8º ano


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA

EDUCAÇÃO REMOTA

ATENÇÃO

    DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É,  E A QUE TURMA PERTENCE :

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE/TURMA:                                      

DISCIPLINA:

PROFESSOR:                                        JULHO - 1º PARTE

           

      EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente  fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.

  Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno  por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.


   BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!

ATENÇÃO ALUNOS:

Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade  criada dentro das disciplinas,  chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.

ATIVIDADES PRIMEIRA  ETAPA DE JULHO:


LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora: MARTA

Leia:


Bill Watterson. Algo babando embaixo da cama. Cedibra, 1988. p. 99.

 

    Na tira acima, o menino Calvin e o tigre Haroldo conversam sobre a transformação de um espaço. Os dois não conseguem acreditar no que estão vendo. No lugar dos bosques, a construção de condomínios. Assim, não há mais animais no local. Reflita sobre essa situação, buscando identificar as causas, as consequências e possíveis soluções. Em seguida, produza um texto argumentativo sobre a destruição de um espaço natural.

 

Orientações para a produção:

1. Escreva o seu texto argumentativo, seguindo esta estrutura:

- Título;

- Introdução: apresentação do assunto do texto;

- Desenvolvimento: as suas ideias sobre o tema com argumentos;

- Conclusão: a sua opinião sobre o tema abordado.

2. O seu texto deve ser escrito segundo a norma culta da língua.

3. A sua produção deve conter no mínimo 25 linhas.

 


LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora: MARTA

    O significado desse verbo corresponde a “PODER” ou “SABER”, em português. Portanto para indicar capacidade, possibilidade, habilidade e permissão. Observe abaixo como usar esse verbo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa:

 


I can ( eu posso )

You can ( Tu podes )

He can (ele pode)

she can (ela pode)

It can( ele/ela pode- objetos e animais

We can (nós podemos)

You can (vocês podem)

They can (eles ou elas podem)

 

I can not ou can´t (eu não posso)

You can notou can´t (tu não podes)

 

He cannot  oucan´t  (ele não pode )

She can not  oucan´t (Ela não pode)

It can not  oucan´t (Ele/ela não pode – objetos animais)   

We can not  oucan´t (nós não podemos)

You can not ou can´t (vocês não podem)

They can not  oucan´t (eles ou elas não podem)          


 

Can I ?( Eu posso ? )

Can you ?( Tu podes ? )

Can he ?( ele pode ? )

Can she ?( ela pode ? )

Can it? ( Ele ou ela pode? para animais e objetos)

Can we ?( Nós podemos ? )

Can you ?( vocês podem ? )

Can they ?( eles ou elas podem ? )     

 

 

Para aprimorar os conhecimentos sobre o tema acesse o site a seguir:- http://pt.bab.la/verbo/ingles/can

 

 Analise o uso do verbo “Can” na música :Shawn Mendes - Treat You Better

https://www.youtube.com/watch?v=lY2yjAdbvdQ


LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81      Professora: ALINE

Alfabeto em espanhol

Os 20 países que têm o espanhol como língua oficial, são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Agora que você já sabe o alfabeto todinho, soletre o nome de cinco países dentre os 20 acima que você deseja conhecer e repita o exercício para cada um deles, conforme o exemplo:

C-U-B-A

C: CE

U: U

B: BE

A: A

Faça no caderno!

Bons estudos :)


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora: MARISTELA

CONTEÚDO NOVO:

Pessoal prestem muita atenção aos vídeos, pois eles contem todas as explicações necessárias para o entendimento do conteúdo.  Vou postar três vídeos com professores diferentes, mas tratando sobre o mesmo assunto.  Assistam aos três, quantas vezes forem necessárias até entender o conteúdo, que é fácil, mas requer atenção.Copiar todas as atividades e resolve-las,(incluindo os exemplos).

O conteúdo de matemática não necessita ser xerocado. Copiem com as datas corretas, seguindo a sequencia e desenvolvendo cada exercício para posterior correção.

 Para os que conseguem acessar o blog, as atividades devem ser enviadas ao email:

 

Vídeo

 
 

https://www.youtube.com/watch?v=oYvy9oSu22Q&list=LLFgPkBfgguQztZONS5Tcc0Q&index=4&t=0s

 

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo:

1º Substituir as letras por números reais dados.
2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:

a) Potenciação
b) Divisão e multiplicação
c) Adição e subtração

IMPORTANTE!
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos

Exemplo 1

Calcular o valor numérica de 2x + 3a
para x = 5 e a = -4

2.x+ 3.a
2 . 5 + 3 . (-4)
10 + (-12)
-2

Exemplo 2

Calcular o valor numérico de x² - 7x +y
para x = 5 e y = -1

x² - 7x + y
5² - 7 . 5 + (-1)
25 – 35 -1
-10 – 1
-11



Exemplo 3

Calcular o valor numérico de :
2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3)

2. (-1) + 3 / (-1) + 3
-2 + 3 / -1 +3
½

Exemplo 4

Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 )

7 + a – b
7 + 2/3 – (-1/2)
7 + 2/3 + 1 / 2
42/6 + 4/6 + 3/6
49/6


EXERCICIOS

1) Calcule o valor numérico das expressões:

a) x – y (para x =5 e y = -4) 
b) 3x + a (para x =2 e a=6) 
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3) 
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5) 
e) x + y ( para x = ½ e y = -1/5) 
f) a –b ( para a =3 e b = -1/2) 

2) Calcule o valor numérico das expressões
a) a³ - 5 a (para a = -2) 
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5) 
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7) 
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4) 
e) a² + 4ª   (para a = 2/3) 

 

COPIAR E RESPONDER:

Um cabelereiro cobra R$ 12,00 pelo corte para clientes com hora marcada e R$ 10,00 sem hora marcada. Ele atende por dia um número fixo de 6 clientescom hora marcada e um número variável X de clientes sem hora marcada.

Qual a quantia arrecadada no final de um dia se ele atender somente os clientes com hora marcada?

Qual a quantia arrecadada no final de um dia se ele atender os clientes com hora marcada e 2 sem hora marcada?

Num dia foram atendidos 16 clientes. Quantos não marcaram hora? Qual o valor arrecadado?

Escreva uma fórmula que relaciona a quantia arrecadada, com o número de clientes, lembre-se que o salão atende 6 clientes fixos, mais X clientes variáveis.

 


 

COPIAR E RESPONDER:

1)               A variável C representa o preço de uma camiseta e B o preço de um boné. O preço pago por Mauro é representado pela expressão 5c + 2b.

a)               O que Mauro comprou?

b)               Quanto Mauro gastou se cada camiseta tiver custado R$ 38,00 e cada boné R$ 25,00?

 

2)               De acordo com as informações, quanto receberá cada menina? (genericamente).

Tainá recebe de mesada X reais.

Mara recebe o dobro do que recebe Tainá, menos R$ 10,00.

Eliana recebe R$ 40,00 reais a mais que Mara.....

Então Tainá recebe = X

Mara ?

Eliana ?

 

  

PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora: MARIANE SOARES


Queridos alunos de Projeto de Vida

Lembrem-se que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é fácil... mas é essencial!

Estou compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google ClassRoom.

A principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:

1. Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be

2. Copie as dicas do proefessor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)

3. Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no google Classroom.

Bons estudos!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora:JULIANA 

Leia o texto

 

Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021

 

Em nota divulgada nesta terça-feira, após conferência entre Thomas Bach e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, evento foi oficialmente adiado para acontecer, no mais tardar, no verão de 2021.

 

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.

- Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional - diz o comunicado do Comitê Olímpico Internacional divulgada nesta terça-feira.

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos. O evento, ainda que possa ser adiado para 2021, permanecerá com o mesmo nome: Tóquio 2020.

 

Atividade 1

Copie ou cole o texto no caderno

 

Atividade 2

 

Trabalho para entregar ou enviar por email.

 

Faça um trabalho, falando sobre a importância do cancelamento dos jogos em 2020.

·         Impacto social

·         Impacto financeiro

·         Impacto na vida dos atletas

 

Bom Trabalho!


 

 CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora:BEATRIZ

TECIDOS MUSCULARES.

 

Os tecidos musculares são formados por células musculares ou fibras musculares e tem como função a contração muscular. São classificados em três tipos:

- Tecido muscular liso: formado de células fusiformes pequenas, uninucleadas (com um núcleo) e dotadas da capacidade de contração involuntária, isto é, independente da nossa vontade. São encontrados nas paredes dos vasos sanguíneos e na estrutura de órgãos ocos como, esôfago, estômago, intestinos, bexiga, etc.

- Tecido muscular estriado esquelético: ocupa o maior volume no corpo humano. Formam os músculos esqueléticos, isto é, os músculos que se inserem nos ossos do esqueleto e de cujas contrações resultam os movimentos do indivíduo. Isso quer dizer que os movimentos são voluntários, dependem da nossa vontade. Apresentam uma proteína, a mioglobina, responsável pela cor vermelha desse tecido.

- Tecido muscular estriado cardíaco: Possui características do tecido muscular liso e muscular estriado esquelético. Possui contração involuntária, que não depende da nossa vontade. É encontrado na parede do coração, formando o miocárdio.

 

TECIDO NERVOSO.

 

Formado por células chamadas neurônios, importante no funcionamento das atividades do sistema nervoso. Sua principal função é a transmissão de impulsos nervosos. Possui forma estrelada.

           Partes do neurônio:

            - Corpo celular, onde está localizado o citoplasma e o núcleo.

            - Dendritos, ramificações localizadas nas pontas do corpo celular.

            - Axônio, prolongação do neurônio.

          O impulso nervoso é sempre conduzido pelos dendritos em direção ao corpo celular e deste através do axônio.

           O tecido nervoso vai dar origem ao sistema nervoso (que iremos estudar em outro capítulo).

 

          Ler o texto e responder as seguintes questões.

 

1. Que nome recebe as células que formam os tecidos musculares?

 

2. Qual a função da mioglobina e em qual tecido ela é encontrada?

 

3. Com relação à contração, como se distinguem as três variedades de tecido muscular?

4. Qual a função do tecido nervoso?

 

5. Explicar as partes de um neurônio.

 

6. Pesquisar na internet ou livros, uma figura do neurônio com suas partes principais, corpo celular, dendritos e axônios,

 

ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora:SILVIA


















 




HISTORIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81      Professora: CICÉLIA

Ler as páginas e responder a pergunta 4.























GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81      Professora: ÂNGELA


1. Pesquise: 

a) Qual o maior Estado em extensão, do Brasil?

b) Qual o Estado mais poluloso?

c) Qual a maior cidade do Brasil em número de habitantes?

d) Quais a região mais populosa?

e) Qual a região que apresentou, na década de 70 e 80, maior número de 

imigrantes internos?

 f) O que é Imigração? 


ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:81       Professora: MARIANE BERGER


VAMOS CRIAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS, DESENHE OS PERSONAGENS E INVENTE A HISTORIA:


Área de anexos

 


ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:


LÍNGUA PORTUGUESA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARTA ROCHA    TURMA 81


Gênero Textual Notícia (Continuação)


Atividade:

    Produza uma notícia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a pandemia do Covid-19, a crise no Brasil, os problemas ambientais, o aumento do desemprego, dentre outros.

    Se preferir, produza uma notícia sobre um fato real ocorrido no bairro ou na cidade, seja o aumento de casos confirmados de infectados com o Corona Vírus, a campanha de vacinação, construção de novos postos de saúde, pavimentação de ruas, dentre outros.

    Feita a escolha, pesquise sobre o tema e discuta com sua família e colegas (pelas redes sociais).

    Organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.

    Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

Bom trabalho!

·         Copie essas dicas ou cole em seu caderno, utilizando-as sempre que for produzir um texto.

·         Leia o texto e responda as questões.

·         Qual é a diferença entre o sal grosso e o sal normal?

 

        O sal refinado, ou normal, e o sal grosso são a mesma substância (cloreto de sódio). A diferença entre eles está no tratamento que recebem depois de serem extraídos da natureza. Um dos processos por que passam é mais lento no sal grosso. Por isso, ele fica com cristais maiores que o sal comum. Na hora de comer, a principal diferença está na sensação que os pedaços maiores ou menores causam. Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes, por exemplo.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.

 

1 – O texto apresenta a semelhança e a diferença entre o sal grosso e o sal normal. Identifique-as:

 

2 – “Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes [...]”. Localize o termo omitido nessa parte do texto:

 

3 – No trecho “Um dos processos por que passam é mais lento no sal grosso. ”, a forma destacada poderia ser substituída por:

a) com o qual

b) pelo qual

c) ao qual

d) do qual

 

4 – Em “Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes, por exemplo. ”, a palavra grifada indica a ideia de:

a) tempo

b) modo

c) lugar

d) condição

 

5. Assinale a passagem em que a vírgula sinaliza o deslocamento de uma oração:

a) “O sal refinado, ou normal, e o sal grosso são a mesma substância (cloreto de sódio). ”

b) “Por isso, ele fica com cristais maiores que o sal comum. ”

c) “Na hora de comer, a principal diferença está na sensação que os pedaços maiores [...]”

d) “Os grandes parecem explodir na boca quando são usados em carnes, por exemplo. ”

 

LÍNGUA INGLESA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  MARTA     TURMA 81


In The Name Of Love (feat. Bebe Rexha) - Martin Garrix

1.Ouça a canção e complete as lacunas com os pronomes pessoais (personal pronouns) que estão nos corações ao lado.




If ___ told ___ this was only gonna hurt                                                                                                         You

Reservado:  I

If ___ warn ___ that the fire's gonna burn

Would ___ walk in? Would ___ let me do ___ first?

Do ___ all in the name of love                                                                                                                                                                           

Reservado: It

Would ___ let me lead ___ even when you're blind

In the darkness, in the middle of the night

In the silence, when there's no one by your side

Reservado: We

Would ___ call in the name of love

In the name of love, name of love (8 x)

In the name of love, name of love

If ___ told you ___ could bathe in all the lights

Would ___ rise up, come and meet me in the sky?

Would you trust me when you're jumping from the heights?

Would ___ fall in the name of love?

 

2.Analise as palavras entre parênteses e grife aquela que aparece

na letra da canção.

 

When there's madness, when there's poison in your (head/bread)

Caixa de texto:

When the sadness leaves you broken in your (bed/pet)

I will (hold/told) you in the depths of your despair

And it's all in the (name/same) of love

In the name of love, name of love (8 x)

I wanna testify

Scream in the holy (light/night)

You bring me back to (life/lie)

And it's all in the name of love

I wanna testify

Scream in the holy light

You bring me back to life

And it's all in the name of love

In the name of love, name of love (8 x)

https://www.letras.mus.br/martin-garrix/name-

of-love/traducao.html

 

 3.No verso: “When there's madness…” o verbo destacado está:

a. no plural

b. no singular

 

 4.Analise:” When there's madness, when there's poison in your head…” Podemos observar a ocorrência do there to be duas vezes acima, indicando que esta oração está na forma:

a. afirmativa

b. negativa

c. interrogativa

 

 5.Traduza o título da canção. Se possível utilize um dicionário.

____________________________________________________________________

 

 6.O tema tratado na canção é sobre:

a. um amor impossível.

b. as loucuras que uma pessoa poderia realizar em nome do amor.

 

7.Analise os versos abaixo, em seguida, encontre a tradução adequada para cada um deles.

 

A. “Do it all in the name of love…”

 

(   ) Você apelaria em nome do amor?

B. “Would you call in the name of love?”

 

(   ) No escuro, no meio da noite.

C. “In the darkness, in the middle of the night…”

(   ) Você cairia em nome do amor?

D. “Would you fall in the name of love?

 

(   )Fazer tudo em nome do amor...

E. “When there's madness, when there's poison in your head…”

(   ) E é tudo em nome do amor.

F. “And it's all in the name of love…”

(  ) Quando há loucura, quando há veneno em sua cabeça.

 

8.  And you? What would you do in the name of love? Responda em português.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


LÍNGUA ESPANHOLA -  EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  ALINE     TURMA 81


Alfabeto em espanhol


 

 Agora que você já conhece o alfabeto vamos memorizá-lo? Vale criar uma música, cantar embaixo do chuveiro, tudo o que for possível para auxiliá-lo. A tarefa é decorar o alfabeto todinho. 

Bons estudos :)

 


MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  MARISTELA     TURMA 81


Calcule e responda:


1.    Qual é a sua altura em pés e polegadas? Usar 1 pol. = 2,54 cm e 1 pé = 0,3048 m.

 

2     . Usando a de noção de 1 milha = 1,61 km, calcule o número de quilômetros em 5 milhas.

 

3.Em uma partida de futebol americano, um jogador percorreu 28 jardas em um lance. Determine quantos metros ele percorreu.

1     jarda ---------- 0,91 metros

 

    4. Em um jogo de futebol, um jogador lançou a bola por, aproximadamente, 35 metros. Calcule esse lançamento em jardas.

 

 

       5. A figura abaixo  é a planta baixa de dois cômodos de uma casa, um quarto e a área de serviço.  Sabendo que as portas medem 70 cm de largura, responda:

 


a)     Qual é o perímetro dos dois cômodos juntos?

  

b)     Sabendo que será colocado rodapé nos dois cômodos. Quantos metros de madeira serão necessários?

 

 

c)     Se na sua sala de aula fosse trocado o rodapé. Quantos metros de madeira seriam necessários? (Efetue as medições necessárias).

 


Exercícios de conjunto dos números inteiros.  Conquiste os desafios!

1.    Selecione os números opostos:

____+15 e -15

____-14 +14

____+9 e -9

____-4 e +2

 

 

2.    Qual é o número:

A) Simétrico de +10? 

B) Oposto de 0? 

C) Oposto de -6? 

D) Simétrico de -15? 



3.    Leia este texto antes de resolver o exercício:

O sinal de menos colocado antes de um número indica o seu oposto. Assim:

-11 é o oposto de 11;

-(+9) é oposto de +9; portanto: – (+9)= -9;

-(-6) é o oposto de -6; portanto: -(-6)= +6= 6

O oposto de 0 é o próprio 0

Descubra qual é o número:

A) -(-1) =   

B) -(-4) =   

C) -(+8) =  

D) -(+3) =  


4.    Em cada item, compare os números e complete as lacunas com o sinal <(menor) ou >(maior):

A) +20 +30

B) -20  -30

C) +20 -30

D) -20  +30

  

Exercícios de adição e subtração com números inteiros.

 

5. Calcule:

A)  45 – 35 – 25 -15 = ____   

B)  – 35 + 15 – 25 + 5 = ____

C)  – 5 + 25 – 35 + 15 = ____

D)  5 – 35 + 15 – 45 =  ____  


 

6. Calcule.

A)  (+6) – ( -3) = ____

B)  (+4) – ( -9) = ____

C)  (+10) – ( +3) =____

D)  (+8) – ( +9)  = ____

E)  (-17) – ( -3) =____  

F)  (-9) – ( +10) = ____

G)  (-8) – ( -12) = ____

H)  (-1) – 2 =  ____       


 

7.    Elimine os parênteses e calcule:

A)  (+3) + (-2) + (+1) =  ___

B)  (-7) – (+2) – (-4) = ___

C)  (-3) + (-5) – (-6) = ___

D)  10 – (-4) – (+6) =  ___

E)  (-20) + (-10) + (+5) = ___


 

8.    Qual é o sinal: + ou – ? Descubra o sinal que deve ser colocado no lugar de cada lacuna para que as igualdades fiquem corretas.

 A)  (-8)____ (-13)= -21

 B)  (-9)____ (+9)= -18

 C)  (- ) ___ (-2) ___ (+1)= -6

 D)  (-2)___ (+2)___ (-2)___ (-4)= -2

 E)  (-1) ____ (-1)____ (-1)= -1

 F)  (-3) ___ (+2)= -5

 

 

9.    Que número deve ser colocado no lugar de cada lacuna?

A)  15 – ___= 10

B)  5 – ___ = 10

C)  0 – ___ = 10

D)  (-5) – ___ = 10

E)  (-15) – ___ = 10

F)  (-20) – ___ = -10

G)  (-10) – ___ = 10

H)  0 –  ___  = -10

I)  10 – ___ = -10

J)  20 – ___   = -10

 

 

Exercícios de multiplicação e divisão com números inteiros.


10. Calcule os produtos:

A)  3 . (-5) =  ____ 

B)  (-4) . 8 =____    

C)  4 . (-25) =  ____

D)  (-10) . 33 =____

E)  20 . (-36) =  ____

F)  (-45) . 6 =  ____  

G)  111 . (-2) = ____

H)  (-300) . 50 = ____

 

11. Calcule as expressões abaixo e responda:

A) 5 – 4. (-3) = 

B) (-5) . 4 – 3 = 

C) 5 . (-4) – 3 = 

D) (-4) . 6 + 20. (-1) = 

E) (-8). (-4) – 10 . 3 = 

F) 3. (-7) + (-6). (-5) – 2. (-1). (+8) = 

Qual delas apresenta o resultado de maior valor absoluto? 


 

12. Qual é o quociente?

A) (+36) : (+9) = 

B) (+55) : (-5) =   

C) (-27) : (+3) =   

D)  (-40) : (-4) =   

E)  (+15) : (-1) =   

F)  (-26) : (-26) =  

G ) 63 : 21 =    

H)  48 : (-8) =   

I)  (-85) : 5 =    

 

13. Calcule as expressões:

A)  10 : 5 – 4 = 

B)  (-3) + 12 : 4 = 

C)  (-2) + 3 . 5 – 12 : 6 = 

D)  (-16) : 4 . (-4) = 

E)  4 . 8 : (-2) = 


HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  CICÉLIA     TURMA 81


Leia com atenção os textos e responda

1-      Como ocorreu a industrialização nos Estados unidos?

2-      Em que ano se iniciou a política econômica japonesa?

3-      Qual o imperador que impôs a política econômica japonesa?

4-      Qual foi a grande arrancada do japão? E quais as iniciativas tomadas pelo imperador?

5-      O trabalho e a vida nas cidades industriais, Quais foram as consequências relacionadas as péssimas condições de trabalho nas fábricas? Que estão descritas no texto.

6-      Descreva os fatores da expansão colonial capitalista?


GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  CICÉLIA     TURMA 81


  • O que se entende por globalização? Em que aspectos você observa a Globalização no seu dia a dia?
  • O Brasil apresenta uma grande diversidade cultural e, em meio a essa diversidade, observa-se  inúmeros contrastes. Escreva sobre isso:


CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  BEATRIZ     TURMA 81

1. Tecido ósseo:

        O tecido de sustentação do organismo. Caracteriza-se por sua rigidez, que dá a devida conformação ao corpo do animal. É o principal formador dos ossos.

         Pesquisar:

         - o nome das células ósseas;

         - a composição dos ossos;

         - a estrutura óssea;

         - no interior dos ossos encontramos a medula óssea amarela e a vermelha, citar as funções delas para o organismo.

 

2. Tecido sanguíneo;

         É formado pelo plasma (parte líquida) e pelos elementos figurados ou células (hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas).

          Pesquisar:

           - a composição do plasma;

           - os elementos figurados – hemácias, leucócitos e plaquetas (citar suas características e funções).

 

Observação: o trabalho deverá ser escrito a mão.


ENSINO RELIGIOSO – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVIA    TURMA 81


  Vamos ver nesta atividade sobre o tema Paz.


     O que é a paz para você? 

Paz significa um estado de tranquilidade e calma.


Temos 3 tipos de paz que são:

  1. Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)

  2. Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)

  3. Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)



1) Faça um pequeno texto falando sobre a paz.



     2) Complete os pensamentos:


    a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/

    b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/

    c) Eu me sinto em paz quando___________________________/

    d) As pessoas tem que ter mais__________________________/

     e) O mundo precisa de ________________________________/

     f)  Para viver uma vida tranquila temos que _________________/

     g) Paz é___________________________/

Buscar a paz

Vamos continuar com o tema sobre a paz.

1.Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).

2. Elabore algumas frases sobre o tema PAZ.

3. Procure e escreva um trecho de uma música ou poema que fale sobre a paz.


 

PROJETO DE VIDA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE SOARES     TURMA 81

    

    Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.

E podemos? Claro que sim.

     Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também  a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.

 

        Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?

 

(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:

 

HORA DE LER SOBRE OS FATOS:


Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

        Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.

Por G1

31/05/2020 11h56  Atualizado há uma semana

         Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.

        No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

         O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.

 

Veja a cronologia do caso:

 

·         25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.

·         26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.

·         27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.

·         28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.

·         29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.

·         30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.

·         Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.

 

Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:

1.     O que é racismo para você?

 

2.     Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.

 

3.     O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.

 

4.     Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?

 

5.     Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.

6.   Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver  egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?

 

7.   A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo.  De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista.  A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.


Para saber mais:

(...) A primeira Constituição brasileira

 

        O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.

        Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.

        Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.

        A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).

 

 

Referências Bibliográficas:

G1 portal de notícias, disponível em   https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.

 

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

 conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.

VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.

 

Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso

 em: Maio de 2014.



EDUCAÇÃO FÍSICA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA JULIANA     TURMA 81


                                                 Esportes de aventura

    Os esportes de aventura são a grande paixão de quem gosta de ter uma vida agitada, alegre, descontraída e cheia de energia. Afinal de contas, as sensações obtidas ao passar por essas experiências são inigualáveis.

    Se você está entre os fãs deste tipo de esporte, saiba que opções não faltam, seja no mar, na terra ou no ar. Confira as vantagens que isso pode lhe proporcionar e as alternativas disponíveis!

BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELOS ESPORTES DE AVENTURA

    Sentir a adrenalina já é uma vantagem e tanto, já que essa é uma sensação única, mas quem pratica esse tipo de esporte pode ganhar em ainda outras áreas. Algumas das principais vantagens são as seguintes:

·             Torna-se mais fácil lidar com as situações estressantes e complicadas do dia a dia, já que os esportes de aventura levam seus praticantes a quebrar os limites físicos e mentais graças a mudanças na forma de pensar e reagir. Assim, o cotidiano tende a tornar-se mais tranquilo e confortável.

·             Tais esportes também ajudam a lidar com o medo e encarar esse tipo de situação quando for preciso, além de permitir extrair o melhor de cada uma delas.

·             Ao praticar esportes radicais, é possível trabalhar com diferentes músculos do corpo do que os que já está habituado, o que pode trazer um leve desconforto no começo, mas resultar em maior resistência e mobilidade, o que, por sua vez, ajuda na realização de outros exercícios.

·             A melhoria na autoconfiança é nítida, já que os esportes radicais são repletos de desafios, e conseguir realizá-los traz uma dose adicional de motivação que influencia positivamente nas demais atividades da vida.

·             A queima de calorias é outro benefício que torna os esportes radicais ainda mais indicados. Andar uma hora de skate, por exemplo, queima 500 calorias por hora, o que ajuda a gastar as reservas de energia do corpo e, assim, perder peso.

 

Trabalho para entregar:

 Pesquise e escolha uma modalidade dos esportes de aventura.

Elabore um trabalho bem completo, falando da modalidade escolhida.

 

Um Bom trabalho!



ARTES – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA JULIANA     TURMA 81


Os diferentes tipos de balões nas histórias em quadrinhos

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO


       O balão nas histórias em quadrinhos tem o papel de ligar dois elementos, a palavra e a imagem. Todavia, mesmo antes de ler o conteúdo do balão, o leitor já tem pistas do que se passa na cena, se é um sonho, se o personagem está falando em tom de voz normal ou grita e até mesmo se utiliza algum aparelho eletrônico.

       Como resume Roberto Elísio dos Santos, “o balão não serve apenas para acolher a ‘fala’ ou ‘pensamento’ dos personagens. Também indica o estado emocional de seu emissor“.

       A alteração na linha que delimita o balão aponta para diferentes situações. A ilustração abaixo apresenta alguns dos tipos de balões mais usados e seu significado:


        COMO PODEMOS OBSERVAR ACIMA, O DIÁLOGO DEVE SER FEITO EM LETRAS MAIÚSCULAS E DE FORMA, NA MAIORIA DAS VEZES:

        EXEMPLOS EM DIÁLOGOS:


ATIVIDADE: 


1. CRIE OS DIÁLOGOS PRESTANDO ATENÇÃO AO FORMATO DO BALÃO, USE LETRAS MAIÚSCULAS E DE FORMA. OUTRA OBSERVAÇÃO, ABAIXO SÃO 3 HISTORINHAS DIFERENTES, ENTÃO CRIE 3 DIÁLOGOS DIFERENTES:
































BOM TRABALHO!



ATIVIDADES PRIMEIRA  ETAPA DE JUNHO:

ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:

       OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)

        ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL  PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.

            DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:



COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE:                             MÊS DE JUNHO DE 2020

DISCIPLINA:

PROFESSOR:


****************************************



GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA 
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA 


1ª SEMANA DE JUNHO:


O que se entende por globalização? Em que aspectos você observa a 

Globalização no seu dia a dia? 



2ª SEMANA 

O Brasil apresenta uma grande diversidade cultural e, em meio a essa diversidade, observa-se inúmeros contrastes. Escreva sobre isso: 





LÍNGUA ESPANHOLA – EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Aline Aguiar 

01 a 06 de junho 


El pequeño planeta perdido 

        Cierta vez enviaron a unhombrealespacioendirección a un planeta perdido. 

        Era un planeta tan distante pero tan distante que elcombustible se terminócuandoelcohete por finllegó a sua destino. 

     Y era un planeta pequeñoubicadoenmediodelespacio no se sabe enquégalaxianienquéconstelación. 

        El astronauta caminó por todo el planeta y diolavuelta al mundo en menos de ochentapasos( es que el planeta no teníanirío , ni mar, nimontañas). Y viéndosetan solo el astronauta gritó: 

        ¡Socorro! 

        ¿Dóndeestoy? ¿Quéhago aqui? ¿Quiénsoy? 

Ziraldo. El pequeño planeta perdido. São Paulo: Melhoramentos, 2006.p.25.(fragmento) 


Responda às perguntas de acordo com o texto. 

1.Quem foi enviado ao espaço e qual era a direção que o personagem da história seguiu? 
a.uma mulher foi enviada ao espaço rumo ao infinito. 

b.um homem foi enviado ao espaço rumo a um planeta perdido. 

c.uma criança foi enviada ao espaço rumo a um planeta perdido. 

d.um homem foi enviado ao espaço rumo a um planeta desconhecido. 


2.Porque o combustível do foguete estava acabando? 
a.porque o personagem esqueceu de reabastecer o tanque. 

b.porque o planeta era distante. 

c.porque o foguete sofreu um acidente ao longo do trajeto. 

d.porque houve um vazamento no tanque. 


3.Onde o planeta estava localizado? 
a.no meio do deserto 

b.no meio do espaço 

c.no meio da galáxia 

d.no meio da constelação 


4.O que fez o personagem ao chegar em seu destino? 
a.andou por todo o planeta e deu a volta ao mundo em menos de oitenta passos.

b.andou por todo o espaço a sua volta. 

c.ficou com medo de sair do foguete e permaneceu lá dentro. 

d.chorou e se sentou triste por estar sozinho. 


CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTO
Professora Beatriz Reis 

PERÍODO: 01 À 06 DE JUNHO. 


CONTEÚDO: (pesquisar sobre os assuntos abaixo relacionados). 

Estudo dos tecidos: 

· Tecido epitelial. 

· Tecidos conjuntivos frouxo e denso. 

· Tecido adiposo. 

· Tecido cartilaginoso. 



EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora Juliana 


Copie ou cole o texto no caderno 

           A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. 

        Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público. 

      As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos.
Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século XIX começaram a aparecer danças mais sensuais, como o maxixe e o tango. Assim como vários outros aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se misturando. 

Atividades: 

1) O texto acima fala brevemente sobre a cultura da dança. Escolha uma modalidade artística da dança e faça um trabalho, falando sobre.Ex. ( cultura, música, onde surgiu, como é praticada) deverá ser entregue, com capa digitado ou escrito a mão. 

2) Fale um pouco em seu caderno sobre as principais danças aqui no Brasil. ( escolha três e fale um pouco de cada) 



HISTÓRIA –EDUCAÇÃO REMOTA 
PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER


Leia com atenção os textos e responda

1 - Faça um resumo sobre quais mudanças a segunda Revolução Industrial trouxe para a economia e para a sociedade dos países Industrializados?

2 - Descreva o processo Bessemer em 1856.?

3- Sobre o Motor de combustão interna?

4- Dínamo?

5 - Descreva sobre a modernização na Alemanha?

 

LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA

Professora: Marta Alves da Rocha.


Atividade 01- Junho


Leia o texto e responda as questões


O VELHO, O MENINO E O BURRO

    Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:

    – Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!

    O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:

    – Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!

    O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram:

    – Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada! Depois dessa, o velho não teve dúvidas.

    Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro. Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas.

    Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.


1 – Escreva qual a ‘sua’ opinião sobre cada fato que aparece no quadro acima. 

2 – Envolva, no texto, a expressão que traduz o estado do velho, após ouvir os comentários das pessoas sobre o fato de o velho e o menino seguirem pela estrada montados num burro. O que essa expressão tem a nos dizer? 

3 – Risque a palavra que foi utilizada para caracterizar o velho: “– Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!”. Esse trecho é um fato ou uma opinião? Justifique a sua resposta. 

4 – Qual foi o comportamento do velho ao longo da narrativa, diante dos comentários das pessoas? 

5 – O texto transmite um ensinamento ao leitor. Qual? 

6- Você concorda com o que se deseja transmitir? Justifique sua resposta. 


Atividade 02- Junho 

Leia o texto e responda as questões referente às classes de palavras. 


Bullying nas escolas 

        O bullying é um fenômeno que não faz distinção de camadas sociais e está presente em escolas públicas e particulares do mundo inteiro.Tem características semelhantes em qualquer país, mas no Brasil tem uma particularidade: só aqui a maioria dos casos ─ 21% ─ ocorre dentro da sala de aula, e não no pátio da escola. É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância. O estudo é o primeiro a abranger escolas de todas as regiões do País: foram ouvidos 5.168 alunos, entre 5ª e 8ª série, professores, gestores de instituições de ensino e familiares de estudantes. Responsável pela aplicação e análise dos dados da pesquisa, Cléo Fante, consultora educacional e pioneira em estudos brasileiros sobre o bullying, ressalta que tanto o aluno-vítima quanto o agressor tendem a baixar seu rendimento escolar. O primeiro porque passa a maior parte do tempo angustiado, o segundo porque se distrai mais. 

(Fragmento de https://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/bullying-nas-escolas) 


1. Apesar de a palavra “bullying” ser uma palavra estrangeira, no contexto em que aparece, na primeira linha do texto, pode ser classificada como: 

a) uma palavra substantivada. 

b) um advérbio de modo. 

c) uma locução adjetiva. 

d) um verbo no gerúndio. 

e) uma palavra adjetivada. 


2. As palavras “públicas” e “particulares” (linha 2) são classificados como: 

a) substantivos. 

b) adjetivos. 

c) locuções adjetivas. 

d) locuções adverbiais. 

e) verbos. 


3. O número 21 que acompanha a porcentagem (linha 4) é considerado de acordo com a morfologia: 

a) numeral ordinal. 

b) numeral fracionário. 

c) numeral cardinal. 

d) numeral multiplicativo. 

e) numeral explicativo. 


4. Analise as afirmativas a seguir de acordo com esse trecho do texto: 

“É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância. ” 

I – As palavras em negrito são verbos com o tempo no presente. 

II – A palavra “uma” é artigo indefinido, pois a intenção não é indicar quantidade. 

III – A palavra “direitos” é um adjetivo que caracteriza infância. 

De acordo com as afirmações acima, a única que traz o que não é correto é: 

a) I, II e III. 

b) I e II. 

c) II. 

d) I e III. 

e) III. 


5. A palavra porque quase no fim do texto é classificada como: 

a) substantivo. 

b) adjetivo. 

c) conjunção. 

d) preposição. 

e) interjeição. 


6. Escreva quais as classificações das palavras que compõe “nas” no título do texto: 


Atividade 03- Junho 

Notícias 

       Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo? 
       Quais assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade? 
      Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas? 
    O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento? 


Gênero Textual Notícia 

    A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. 
    Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. 
    Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. 

                Características da Notícia 

    As principais caraterísticas do gênero textual notícia são: 

-Texto de cunho informativo 

-Textos descritivos e/ou narrativos 

-Textos relativamente curtos 

-Veiculado nos meios de comunicação 

-Linguagem formal, clara e objetiva 

-Textos com títulos (principal e auxiliar) 

-Textos em terceira pessoa (impessoais) 

-Discurso indireto 

-Fatos reais, atuais e cotidianos 


                Estrutura e Exemplo de Notícia 

    Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em: 

                Título Principal e Título Auxiliar 

    A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo: 

Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal) 
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar) 

Lide 

    Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque? 
    Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo: 
    O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro. 

        Corpo da Notícia 

    Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo: 
    Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby. 
      Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo. 

Notícia e Reportagem 

    Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter. 
    Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor. 

Exercícios: 

1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia? 

2. A notícia é encontrada geralmente em que suportes? 

3. Aponte as principais características do gênero textual notícia. 



LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA 
Professora: Marta Alves da Rocha. 

Atividade 01- Junho 


ATIVIDADE DE INGLÊS (INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO): TIRINHA 

Leia o texto abaixo para responder as próximas 6 (seis) questões:


1ª) Qual o gênero do texto?

a) Cartoon

b) Fable

c) Poem

d) Comic strip

e) Magazine cover

 

2ª) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.

a) A house, a dog and a cat.  

b) A time, a house and a cat. 

c) A man, a dog and a cat.

d) A man, a dog and house.

e) A man, a house and a dog.

 

3ª) A característica do homem apresentada na tirinha no segundo balão é

a) gordo.

b) feliz.

c) triste.

d) magro.

e) alto.

 

4ª) The personage who ate breakfast was

a) the man.

b) the woman.

c) the dog.

d) the house.

e) the cat.

 

5ª) O humor está presente no texto porque

a) o gato achou a história contada pelo seu dono familiar.

b) o gato percebeu que o cachorro ficou sem comer.

c) o homem ficou revoltado com a atitude do gato.

d) o cachorro ficou sem entender nada que seu dono falou.

e) a família do homem resolveu comprar chinelos.

 

6ª) Associe as palavras do texto com suas respectivas traduções:

(A) slippers               (   ) homem

(B) house                 (   ) manhã

(C) with                     (   ) gordo

(D) man                    (   ) chinelos

(E) fat                        (   ) com

(F) morning               (   ) casa

A sequência que completa corretamente os parênteses acima é

a) D / F / A / E / C / B

b) D / F / E / A / C / B

c) B / F / E / A / D / C

d) F / D / E / A / C / B

e) C / B / E / A / D / F


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA: 

PROFESSORA  MARISTELA LUCIANO


01 DE JUNHO A 13 DE JUNHO

 

    PESQUISAR E RESPONDER CADA QUESTÃO ABAIXO. RESPOSTAS DE NO MÁXIMO 10 LINHAS.

 

1)     O que são Números Palíndromos ? Dê cinco exemplos.

    2)    O que são Palavras Palíndromos?     Dê cinco exemplos.

    3)    O que são Frases Palíndromos?        Dê dois exemplos.

    4)    Quando começa um século?

    5)    Quem descobriu o Teorema de Pitágoras?

    6)    Qual a origem da palavra cálculo? 

    7)    O que é uma escala?

    8)    O que é uma Polegada (unidade)?  Qual o símbolo?

    9)    Onde usamos a polegada no nosso dia a dia?

   10) O que é um Pé (unidade)?

  11) O que é uma Jarda (unidade)? Dê um exemplo de onde se usa a Jarda.

   12) O que é uma Milha? Dê um exemplo de onde é utilizada a Milha.

   13) Qual o Dia Nacional da Matemática e porque...

   14) Qual a origem do traço no meio do número 7...

   15)  O são Pirâmides?

   16)  Quais as três principais pirâmides existentes?

  17)  Abaixo seguem três modelos de pirâmides, com base triangular, base quadrada e pentagonal. Pinte, recorte e construa as pirâmides.

 

 OBS: Os trabalhos deve ser entregues em folhas, devidamente identificadas. Em pastas/sacos plásticos. As pirâmides em uma caixinha, também com identificação. A data de entrega combinamos posteriormente. Passarei no grupo de whatsapp

ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA

PROF. SILVIA


COPIE E RESOLVA NO SEU CADERNO:

                      



PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA     
Professora Mariane Soares

De 01 a 13 de junho de 2020



(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)

 

            Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância?

            

        Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras. Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida.

        Um planejamento de qualidade ainda garante:


  • Reflexão sobre a sua vida;
  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Viabilização de novas alternativas;
  • Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
  • Comprovação do que é prioridade;
  • Aumento da produtividade.

        Nesse sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva. Masantes disso tudo, você precisa aprender a se organizar....

       Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para estudar, para isso vocêirá planejar seus horários de estudo e se organizar para fazer as atividades propostas. 

      Você criará uma tabela de horários das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários, se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua planilha.

     Ao final deste período (de 1 a 13 de junho),você fara um relatório  diário de estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou suas dúvidas...

     Por fim explanará (no relatório),como a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto.

   A planilha com seus horários,suas anotações diárias e o conclusões,  será entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1,  deve ser separado das demais disciplinas. Ao estudo!!



EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA   TURMA 81

LEIA COM ATENÇÃO

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos.

Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século XIX começaram a aparecer danças mais sensuais, como o maxixe e o tango. Assim como vários outros aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se misturando.

Atividades:

1)   O texto acima fala brevemente sobre a cultura da dança. Escolha uma modalidade artística da dança e faça um trabalho, falando sobre.

Ex. ( cultura, música, onde surgiu, como é praticada) deverá ser entregue, com capa digitado ou escrito a mão.

2)   Fale um pouco  sobre as principais danças aqui no Brasil. ( escolha três e fale um pouco de cada)

 

ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE BERGER


História em Quadrinhos

       As histórias em quadrinhos integram os 11 tipos de arte reconhecidos no mundo. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.


O que é História em Quadrinhos?

       História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.

       Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

 

Linguagem verbal

       A linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.


Linguagem não verbal

Onomatopéia

      Onomatopéia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.

     Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos.


EXEMPLO:

·         Tic-tac: som do relógio

·         Toc-toc: som de bater na porta

·         Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando

·         Buááá: ruído de choro

·         Atchim: barulho de espirro


        ATIVIDADES:


1. EM UMA FOLHA DE OFICIO OU DESENHO, DOBRE ELA AO MEIO. DE UM LADO ESCREVA O TITULO LINGUAGEM VERBAL E DO OUTRO LINGUAGEM NÃO VERBAL. PESQUISE EXEMPLOS E LISTE ABAIXO DE CADA UM. NO CASO DO NÃO VERBAL DESENHE:


2. CONFECÇÃO DE UM LIVRINHO:

  • PEGUE DUAS FOLHAS DE OFICIO, DOBRE-AS AO MEIO E GRAMPEIE COMO SE FOSSE UM LIVRO. 

  • FAÇA A CAPA CONFORME O MODELO ABAIXO. 



  • DEPOIS PESQUISE 5 ONOMATOPEIAS, DESENHANDO UMA EM CADA PÁGINA(NÃO DESENHE ATRÁS DA CAPA). 

  • NÃO ESQUEÇA DE OCUPAR O ESPAÇO DA FOLHA DESENHANDO GRANDE. 

  • PINTE BEM COLORIDO














Nenhum comentário:

Postar um comentário