COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA
EDUCAÇÃO REMOTA:
ATENÇÃODEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É, E A QUE TURMA PERTENCE :
COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJAEDUCAÇÃO REMOTA
NOME:
SÉRIE/TURMA:
DISCIPLINA:
PROFESSOR: JULHO - 1º PARTE
EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.
Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.
BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!
ATENÇÃO ALUNOS:
Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade criada dentro das disciplinas, chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE
JULHO
LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO
REMOTA
Turma:61 Professora: SILVANA
1)Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às
questões interpretativas propostas:
Coalas: uma espécie em perigo?
O número de coalas vem diminuindo drasticamente. A fundação australiana
AKF, Australian Koala
Foundation, estima que existam menos de 100 mil coalas na natureza.
Desde a colonização da Austrália, segundo dados da AKF, mais de 80% das áreas
com eucalipto foram destruídas, além da prática de caça aos coalas para o
uso de sua pelagem.
Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem sido o crescimento
urbano, que leva ao desmatamento de várias florestas (seja para o cultivo de
alimentos, construção de casas ou fábricas, entre outros fins), onde os coalas
vivem, ocasionando a perda de habitat e o aumento da competição por comida e
território para os coalas restantes.
Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de eucalipto ficam doentes e
morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível para os coalas. Além
disso, a Austrália enfrenta longos períodos de seca, que são difíceis para os
coalas, também ocasionando incêndios, principalmente no verão.
Quando as florestas são desmatadas ou pegam fogo, muitos coalas fogem e
morrem atropelados, ou atacados por cachorros e gatos. Se sobrevivem, sofrem
períodos de estresse e são afetados por doenças, como conjuntivite. Na
natureza, o dingo – uma espécie de cachorro selvagem – é um dos poucos
predadores do coala, embora não represente uma grande ameaça aos coalas
adultos.
Atualmente, os coalas são encontrados na parte oriental da Austrália,
tanto livres na natureza, quanto em santuários criados nos estados de Victoria
e Queensland. Entretanto, apesar dos esforços em construir áreas de proteção, a
interferência do homem no meio ambiente ainda é o maior problema enfrentado
pelos coalas.
Questão 1 – Segundo a autora do texto, “o número de coalas vem diminuindo
drasticamente”. Em outras palavras, pode-se dizer que:
(
) o número de coalas vem reduzindo rapidamente.
( ) o
número de coalas vem reduzindo aparentemente.
( ) o
número de coalas vem reduzindo desordenadamente.
Questão
2 – Em “Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem
sido o crescimento urbano […]”, a expressão sublinhada indica, em relação ao
fato, uma circunstância de:
( ) lugar.
(
) tempo.
( ) intensidade.
Questão 3 – No trecho “[…] onde os coalas vivem […]”, o pronome “onde”
retoma:
(
) “várias florestas”.
( ) “casas”.
(
) “fábricas”.
Questão 4 – Releia:
“Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de
eucalipto ficam doentes e morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível
para os coalas.”
A
parte destacada indica:
( ) causa.
( ) condição.
( ) consequência.
Questão 5 – Na frase “são difíceis para os coalas”, a autora do texto
refere-se:
(
) à morte de eucaliptos na Austrália.
(
) aos longos períodos de seca na Austrália.
(
) aos incêndios ocorridos, sobretudo, no verão na Austrália.
Questão 6 – De acordo com o texto, “muitos coalas fogem e morrem
atropelados, ou atacados por cachorros e gatos”, quando:
(
) “as florestas são desmatadas ou pegam fogo”.
(
) “sofrem períodos de estresse e são afetados por doenças”.
(
) “são encontrados na parte oriental da Austrália”.
Questão 7 – O trecho “uma espécie de cachorro selvagem”:
(
) critica o dingo.
(
) interpela o dingo.
(
) apresenta o dingo.
8)
Responda de acordo com o texto: Coalas: Uma espécie em perigo?
a) O que acontece quando os coalas sobrevivem dos ataques de cachorros e
gatos?
b) Qual o maior problema que os coalas enfrentam nos últimos anos?
c) Quantos parágrafos possui o texto?
9) Complete de acordo com o texto.
a) Atualmente, __________________________________________Austrália.
b) O número de coalas vem diminuindo________________________/
c) O __________ uma espécie de_____________,_______________/
10) Acentue as palavras:
a) Varios
b) fabricas
c) especie
d) Santuarios
e) Australia
Sinais de Pontuação são sinais
gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a
função de desempenhar questões de ordem estílica.
São eles: o ponto (.), a vírgula (,),
o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto
de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) )
e o travessão (—).
Como usar e exemplos
Ponto ( .)
Sr. João, lamentamos informar que o seu voo
foi cancelado.
Vírgula (,)
A
vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode
mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A
vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como
para separar o aposto e o vocativo.
Exemplo:
Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.
Ponto e Vírgula (;)
O
ponto e vírgula serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e
para separar uma relação de elementos.
É
um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores, já que ora representa uma
pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto.
Exemplo:
Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das
montanhas.
Dois Pontos (:)
Esse sinal gráfico é utilizado antes
de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.
Exemplo:
Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração,
multiplicação e divisão.
Ponto de Exclamação (!)
O
ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que
denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto.
Exemplo:
Que horror!
Ponto de Interrogação (?)
O
ponto de interrogação é utilizado para interrogar, perguntar. Utiliza-se no
final das frases diretas ou indiretas-livre.
Exemplo:
Quer ir ao cinema comigo?
Reticências (...)
As
reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o
sentido vai muito mais além do que está expresso na frase.
Exemplo:
Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças…
Aspas (" ")
É
utilizado para enfatizar palavras ou expressões, bem como é usada para
delimitar citações de obras.
Exemplo:
Satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia o “bom”.
Parênteses ( ( ) )
Os
parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação
acessória.
Exemplo:
Cheguei à
casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá.
Travessão (—)
O
Travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do
texto bem como para substituir os parênteses ou dupla vírgula.
Exemplo:
Maria -
funcionária da prefeitura - aconselhou-me que fizesse assim.
11. O texto abaixo precisa de pontuação. Pontue-o
adequadamente.
Acordei
às oito e pouco da manhã atrasada como sempre e peguei o ônibus com as minhas
amigas Ana Maria e Bia e fomos para a escola
A
Ana que gosta de ir à janela pediu para a Maria trocar de lugar com ela a Maria
que estava cheia de calor disse que preferia ficar onde estava ambas ficaram
chateadas logo cedo
Li
um cartaz que anunciava Feira de Livros Usados Vamos Mas ninguém me deu
resposta, nem sequer a Bia Que começo de dia
Na escola aulas apresentações de trabalhos Sim não lembrava
que a professora devolveria as provas corrigidas
Ninguém
sai da sala até que eu termine de dizer o resultado de todos
Quando chegou minha vez
Estou decepcionada
E entregando o meu teste completou Teve o
melhor resultado da turma
12) Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
( ) Os dois irmão, queriam viajar pela Europa.
( ) A todos os meus amigos, desejo felicidades.
( ) Hoje, às 20h, no auditório principal,
decorrerá a cerimônia de entrega dos prêmios.
( ) Vim, rapidamente, tentar resolver a
situação.
LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: SILVANA
Atividades sobre as horas.Hours – (Horas)
Diferente
do sistema contínuo de contagem de horas do Brasil, na grande maioria dos
países que falam a língua Inglesa, existem outras formas de falar, ler e escrever as
horas em inglês.
O tipo
de contagem utilizada é o Sistema de Relógio de 12 horas que divide o dia em
duas partes, sendo que a.m. se refere a parte do dia antes do meio dia (midday)
e p.m. após o meio dia e antes da meia noite (midnight).
a.m.
(anti meridian): primeira parte do dia: meia noite ao meio dia
Exemplo:
- It’s 7 a.m. It’s time
to study. (São sete horas da manhã. É hora de estudar)
- It’s 9 a.m. It’s time
to go to the club. (São nove horas da manhã. É hora de ir para o
clube)
p.m.
(post meridian): segunda parte do dia: meio dia a meia noite
p.m. – depois do meio-dia
a.m. – antes do meio-dia
- Exemplo: It’s 5 p.m. It’s time
to go home. (São cinco horas da tarde (dezessete horas). É
hora de ir para casa)
- It’s 10 p.m. It’s time
for dinner. (São dez horas da noite (vinte horas). É hora
de jantar.
Observação: É
interessante mencionar que as horas em inglês são utilizadas no singular, por
isso, será utilizado “it’s” (É) para indicar as horas.
Na
língua Inglesa, outra forma de indicar horas cheias é utilizar a expressão
“o’clock”: ( hora exata )
- It’s seven o’clock (São
sete horas)
- It’s nine o’clock (São
nove horas)
forma
britânica: Usa-se “past” para indicar os minutos até o limite de meia-hora
e usa-se o “to” para indicar os minutos até completar hora cheia.
Exemplo:
- 02:05 It's five past two. ( São five minutos passado das duas
horas.)
Algumas
das expressões utilizadas para expressar as horas em inglês são:
What is the
time? (Qual é a hora?)
What time is it? (Que horas são?)
1)
Observe os relógios e escreva as
horas por extenso.
1) Faça relógios marcando as seguintes horas:
a) 4:00
b) 8:00
c) 10:00
d) 5:15
e) 9:30
f) 3:20
2) Escreva as horas em inglês. Siga o modelo:
6:00 It´s six o´clock = São seis Horas.
2:00
11:00
8:00
3:00
23:00
19:00
4:00
13:00
9:00
Midday = Meio dia.
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: ROBERTA
1.Leia com atenção:
Presentaciones
a.
Profesora:
¡Hola, buenos días a todos!
Soy la
profesora Mari.
¿Vamos a
presentarnos?
b.Alumna 1: Mi nombre es Cilene.
Alumna 2: Mucho gusto. Soy Irene.
c. Alumna: ¿Cómo te llamas?
Alumno: Me llamo Daniel. ¿Y tú?
Saludos
a.
Rafael:
¡Hola, Antonio! ¿Qué tal?
Antonio:
Bien, ¿y tú?
Rafael: Voy
tirando.
b.Ana: ¡Hola! Buenas tardes a todos.
Todos:
¡Buenas tardes!
c.
Lucas:
¿Cómo estás, Elena?
Elena: ¡Muy
bien, Lucas!
Despedidas
a.
Simone:
¡Hasta luego, Luis!
Luis:
¡Adiós!
b.Felipe: ¡Hasta mañana!
Todos:
¡Hasta la vista, Felipe!
c.
Hijo:
¡Buenas noches, mamá!
d.Mmmm
Madre:
¡Buenas noches, que duermas bien!
Hijo:
Gracias.
2.Marque F para falso e V
para verdadeiro:
a.
( ) Mari es profesora de Historia.
b.( ) Lucas se
despide de Elena.
c.
( ) Rafael dice: “Voy tirando”. Quiere decir
que está muy mal.
3.O
que falam os personagens segundo os diálogos?
a. Daniel ( ) Gracias.
b.Profesora ( ) ¿Cómo estás , Elena?
c. Antonio ( ) Mucho gusto.
d.Lucas ( ) ¡Hola, buenos días a todos!
e. Felipe ( ) Bien, ¿y tú?
f.
Hijo (
) Me llamo Daniel. ¿Y tú?
g.Irene ( ) ¡Hasta mañana!
4.Complete o diálogo com as
palavras abaixo:
SOY HASTA LUEGO ¿QUÉ TAL?
ENCANTADA MUCHO GUSTO GRACIAS
Carolina: Hola,
___________________________.
Tomás: Bien,
____________________. Este es mi amigo Diego.
Carolina: _______________________.
Diego: ¿Cómo te
llamas?
Carolina:
____________ Carolina.
Diego:
________________________ . ¿Quieres jugar?
Carolina: Ahora
no puedo, tengo clase de natación. Adiós, chicos.
Diego Y Tomás:
_____________________________, carolina.
Atividades retiradas do
livro Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e
Josephine Sánches Hernández. Editora Scipione. 2011
ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO
REMOTA
Turma:61 Professora: SILVANA
ALTRUÍSMO
Significado de Altruísmo
Altruísmo é
o substantivo masculino com origem na palavra em francês altruisme que
indica uma atitude de amor ao próximo ou ausência
de egoísmo.
Também pode ser usada como sinônimo de filantropia.
Uma
pessoa altruísta é
aquela que pensa nos outros antes de pensar em si própria. O altruísmo é uma
das bases de várias doutrinas religiosas, como o Cristianismo, por exemplo. No caso do Cristianismo, o altruísmo é
revelado através do amor ao próximo, um dos mandamentos deixados por Jesus
(João 13:34). Apesar disso, o altruísmo não é uma atitude exclusiva de uma
pessoa que segue uma religião e pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo
uma questão de moral.
Um
indivíduo altruísta não é interesseiro, ou seja, não ajuda os outros com o
objetivo de obter algum benefício em troca. No entanto, existe também o
conceito de altruísmo recíproco, em que uma
pessoa ajuda outra sabendo que no futuro essa pessoa poderá estar em condições
para retribuir o favor.
1)
Responda.
a) Ser altruísta para você é?
b) Você é uma pessoa que gosta de ajudar o próximo? Quem você já ajudou? Qual foi a boa ação que você realizou?
c) Pesquise uma celebridade ou uma pessoa comum, que serve ou serviu de inspiração para ajudar ao próximo.
d) Escreva um pequeno texto colocando sua opinião como o altruísmo é capaz de mudar a vida de uma pessoa. (Pense em um título para seu texto.)
CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: BEATRIZ
SOLO.
- Cuidando do solo.
Os alimentos, com exceção dos peixes
e de outros seres aquáticos, vêm do solo. É nele que crescem as plantas, que os
animais pastam, que são construídas as casas, as escolas e as estradas. É do
solo que se tiram produtos para fazer roupas, calçados, móveis, papel – entre
tantas coisas.
- Componentes do solo:
No solo há grãos minerais, água, ar,
organismos vivos e restos de plantas.
Entre os grãos há espaços, por onde o
ar pode circular, o que permite a respiração das raízes das plantas e de outros
organismos do solo.
Os restos de organismos mortos são
decompostos continuamente por bactérias e fungos, que produzem uma matéria
escura, chamada húmus. À medida que
a decomposição continua o húmus se transforma em sais minerais e gás carbônico.
Resumindo, pode-se dizer que o solo é
composto de uma parte mineral e de uma parte orgânica. A parte mineral é aquela que se originou da desagregação das rochas.
A parte orgânica é formada pela
matéria orgânica em decomposição, constituída por açucares e outras substâncias
que se encontram principalmente nos seres vivos, e pelos diversos organismos
que vivem entre as partículas do solo.
Por baixo da camada superficial do
solo encontram-se fragmentos de rochas. Finalmente, abaixo dessas camadas,
encontra-se a rocha que deu origem ao solo –a rocha matriz.
No subsolo formam-se os lençóis de água, ou lençóis freáticos, que abastecem de
água os poços domésticos.
- Tipos de solo:
- Solo arenoso – são permeáveis,
apresentam grandes espaços entre os grãos de areia, por onde a água passa com
facilidade e chega às camadas mais profundas, São solos pobres em nutrientes.
- Solo argiloso –predominam
partículas de argila. São menos permeáveis que os solos arenosos. Retém água e
sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o
crescimento das plantas. Mas, se o solo tiver muita argila, pode ficar
encharcado, cheio de poças, após a chuva.
- Solo humífero ou humoso há
predominância de material orgânico ou húmus e solo mineral. O húmus ajuda a
reter água no solo, torna-o poroso e com boa circulação de ar e, através do
processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às
plantas.
Ler o texto e responder as
perguntas abaixo:
1. Qual a composição do
solo?
2. Como se forma o húmus?
3. Como se formam os
lençóis freáticos?
4. Explicar os tipos de
solo.
Pesquisar
na internet ou livro os seguintes assuntos:
- Aração do solo.
- Adubação.
- Importância das minhocas
e a fertilidade do solo.
EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: JULIANA
Copie o texto ou cole no seu caderno
Jogos Olímpicos
Os jogos olímpicos são realizados
há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos
cinco continentes.
Considerado
o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a
competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de
Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da
Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.
História
De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou
as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai
dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de
776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.
Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa
aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a
Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de
Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.
Era Moderna
Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da
Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241
atletas competiram em nove modalidades.
Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser
realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945,
quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.
Escolha uma
modalidade olímpica e faça um trabalho bem completo sobre o esporte escolhido.
No trabalho
deve conter:
·
História
do esporte
·
Onde
é mais praticado
·
Principais
medalhistas
·
Como
é praticado
Bom Trabalho!
PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO
REMOTA
Turma:61 Professora: MARIANE SOARES
Queridos
alunos de Projeto de Vida
Lembrem-se
que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é
fácil... mas é essencial!
Estou
compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google
ClassRoom.
A
principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é
justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:
1.
Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be
2.
Copie as dicas do professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)
3.
Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no
google Classroom.
Bons
estudos!!!
MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: ALEX
Expressões Numéricas
#Correção dos exercícios anteriores.
HISTORIA - EDUCAÇÃO
REMOTA
Turma:61 Professora: CICÉLIA
GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO
REMOTA
Turma:61 Professora: CICÉLIA
Responder a questões propostas na página scaneada.
ARTES
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:61 Professora: MARIANE BERGER
ALGUMAS IDEIAS DE IMAGENS QUE PODEM SER MONTADAS:
PINTE AS PEÇAS DO JOGO, ESCOLHENDO UMA COR OU MAIS DE UMA.
mariane-vberger@educar.rs.gov.br
LÍNGUA PORTUGUESA –
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVANA TURMA 61
1) Complete as lacunas com a palavra adequada:
1. Pedro ____________ lanchando agora. (está – esta
– estar)
2. Meus irmãos encontraram ____________ caneta na
sala de aula. (está – esta – estar)
3. Amanhã vou ____________ em São Paulo, na casa da
minha tia. (está – esta – estar)
4. Você vai levar _____________ blusa ou aquela?
(está – esta – estar)
5. Quero ______________ com você nos momentos
tristes também. (está – esta – estar)
6. ___________ criança _____________ muito cansada,
porque _________ na rua desde cedo. O que ela queria mesmo era __________ em
casa. (está – esta – estar)
7. Caramba, não para de ____________! (chove -
chover – choveu)
8. Como ontem ______________ demais, minha casa
ficou alagada. (chove - chover - choveu)
9. Toda vez que _____________, esta rua enche de
água! (chove - chover - choveu)
10. Assim que parar de ______________, vamos ao
shopping. (chove - chover - choveu)
11. Será que vai ______________ hoje? (chove -
chover - choveu)
12. ____________ logo, menino, senão a gente vai se
atrasar! (anda – andar)
13. Dá pra ____________ mais rápido? O banco vai
fechar... (anda – andar)
14. Vou ________________ por aí e ver se acho um
tênis mais barato. (anda – andar)
15. Que tal _______________ pela praia e relaxar um
pouco? (anda – andar)
16. Hoje vamos ____________ batata doce com carne
moída. (come - comer - comeu)
17. Ela ____________ tanto ontem, que passou mal.
(come - comer - comeu)
18. Minha sobrinha não para de ___________, olha
só! (come - comer - comeu)
Fonema e
Letra.
Fonema e Letra
representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita).
Os fonemas são
as unidades sonoras que
compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//).
As letras,
por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita.
Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.
Exemplos:
coçar = 5 letras /k/ /o/ /s/ /a/ /r/ = 5 fonemas
máximo = 6 letras /m/ /á/ /s/ /i/ /m/ /o/ = 6 fonemas
acesso = 6 letras /a/ /c/ /e/ /s/ /o/ = 5 fonemas
chute = 5 letras /x/ /u/ /t/ /e/ = 4 fonemas
Classificação dos
Fonemas
Os
fonemas classificam-se em: vogais, consoantes e semivogais.
Vogais.
São sons emitidos sem obstáculos,
somente pela boca (a, e, i , o, u), ou pela boca e pelas fossas nasais (ã, ẽ,
ĩ, õ, ũ).
Exemplo:
pia, ando, cesto, quero, lente, li, lindo, sonho, avó, som, susto, untar.
Consoantes.
As consoantes encontram obstáculos na
sua passagem pela boca, por isso, precisam sempre do acompanhamento das vogais.
Exemplo:
base, deduzir, falar, pedaço, redigir, sintetizar.
Semivogais.
As semivogais são os fonemas /i/ e /u/
que aparecem juntos com uma vogal formando uma sílaba. É importante dizer que,
enquanto as vogais são essenciais na formação de sílabas, as semivogais não.
Exemplo:
cárie, mau, pais, rei, seita, venceu.
Dígrafos
Além das letras acima, há ainda os
dígrafos, o encontro de duas letras que representam um único fonema.
Exemplos:
ch: chuva /x/ /u/ /v/ /a/
nh: arranhar /a/ /rr/ /a/
/nh/ /a/ /r/
qu: quindim /k/ /ĩ/ /d/
/ĩ/
rr: aborrecer /a/ /b/ /o/
/rr/ /e/ /c/ /e/ /r/
sc: nascer /n/ /a/ /c/ /e/
/r/
1)Em qual
das palavras abaixo há mais letras do que fonemas?
2) Marque
a alternativa cuja palavra apresenta cinco fonemas:
( ) Filha
( ) Molhada
( ) Guerra
( ) Fixa
( ) Ilhas
3) A palavra cujo número de letras é
igual ao número de fonemas é:
( ) Sucedida
( ) Caminhando
( ) Grandes
( ) Espelhos
( ) Ressoou
4) Quantas letras e quantos fonemas têm estas
palavras.
a)Margarida_________________________________
b)
Espelho
c)
Ferro
.
d) Guincho
.
e)
Papel .
f)
Chuva .
g) Sorte .
h)
Honesto . .
i) Excesso .
j) Máximo .
k)
Fixo .
5) Retire do texto abaixo as palavras que
possuem mais letras que fonema:
Trova
Atirei um limão doce
Na janela de meu bem:
Quando as mulheres não amam
Que sono as mulheres têm!
(Manuel Bandeiras)
6) Coloque V ou F
para o número de letras e fonemas das palavras abaixo:
a) ( )
chimarrão 9 L e 7 F
b) ( )
proibido 8 L e 7 F
c) ( ) humanidade 10
L e 9 F
d) ( )
vogal 5 L e 5 F
8) Com base em nossos estudos sobre FONEMA e LETRA, analise:
1) Um fonema pode ser representado na escrita por uma ou por várias
letras.
2) Uma letra pode representar diferentes
fonemas.
3) Um fonema será sempre
representado por uma única letra.
4) Uma letra só pode representar
um fonema.
5) A letra "x" pode representar dois
fonemas: /ks/
Estão corretas:
( ) 1, 2, 5
( ) 1, 2,3, 4.
( ) 2,
3.
( )
2,3,4.
LÍNGUA ESPANHOLA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ROBERTA TURMA 61
1.
Leia
o texto com atenção :
Esta es mi
família
Tomás:
Bruu... ¡qué frío! No me gusta el invierno.
Alicia: A mí
tampoco, prefiero el verano.
Tomás: ¿Esta
foto es de tu familia?
Alicia: ¡Sí!
Estamos reunidos por el cumpleaños del abuelo.
Tomás: ¡Qué
grande es tu familia! Este de camisa azul, ¿quién es?
Alicia: Es mi
padre y a su lado está mi madre. Después está mi abuela. Cerca de mi abuela
están mis tíos, y mis primos están con mi abuelo.
Tomás: ¡Ah!
¿Y estos do que están a tu lado?
Alicia: Son mis hermanos, Augusto, de diecisiete
años, y Elisa, que es la mayor y tiene
veitún años. Y… mi perro Bimbo. Y tu familia, ¿cómo es?
Tomás: Vivo
con mi madre y mis abuelos.
Alicia:
¿Tienes hermanos?
Tomás: No, no
tengo. Mi familia no es numerosa como la tuya.
2.
Pinte o nome dos membros da familia da Alicia no texto.
3. Traduza
para o português as palavras que representam os parentescos da família da Alicia
(são aquelas palavras que foram pintadas no exercício número 2).
4.
Desenhe
a sua família e identifique cada um deles (escreva em espanhol o parentesco
deles com você).
Texto retiradas do livro
Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e Josephine
Sánches Hernández. Editora
Scipione. 2011.
LÍNGUA INGLESA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVANA TURMA 61
Vamos aprender os números de 11 até 30.
Pronuncie os números abaixo:
Numbers
Note que, com exceção dos números 11 e 12, os
demais terminam sempre em –teen. Você sabia que é por isso que os
adolescentes, em inglês, são chamados de teenagers ou teens?
1. Escreva os números por extenso: (Em inglês)
20-
13-
28-
17-
23-
16-
2) Faça
os cálculos e escreva em inglês. Em seguida, com o resultado obtido, observe a
legenda, e descubra quais são as cores que deverá utilizar para pintar o
desenho.
a. zero + one =
b. one + one =
c. one + two =
d. two + two =
e. three + two=
f. four + two =
g. five + two =
h. five + three =
i. seven + two =
j. five + five =
k. nine + two =
l. nine + three =
m. nine + four =
n. ten + four=
o. ten + five =
p. ten + six =
q. ten + seven =
Legenda para pintura do desenho abaixo:
One = yellow
Two =
green
Three =brown
Four =
silver
Five =violet
Six =
yellow
Seven = red
Eight = gray
Nine = blue
Ten =
black
Eleven = gold
Twelve =
orange
Thirteen= black
Fourteen= purple
Fifteen = navy
blue
Sixteen=brown
Seventeen= beige
Colors
– cores. (cólors)
Blue – azul. (Blú)
Red – vermelho. (Réd)
Yellow – amarelo. (iélou)
Green – verde. (grín)
Orange – Laranja, alaranjado.) (óRandj)
Purple – roxo. (pârpol)
Black – preto. (blék)
White – branco (uáit)
Gray – cinza (grêi)
Pink – Cor-de-rosa (pínk)
Brown – marrom (bráun)
Golden – dourado (gôlden)
Violet- violeta ( Violet )
3)Responda:
(uát ís iór fêivorit cólor?)
4) Passe para o português.
violet
gold
silver
orange
b) A tradução de cinza para
o inglês é?
6)
Escolha a opção que melhor traduz os termos sublinhados a seguir.
b) They are red.
7) Traduza as frases para o
português. (Utilize o dicionário de inglês.)
a) I like of color White-
b) My house is yellow-
c) My bike is orange and black-
9)
Escreva as cores certas.
A) pnik-
B) whiet-
C) grnee-
D) yelolw-
E) oragne-
F)rde-
G)blcak-
H)sievrl-
I) violet-
J) lbue-
MATEMÁTICA
- EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSOR
ALEX TURMA 61
Multiplicação
com Números Naturais
#CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS
Exercícios de fixação:
1) Construa a tabuada da multiplicação (do 1 ao 10 – em
folha separada).
2) Escreva cada uma das adições em forma de
multiplicação:
a) 9+9+9+9+9 = 5 x
9 ou 9 x 5
b) 11+11+11+11+11+11 = 6 x 11 ou 11 x 6
c) 27+27 = 2 x 27
ou 27 x 2
d) 6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 6 x 26 ou 26 x 6
3) Uma sala de aula tem 6 fileiras de classes. Em cada
fileira há 8 classes. Isto significa que nessa sala há __6__x___8__ =_48___classes.
4) Para um torneio de futebol de salão, um professor de
Educação Física organiza 5 equipes. Cada equipe é formada por 12 jogadores.
Quantos jogadores vão disputar esse torneio?
Resposta: 5 x 12 =
60
60
jogadores irão disputar esse torneio.
5) Usando a multiplicação, determine o valor de
57+57+57+57+57+57.
57
x6
342
6) O médico receitou a André que andasse 1250 metros
todos os dias para melhorar o seu estado físico. Quantos metros André vai andar
em uma semana? Resposta:
1250 (metros)
x 7 ( dias da semana)
8.750 metros
André
vai andar em uma semana 8.750 metros.
7) Comprei um celular e vou pagá-lo em 12 prestações
iguais de 98 reais. Quanto vou pagar pelo celular? Resposta:
98 (valor da prestação)
x12 (quantidade de
prestações)
1.176 reais
Vou
pagar pelo celular o valor de 1.176 reais.
8) Determine o resultado da multiplicação:
(monte a continha e resolva)
Resposta
a seguir em folha scaneada....
a) 48 por 15.
b) 32 por 604
c) 205 por 1.024
d) 82 por 20.202
e) 55 por 500
f) 660 por 11
g) 770 por 77
h) 845 por 14
i) 721 por 9
9) Um motor bombeia 3700
litros de água por minuto para uma cisterna. Quantos litros de água esse motor
bombeará para a cisterna em 30 minutos?
Resposta: 3700
(litros de água)
x 30 ( minutos)
111.000 litros de água
Esse
motor bombeará 111.000 ( cento e onze mil ) litros de água.
10) Para efetuar com mais
facilidade 30 x 17, podemos fazer 30 x (10+7). Que propriedade da multiplicação
utilizamos nessa operação?
Resposta: Propriedade Distributiva
11) Indique a propriedade da
multiplicação que foi usada em cada um dos itens:
a) 5 x 8 = 8 x 5
Propriedade Comutativa
b) 7 x ( 3 x 9 ) = ( 7 x 3 )
x 9 Propriedade
Associativa
c) 6 x 1 = 1 x 6 Propriedade
do Elemento Neutro
CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA BEATRIZ TURMA 61
Rochas e Minerais.
As rochas formam a parte sólida da
Terra: a crosta e a parte superior do manto da Terra são formados por rochas. E
os solos, são formados a partir do desgaste das rochas.
Composição
das rochas:
São formadas por minerais,
substâncias químicas sólidas encontradas na natureza. Os minerais são formados
por cristais, com formas bem definidas.
A maioria das rochas é formada por
vários tipos de mineral. Por exemplo, o granito, que apresenta grãos de várias
cores e brilhos.
Propriedades
para identificar um mineral: cor, dureza (facilidade com que a superfície do
mineral é riscada), a transparência, brilho e o tipo de cristal que é formado
pelo mineral.
Por
exemplo: o granito é formado por três tipos de mineral – o quartzo (grãos
brancos), o feldspato (grãos cinzentos) e a mica (grãos pretos).
- O quartzo
é usado na fabricação de vidro, lentes (óculos,...), relógio, rádios,
televisores, etc. .
- A mica é
um isolantes de calor e de eletricidade; por isso é utilizada no ferro de
passar roupas.
- O
feldspato é utilizado na produção de cerâmica e porcelana, esmaltes, azulejos,
etc. .
Tipos de
Rochas:
1. Rochas
magmáticas ou ígneas: podem se formar quando a lava vulcânica esfria e fica
sólida. Como exemplo dessas rochas temos o basalto, pedra-pomes (usada para
polir substâncias ou para amaciar a pele) e o granito (usado em esculturas,
bancadas, pias, etc.).
As rochas magmáticas formam a maior
parte da crosta terrestre, localizadas abaixo do solo.
2. Rochas
sedimentares: são formadas por grãos de outras rochas que se depositam em
camadas e se unem.
O processo de desintegração das rochas é
chamado intemperismo. Que é
provocado pela chuva, vento, água dos rios e ondas do mar, que desgastam, aos
pouco as rochas, quebrando-as em pequenos grãos.
Fazem parte também, da formação
dessas rochas são os fósseis, formados por restos de animais e plantas,
decompostas por microrganismos.
São exemplos dessas rochas o
arenito, argilito, e o calcário ( usado
para corrigir a acide do solo, fabricação de cimento e cal).
3. Rochas
metamórficas: se originam da transformação de outras rochas. Exemplo, o mármore
e o gnaisse.
A partir do texto acima responda as
atividades abaixo:
1. No
caderno, identifique o tipo de rocha, magmáticas, sedimentares e metamórficas,
a que se refere cada uma das afirmativas abaixo:
a) São
formadas por grãos de outros tipos de rocha transportados pela água ou pelo
vento, depois de compactados.
........................................................
b) São
formadas pelo resfriamento do magma ou da lava. ...................................
c) São
formadas pela transformação de outras rochas submetidas a condições de elevada
pressão e temperatura.
............................................................
d) É a
rocha em que há maior possibilidade de se encontrar fósseis.
......................................... .
2.
Classifique cada tipo de rocha abaixo como magmática, sedimentar ou
metamórfica.
a) mármore:
.....................................
b) granito:
.........................................
c) basalto:
........................................
d) arenito:
..........................................
e) ardósia:
.......................................
f) gnaisse: .......................................
g) pedra-pomes: .....................................
h) calcário: .............................................
i) argilito: ................................................
3. O que é
intemperismo?
......................................................................................
...............................................................................................................................
4. Como são
formados os fósseis?
........................................................................
...............................................................................................................................
HISTORIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA TURMA 61
COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA TURMA 61
RESPONDA
1. Descreva com detalhes o lugar que você mora. Não esqueça de citar os cheiros e as sensações que esse lugar lhe proporciona.
ENSINO RELIGIOSO–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVANA TURMA 61
Leia o
texto que fala sobre a AMIZADE.
O QUE VALE UM AMIGO.
– O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu
comandante, solicito autorização para ir buscá-lo.
Respondeu o oficial:
– Autorização negada! Não quero que você arrisque
a vida por um homem que, provavelmente, está morto!
O Soldado ignorando a proibição saiu e uma hora
mais tarde voltou trazendo seu amigo.
O oficial estava furioso:
– Eu não lhe disse que ele estava morto?
– Diga-me, valia a pena ir até lá para trazer seu
amigo?
E o soldado respondeu:
– Claro que sim, meu comandante! Quando o
encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: “Tinha a certeza que virias!”
“Um amigo
é aquele que chega quando todos já se foram”
1) Responda.
a) Você concorda quando dizemos que amizade vale ouro? O que você pensa
sobre isso? Explique –a.
b) Valeu a pena o soldado ariscar-se para buscar o amigo? Justifique sua
resposta.
c) Explique a moral da história:
d) Você já ajudou um amigo (a)? Como
foi essa ajuda?
e) Você tem muitos amigos (a)?
f)
Na sua opinião você acha importante
ter amizades? Porque
2) Redija um pequeno texto que fale
sobre a Amizade.
3)
Procure e escreva uma poesia ou um trecho de uma música que fale sobre a
Amizade. (A poesia você pode construir se preferir ou procurar uma que fale
sobre a amizade.)
PROJETO DE VIDA–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE
SOARES TURMA 61
Queridos
alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite
trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar
sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos
e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.
E podemos? Claro que sim.
Cada um de vocês é único e por isso mesmo
especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo
que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto
pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste
mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial
branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o
racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também a justa onda de protestos antirracismo no
mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.
Para começar, leia o trecho abaixo e
responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?
(...) Quando eu te
encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de
mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso –
1978:
HORA DE LER SOBRE OS FATOS:
Entenda os protestos nos EUA após a
morte do ex-segurança negro George Floyd
Homem morreu depois de ficar
desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados
norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam
por outros países.
Por G1
31/05/2020
11h56 Atualizado há uma semana
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.
O ex-segurança George Floyd,
que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital,
em 25 de maio.
No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o
policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais,
Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por
supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o
pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por
homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro
grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma
irresponsável ou imprudente).
O
“eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra
para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e
do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro
desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana,
até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas
em violência ligada aos protestos.
Veja a
cronologia do caso:
·
25
de maio: George
Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.
·
26
de maio: O
vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de
indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.
·
27
de maio: Mais
cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los
Angeles.
·
28
de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram
carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da
Guarda Nacional.
·
29
de maio: O
presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos
desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós
assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará.
Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.
·
30
de maio: Ao
menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem
de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos
Estados Unidos.
·
Dia
31 de maio: 5ª
noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de
recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela
morte de George Floyd.
Reflita e responda com coerência, demonstrando sua
opinião e seus valores:
1.
O que é racismo para você?
2.
Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu
com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.
3.
O que você pensa sobre a situação descrita
no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.
4.
Qual a relação deste trecho escrito por ele
com nosso mundo atualmente?
5.
Comente sobre fatos e notícias atuais ( de
2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais
ou imprimir de sites.
6.
Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e
por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a
gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo
como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver egocentricamente, como você enxerga a
verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por
cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?
7. A seguir temos algumas das
mensagens publicadas pela campanha: Onde
você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da
sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a
responsabilidade de todos na luta contra o racismo. De acordo com uma pesquisa que serviu de base
para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo
apenas 4% se reconhecem como racista. A partir disso, escreva um texto
dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num
país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e
consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.
Para saber mais:
(...) A primeira Constituição brasileira
O Brasil elaborou a sua primeira
Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes
disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis
dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência:
primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e
as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as
próprias mulheres brancas.
Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.
Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.
A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).
Referências Bibliográficas:
G1 portal de notícias, disponível em
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml
Gênero e Diversidade Na Escola:
Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações
Étnico-Raciais.
Livro de
conteúdo.
Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.
Gênero e Diversidade Na Escola:
Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações
Étnico-Raciais.
Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC.
Brasília: SPM, 2009. p.19.
VELOSO,
Caetano. 1978. Disponível em
<http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>.
Acesso em: Maio de 2014.
Onde você guarda o seu racismo? Disponível
em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>.
Acesso
em: Maio de 2014.
EDUCAÇÃO FÍSICA–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA TURMA 61
O futebol é
uma modalidade muito comum em muitos eventos de âmbito internacional, tais como
os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Além disso, há muitos torneios de
futebol pelo mundo, sendo alguns dos principais a Copa
do Mundo FIFA, a Eurocopa ou Campeonato Europeu de Futebol e a Copa
Libertadores da América. É disputada por duas equipes, cada uma
com 11 jogadores.
As regras do futebol:
1.
Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois
tempos de 45 minutos cada.
2.
O jogo é supervisionado por um árbitro.
3.
É proibido o uso das mãos para o manejo da bola.
Podem, entretanto, serem usados os pés, as pernas, o tronco e a cabeça.
4.
Para evitar que os jogadores do time adversário
fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do
impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito
por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre
ele a linha de fundo adversária.
5.
O vencedor da partida é aquele que conseguir fazer
o maior número de gols.
6.
Em caso de desempate, podem ser feitas duas
prorrogações de 15 minutos ao final dos tempos.
7.
Quando um jogador comete faltas, ele pode receber
um cartão amarelo ou um cartão vermelho. Se receber dois cartões amarelos ou um
cartão vermelho em uma partida, ele é expulso do jogo.
8.
Caso um jogador execute alguma agressão física
sobre um adversário, o juiz deve marcar pênalti a favor do time adversário.
9.
Quando a bola sai do campo pela linha de fundo, é
cobrado escanteio se o último jogador a tocá-la estava na defensiva, e é
cobrado tiro de meta se o último jogador a tocá-la estava no ataque. Nesse
caso, o escanteio é a favor do time atacante e o tiro de meta, a favor do time
da defensiva.
Vamos Trabalhar? Para entregar responda em uma folha.
1) Fale um pouco sobre o que você conhece sobre o futebol.
2) Pesquise um campo de futebol, e faça um desenho com as principais linhas.
3) Qual o número de jogadores por equipe?
4) Quem supervisiona o jogo?
5) O futebol pode ser jogado com as mãos
6) Como pode ser feito o desempate?
7) Quando pode ser cobrado o pênalti?
ENSINO RELIGIOSO– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVANA TURMA 61
Vamos ver nesta atividade sobre o tema Paz.
O que é a paz para você?
Paz significa um estado de tranquilidade e calma.
Temos 3 tipos de paz que são:
Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)
Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)
Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)
Faça um pequeno texto falando sobre a paz.
2) Complete os pensamentos:
a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/
b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/
c) Eu me sinto em paz quando___________________________/
d) As pessoas tem que ter mais__________________________/
e) O mundo precisa de ________________________________/
f) Para viver uma vida tranquila temos que _________________/
g) Paz é____________________________________________/
Vamos continuar com o tema sobre a paz.
Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).
ARTES– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE BERGER TURMA 61
Continuamos trabalhando as linhas.
Para o próximo trabalho vamos precisar de tinta da cor ou cores da sua preferência e um canudo.
Você precisa diluir esta tinta para
que ela fique um pouco mais liquida.
1. Pegue uma folha desenhe a cabeça, o pescoço, desenhe o rosto. Pingue uma quantia de tinta, pegue o canudo e sopre bem forte para que a tinta escorra ate o final da folha. Não esqueça de forrar a mesa onde vc vai trabalhar. Veja o exemplo abaixo:
2. Agora você irá desenhar os cabelos
usando todas as linhas (horizontal, ondulada, quebrada, mista...) que estudamos
nas ultimas aulas. Elas devem sair da cabeça e ir em direção ao final da folha.
Não deixe muitos espaços entre elas e nem sobreponha as que já estão feitas.
Você pode usar canetinhas, lápis de cor
ou giz de cera para desenhar os cabelos. No final desenhe o rosto e a roupa do seu
personagem.
Veja o vídeo do passo a passo:
Quando acabar coloque os dados de identificação, tire uma foto de cada trabalho e mande por email: mariane-vberger@educar.rs.gov.br
BOM TRABALHO!
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JUNHO:
ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:
OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)
ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:
NOME:
SÉRIE: MÊS DE JUNHO DE 2020
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
****************************************
ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA: Silvana Prux
Atividade do mês de junho: 1/6/2020 a 6/06/2020
O que é a paz para você?
Paz significa um estado de tranquilidade e calma.
Temos 3 tipos de paz que são:
A) Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)
B) Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)
C) Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)
1) Faça um pequeno texto falando sobre a paz.
2) Complete os pensamentos:
a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/
b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/
c) Eu me sinto em paz quando___________________________/
d) As pessoas tem que ter mais__________________________/
e) O mundo precisa de ________________________________/
f) Para viver uma vida tranquila temos que _________________/
g) Paz é____________________________________________/
Vamos continuar com o tema sobre a paz.
1) Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).
2) Elabore algumas frases sobre o tema PAZ.
3) Procure e escreva um trecho de uma música ou poema que fale sobre a paz.
CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA.
ALUNO:................................................... TURMA: 6º
DATA: 01 à 06 de junho.
Título: O planeta: ( Pesquisar sobre os assuntos abaixo).
· O interior da terra: crosta, manto e núcleo.
· Continentes em movimento – placas tectônicas, terromotos e tsunamis.
· Vulcões.
GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
NOME:_________________________________TURMA:____DATA: ___/___/___
Responda:
HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA
Sobre o tempo responda NO SEU CADERNO:
1- Em sua casa existe algum instrumento que mede o tempo? Quais?
2- Por que medir tempo é tão importante?
3- É possível medir o tempo sem relógio?
4- Cite dois instrumentos utilizados para medir o tempo?
5- Por qual motivo a humanidade inventou formas de contar e marcar o tempo?
6- A princípio,o que os homens utilizaram como marcadores do tempo?
7 - Sobre o conceito de Cultura.
A -O que é cultura?
B- Há povo sem cultura?
C-De um exemplo de um hábito cultural do povo Brasileiro?
8- como vimos há sobre a terra uma variedade de povos, de Cultura se de calendários.Com base no que você estudou, responda:
A- O que é um calendário?
B- Quais as datas usadas por judeus e muçulmanos como março inicial de seus calendários?
9- Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade usamos ano, décadas, séculos, milênios etc.
A - Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo?
B- Há quantas décadas se deu este fato?
C - A quantos séculos?
D- Há quantos milênios?
10- Indique o marco usado no calendário cristão, no muçulmano e no judeu para dar início a contagem do tempo?
EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora Juliana dos Santos
Nossa primeira atividade será com o voleibol.
Atividades:
1. Copie ou cole em seu caderno o texto abaixo
· Saque
· Recepção
· Levantamento
· Ataque
· Bloqueio
Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.
I) Responda conforme o texto no caderno
1) O voleibol é praticado por quantas equipes?
2) O que divide a quadra de voleibol ao meio?
3) Com qual parte do corpo é jogado voleibol?
4) A bola pode tocar ao chão?
5) Quantos jogadores tem o voleibol?
6) Além do vôlei de quadra, qual o outro jogo de voleibol que existe também?
7) Quais são os fundamentos do voleibol?
8) Caso queira fazer uma pesquisa
II ) Faça um desenho no seu caderno de Educação física de uma quadra de voleibol.
Um bom Trabalho a todos!
Mês: junho 01/6/2020 a 06/6/2020.
1. Leia e responda as questões.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
1) Identifique o fato que motivou a história:
a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”
b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”
c) “E todos os lugares começaram a alagar [...]”
d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
2)Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam.
Aponte-o: (Escreva)
3)A história termina quando:
a) “[...] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso [...]”
b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos [...]”
c) “[...] o boi Guaçu se transformou em boitatá!”
d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza [...]”
4) “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição incêndios”. De quem é essa missão?
a ( )dos bichos.
b ( )do boi Guaçu.
c ( ) do Boitatá.
d ( )dos viajantes.
5) Na frase “[...] pois a água chegou violentamente [...]”, o significado é :
a) o meio com que a água chegou. ( )
b) o tempo com que a água chegou. ( )
c) a intensidade com que a água chegou. ( )
d) o modo com que a água chegou. ( )
6)Qual foi o castigo do Boitatá: Marque a resposta certa.
a) Não cuidar dos animais. ( )
b) Cuidar somente dos animais. ( )
c) proteger todos os campos. ( )
d) Vigiar os campos e assustar os visitantes, e proteger de destruição e incêndios. ( )
7)Complete as frases de acordo com o texto.
a) Os animais, ........................, correram todos........................................................................................ reuniram.
b) Boitatá recebeu um .....................pela ............................
c) E todos os ......................começaram a ........................
d) Sua missão é................................. Contra a......................................
8) Retire do texto;
a) Adjetivo =
b) substantivo comum =
c) verbo =
9) Circule os verbos abaixo que estão presente no texto.
Dilúvio - correram - montanha - encontrou - maiores - campos - viajantes
Choveu - missão - soltava - cova - pupilas - malvadeza - vigiar - fornalhas
10)Leia o poema e responda.
Adjetivos Substantivos
11) Complete as palavras usando S ou Z nos espaços: (Se necessário utilize o dicionário de português).
A) FRANCE__A
B) HOLANDE__A
C) JAPONE__A
D) MARQUE__A
E) PRINCE__A
F) RAPIDE__
G) LEVE__A
H) NITIDE__
I) CANALI__AR
J) TRAUMATI__AR
K) PADRONI__AR
L) POU__ADA
M) COI__A
N) AU__ÊNCIA
O) SOU__A
P) QUI__ESSE
Q)POBRE___A
Mês: junho 08/6/2020 a 13/6/2020
Observe a diferença de escrita e de significado das palavras a seguir:
Mas = indica oposição: Estudou, mas não aprendeu.
Más = feminino de maus: As más ações são sempre condenáveis.
Mais = indica quantidade, aumento: Comprei mais livros.
a) Eu não aguento_______esse barulho.
b) Ela sabia de tudo, ______ nada disse.
c) Ela é muito bonita, ______ muito convencida.
d) Os comerciantes só pensam em vender______ e _____ suas mercadorias.
e) Agia com _____ intenções.
f) Só quero aquilo que me pertence: nem______nem menos.
g) Não há______ o que fazer. Vamos embora.
h) Não é só bonita, _______ também inteligente e educada.
i) Era feriado, ________ resolveu acordar cedo.
j) Ele queria ter ______ tempo para o lazer.
Onde: lugar onde se encontra algo. (Não indica movimento)
Ex.: Onde está minha caneta?
Aonde: lugar para onde se vai. (Indica movimento)
Ex.: Aonde ele vai?
a)___________ você quer ir?
b) Fui visitar a cidade___________ morei durante três anos.
c) Nunca sei ___________ te achar.
d) __________ mora o Sol, é lá que eu vou estar.
e)_____________ chegaremos com tamanha notícia ruim?
f) O acidente aconteceu na praia ___________ estivemos no ano passado.
g) ___________ você vai tão apressadamente?
h) Tenho certeza de que ela mora aqui, mas não sei____________.
i) ___________você ficou durante a cerimônia?
j) Não sei____________ irei em minhas próximas férias.
k) Você estuda ____________ me formei?
l) Não sei nada sobre ele. Nem quem é e muito menos___________ está.
m)____________ foram minhas sombrinhas que estavam aqui?
n)___________ fica o mercado?
o)___________ você for, eu vou.
Mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Mal é um advérbio, antônimo de bem.
Ex.: Pedro é mau exemplo de amigo.
Ex: Mariana está muito mal no novo emprego.
a) Ele teve um ____ dia, por isso dormiu ____.
b) Márcia foi ____ na prova.
c) Todos estão passando ____ hoje.
d) O ____ elemento foi levado pela polícia.
e) O chefe está de ____ humor; acho que está de ____ com a vida.
f) Você só quer o nosso _____.
g) Esse menino tem ____ costume.
h) Suas alunas leem muito ____.
i) A batalha entre o bem e o ____ jamais terá fim.
j) Esse menino é um ____ exemplo para a turma.
k) Maria compreendeu ___ o que a professora disse na aula.
l) A mãe do Joãozinho dirige muito ___.
m) Mário não é um menino ___, apenas está com alguns problemas em casa.
n) Cláudio teve que sair mais cedo da aula porque passou muito ___.
o) Você foi muito ___ quando maltratou os animais.
p) A professora está de ___ humor.
q) Por ser um ___ menino, você vai ficar uma semana sem videogame.
r) O vencedor foi ___ – educado com o cliente.
s) Foi um ___ negócio comprar o barco.
t) Os alunos foram ___ nas provas.
u) O avião não decolou por causa do ______ tempo.
v) Desculpe, fiz um ___ juízo de você.
w) Estou ouvindo ___ Pode aumentar o som?
x) O professor considera um ___ hábito ler histórias em quadrinhos.
y) O texto do Pedrinho está ___ escrito.
A gente: nós
Ex : A gente foi à escola para estudar (Nós fomos à escola para estudar).
Agente: agente secreto, agente de saúde.
Ex: O agente secreto desvendou o crime.
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando quebramos um braço é horrível.
d) ......................... Paranaense é hospitaleira.
5) Escreva 1 frase com:
Mal –
Mau_
Mais-
Mas-
Más-
Aonde-
Onde-
A gente-
Agente-
( 1 ) Mau ( ) ________está o livro de português?
(2 ) Aonde ( )O funcionário apresentou _____desempenho.
( 3)A gente ( )_______você vai com tanta pressa?
( 4 ) Agente ( )O _________imobiliário vendeu a casa .
(5 )Onde ( ) A professora viu ______ fazendo o teatro.
(6 ) Mal ( ) O menino foi _______nas provas.
LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Prof. Roberta Medeiros dos Santos
PERÍODO: 01 de junho a 13 de junho
1. Música: “El saber no ocupa lugar”
3. Pinte de verde, na música, um número.
4. Traduza a música para o português.
5. Agora relaciona a segunda coluna (nacionalidades) de acordo com a primeira (países que falam espanhol)
1. Chile ( )ecuatoriano/ecuatoriana
2. Colombia ( )panameño/panameña
3. Cuba ( )venezolano/venezola
4. Guatemala ( )chileno/chilena
5. Ecuador ( )nicaragüense
6. Honduras ( )paraguayo/paraguaya
7. México ( )cubano/cubana
8. Nicaragua ( )guatemalteco/guatemalteca
9. Panamá ( )colombiano/colombiana
10. Paraguay ( )hondureño/hondureña
11. Uruguay ( )uruguayo/uruguaya
12. Venezuela ( )mexicano/mexicana
Atividades retiradas do livro Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e Josephine Sánches Hernández. Editora Scipione. 2011.
LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Mês de junho 01/06/2020 a 06/06/2020.
I - eu Pronúncia aí
You- você Pronúncia iu
He- ele pronúncia ri
She- ela Pronúncia chi
It- ele/ela Pronúncia it
We- nós Pronúncia ui
You- vocês Pronúncia iu
They- eles/elas pronúncia dei
Veja agora o verbo tobe. Pronúncia :
I am– (aim) ( eu sou eu estou )
You are- (iu ar)( você é / você está )
He is – (ri is)( ele é / ele está )
Sheis – (chi is ) ( ela é / ela está )
It is – (it is)( ele é /ele está ) Para animais e coisas .
We are- (ui ar ) ( nós somos / nós estamos )
You are –(iu ar ) ( vocês são / vocês estão )
They are – (dei ar )( eles/elas são /eles elas estão).
OBSERVE QUE AO LADO ESTÁ A PRONÚNCIA.
1) Pronuncie várias vezes os pronomes pessoais do verbo tobe e o verbo tobe.
2) Ligue os pronomes pessoais ao seu significado em português.
I Ele
You Você
He Ele ou ela (para animais e objetos)
She Nós
It Vocês
We Eu
You Eles ou elas(pessoas )
They Ela
3) Complete com am, is, are:
I -
You -
He -
She -
It -
We -
You -
They -
A .Peter = HE e.Laura =
b.The dog = f.The cat =
c.Suellen = g.The book=
d Frank and mary=
6) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(a) I am ( ) nós somos
(b) they are ( ) ele é ( animais e coisas )
(c) sheis ( ) eu sou
(d) it is ( ) eles são
(e) we are ( )ela é
a) The apple is red: __________________________
b) The pear is yellow. ________________________
c) The lemon is green. _______________________
d) The grape is purple: _______________________
e) The watermelon is red and Green__________________
The= o os a as
And = e
Is = É / está.
Use o dicionário de inglês para traduzir as frases do nº 7
8 ) Complete with is or are: siga o exemplo.
a) She __is____ Lisa.
b) He
c) Lisa and Bart ______ friends.
d) Maggie and Lisa ______ sisters.
e) She ____ Maggie.
Observe o verbo tobe para responder a atividade.
a) Peter is a good student.
He is a good student.
b) Neila is a good student.
is a good student.
c) The cat is an animal
is an animal. Vocabulary: good : bom / boa /An um uma
d) The girls are nice.
are nice.
e)Paul is my friend.
Mês de junho 08/06/2020 a 13/06/2020.
Vamos aprender os números em inglês.Veja a pronúncia dos números.
Números em inglês de 0 a 10 (Ao lado está a pronúncia dos números. )
0 – Zero
1 – One – /uán/
2 – Two – /tú/
3 – Three – /zrii/
4 – Four – /for/
5 – Five – /faiv/
6 – Six – /six/
7 – Seven – /sevn/
8 – Eight – /éit/
9 – Nine – /náin/
10- ten-/ten/
1) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª
(1) Ten ( )Dois
(2)Eight ( )Sete
(3)Two ( )Três
(4)Four ( )Oito
(5)Three ( )Quatro
(6)Seven ( )Dez
a. one _________ three
b.__________ five – six
c. seven- eight -_______
d. eight____________ ten
e. three______ five_________
f. six______eight_________ten
g. two_______four________six
a.S____x
b.Te___
c.Ni___e
d.F__ ___r
e.O__e
f.Ei__ __t
g.Th___ee
h.F___ ___ ___
i.T___o
j.S__v___ ___
4) Ligue o número a palavra certa.
a. Four 8
b. Five 7
c. Eight 2
d. Two 3
e. Seven 1
f. One 9
g. Ten 6
h. Three 5
i. Nine 10
j. Six 4
5) Sublinhe o número 8 onde está escrito.
Seven Ten Eight Two Six four
6) Encontre no quadro abaixo os números de 1 a 10 em inglês.
1) Desembaralhe as letras e escreva corretamente o nome dos números abaixo:
a. Sxi_______________
b. Senev______________
c. Wto________________
d. Nein________________
e. Foru_________________
f. Fevi_________________
g. There_______________
a) Eight
( ) 18 ( ) 8
a) Two
( ) 4 ( ) 2
b) Seven
( )10 ( ) 7
c) Three
( ) 6 ( ) 3
d) Nine
( ) 8 ( ) 9
e) Four
( ) 5 ( ) 4
f) One
( ) 11 ( ) 1
MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professor Alex Brando
Período: de 01/06 à 06/06/2020
- Reflexão sobre a sua vida;
- Desenvolvimento do autoconhecimento;
- Viabilização de novas alternativas;
- Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
- Comprovação do que é prioridade;
- Aumento da produtividade.
ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE
ATIVIDADES:
2. A PARTIR DAS LINHAS CRIE UM DESENHO BEM LEGAL USE A IMAGINAÇÃO E NÃO ESQUEÇA DE PINTAR BEM COLORIDO:(SE NÃO PUDER IMPRIMIR A FOLHA DESENHE A LINHA IGUAL A DA IMAGEM ABAIXO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário