
pronome
pessoal do caso reto
c)pronome pessoal do
caso oblíquo
d)
pronome
demonstrativo
10. Passe para o
plural, adequando o verbo.
a) ele crê:..........................................
b) ela
lê:............................................
c) ele
vê:..........................................
d) que ele dê:...................................
11. Passe para o
singular, fazendo a concordância verbal.
Exemplo:nós abençoamos - eu
abençoo
a)
nós amaldiçoamos
b)
nós perdoamos
c)
nós enjoamos
d) nós doamos
e)
nós abotoamos
f)
nós magoamos
g)
nós soamos
h)
nós voamos
12. Complete as frases com os verbos nos tempos
e modos indicados entre parênteses.
a) exigir (pretérito perfeito do indicativo)
Os moradores
................que o síndico prestasse contas.
b) substituir (futuro do presente do indicativo)
Os jogadores
reservas .............................os titulares.
c)ficar (pretérito
perfeito do indicativo)
Os estudantes .........................exaltados.
d)continuar
(pretérito perfeito do indicativo)
Os
pacientes .............................reclamando do atendimento.
e)eleger (futuro do
presente do indicativo)
Os jurados
......................o melhor filme do ano.
13. Escreva frases,
empregando os verbos no presente do indicativo, no pretérito perfeito e no
futuro do presente.
a) Elas / multiplicar
/ as vendas
Exemplo: Presente = Elas
multiplicam as vendas.
Pretérito
perfeito = Elas multiplicaram as vendas.
Futuro do
Presente = Elas multiplicarão as vendas.
b) As meninas /
trabalhar / com bijuterias
c)Alguns comerciantes
/ vender / caro
d) Os fregueses /
pedir / mais desconto.
14. Indique o tempo e o
modo dos verbos.
a.
O jardim é uma festa.
b.
Serão muito felizes.
c.
Mergulhara na leitura
dos poetas.
d.
Trouxe recomendação da mãe.
e.
Haveria grandes festejos se não fosse a chuva.
f.
Marcos pensava no passado.
15. Preencha as lacunas
usando os verbos entre parênteses nos tempos e modos pedidos.
a) .....................tudo direitinho na gaveta. (caber, pret. perf. do ind.)
b) Se ele .......................a verdade, nada aconteceria. (dizer, pret. imperf. do subj.)
c) Nós ..............................tudo o que você nos pediu. (trazer, pret. perf. do ind.)
d) Quando vós .........................a lição, vereis que é fácil. (fazer, fut. do subj.)
e) É bom que vocês .............................a verdade. (saber, pres. do subj.)
f) Ele não .....................dar o recado. (querer, pret. perf. do ind.)
g) Que nós ................................fazer sempre o melhor. (poder, pres. do subj.)
h) Eu ...................o rádio no mesmo lugar onde o encontrei. (pôr, pret. perf. do ind.)
i) Quando ele ....................a prova, terá uma surpresa. (ver, fut. do subj.)
16. Complete as lacunas usando os verbos entre
parênteses na forma solicitada.
a) (dar – imperativo – você) ........ um abraço no seu
amigo.
b) (dar – imperativo
– tu) ........ um abraço no teu amigo.
c) (dar – pres. do subj.) É preciso que vocês ...........
mais atenção a esse problema.
d) (dar – fut. do subj.) Se você ....... esmola, faça-o
com um sorriso nos lábios.
e) (haver – pret. imperf. do subj.) Como seria bom se não
................. violência.
f) (semear – pres. do ind.) Aquilo que vocês
................. hoje vão colher amanhã.
17. Acrescente ao verbo intransitivo
circunstâncias adverbiais de tempo, lugar, modo, intensidade etc. Observe que,
mesmo depois do acréscimo de circunstâncias adverbiais, o verbo continuará
sendo intransitivo. Veja o exemplo a seguir.
a)O patrão saiu.
O patrão saiu às
pressas. (modo)
O patrão saiu cedo
hoje. (tempo)
O patrão saiu a
negócio. ( finalidade)
O patrão saiu por
motivo de doença. (causa)
O patrão saiu com
um amigo. (companhia)
O patrão saiu de
carro. (meio)
b) O trem partiu.........
c) Minha mãe voltou......
18. Siga o modelo, observando o emprego do
adjetivo com função de advérbio.
a) Passou rapidamente
a bola. Passou rápido a bola.
b) Era demasiadamente
tarde.
c) Comentavam altamente
a vitória do time.
d) Agiu conscientemente
até o fim.
e) Cobrou caramente
o tênis.
f) Seguiu diretamente
para a quadra
19. Observe as placas de sinalização e crie
frases usando verbos no imperativo afirmativo ou negativo. Use também
circunstâncias adverbiais.
20. Classifique
os advérbios das frases.
a) Cheguei hoje bem cedo.
b)Talvez não façamos a prova amanhã.
21. Os
verbos neste exercício são transitivos indiretos: eles exigem preposição.
Preencha as lacunas adequadamente.
Ø Lembre que: Pode haver combinação ou
contração da preposição com o artigo: ao, do, das, nos, nas...
Exemplo:
Assistimos ao jogo pela televisão.
a)
Cremos ....... vocês.
b)
Não abuse ........ seus direitos.
c)
Eles contavam .......... a gente.
d)
Procuramos agradar ........ professor.
e)
Lutamos ................ a preguiça.
f) Contribua
............... a nossa formatura.
g)
Não bata .......... crianças.
h)
O autor falou ..... seu livro.
22.
Escreva PR para pronome relativo e C para conjunção.
a)
Ela tem um sorriso que me fascina.
( )
b)
Há insetos que são úteis ao homem.
( )
c)
Disse que voltaria cedo. ( )
d)
Sabia que tudo estava terminado.
( )
e)
Há pessoas que vivem em paz com a
consciência. ( )
f)
Acho que você está com a razão.
( )
g)
Agradeço tudo aquiloque você me deu.
( )
h)
Insisto em que todos compareçam à
reunião.( )
23. Substitua
os objetos diretos pelos pronomes correspondentes o, os, a, as.
Exemplo:
Ontem eu vi Maria no parque.
Ontem
eu a vi no parque.
a)
Nós prevenimos os colegas sobre o perigo das drogas.
b)
Procurei, mas não encontrei as chaves.
c)
A mãe impediu a filha de sair à
noite.
d)
Por que não convidou o amigo para a
festa?
e)
Os garotos compuseram uma música
sozinhos.
24. Substitua
os objetos indiretos pelos pronomes lhe ou lhes.
Exemplo:Peço
a você que me desculpe.
Peço-lhe que me desculpe.
a)
Enviaremos para ele a correspondência.
b)
Mando a vocês um grande abraço.
c)Já
paguei a ele tudo o que devia.
d) Dividi
o nascimento de minha filha com todos os meus amigos.
e)
Agradeço a todos vocês o comparecimento.
25. Substitua
as expressões em destaque por pronomes oblíquos.
Exemplo:Não
sei como agradecer a você. Não sei como lhe agradecer.
a) Mandei
os empregados embora.
b) Pedi
que levasse à locadora oveículo.
c) Compramos
para elas brinquedos modernos.
d) Entreguei a
ele o jogo que compraste.
26. Substitua
o pronome possessivo pelo pronome oblíquo.
Exemplo:O
boato chegou aos meus ouvidos. O
boato chegou-me aos ouvidos.
a) O ciúme pode destruir nosso amor.
b) O sucesso subiu à sua cabeça.
c) A namorada acariciava seus cabelos.
d) Tal ideia não passou pela minha mente.
27. Substitua
os termos em destaque pelos pronomes de tratamento correspondentes.
a) Os servidores públicos marcaram uma audiência com o governador.
b) O príncipe, disfarçado, sumiu na multidão.
c) O reiencontra-se no palácio.
d) O papa renunciou.
e) Conversei sobre o assunto com o diretor da escola.
28. Escolha o emprego
correto dos pronomes oblíquos de acordo com os pronomes entre parênteses.
Exemplo:Ela
não os recebeu com um sorriso nos lábios. (eles)
a)
Não é a ........ que você deve
consultar. (eu)
b)
Há muito tempo não conversam
...................... . (eu)
c)
Nós ........ encontramos no cinema.
(nós)
d)
Sente-.......responsável pelo filho.
(você)
e)
Nós ...... perdoamos a dívida. (elas)
f) Ele
..............convidou para a festa de aniversário. (elas)
29. Elimine
os pronomes sujeitos, quando desnecessários.
a) O goleiro se atirou para evitar o gol, mas ele não conseguiu.
b) Quando jovem, eu queria ser médico, mas depois eu desisti.
c) Quando nós nos cumprimentamos, nós voltamos a ser amigos novamente.
30.Complete
as frases com a, à ou há. Depois, escreva entre parênteses os números
correspondentes.
I. artigo
II. pronome pessoal
III. pronome demonstrativo
IV. preposição
V.
crase
VI. verbo haver
a) Volto daqui .........dois minutos. ( )
b) Todos se encantaram com ...... vista. ( )
c) Eu ........ encontrei no parque. ( )
d) Não .......mais ninguém na sala. ( )
e) Saímos ........ noite. ( ) f) Era contagiante ....... alegria da criança. ( )
f) Mande-me outra blusa azul; ........que você me enviou está com defeito. ( )
g) Estamos ........ duas semanas das férias. ( )
LÍNGUA
INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: MARTA
Read the text.
At The park
Right now I am looking at a picture of Darla. She
is not at home in the picture. She is at the park. She is sitting on a bench.
She is eating her lunch. Some boys and girls are running on a patch in the park. A squirrel
is sitting on the ground in front of Darla. The squirrel is eating a nut. Darla
is watching the squirrel. She always watchessquirrels when she eats her lunch
in the park. Some ducks are swimming in the pond in the picture, and some birds are flying in the sky. A
policeman is riding a horse. He rides a horse in the park every day. Near
Darla, a family is having a picnic. They go on a picnic every week.
https://brainly.lat/tarea/2700146
Responda:
1.O que o eu lírico está olhando?
2.De acordo com o texto, onde Darla está localizada
na foto?
3.O que Darla faz nesse local?
4.Quais ações o esquilo pratica na foto?
5.Qual é a ação dos pássaros retratada na foto?
6.Descreva as ações dos patos na imagem.
7. Quem está andando a cavalo na imagem e, com qual
frequência ele pratica essa ação?
8.Quem são as pessoas perto de Darla na imagem?
9.Qual ação
essas pessoas estão praticando?
10.Com que frequência essas pessoas praticam essa
ação?
11.Sua função será desenhar a imagem observada pelo
eu lírico. Após, pinte sua obra de arte.
Obs: Não precisa se preocupar em desenhar com
perfeição e, você pode utilizar colagem de gravuras e intercalar com desenho a
mão.
Bom trabalho!
LÍNGUA
ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: ALINE
Alfabeto
em espanhol
Os 20 países que têm o espanhol como língua oficial,
são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador,
Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua,
Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Responda:
1) Dentre os países acima, quais pertencem à
América Latina?
2) De acordo com a resposta anterior, agora
que você já sabe o alfabeto todinho, soletre o nome de cinco países da América
Latina que você desejaria conhecer e repita o exercício para cada um deles,
conforme o exemplo:
C-U-B-A
C: CE
U: U
B: BE
A: A
Faça
no caderno!
Bons
estudos :)
MATEMÁTICA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: MARISTELA
CONTEÚDO NOVO:
Pessoal prestem muita atenção aos vídeos, pois eles contem todas as explicações necessárias para o entendimento do conteúdo. Vou postar alguns vídeos com professores diferentes, mas tratando sobre o mesmo assunto. Assistam quantas vezes forem necessárias para compreender o conteúdo, que é fácil, mas requer atenção.Copiar todas as atividades e resolve-las,(incluindo os exemplos).
O conteúdo de matemática não necessita ser xerocado. Copiem com as datas corretas, seguindo a sequencia edesenvolvendo cada exercício para posterior correção.
Para os que conseguem acessar o blog, as atividades resolvidas devem ser enviadas ao email: maristela.jane@gmail.com
Atividades: assistir os vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=Rujt6NwCRg0&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=f3Inndu_T5Q
Descrição do conteúdo do vídeo
conjunto dos números reais
Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os
-Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}
-Números Inteiros (Z): Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}
-Números Racionais (Q): Q = {...,1/2, 3/4, –5/4...}
-Números Irracionais (I): I = {...,√2, √3,√7, 3,141592....}
Diagrama dos conjuntos numéricos.
R: Números Reais
N: Números Naturais
Z: Números Inteiros
Q: Números Racionais
I: Números IrracionaisN: Números Naturais
Z: Números Inteiros
Q: Números Racionais
I: Números Irracionais
Ao observar a figura acima, podemos concluir que:
· O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I)
· O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjuntos dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z). Por isso, todo Número Inteiro (Z) é Racional (Q), ou seja, Z está contido em Q.
· O Conjunto dos Números Inteiros (Z) inclui os Números Naturais (N); em outras palavras, todo número natural é um número inteiro, ou seja, N está contido em Z.
Números Irracionais
São números decimais (aqueles com vírgula), infinitos e não-periódicos(que não se repetem infinitamente) e não podem ser representados por meio de frações irredutíveis.
.
Alguns exemplos de irracionais:
√3 = 1,732050807568....o, 41137128...
√5 = 2,236067977499... 7,1659314....
√7 = 2,645751311064... – 2,82837616.....
Realizar as atividades:
2- Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:
a) 0,777 ... f)4,845845...
b) 4,1212... g)3,476581...
c) 5,1318... h)0,193238....
d) O,1465... i) 6,123123...
e) 2,8181 ... j) 1,234576...
CIÊNCIAS
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora:BEATRIZ
FUNÇÕES QUÍMICAS – ÁCIDOS E BASES.
O número de substâncias químicas existentes na natureza é muito grande. Outras substâncias são continuamente produzidas em laboratório.
Entre as substâncias químicas, naturais ou artificiais, existem as que são azedas e se dissociam em íons quando dissolvidas em água. Outras têm goto salgado e se desmembram em outros tipos de íons quando dissolvidas em água.
Para
tornar possível um conhecimento mais aprofundado de todas as substâncias
químicas, elas foram divididas em grupos chamados funções químicas que são: funções ácidos, bases ou hidróxidos, sais e
óxidos.
Iniciaremos estudando os ácidos e bases ou hidróxidos.
- Atividades
propostas:
Pesquisar as duas funções
seguindo os seguintes itens:
- propriedades dos ácidos e das bases;
- classificação dos ácidos e bases;
- nomenclatura dos ácidos e bases.
Após a pesquisa responder as seguintes atividades:
1. O que significa o pH?
2. Escrever a fórmula química das seguintes substâncias:
a) Ácido clorídrico: .....................
b) Ácido sulfúrico: ......................
c) Ácido fluorídrico......................
d) Ácido nítrico: .........................
e) Hidróxido de sódio: .............................
f) Hidróxido de potássio: ...............................
PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: MARIANE SOARES
Queridos
alunos de Projeto de Vida
Lembrem-se
que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é
fácil... mas é essencial!
Estou
compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google
ClassRoom.
A
principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é
justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:
1.
Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be
2.
Copie as dicas do professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)
3.
Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no
google Classroom.
Bons
estudos!!!
ENSINO
RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91 E 92 Professora:MARTA
Conhecendo melhor as tradições religiosas
Escreva falando um pouco sobre a sua fé, crença
religiosa.
Escreva uma frase falando sobre a importância de se
respeitar a diversidade e a liberdade religiosa e depois ilustre.
Pesquise sobre as religiões existentes em nosso
País, escolha três ou mais e escreva sobre elas, de acordo com a pesquisa que realizou.
EDUCAÇÃO
FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora:JULIANA
Leia o texto
Olimpíadas e
Paralimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021
Em nota divulgada nesta terça-feira,
após conferência entre Thomas Bach e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão,
evento foi oficialmente adiado para acontecer, no mais tardar, no verão de 2021.
As
Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo
Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira por causa da pandemia de
coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach,
presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a
segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou
indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as
competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.
- Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas
hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram
que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data
posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos
atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional
- diz o comunicado do Comitê Olímpico Internacional divulgada nesta
terça-feira.
O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com
algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a
preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro
para quem não quiser mais ir aos Jogos. O evento, ainda que possa ser adiado
para 2021, permanecerá com o mesmo nome: Tóquio 2020.
Atividade 1
Copie ou cole o texto no caderno
Atividade 2
Trabalho para entregar ou enviar por email.
Faça um trabalho, falando sobre a importância do cancelamento dos
jogos em 2020.
·
Impacto social
·
Impacto financeiro
·
Impacto na vida dos atletas
Bom Trabalho!
HISTORIA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: CICÉLIA
Realizar as atividades propostas na página 81 do livro
GEOGRAFIA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91
E 92 Professora: ÂNGELA
1. Pesquise os
a) Geada
b) Tornado
c) Furacão
d) Ciclone
e) Cúmulo Nimbus
f) Cirrus
g) Nuvens prateleira
h) Tsunami
i) Terremoto
j) Aurora Boreal
2. Pesquise como se forma o arco-íris:
ARTES
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:91 E 92 Professora: MARIANE BERGER
Vamos procurar texturas em vidros, paredes, folhas, toalhas de mesa.....coloque uma folha de ofício sobre o objeto e passe um giz de cera. Preencha a folha, fotografe e me mande por email: mariane-vberger@gmail.com.
ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:
LÍNGUA PORTUGUESA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA REGINA TURMA 91 E 92
1. Faça uma redação com tema livre, observando as regras da produção escrita de 25 a 30 linhas.
2. Observe a imagem:
2. A
finalidade dessa propaganda é:
a) ( ) anunciar um show.
b)
( ) divulgar alguns cursos.
c)
( ) mostrar umas promoções.
d)
( ) oferecer um emprego.
3. Essa
propaganda está divulgando:
a)
( ) um show.
b)
( ) alguns cursos.
c)
( ) uma promoção.
d)
( ) empregos.
4. O
título deste cartaz está escrito em letras grandes para:
a)
( ) enfeitar a propaganda.
b)
( ) atrair a atenção do leitor.
c)
( ) apresentar o Serginho Groisman.
d)
( ) mostrar que tem uma frase logo abaixo.
5. Por
que um dos textos localizados a direita do cartaz está entre aspas?
6.
Supomos que você queira fazer algum desses cursos, quais as maneiras que a
propaganda expõe como forma de contato?
7. Essa
propaganda foi feita para:
a)
( ) crianças.
b)
( ) idosos.
c)
( ) mulheres.
d)
( ) jovens.
8. “Uma
nova geração tá pintando no mercado”. Segundo o texto, marque a
alternativa que indica o mesmo sentido da frase em destaque:
a)
( ) Uma nova geração está pintando com tinta o super
mercado.
b)
( ) Uma nova geração está sendo colorida no mercado de
trabalho.
c)
( ) Uma nova geração está surgindo no mercado de
trabalho.
d)
( ) Uma nova geração está sumindo do mercado de
trabalho
1) Agora, seja criativo e faça uma propaganda sobre um assunto atual:
- Textos: duas versões da
fábula “O lobo e o cão”.
Texto 1 - O lobo e o cão
(Ruth Rocha, La Fontaine)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 |
Certo dia, um Lobo só de
pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com pelo muito lustroso. Via-se
bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele
conseguia obter tanta comida. -Se quiseres, ficarás tão forte como eu – respondeu
o Cão. - O homem dar-te-á restos saborosos. - Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o
Lobo. - Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão, - Uivar
aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás
carne e outras iguarias muito bem cozidas. De vez em quando, receberás também
festas no dorso. O lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se
ambos a caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço
esfolado. -
O que tens no pescoço? - perguntou. -
Nada de grave. É a argola com que me prendem _ explicou o Cão. - Preso? Então não podes correr quando queres? -
exclamou o Lobo. Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha
liberdade por toda a comida do mundo.
Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe
dali. |
Moral da história: A tua liberdade não tem
preço.
(Fonte:http://oficinadaslinguas-clubedeleitura.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html )
Texto
2 - O lobo e o cão
( fábula de Esopo por Olavo Bilac)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 |
Encontraram-se na estrada Um cão e
um lobo. E este disse: – Que
sorte amaldiçoada! Feliz
seria, se um dia Como te
vejo me visse. Andas gordo e bem tratado, Vendes saúde e alegria: Ando triste e arrepiado, Sem ter
onde cair morto! Gozas de
todo conforto , E estás
cada vez mais moço; E eu,
para matar fome, Nem acho
às vezes um osso! Esta vida
me consome… Dize-me
tu, companheiro: onde
achas tanto dinheiro? Disse-lhe
o cão: — Lobo amigo! Serás
feliz, se quiseres Deixar
tudo e vir comigo: vives
assim porque queres… Terás
comida à vontade, Terás
afeto e carinho, Mimos e
felicidade, Na boa
casa em que vivo! Foram-se
os dois. Em caminho, Disse o
lobo, interessado: – Que
diabo é isto? Por que motivo tens o
pescoço esfolado? – É que
às vezes amarrado Me deixam
durante o dia… –
Amarrado? Adeus, amigo! (disse o
lobo) Não te sigo! Muito bem
me parecia Que era
demais a riqueza… Adeus!
Inveja não sinto: Quero
viver como vivo! Deixa-me
com a pobreza! Antes
livre, mas faminto, Do que
gordo, mas cativo! |
( Fonte: http://pt.wikisource.org/wiki/O_Lobo_e_o_C%C3%A3o )
CURIOSIDADE:
O gênero fábula tem
mais de mil anos de existência. Como eram inicialmente transmitidas através
da linguagem oral, não sabemos quem as criou, mas sabemos que surgiram no
Oriente e foram, no Ocidente, difundidas na Grécia, no século VI a.C., por um
escravo chamado Esopo. Mais tarde, no século XVII, Jean de La
Fontaine, além de reescrever e adaptar as fábulas do escravo grego, criou
suas próprias histórias, com a finalidade de usar os animais para educar os
homens. No Brasil, vários escritores também se dedicaram a reproduzir ou
escrever fábulas. |
Responda as questões abaixo:
1- Embora os dois textos contem
a mesma história, o fazem em formatos diferentes. Qual a diferença entre a forma dos textos?
2-
Observa-se que nos dois textos, tanto o cão quanto o lobo
a princípio apresentam a mesma situação.
Porém, em um dos textos as vantagens se apresentam mais salientes.
Escreva, abaixo, exemplos que comprovem esta afirmação.
3- Quando o lobo percebe a realidade da situação do cão?
4- Podemos classificar o
narrador da mesma maneira nos dois
textos lidos? Justifique.
5- No último verso do poema,
que outra palavra poderia substituir o adjetivo “cativo”?
6- Sublinhe, no texto 1, a
expressão que nos indica quando os fatos ocorreram. Essa expressão indica um
tempo preciso? Por quê?
7- Relacione a narrativa à moral do texto.
LÍNGUA INGLESA– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARTA TURMAS 91 E 92
In The Name Of Love (feat. Bebe Rexha) - Martin Garrix
1.Ouça a canção e complete as lacunas com os pronomes pessoais (personal pronouns) que estão nos corações ao lado.
If ___ told ___ this was only gonna hurt You
Would ___ walk in? Would ___ let me do ___ first?
Do ___ all in the name of love
In the darkness, in the middle of the night
In the silence, when there's no one by your side
In the name of love, name of love (8 x)
In the name of love, name of love
If ___ told you ___ could bathe in all the lights
Would you trust me when you're jumping from the heights?
Would ___ fall in the name of love?
When there's madness, when there's poison in your (head/bread)
I will (hold/told) you in the depths of your despair
And it's all in the (name/same) of love
In the name of love, name of love (8 x)
I wanna testify
Scream in the holy (light/night)
You bring me back to (life/lie)
And it's all in the name of love
I wanna testify
Scream in the holy light
You bring me back to life
And it's all in the name of love
In the name of love, name of love (8 x)
https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-
of-love/traducao.html
3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:
a. no plural
b. no singular
4.Analise:” When there's madness, when there's poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:
a. afirmativa
b. negativa
c. interrogativa
5.Traduza o título da canção. Se possível utilize um dicionário.
____________________________________________________________________
6.O tema tratado na canção é sobre:
a. um amor impossível.
b. as loucuras que uma pessoa poderia realizar em nome do amor.
7.Analise os versos abaixo, em seguida, encontre a tradução adequada para cada um deles.
A. “Do it all in the name of love…”
| ( ) Você apelaria em nome do amor? |
B. “Would you call in the name of love?”
| ( ) No escuro, no meio da noite. |
C. “In the darkness, in the middle of the night…” | ( ) Você cairia em nome do amor? |
D. “Would you fall in the name of love?
| ( )Fazer tudo em nome do amor... |
E. “When there's madness, when there's poison in your head…” | ( ) E é tudo em nome do amor. |
F. “And it's all in the name of love…” | ( ) Quando há loucura, quando há veneno em sua cabeça. |
8. And you? What would you do in the name of love? Responda em português.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ALINE TURMAS 91 E 92
Leia o texto a seguir:
En la escuela
Hoy es día de
clase. Como todas las mañanas Marcos se levanta con sueño. Hoy tiene clase de
matemáticas, inglés y ciencia. Se viste, desayuna y comienza el camino hacia la
escuela. Se encuentra con su amigo Pablo. Los dos van juntos a clase desde que
eran pequeños y siempre que pueden quedan para jugar en el parque al fútbol, su
deporte favorito. Su mesa está junto a la de Marcos y su mochila es muy
parecida a la de Marcos.
Cuando llegan el
profesor ya está esperando. Se sientan en su silla rápido y sacan el libro, el
papel, el lápiz y la regla. El profesor ha indicado un ejercicio que tienen que
hacer. Es un ejercicio complicado. Cuando todos los alumnos están pensando en
el ejercicio llega el director de la escuela con un alumno junto a él. Es un
nuevo compañero de clase. Estudiará con Marcos, Pablo y el resto de la clase.
Como no hay ninguna mesa vacía el nuevo alumno se coloca en el escritorio del
profesor hasta que le traigan su mesa. Es divertido verlo en ese lugar, detrás
del escritorio, como otro profesor más.
La clase de arte es
la favorita de Marcos. Puede dibujar cosas bonitas y la hora pasa muy rápido.
Hoy ha dibujado un caballo. Le ha quedado muy bien. Cuando
terminan las clases Pablo y él se van juntos a casa. En el camino se encuentran
con el alumno nuevo. Hablan un poco con él. Se llama Andrew y es de Estados
Unidos. Es un chico simpático. A Pablo y Marcos les gustaría que pusieran la
nueva mesa de Andrew cerca de la suya.
Responda
de acordo com o texto.
1) ¿Cómo se llama el amigo de Marcos?
a) Enrique b) Juan c) Pedro d) Pablo
2) ¿Dónde está la mesa del amigo de Marcos?
a) Al fondo de la classe
b) Em la outra esquina de la classe
c) Junto a la de Marcos
d) A la derecha
3) ¿Dónde se coloca el nuevo alumno?
a) A la derecha
b) Al fondo de la classe
c) A la izquierda
d) En el escritorio del professor
4) ¿Qué comunica el director?
a) Que es fiesta
b) Que tendremos um nuevo compañero
c) Que es viernes
d) Que podemos irnos antes a casa
5) ¿Con quién se va Marcos a casa cuando acaban las clases?
a) Con mi padre
b) Com su amigo Pablo
c) Com el alumno nuevo
d) Con el profesor
MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARISTELA TURMA 91 E 92
Como resolver uma equação de primeiro
grau?
O objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor
desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade
verdadeira.
Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do
sinal de igual e os valores constantes do outro lado.
Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos
deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Quando um termo da
equação mudar de lado do sinal de igual, devemos inverter a operação. Assim, se
tiver multiplicando, passará dividindo, se tiver somando, passará subtraindo e
vice-versa.
Exemplo
Qual o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?
Solução
Para resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro
passar o 3 para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo,
passará somando. Assim:
Outra regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau
determina o seguinte:
Se
a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos multiplicar
todos os membros da equação por –1. Por exemplo:
– 9x = – 90 . (-1)
9x = 90
x = 10
Exercícios
Resolvidos
Exemplo 1
3x - x = 8
2x = 8
x = 8/2
x = 4
Exercício 2
Resolva as equações abaixo:
a) x - 3 = 9
x = 9 + 3
x = 12
b) 4x - 9 = 1 - 2x
4x + 2x = 1 + 9
6x = 10
x = 10/6
c) x + 5 = 20 - 4x
x + 4x = 20 - 5
5x = 15
x = 15/5
x = 3
d) 9x - 4x + 10 = 7x - 30
9x - 4x - 7x = - 10 - 30
- 2x = - 40 (-1) multiplica-se todos
os termos por -1
2x = 40
x = 40/2
x = 20
Exercícios de
equações do 1º grau:
1. Calcule as equações:
2. Preencha as lacunas com o resultado das
seguintes equações:
A) x +
5= 0 _____
B) x +
4= -3 _____
C ) x – 2= -3 _____
D) 7= x + 1 _____
3. Preencha as lacunas
com o resultado de cada equação:
A) 3(x + 3) – 1= 2
B) 3(x + 2)= 2(x – 7)
C) 3(x + 2)= 2(x + 3) + 6
= 0
D) 6x + 3(x + 1) – 7= 2(2x – 1) – 4(1 – x)
4. Resolva as equações:
A) 13(2x – 3) – 5(2 . x) =
5(-3 + 6x)
B) 2(2x + 7) + 3(3 – 5) 3 =
4x + 5 – 1
C) 2 – 7(1 – 2x) = 5- (x + 9)
D ) ( 1 + 3x ) – (1 -2x) + (-11 – 7x) = 5
5. Em uma calculadora podemos calcular o número
irracional √2 aproximado por nove casas
decimais: 1,414213562. Dê o valor aproximado de √2:
a) com uma casa decimal;
b) com duas casas;
c) com três casas;
d) com seis casas
6) Resolva as equações a seguir:
a) 18x - 43 = 65
b) 23x - 16 = 14 - 17x
c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20
d) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 +
12
e) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 =
(3-x)/4
f) 4x (x + 6) - x2 =
5x2
Calcule e responda:
1. Qual é a sua altura em pés e polegadas? Usar 1 pol. = 2,54 cm e 1 pé = 0,3048 m.
2 .
Usando a de noção de 1 milha = 1,61 km, calcule o número de quilômetros em 5
milhas.
3. Em uma partida de futebol americano, um jogador percorreu 28 jardas em um lance. Determine quantos metros ele percorreu.
1 jarda ---------- 0,91 metros
4. Em um jogo de futebol, um jogador lançou a bola por, aproximadamente, 35 metros. Calcule esse lançamento em jardas.
5. A figura abaixo é a planta baixa de dois cômodos de uma casa, um quarto e a área de serviço. Sabendo que as portas medem 70 cm de largura, responda:
c)Se na sua sala de aula fosse trocado o rodapé. Quantos metros de madeira seriam necessários? (Efetue as medições necessárias).
HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA TURMA 81
Leia com atenção os textos e responda
1- Como ocorreu a industrialização nos Estados unidos?
2- Em que ano se iniciou a política econômica japonesa?
3- Qual o imperador que impôs a política econômica japonesa?
4- Qual foi a grande arrancada do japão? E quais as iniciativas tomadas pelo imperador?
5- O trabalho e a vida nas cidades industriais, Quais foram as consequências relacionadas as péssimas condições de trabalho nas fábricas? Que estão descritas no texto.
6- Descreva os fatores da expansão colonial capitalista?
GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ANGELA TURMAS 91 E 92
Responda às questões:
1. Quantos países compõem a Europa? Cite-os:
2. O que é União Européia?
3. Qual o maior PIB da Europa?
4. O que é CEI?
5. Fale sobre os aspectos culturais da Europa:
6. Oceania – Quantos países compõem a Oceania?
7. Qual o maior PIB da Oceania?
8. Qual a moeda vigente na Oceania?
9. Fale sobre os aspectos culturais da Oceania:
10. A Oceania é um continente muito peculiar, com características muito interessantes. Cite exemplos.
PROJETO DE VIDA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE SOARES TURMA 91 E 92
Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.
E podemos? Claro que sim.
Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.
Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?
(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:
HORA DE LER SOBRE OS FATOS:
Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd
Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.
Por G1
31/05/2020 11h56 Atualizado há uma semana
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.
O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.
No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).
O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.
Veja a cronologia do caso:
· 25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.
· 26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.
· 27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.
· 28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.
· 29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.
· 30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.
· Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.
Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:
1. O que é racismo para você?
2. Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.
3. O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.
4. Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?
5. Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.
6. Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?
7. A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo. De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista. A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.
Para saber mais:
(...) A primeira Constituição brasileira
O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.
Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.
Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.
A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).
Referências Bibliográficas:
G1 portal de notícias, disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml
Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.
Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.
VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.
Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso
em: Maio de 2014.
CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA BEATRIZ TURMAS 91 E 92
Misturas e
combinações.
Substâncias puras, são aquelas que
apresentam as mesmas propriedades químicas em todas as suas partículas
constituintes.
Mas quando,
ao contrário, uma certa quantidade de matéria apresentar uma composição de
substâncias diferentes, podemos ter misturas ou combinações.
Se
misturarmos água + cloreto de sódio (sal), duas substâncias puras, não há
formação de substâncias novas. Forma-se apenas água salgada. A água e o sal
podem ser separados pela evaporação: a água e o sal coletados não perdem suas
propriedades físicas e químicas.
Ao
aquecermos o sódio e colocarmos junto ao gás cloro, surge uma nova substância:
o cloreto de sódio, que tem suas próprias características e propriedades,
diferentes das substâncias que lhe deram origem.
- Tipos de misturas:
-
Homogêneas.
-Heterogêneas.
Pesquisar
o que são misturas homogêneas e heterogêneas.
- Separação de misturas heterogêneas: são catação, flotação,
tamisação, imantação ou magnética, ventilação, peneiração, filtração,
decantação e centrifugação.
- Separação de
misturas homogêneas: são evaporação, destilação e destilação
fracionada.
Pesquisar os tipos de separação de misturas
heterogêneas e homogêneas, com exemplos.
Após a pesquisa, responder as
questões abaixo.
1. Identifique as misturas homogêneas e as heterogêneas:
a) água e areia:
.................................................................
b) granito:
..........................................................................
c) óleo de soja flutuando na água:
.....................................................
d) ar atmosférico não poluído:
.............................................................
e) arroz e feijão:
..................................................................................
f) sangue: ........................................................................................
g) leite:
.......................................................................................
2. Indique o método de separação a cada caso:
a) limalha de ferro e enxofre:
..............................................................................
b) arroz e feijão:
..................................................................................................
c) café coado: .....................................................................................................
d) produção de sal nas salinas:
............................................................................
e) sangue:
............................................................................................................
3. Nas estações de tratamento de água (ETA) , há uma etapa
em que a água é mantida em repouso por certo tempo, de modo que as partículas
grandes se depositem no fundo do recipiente. Que processo de separação foi usado
nesse caso?
.................................................................................
ENSINO RELIGIOSO – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARTA TURMAS 91 E 92
ATIVIDADE
1:
Em meio a este confinamento que nos foi imposto por este
vírus devastador, elevaram-se os casos de doenças psicológicas. Seguindo este
contexto inicial, procure por artigos, jornais ou revistas que fale sobre as
doenças que vem afetando o psicológico e o emocional das pessoas. Anexar o
artigo na atividade 2.
ATIVIDADE
2:
Após a leitura do seu artigo, você irá fazer uma redação
de 20 a 25 linhas, referente ao texto escolhido.
EDUCAÇÃO FÍSICA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA TURMAS 91 E 92
Copie o texto ou cole em seu caderno
A busca por um corpo perfeito
A busca
por um corpo perfeito faz com que as pessoas aumentem a frequência de
atividades físicas, que, na maioria das vezes, ocasiona uma má alimentação e
problemas musculares. Isso se torna uma rotina, e muitos não têm conhecimento
que pode virar uma doença, conhecida como vigorexia.
A doença é
considerada um transtorno dismórfico corporal, pois afeta a forma como a pessoa
vê seu próprio corpo. No caso da anorexia, o paciente se vê mais gordo. Na
vigorexia, o indivíduo se acha fraco ou muito magro.
O
vigorexico costuma fazer exercícios em excesso. É incapaz de controlar a
necessidade, fazendo-o mesmo quando não está se sentindo bem, ou deixando de
cumprir compromissos sociais. Isso pode ocasionar sofrimento pessoal e
prejuízos.
Para
alcançar seus objetivos usa de todos os artifícios possíveis, como os
anabolizantes e esteróides, substâncias compostas por hormônios masculinos, a
testosterona e sintéticos, que ajudam a aumentar a força física e o desempenho
esportivo.
Para
entregar
1)
Faça
um trabalho falando dos malefícios do
uso de anabolizantes
·
O
que causam
·
Transformações
no corpo
·
Transformações
psicológicas
·
E
todos os seus prejuízos
Este
trabalho deve ser entregue.
Bom Trabalho!
ARTES – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE BERGER TURMAS 91 E 92
TEXTURA GRÁFICA
São
efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos,
eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos
quantos a criação mandar.
A
textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se
trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do
objeto que está sendo desenhado.
Veja alguns exemplos:
ATIVIDADE:
1.Escolha uma imagem de uma
pessoa. Recorte somente o rosto e parte do corpo. Cole na folha de ofício. Com
canetinha preta ou lapis de escrever, desenhe como se fosse o cabelo
direcionando da cabeça ao final da folha. Explore vários tipos de texturas
gráficas.
Após o desenho da textura, escolha cores vivas e pinte os espaços. Não esqueça que o fundo que sobrar pode ter outra textura gráfica diferente.
VEJA O PASSO A PASSO NO VÍDEO ABAIXO:
Abaixo exemplo que aparece no vídeo:
Veja o vídeo e siga a ideia apresentada, Lembrando que a margem deve ser de 1 cm, e a colagem da folha desenhada sobre a folha colorida ou folha de ofício colorida é opcional.
BOM TRABALHO!
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JUNHO:
ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:
OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)
ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:
NOME:
SÉRIE: MÊS DE JUNHO DE 2020
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
****************************************
MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARISTELA
TURMAS 91 e 92
PESQUISAR E RESPONDER CADA QUESTÃO ABAIXO. RESPOSTAS DE NO MÁXIMO 10 LINHAS.
01) O que são Números Palíndromos ? Dê cinco exemplos.
02)O que são Palavras Palíndromos? Dê cinco exemplos.
03)O que são Frases Palíndromos? Dê dois exemplos.
04) Quando começa um século?
05) Quem descobriu o Teorema de Pitágoras?
06) Qual a origem da palavra cálculo?
07) O que é uma escala?
08) O que é uma Polegada (unidade)? Qual o símbolo?
09) Onde usamos a polegada no nosso dia a dia?
10) O que é um Pé (unidade)?
11) O que é uma Jarda (unidade)? Dê um exemplo de onde se usa a Jarda.
12) O que é uma Milha? Dê um exemplo de onde é utilizada a Milha.
13) Qual o Dia Nacional da Matemática e porque...
14) Qual a origem do traço no meio do número 7...
15) O são Pirâmides?
16) Quais as três principais pirâmides existentes?
17) Abaixo seguem três modelos de pirâmides, com base triangular, base quadrada e pentagonal. Pinte, recorte e construa as pirâmides.
OBS: Os trabalhos deve ser entregues em folhas, devidamente identificadas. Em pastas/sacos plásticos. As pirâmides em uma caixinha, também com identificação. A data de entrega combinamos posteriormente. Passarei no grupo de whatsapp .
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Aline Aguiar Turma 91 e 92
ATIVIDADE 01 a 06 de junho
La
historia siguiente se pasó con Yaiza.
La
hazaña de mi gato
Una amiga de mi madre tieneunhijo de 7años que se llamaIker. Élteníaun pez que se llamaba "Nemo" y como se tenían que ir a Zaragoza esefin de semana nos preguntaron a ver si podíamos cuidarlo.
Disponible
en:http://ayaldetercerob.wordpress.com/category/anedoctas-divertidas/.Acceso
en:10.jan.2018
Responda:
1.Quem
é Iker e quem é Yaiza, de acordo com o texto?
2.Qual
foi o pedido da amiga da mãe da Yaiza?
3.O
que a mãe de Yaiza esqueceu de fazer à noite?
4.Qual
façanha o gato praticou?
5.O
que aconteceu quando a mãe de Yaiza acordou na manhã seguinte?
6.Qual
solução a mãe de Yaiza encontrou para o ocorrido?
ATIVIDADE DE 08 a 13 de junho
Busca enel texto los sinónimos para estas palavras:
a.establecimiento:
_____________________________________________
b.superficie:
__________________________________________________
c.felino:
_____________________________________________________
d.vasija:
_____________________________________________________
e.vivienda:
___________________________________________________
f.compañera:
_________________________________________________
GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA
1ª
SEMANA-
A
aproximação entre os povos se dá através da globalização e do desenvolvimento
tecnológico. Escreva sobre isso:
2ª
SEMANA
Escreva
sobre os aspectos políticos e sociais da Europa:
HISTÓRIA
–EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER
CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA
TÍTULO: TABELA PERIÓDICA.
EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Copie ou cole o texto no caderno
A ginástica desenvolveu-se
efetivamente na Grécia, a partir do exercícios que os soldados praticavam,
incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do
grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também
dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois
os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de
1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das
mulheres foi liberada em Amsterdã.
Como
foi citado no começo do texto a ginástica é classificada em duas modalidades, competitivas
e não competitivas. Entre as competitivas estão:
- GINÁSTICA ACROBÁTICA: que tem como objetivo
fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio,
flexibilidade e também é realizada em equipe;
- GINÁSTICA ARTÍSTICA: também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças;
- GINÁSTICA RITMICA: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;
- GINÁSTICA DE TRAMPOLIM: nesta modalidade são usados um e dois
trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez
elementos;
Entre as não-competitivas estão:
- CONTORCIONISMO: que consiste em
exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais
usado em espetáculos de circo;
- GINÁSTICA CEREBRAL: praticada através de
exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira
apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;
- GINÁSTICA LABORAL: geralmente
praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de
trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos;
- GINÁSTICA LOCALIZADA DE ACADEMIA: são os exercícios
feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer
e para alguns também o fortalecimento muscular ;
- HIDROGINÁSTICA: melhora a capacidade
aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica
praticada na água;
Além
de muitos procurarem ela para dar formas ao corpo e também ajudar a emagrecer,
ela também é mostrada como forma de arte, como por exemplo, a ginástica
olímpica. A ginástica não consiste apenas em exercícios
feitos em academia, de certa forma ela é tudo que faz você movimentar seu corpo
de forma que se exercite.
Atividade:
1) Escolha
uma das modalidades citadas no texto e faça um trabalho completo, falando sobre
a modalidade escolhida. O trabalho deve conter: Capa, Introdução,
desenvolvimento e conclusão)
2) Escreva
em um pouco de cada modalidade citada a cima.
LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Marta Alves da Rocha
Atividade
01- Junho
ATIVIDADE DE INGLÊS (INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO):
TIRINHA
Leia o texto abaixo para responder as próximas 6 (seis)
questões:
1ª) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon
b) Fable
c) Poem
d) Comic strip
e) Magazine cover
2ª) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens
da sua história. Identifique esses personagens.
a) A house, a dog and a cat.
b) A time, a house and a cat.
c) A man, a dog and a cat.
d) A man, a dog and house.
e) A man, a house and a dog.
3ª) A característica do homem apresentada na tirinha no
segundo balão é
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto.
4ª) The personage who ate breakfast was
a) the man.
b) the woman.
c) the dog.
d) the house.
e) the cat.
5ª) O humor está presente no texto porque
a) o gato achou a história contada pelo seu dono
familiar.
b) o gato percebeu que o cachorro ficou sem comer.
c) o homem ficou revoltado com a atitude do gato.
d) o cachorro ficou sem entender nada que seu dono falou.
e) a família do homem resolveu comprar chinelos.
6ª) Associe as palavras do texto com suas respectivas
traduções:
(A) slippers
( ) homem
(B) house
( ) manhã
(C) with ( ) gordo
(D) man
( ) chinelos
(E) fat ( ) com
(F) morning
( ) casa
A sequência que completa corretamente os parênteses acima
é
a) D / F / A / E / C / B
b) D / F / E / A / C / B
c) B / F / E / A / D / C
d) F / D / E / A / C / B
e) C / B / E / A / D / F
ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Marta Alves da Rocha.
2ª)
Das palavras que você encontrou acima, escolha 4 delas e escreva frases
direcionadas para amizade utilizando-as.
LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA REGINA
ATIVIDADES DE 01 à 06 de junho e 08 à 13 de junho
Projeto de Vida - Educação Remota
Professora Mariane Soares
(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)
- Reflexão sobre a sua vida;
- Desenvolvimento do autoconhecimento;
- Viabilização de novas alternativas;
- Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
- Comprovação do que é prioridade;
- Aumento da produtividade.
TEXTURA
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a
"pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de
outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos
se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso,
uma sensação visual ou táctil.
Quanto ao aspecto visual podemos agrupar
as texturas em:
TEXTURAS NATURAIS:
Aquelas que resultam da intervenção natural do meio
ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e
coisas existentes na Natureza
TEXTURA DE ANIMAIS:
Encontradas nos pelos dos
animais:
ATIVIDADES:
1. EM UMA FOLHA DE OFÍCIO REPRODUZA UMA TEXTURA NATURAL, ESCOLHENDO
FOLHAS DE ARVORES QUE TENHAM NERVURAS SALIENTES PARA QUE APAREÇAM NA HORA DE
FAZER O TRABALHO. MONTE AS FOLHAS SOBRE A MESA, COLOQUEM A FOLHA ENCIMA, COM O GIZ DE CERA DEITADO PINTE DEIXANDO COM
QUE AS IMAGENS APAREÇAM. PODE USAR MAIS DE UMA COR E MAIS DE UM TIPO DE FOLHA
DE ARVORE.
2. ESCOLHA DUAS TEXTURAS ARTIFICIAIS DO EXEMPLO ACIMA, DOBRE A FOLHA AO MEIO. DE UM
LADO DESENHE UM, PINTE; E DO OUTRO, DESENHE O OUTRO E PINTE: EXEMPLO:
3. DOBRE A FOLHA AO MEIO E DEPOIS MAIS UMA VEZ. EM CADA ESPAÇO ESCOLHA
UMA TEXTURA DE ANIMAL E REPRODUZA DESENHANDO, NÃO ESQUEÇA DE PINTAR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário