COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA
EDUCAÇÃO REMOTA
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É, E A QUE TURMA PERTENCE :
NOME:
SÉRIE/TURMA:
DISCIPLINA:
PROFESSOR: JULHO - 1º PARTE
EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.
Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.
BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!
ATENÇÃO ALUNOS:
Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade criada dentro das disciplinas, chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JULHO:
LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: MARTA
Leia:
Bill Watterson. Algo babando embaixo da
cama. Cedibra, 1988. p. 99.
Na tira acima, o menino
Calvin e o tigre Haroldo conversam sobre a transformação de um espaço. Os dois
não conseguem acreditar no que estão vendo. No lugar dos bosques, a construção
de condomínios. Assim, não há mais animais no local. Reflita sobre essa situação,
buscando identificar as causas, as consequências e possíveis soluções. Em
seguida, produza um texto argumentativo sobre a destruição de um espaço
natural.
Orientações para a produção:
1. Escreva o seu texto
argumentativo, seguindo esta estrutura:
- Título;
- Introdução: apresentação
do assunto do texto;
- Desenvolvimento: as suas
ideias sobre o tema com argumentos;
- Conclusão: a sua opinião
sobre o tema abordado.
2. O seu texto deve ser
escrito segundo a norma culta da língua.
3. A sua produção deve
conter no mínimo 25 linhas.
LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: MARTA
I can ( eu posso )
You can ( Tu podes )
He can (ele pode)
she can (ela pode)
It can( ele/ela pode- objetos e animais
We can (nós podemos)
You can (vocês podem)
They can (eles ou elas podem)
I can not ou can´t (eu não posso)
You can notou can´t (tu não podes)
He cannot
oucan´t (ele não pode )
She can not
oucan´t (Ela não pode)
It can not
oucan´t (Ele/ela não pode – objetos animais)
We can not
oucan´t (nós não podemos)
You can not ou can´t (vocês não podem)
They can not
oucan´t (eles ou elas não podem)
Can I ?( Eu posso ? )
Can you ?( Tu podes ? )
Can he ?( ele pode ? )
Can she ?( ela pode ? )
Can it? ( Ele ou ela pode? para animais e objetos)
Can we ?( Nós podemos ? )
Can you ?( vocês podem ? )
Can they ?( eles ou elas podem ? )
Para aprimorar os conhecimentos sobre o tema acesse
o site a seguir:- http://pt.bab.la/verbo/ingles/can
Analise o
uso do verbo “Can” na música :Shawn Mendes - Treat You Better
https://www.youtube.com/watch?v=lY2yjAdbvdQ
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: ALINE
Alfabeto em espanhol
Os 20 países que têm o espanhol como língua oficial,
são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador,
Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua,
Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Agora que você já sabe o alfabeto todinho, soletre
o nome de cinco países dentre os 20 acima que você deseja conhecer e repita o
exercício para cada um deles, conforme o exemplo:
C-U-B-A
C: CE
U: U
B: BE
A: A
Faça no caderno!
Bons estudos :)
MATEMÁTICA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: MARISTELA
CONTEÚDO NOVO:
Pessoal prestem muita atenção aos vídeos, pois eles contem todas as explicações necessárias para o entendimento do conteúdo. Vou postar três vídeos com professores diferentes, mas tratando sobre o mesmo assunto. Assistam aos três, quantas vezes forem necessárias até entender o conteúdo, que é fácil, mas requer atenção.Copiar todas as atividades e resolve-las,(incluindo os exemplos).
O conteúdo de matemática não necessita ser xerocado. Copiem com as datas corretas, seguindo a sequencia e desenvolvendo cada exercício para posterior correção.
Para os que conseguem acessar o blog, as atividades devem ser enviadas ao email:
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=oYvy9oSu22Q&list=LLFgPkBfgguQztZONS5Tcc0Q&index=4&t=0s
VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA
Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo:
1º Substituir as letras por números reais dados.
2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:
a) Potenciação
b) Divisão e multiplicação
c) Adição e subtração
IMPORTANTE!
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos
Exemplo 1
Calcular o valor numérica de 2x + 3a
para x = 5 e a = -4
2.x+ 3.a
2 . 5 + 3 . (-4)
10 + (-12)
-2
Exemplo 2
Calcular o valor numérico de x² - 7x +y
para x = 5 e y = -1
x² - 7x + y
5² - 7 . 5 + (-1)
25 – 35 -1
-10 – 1
-11
Exemplo 3
Calcular o valor numérico de :
2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3)
2. (-1) + 3 / (-1) + 3
-2 + 3 / -1 +3
½
Exemplo 4
Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 )
7 + a – b
7 + 2/3 – (-1/2)
7 + 2/3 + 1 / 2
42/6 + 4/6 + 3/6
49/6
EXERCICIOS
1) Calcule o valor numérico das expressões:
a) x – y (para x =5 e y = -4)
b) 3x + a (para x =2 e a=6)
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3)
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5)
e) x + y ( para x = ½ e y = -1/5)
f) a –b ( para a =3 e b = -1/2)
2) Calcule o valor numérico das expressões
a) a³ - 5 a (para a = -2)
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5)
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7)
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)
e) a² + 4ª (para a = 2/3)
COPIAR E RESPONDER:
Um cabelereiro cobra R$ 12,00 pelo corte para clientes com hora marcada e R$ 10,00 sem hora marcada. Ele atende por dia um número fixo de 6 clientescom hora marcada e um número variável X de clientes sem hora marcada.
Qual a quantia arrecadada no final de um dia se ele atender somente os clientes com hora marcada?
Qual a quantia arrecadada no final de um dia se ele atender os clientes com hora marcada e 2 sem hora marcada?
Num dia foram atendidos 16 clientes. Quantos não marcaram hora? Qual o valor arrecadado?
Escreva uma fórmula que relaciona a quantia arrecadada, com o número de clientes, lembre-se que o salão atende 6 clientes fixos, mais X clientes variáveis.
COPIAR E RESPONDER:
1) A variável C representa o preço de uma camiseta e B o preço de um boné. O preço pago por Mauro é representado pela expressão 5c + 2b.
a) O que Mauro comprou?
b) Quanto Mauro gastou se cada camiseta tiver custado R$ 38,00 e cada boné R$ 25,00?
2) De acordo com as informações, quanto receberá cada menina? (genericamente).
Tainá recebe de mesada X reais.
Mara recebe o dobro do que recebe Tainá, menos R$ 10,00.
Eliana recebe R$ 40,00 reais a mais que Mara.....
Então Tainá recebe = X
Mara ?
Eliana ?
PROJETO
DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: MARIANE SOARES
Queridos
alunos de Projeto de Vida
Lembrem-se
que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é
fácil... mas é essencial!
Estou
compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google
ClassRoom.
A
principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é
justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:
1.
Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be
2.
Copie as dicas do proefessor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)
3.
Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no
google Classroom.
Bons
estudos!!!
EDUCAÇÃO
FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora:JULIANA
Leia o texto
Olimpíadas e
Paralimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021
Em nota divulgada nesta terça-feira,
após conferência entre Thomas Bach e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão,
evento foi oficialmente adiado para acontecer, no mais tardar, no verão de 2021.
As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020
foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta
terça-feira por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma
teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe,
Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e
de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota
oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão
ocorrer até o verão de 2021.
- Nas atuais circunstâncias, e com base nas
informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro
do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser
remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021,
para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na
comunidade internacional - diz o comunicado do Comitê Olímpico Internacional
divulgada nesta terça-feira.
O orçamento de todos os Jogos terá de ser
revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma
renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos
e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos. O evento, ainda
que possa ser adiado para 2021, permanecerá com o mesmo nome: Tóquio 2020.
Atividade
1
Copie ou cole o texto no caderno
Atividade
2
Trabalho para entregar ou enviar por email.
Faça um trabalho, falando sobre a importância
do cancelamento dos jogos em 2020.
·
Impacto social
·
Impacto financeiro
·
Impacto na vida dos atletas
CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora:BEATRIZ
TECIDOS
MUSCULARES.
Os tecidos musculares são formados por
células musculares ou fibras musculares e tem como função a contração muscular.
São classificados em três tipos:
- Tecido muscular liso: formado de
células fusiformes pequenas, uninucleadas (com um núcleo) e dotadas da
capacidade de contração involuntária, isto é, independente da nossa vontade.
São encontrados nas paredes dos vasos sanguíneos e na estrutura de órgãos ocos
como, esôfago, estômago, intestinos, bexiga, etc.
- Tecido muscular estriado esquelético: ocupa
o maior volume no corpo humano. Formam os músculos esqueléticos, isto é, os
músculos que se inserem nos ossos do esqueleto e de cujas contrações resultam
os movimentos do indivíduo. Isso quer dizer que os movimentos são voluntários,
dependem da nossa vontade. Apresentam uma proteína, a mioglobina, responsável
pela cor vermelha desse tecido.
- Tecido muscular estriado cardíaco:
Possui características do tecido muscular liso e muscular estriado esquelético.
Possui contração involuntária, que não depende da nossa vontade. É encontrado
na parede do coração, formando o miocárdio.
TECIDO
NERVOSO.
Formado por células chamadas neurônios,
importante no funcionamento das atividades do sistema nervoso. Sua principal
função é a transmissão de impulsos nervosos. Possui forma estrelada.
Partes do neurônio:
- Corpo celular, onde está localizado o citoplasma e o núcleo.
- Dendritos, ramificações localizadas nas pontas do corpo celular.
- Axônio, prolongação do neurônio.
O impulso nervoso é sempre conduzido pelos dendritos em direção ao corpo
celular e deste através do axônio.
O tecido nervoso vai dar origem ao sistema nervoso (que iremos estudar
em outro capítulo).
Ler o texto e responder as seguintes
questões.
1. Que nome recebe as células que formam os
tecidos musculares?
2. Qual a função da mioglobina e em qual
tecido ela é encontrada?
3. Com relação à contração, como se
distinguem as três variedades de tecido muscular?
4. Qual a função do tecido nervoso?
5. Explicar as partes de um neurônio.
6. Pesquisar na internet ou livros, uma
figura do neurônio com suas partes principais, corpo celular, dendritos e
axônios,
ENSINO
RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora:SILVIA
HISTORIA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: CICÉLIA
GEOGRAFIA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: ÂNGELA
1. Pesquise:
a) Qual o maior Estado em extensão, do Brasil?
b) Qual o Estado mais poluloso?
c) Qual a maior cidade do Brasil em número de
habitantes?
d) Quais a região mais populosa?
e) Qual a região que apresentou, na década de 70 e 80,
maior número de
imigrantes internos?
f) O que é Imigração?
ARTES
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:81 Professora: MARIANE BERGER
VAMOS CRIAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS, DESENHE OS PERSONAGENS E INVENTE A HISTORIA:
ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:
LÍNGUA
PORTUGUESA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA
MARTA ROCHA TURMA 81
Gênero Textual Notícia (Continuação)
Atividade:
Produza
uma notícia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a pandemia
do Covid-19, a crise no Brasil, os problemas ambientais, o aumento do
desemprego, dentre outros.
Se
preferir, produza uma notícia sobre um fato real ocorrido no bairro ou na
cidade, seja o aumento de casos confirmados de infectados com o Corona Vírus, a
campanha de vacinação, construção de novos postos de saúde, pavimentação de
ruas, dentre outros.
Feita
a escolha, pesquise sobre o tema e discuta com sua família e colegas (pelas
redes sociais).
Organize
o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e
corpo da notícia.
Para
produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e
objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento
à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza
e as regras gramaticais.
Bom
trabalho!
·
Copie essas
dicas ou cole em seu caderno, utilizando-as sempre que for produzir um texto.
·
Leia o texto e
responda as questões.
·
Qual é a
diferença entre o sal grosso e o sal normal?
O sal refinado, ou normal, e o sal
grosso são a mesma substância (cloreto de sódio). A diferença entre eles está
no tratamento que recebem depois de serem extraídos da natureza. Um dos
processos por que passam é mais lento no sal grosso. Por isso, ele fica com
cristais maiores que o sal comum. Na hora de comer, a principal diferença está
na sensação que os pedaços maiores ou menores causam. Os grandes parecem
explodir na boca quando são usados em carnes, por exemplo.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.
1
– O texto apresenta a semelhança e a diferença entre o sal grosso e o sal
normal. Identifique-as:
2
– “Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes [...]”.
Localize o termo omitido nessa parte do texto:
3
– No trecho “Um dos processos por que passam é mais lento no sal grosso. ”, a
forma destacada poderia ser substituída por:
a)
com o qual
b)
pelo qual
c)
ao qual
d)
do qual
4
– Em “Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes, por
exemplo. ”, a palavra grifada indica a ideia de:
a)
tempo
b)
modo
c)
lugar
d)
condição
5.
Assinale a passagem em que a vírgula sinaliza o deslocamento de uma oração:
a)
“O sal refinado, ou normal, e o sal grosso são a mesma substância (cloreto de
sódio). ”
b)
“Por isso, ele fica com cristais maiores que o sal comum. ”
c)
“Na hora de comer, a principal diferença está na sensação que os pedaços
maiores [...]”
d)
“Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes, por exemplo.
”
LÍNGUA
INGLESA– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARTA
TURMA 81
In The Name Of Love (feat. Bebe Rexha) - Martin
Garrix
1.Ouça
a canção e complete as lacunas com os pronomes pessoais (personal pronouns) que
estão nos corações ao lado.
If ___ told ___ this was only gonna hurt You
Would ___ walk in? Would ___
let me do ___ first?
Do ___ all in the name of love
In the darkness, in the
middle of the night
In the silence, when
there's no one by your side
In the name of love, name
of love (8 x)
In the name of love, name
of love
If ___
told you ___ could bathe in all the lights
Would you trust me when
you're jumping from the heights?
Would ___ fall in the name of love?
When there's
madness, when there's poison in your (head/bread)
I will
(hold/told) you in the depths of your despair
And it's all in
the (name/same) of love
In the name of
love, name of love (8 x)
I wanna testify
Scream in the
holy (light/night)
You bring me
back to (life/lie)
And it's all in
the name of love
I wanna testify
Scream in the
holy light
You bring me
back to life
And it's all in
the name of love
In the name of
love, name of love (8
x)
https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-
of-love/traducao.html
3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:
a. no plural
b. no singular
4.Analise:” When there's madness, when there's poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:
a. afirmativa
b. negativa
c. interrogativa
5.Traduza o título da canção. Se possível utilize um dicionário.
____________________________________________________________________
6.O tema tratado na canção é sobre:
a. um amor impossível.
b. as loucuras que uma pessoa poderia realizar em nome do amor.
7.Analise os versos abaixo, em seguida, encontre a tradução
adequada para cada um deles.
A. “Do it all in the name of
love…”
|
(
) Você apelaria em nome do amor? |
B. “Would you call in the name of
love?”
|
(
) No escuro, no meio da noite. |
C. “In the darkness, in the
middle of the night…” |
(
) Você cairia em nome do amor? |
D. “Would you fall in the
name of love?
|
(
)Fazer tudo em nome do amor... |
E. “When there's madness, when there's poison in your head…” |
(
) E é tudo em nome do amor. |
F. “And it's all in the name of love…” |
(
) Quando há loucura, quando há veneno em sua
cabeça. |
8. And you?
What would you do in the name of love? Responda em português.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ALINE TURMA 81
Alfabeto
em espanhol
Agora que você já conhece o alfabeto vamos memorizá-lo? Vale criar uma música, cantar embaixo do chuveiro, tudo o que for possível para auxiliá-lo. A tarefa é decorar o alfabeto todinho.
Bons estudos :)
MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARISTELA TURMA 81
Calcule e responda:
1. Qual é a sua altura em pés e polegadas? Usar 1 pol. = 2,54 cm e 1 pé = 0,3048 m.
2 . Usando
a de noção de 1 milha = 1,61 km, calcule o número de quilômetros em 5 milhas.
3.Em
uma partida de futebol americano, um jogador percorreu 28 jardas em um lance.
Determine quantos metros ele percorreu.
1 jarda ---------- 0,91 metros
4.
Em um jogo de futebol, um jogador lançou a bola por, aproximadamente, 35
metros. Calcule esse lançamento em jardas.
5. A figura
abaixo é a planta baixa de dois cômodos
de uma casa, um quarto e a área de serviço. Sabendo que as portas medem 70 cm de largura,
responda:
a) Qual é o perímetro dos dois cômodos juntos?
b) Sabendo que será colocado rodapé nos dois cômodos. Quantos metros de madeira serão necessários?
c) Se na sua sala de aula fosse trocado o rodapé. Quantos metros de madeira seriam necessários? (Efetue as medições necessárias).
Exercícios de
conjunto dos números inteiros. Conquiste os desafios!
1. Selecione os números opostos:
____+15 e -15
____-14 +14
____+9 e -9
____-4 e +2
2. Qual é o número:
A) Simétrico de +10?
B) Oposto de 0?
C) Oposto de -6?
D) Simétrico de -15?
3. Leia este texto antes de resolver o exercício:
O sinal de menos colocado antes de um número
indica o seu oposto. Assim:
-11 é o oposto de 11;
-(+9) é oposto de +9; portanto: – (+9)= -9;
-(-6) é o oposto de -6; portanto: -(-6)= +6= 6
O oposto de 0 é o próprio 0
Descubra qual é o número:
A) -(-1) =
B) -(-4) =
C) -(+8) =
D) -(+3) =
4. Em cada item, compare os números e complete as lacunas com o sinal <(menor) ou >(maior):
A) +20 +30
B) -20 -30
C) +20 -30
D) -20 +30
Exercícios de adição e
subtração com números inteiros.
5. Calcule:
A) 45 – 35 – 25 -15 = ____
B) – 35 + 15 – 25 + 5
= ____
C) – 5 + 25 – 35 + 15
= ____
D) 5 – 35 + 15 – 45
= ____
6. Calcule.
A) (+6) – ( -3) = ____
B) (+4) – ( -9) = ____
C) (+10) – ( +3) =____
D) (+8) – ( +9) = ____
E) (-17) – ( -3) =____
F) (-9) – ( +10) = ____
G) (-8) – ( -12) = ____
H) (-1) – 2 = ____
7. Elimine os parênteses e calcule:
A) (+3) + (-2) + (+1)
= ___
B) (-7) – (+2) – (-4)
= ___
C) (-3) + (-5) – (-6)
= ___
D) 10 – (-4) – (+6) = ___
E) (-20) + (-10) + (+5) = ___
8. Qual é o sinal: + ou – ? Descubra o sinal que deve ser colocado no
lugar de cada lacuna para que as igualdades fiquem corretas.
A) (-8)____ (-13)= -21
B) (-9)____ (+9)= -18
C) (- ) ___ (-2) ___ (+1)= -6
D) (-2)___ (+2)___ (-2)___ (-4)= -2
E) (-1) ____ (-1)____ (-1)= -1
F) (-3) ___ (+2)= -5
9. Que número deve ser colocado no lugar de cada lacuna?
A) 15 – ___= 10
B) 5 – ___ = 10
C) 0 – ___ = 10
D) (-5) – ___ = 10
E) (-15) – ___ = 10
F) (-20) – ___ = -10
G) (-10) – ___ = 10
H) 0 – ___ = -10
I) 10 – ___ = -10
J) 20 – ___ = -10
Exercícios de multiplicação e divisão com números inteiros.
10. Calcule os produtos:
A) 3 . (-5) = ____
B) (-4) . 8 =____
C) 4 . (-25) = ____
D) (-10) . 33 =____
E) 20 . (-36) = ____
F) (-45) . 6 = ____
G) 111 . (-2) = ____
H) (-300) . 50 = ____
11. Calcule as expressões abaixo e responda:
A) 5 – 4. (-3) =
B) (-5) . 4 – 3 =
C) 5 . (-4) – 3 =
D) (-4) . 6 + 20. (-1) =
E) (-8). (-4) – 10 . 3 =
F) 3. (-7) + (-6). (-5) – 2. (-1). (+8) =
Qual delas apresenta o resultado de maior valor absoluto?
12. Qual é o quociente?
A) (+36) : (+9) =
B) (+55) : (-5) =
C) (-27) : (+3) =
D) (-40) : (-4) =
E) (+15) : (-1) =
F) (-26) : (-26) =
G ) 63 : 21 =
H) 48 : (-8) =
I) (-85) : 5 =
13. Calcule as expressões:
A) 10 : 5 – 4 =
B) (-3) + 12 : 4 =
C) (-2) + 3 . 5 – 12 : 6
=
D) (-16) : 4 . (-4) =
E) 4 . 8 : (-2) =
HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA TURMA 81
Leia com atenção os textos e
responda
1- Como ocorreu a industrialização nos Estados unidos?
2- Em que ano se iniciou a política econômica japonesa?
3- Qual o imperador que impôs a política econômica japonesa?
4- Qual foi a grande arrancada do japão? E quais as iniciativas tomadas pelo imperador?
5- O trabalho e a vida nas cidades industriais, Quais foram as consequências relacionadas as péssimas condições de trabalho nas fábricas? Que estão descritas no texto.
6- Descreva os fatores da expansão colonial capitalista?
GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA TURMA 81
- O que se entende por globalização? Em que aspectos você observa a Globalização no seu dia a dia?
- O Brasil apresenta uma grande diversidade cultural e, em meio a essa diversidade, observa-se inúmeros contrastes. Escreva sobre isso:
CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA BEATRIZ TURMA 81
1. Tecido ósseo:
O tecido de
sustentação do organismo. Caracteriza-se por sua rigidez, que dá a devida
conformação ao corpo do animal. É o principal formador dos ossos.
Pesquisar:
- o nome das células ósseas;
- a
composição dos ossos;
- a estrutura
óssea;
- no interior
dos ossos encontramos a medula óssea amarela e a vermelha, citar as funções
delas para o organismo.
2. Tecido sanguíneo;
É formado
pelo plasma (parte líquida) e pelos elementos figurados ou células (hemácias ou
glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas).
Pesquisar:
- a
composição do plasma;
- os
elementos figurados – hemácias, leucócitos e plaquetas (citar suas
características e funções).
Observação: o trabalho deverá ser escrito a mão.
ENSINO RELIGIOSO – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVIA TURMA 81
Vamos ver nesta atividade sobre o tema Paz.
O que é a paz para você?
Paz significa um estado de tranquilidade e calma.
Temos 3 tipos de paz que são:
Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)
Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)
Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)
1) Faça um pequeno texto falando sobre a paz.
2) Complete os pensamentos:
a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/
b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/
c) Eu me sinto em paz quando___________________________/
d) As pessoas tem que ter mais__________________________/
e) O mundo precisa de ________________________________/
f) Para viver uma vida tranquila temos que _________________/
g) Paz é___________________________/
Vamos continuar com o tema sobre a paz.
1.Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).
2. Elabore algumas frases sobre o tema PAZ.
3. Procure e escreva um trecho de uma música ou poema que fale sobre a paz.
PROJETO DE VIDA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE SOARES TURMA 81
Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.
E podemos? Claro que sim.
Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.
Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?
(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:
HORA DE LER SOBRE OS FATOS:
Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd
Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.
Por G1
31/05/2020 11h56 Atualizado há uma semana
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.
O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.
No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).
O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.
Veja a cronologia do caso:
· 25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.
· 26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.
· 27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.
· 28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.
· 29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.
· 30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.
· Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.
Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:
1. O que é racismo para você?
2. Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.
3. O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.
4. Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?
5. Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.
6. Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?
7. A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo. De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista. A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.
Para saber mais:
(...) A primeira Constituição brasileira
O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.
Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.
Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.
A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).
Referências Bibliográficas:
G1 portal de notícias, disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml
Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.
Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.
VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.
Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso
em: Maio de 2014.
EDUCAÇÃO FÍSICA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA TURMA 81
Esportes de aventura
Os esportes de aventura são a grande paixão de quem gosta de ter uma vida agitada, alegre, descontraída e cheia de energia. Afinal de contas, as sensações obtidas ao passar por essas experiências são inigualáveis.
Se você está entre os fãs deste tipo de esporte, saiba que opções não faltam, seja no mar, na terra ou no ar. Confira as vantagens que isso pode lhe proporcionar e as alternativas disponíveis!
BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELOS ESPORTES DE AVENTURA
Sentir a adrenalina já é uma vantagem e tanto, já que essa é uma sensação única, mas quem pratica esse tipo de esporte pode ganhar em ainda outras áreas. Algumas das principais vantagens são as seguintes:
· Torna-se mais fácil lidar com as situações estressantes e complicadas do dia a dia, já que os esportes de aventura levam seus praticantes a quebrar os limites físicos e mentais graças a mudanças na forma de pensar e reagir. Assim, o cotidiano tende a tornar-se mais tranquilo e confortável.
· Tais esportes também ajudam a lidar com o medo e encarar esse tipo de situação quando for preciso, além de permitir extrair o melhor de cada uma delas.
· Ao praticar esportes radicais, é possível trabalhar com diferentes músculos do corpo do que os que já está habituado, o que pode trazer um leve desconforto no começo, mas resultar em maior resistência e mobilidade, o que, por sua vez, ajuda na realização de outros exercícios.
· A melhoria na autoconfiança é nítida, já que os esportes radicais são repletos de desafios, e conseguir realizá-los traz uma dose adicional de motivação que influencia positivamente nas demais atividades da vida.
· A queima de calorias é outro benefício que torna os esportes radicais ainda mais indicados. Andar uma hora de skate, por exemplo, queima 500 calorias por hora, o que ajuda a gastar as reservas de energia do corpo e, assim, perder peso.
Trabalho para entregar:
Pesquise e escolha uma modalidade dos esportes de aventura.
Elabore um trabalho bem completo, falando da modalidade escolhida.
Um Bom trabalho!
ARTES – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA TURMA 81
Os diferentes tipos de balões nas histórias
em quadrinhos
O balão nas histórias em quadrinhos tem o
papel de ligar dois elementos, a palavra e a imagem. Todavia, mesmo antes de
ler o conteúdo do balão, o leitor já tem pistas do que se passa na cena, se é
um sonho, se o personagem está falando em tom de voz normal ou grita e até
mesmo se utiliza algum aparelho eletrônico.
Como resume Roberto Elísio dos Santos, “o balão não serve apenas para
acolher a ‘fala’ ou ‘pensamento’ dos personagens. Também indica o estado
emocional de seu emissor“.
A alteração na linha que delimita o balão
aponta para diferentes situações. A ilustração abaixo apresenta alguns dos
tipos de balões mais usados e seu significado:
COMO PODEMOS OBSERVAR ACIMA, O DIÁLOGO DEVE SER FEITO EM LETRAS MAIÚSCULAS E DE FORMA, NA MAIORIA DAS VEZES:
EXEMPLOS EM DIÁLOGOS:
ATIVIDADE:
1. CRIE OS DIÁLOGOS PRESTANDO ATENÇÃO AO FORMATO DO BALÃO, USE LETRAS MAIÚSCULAS E DE FORMA. OUTRA OBSERVAÇÃO, ABAIXO SÃO 3 HISTORINHAS DIFERENTES, ENTÃO CRIE 3 DIÁLOGOS DIFERENTES:
BOM TRABALHO!
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JUNHO:
ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:
OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)
ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:
NOME:
SÉRIE: MÊS DE JUNHO DE 2020
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
****************************************
Leia com atenção os textos e responda
1 - Faça um resumo sobre quais mudanças a
segunda Revolução Industrial trouxe para a economia e para a sociedade dos
países Industrializados?
2 - Descreva o processo Bessemer em 1856.?
3- Sobre o Motor de combustão interna?
4- Dínamo?
5 - Descreva sobre a modernização na Alemanha?
LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora:
Marta Alves da Rocha.
Atividade 01- Junho
Leia o texto e responda as questões
O
VELHO, O MENINO E O BURRO
Um
velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as
pessoas com as quais cruzavam diziam:
–
Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!
O
velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais
adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:
–
Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!
O
velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras
pessoas, vendo a cena, comentaram:
–
Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o
velho a caminhar pela estrada! Depois dessa, o velho não teve dúvidas.
Mandou
o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro. Está claro
que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas.
Evidentemente,
todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.
1ª) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon
b) Fable
c) Poem
d) Comic strip
e) Magazine cover
2ª) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens
da sua história. Identifique esses personagens.
a) A house, a dog and a cat.
b) A time, a house and a cat.
c) A man, a dog and a cat.
d) A man, a dog and house.
e) A man, a house and a dog.
3ª) A característica do homem apresentada na tirinha no
segundo balão é
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto.
4ª) The personage who ate breakfast was
a) the man.
b) the woman.
c) the dog.
d) the house.
e) the cat.
5ª) O humor está presente no texto porque
a) o gato achou a história contada pelo seu dono
familiar.
b) o gato percebeu que o cachorro ficou sem comer.
c) o homem ficou revoltado com a atitude do gato.
d) o cachorro ficou sem entender nada que seu dono falou.
e) a família do homem resolveu comprar chinelos.
6ª) Associe as palavras do texto com suas respectivas
traduções:
(A) slippers
( ) homem
(B) house
( ) manhã
(C) with ( ) gordo
(D) man
( ) chinelos
(E) fat (
) com
(F) morning
( ) casa
A sequência que completa corretamente os parênteses acima
é
a) D / F / A / E / C / B
b) D / F / E / A / C / B
c) B / F / E / A / D / C
d) F / D / E / A / C / B
e) C / B / E / A / D / F
MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA:
PROFESSORA MARISTELA LUCIANO
01 DE JUNHO A 13 DE JUNHO
PESQUISAR E RESPONDER CADA QUESTÃO ABAIXO. RESPOSTAS DE
NO MÁXIMO 10 LINHAS.
1) O que são Números Palíndromos ? Dê cinco exemplos.
2) O
que são Palavras Palíndromos? Dê
cinco exemplos.
3) O
que são Frases Palíndromos? Dê
dois exemplos.
4) Quando
começa um século?
5) Quem
descobriu o Teorema de Pitágoras?
6) Qual
a origem da palavra cálculo?
7) O
que é uma escala?
8) O
que é uma Polegada (unidade)? Qual o
símbolo?
9) Onde
usamos a polegada no nosso dia a dia?
10) O
que é um Pé (unidade)?
11) O
que é uma Jarda (unidade)? Dê um exemplo de onde se usa a Jarda.
12) O
que é uma Milha? Dê um exemplo de onde é utilizada a Milha.
13) Qual
o Dia Nacional da Matemática e porque...
14) Qual
a origem do traço no meio do número 7...
15) O são Pirâmides?
16) Quais as três principais pirâmides existentes?
17) Abaixo seguem três modelos de pirâmides, com
base triangular, base quadrada e pentagonal. Pinte, recorte e construa as
pirâmides.
OBS: Os trabalhos
deve ser entregues em folhas, devidamente identificadas. Em pastas/sacos
plásticos. As pirâmides em uma caixinha, também com identificação. A data de
entrega combinamos posteriormente. Passarei no grupo de whatsapp
ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
PROF. SILVIA
COPIE E RESOLVA NO SEU CADERNO:
(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)
Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é
planejar e qual a sua importância?
Com
o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de
forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o
alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras.
Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a
eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o
equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida.
Um planejamento de qualidade ainda
garante:
- Reflexão sobre a
sua vida;
- Desenvolvimento
do autoconhecimento;
- Viabilização de
novas alternativas;
- Redução de
desperdício de tempo e esforço desnecessário;
- Comprovação do
que é prioridade;
- Aumento da
produtividade.
Nesse
sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você
alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em
sua trajetória, de forma definitiva. Masantes disso tudo, você precisa aprender
a se organizar....
Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para
estudar, para isso vocêirá planejar seus horários de estudo
e se organizar para fazer as atividades propostas.
Você criará uma tabela de horários
das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários,
se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos
na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua
planilha.
Ao final deste período (de 1 a 13 de
junho),você fara um relatório diário de
estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou
suas dúvidas...
Por fim explanará (no relatório),como
a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu
e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto.
A planilha com seus horários,suas
anotações diárias e o conclusões, será
entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1, deve ser separado das demais disciplinas. Ao
estudo!!
LEIA COM ATENÇÃO
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais
artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da
música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos
(coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão
artística ou como forma de divertimento.
Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos
signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.
As danças em grupo foram praticadas desde as
primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir
ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C.,
dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada
aos jogos olímpicos.
Os tratados sobre dança surgiram a partir do
século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram
coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século XIX começaram a aparecer
danças mais sensuais, como o maxixe e o tango. Assim como vários outros
aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos
foram se misturando.
Atividades:
1)
O texto acima fala brevemente sobre a cultura
da dança. Escolha uma modalidade artística da dança e faça um trabalho, falando
sobre.
Ex.
( cultura, música, onde surgiu, como é praticada) deverá ser entregue, com capa
digitado ou escrito a mão.
2)
Fale um pouco sobre as
principais danças aqui no Brasil. ( escolha três e fale um pouco de cada)
ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE BERGER
História em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos integram os 11
tipos de arte reconhecidos no mundo. São muito apreciadas pelo público jovem
por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.
O
que é História em Quadrinhos?
História em quadrinhos - ou HQ - é o nome
dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em
sequência, normalmente na horizontal.
Essas histórias possuem os fundamentos
básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral,
apresentam linguagem
verbal e não-verbal.
Linguagem verbal
A linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala como meio de
comunicação.
Linguagem não verbal
Onomatopéia
Onomatopéia é
uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons
naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.
EXEMPLO:
·
Tic-tac: som do relógio
·
Toc-toc: som de bater na porta
·
Sniff
sniff: som de pessoa triste,
chorando
·
Buááá: ruído de choro
·
Atchim: barulho de espirro
ATIVIDADES:
1. EM UMA FOLHA DE OFICIO OU DESENHO, DOBRE ELA AO MEIO. DE UM LADO ESCREVA O TITULO LINGUAGEM VERBAL E DO OUTRO LINGUAGEM NÃO VERBAL. PESQUISE EXEMPLOS E LISTE ABAIXO DE CADA UM. NO CASO DO NÃO VERBAL DESENHE:
2. CONFECÇÃO DE UM LIVRINHO:
PEGUE DUAS FOLHAS DE OFICIO, DOBRE-AS AO MEIO E GRAMPEIE COMO SE FOSSE UM LIVRO.
FAÇA A CAPA CONFORME O MODELO ABAIXO.
DEPOIS PESQUISE 5 ONOMATOPEIAS, DESENHANDO UMA EM CADA PÁGINA(NÃO DESENHE ATRÁS DA CAPA).
NÃO ESQUEÇA DE OCUPAR O ESPAÇO DA FOLHA DESENHANDO GRANDE.
PINTE BEM COLORIDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário