6º ano


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA

EDUCAÇÃO REMOTA:

ATENÇÃO

    DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É,  E A QUE TURMA PERTENCE :

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE/TURMA:                                      

DISCIPLINA:

PROFESSOR:                                        JULHO - 1º PARTE

           

      EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente  fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.

        Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno  por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.


   BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!

ATENÇÃO ALUNOS:

Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade  criada dentro das disciplinas,  chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.



ATIVIDADES  PRIMEIRA  ETAPA  DE  JULHO


LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61  Professora: SILVANA


1)Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

 

Coalas: uma espécie em perigo?

 

    O número de coalas vem diminuindo drasticamente. A fundação australiana AKF, Australian Koala Foundation, estima que existam menos de 100 mil coalas na natureza. Desde a colonização da Austrália, segundo dados da AKF, mais de 80% das áreas com eucalipto foram destruídas, além da prática de caça aos coalas para o uso de sua pelagem.

    Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem sido o crescimento urbano, que leva ao desmatamento de várias florestas (seja para o cultivo de alimentos, construção de casas ou fábricas, entre outros fins), onde os coalas vivem, ocasionando a perda de habitat e o aumento da competição por comida e território para os coalas restantes.

    Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de eucalipto ficam doentes e morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível para os coalas. Além disso, a Austrália enfrenta longos períodos de seca, que são difíceis para os coalas, também ocasionando incêndios, principalmente no verão.

    Quando as florestas são desmatadas ou pegam fogo, muitos coalas fogem e morrem atropelados, ou atacados por cachorros e gatos. Se sobrevivem, sofrem períodos de estresse e são afetados por doenças, como conjuntivite. Na natureza, o dingo – uma espécie de cachorro selvagem – é um dos poucos predadores do coala, embora não represente uma grande ameaça aos coalas adultos.

 

    Atualmente, os coalas são encontrados na parte oriental da Austrália, tanto livres na natureza, quanto em santuários criados nos estados de Victoria e Queensland. Entretanto, apesar dos esforços em construir áreas de proteção, a interferência do homem no meio ambiente ainda é o maior problema enfrentado pelos coalas.

 

Questão 1 – Segundo a autora do texto, “o número de coalas vem diminuindo drasticamente”. Em outras palavras, pode-se dizer que:

 

(     ) o número de coalas vem reduzindo rapidamente.

(     ) o número de coalas vem reduzindo aparentemente.

(     ) o número de coalas vem reduzindo desordenadamente.

 

Questão 2 – Em “Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem sido o crescimento urbano […]”, a expressão sublinhada indica, em relação ao fato, uma circunstância de:

 

(     ) lugar.

                               

(     ) tempo.

 

(     ) intensidade.

 

 

Questão 3 – No trecho “[…] onde os coalas vivem […]”, o pronome “onde” retoma:

 

(     ) “várias florestas”.

(     ) “casas”.

(     ) “fábricas”.

Questão 4 – Releia:


Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de eucalipto ficam doentes e morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível para os coalas.”

 

 A parte destacada indica:

     

(     ) causa.

 

(     ) condição.

 

(     ) consequência.

 


Questão 5 – Na frase “são difíceis para os coalas”, a autora do texto refere-se:


(     ) à morte de eucaliptos na Austrália.   

(     ) aos longos períodos de seca na Austrália.

(     ) aos incêndios ocorridos, sobretudo, no verão na Austrália.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “muitos coalas fogem e morrem atropelados, ou atacados por cachorros e gatos”, quando:


(     ) “as florestas são desmatadas ou pegam fogo”.

(     ) “sofrem períodos de estresse e são afetados por doenças”.  

(     ) “são encontrados na parte oriental da Austrália”.


 

Questão 7 – O trecho “uma espécie de cachorro selvagem”:

                       

(     ) critica o dingo.

(     ) interpela o dingo.

(     ) apresenta o dingo.

 

8) Responda de acordo com o texto: Coalas: Uma espécie em perigo?

a) O que acontece quando os coalas sobrevivem dos ataques de cachorros e gatos?

 

b) Qual o maior problema que os coalas enfrentam nos últimos anos?

 

c) Quantos parágrafos possui o texto?

 

 

9) Complete de acordo com o texto.

 

a) Atualmente, __________________________________________Austrália.

 

b) O número de coalas vem diminuindo________________________/

 

c) O __________ uma espécie de_____________,_______________/

 

10) Acentue as palavras:

a) Varios

b) fabricas

c) especie

d) Santuarios

e) Australia

 

Sinais de Pontuação

Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estílica.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Como usar e exemplos

 

Ponto ( .)

 

 Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado.

 

Vírgula (,)

 

A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como para separar o aposto e o vocativo.

Exemplo:

 

Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.

 

Ponto e Vírgula (;)

        

O ponto e vírgula serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e para separar uma relação de elementos.

É um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores, já que ora representa uma pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto.

 

Exemplo:

 

Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das montanhas.

 

Dois Pontos (:)

Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.

Exemplo:

Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

 

Ponto de Exclamação (!)

     

O ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto.

Exemplo:

                

Que horror!

 

Ponto de Interrogação (?)

 

O ponto de interrogação é utilizado para interrogar, perguntar. Utiliza-se no final das frases diretas ou indiretas-livre.

Exemplo:

 

Quer ir ao cinema comigo?


 

Reticências (...)

 

As reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase.

Exemplo: 

 

Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças…

 

 Aspas (" ")

 

É utilizado para enfatizar palavras ou expressões, bem como é usada para delimitar citações de obras.

 

Exemplo:

Satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia o “bom”.

 

Parênteses ( ( ) )

 

Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória.

Exemplo: 

                                       

Cheguei à casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá.

 

Travessão (—)

                      

O Travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto bem como para substituir os parênteses ou dupla vírgula.

Exemplo:

Maria - funcionária da prefeitura - aconselhou-me que fizesse assim.

 

 

11. O texto abaixo precisa de pontuação. Pontue-o adequadamente.

 

Acordei às oito e pouco da manhã atrasada como sempre e peguei o ônibus com as minhas amigas Ana Maria e Bia e fomos para a escola

A Ana que gosta de ir à janela pediu para a Maria trocar de lugar com ela a Maria que estava cheia de calor disse que preferia ficar onde estava ambas ficaram chateadas logo cedo

Li um cartaz que anunciava Feira de Livros Usados Vamos Mas ninguém me deu resposta, nem sequer a Bia Que começo de dia

Na escola aulas apresentações de trabalhos Sim não lembrava que a professora devolveria as provas corrigidas

Ninguém sai da sala até que eu termine de dizer o resultado de todos

Quando chegou minha vez

Estou decepcionada

 E entregando o meu teste completou Teve o melhor resultado da turma

 

12) Indique a opção que apresenta erros de pontuação.

(  ) Os dois irmão, queriam viajar pela Europa.

(  ) A todos os meus amigos, desejo felicidades.

( ) Hoje, às 20h, no auditório principal, decorrerá a cerimônia de entrega dos prêmios.

(  ) Vim, rapidamente, tentar resolver a situação.

 

 LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61  Professora: SILVANA

 Atividades sobre as horas.Hours – (Horas)

                                                   

Diferente do sistema contínuo de contagem de horas do Brasil, na grande maioria dos países que falam a língua Inglesa, existem outras formas de falar, ler e escrever as horas em inglês.

O tipo de contagem utilizada é o Sistema de Relógio de 12 horas que divide o dia em duas partes, sendo que a.m. se refere a parte do dia antes do meio dia (midday) e p.m. após o meio dia e antes da meia noite (midnight).

 

a.m. (anti meridian): primeira parte do dia: meia noite ao meio dia

Exemplo:

  • It’s 7 a.m. It’s time to study. (São sete horas da manhã. É hora de estudar)

 

  • It’s 9 a.m. It’s time to go to the club. (São nove horas da manhã. É hora de ir para o clube)

 

p.m. (post meridian): segunda parte do dia: meio dia a meia noite

p.m. – depois do meio-dia

a.m. – antes do meio-dia

  • Exemplo: It’s 5 p.m. It’s time to go home. (São cinco horas da tarde (dezessete horas). É hora de ir para casa)

 

  • It’s 10 p.m. It’s time for dinner. (São dez horas da noite (vinte horas). É hora de jantar.

 

Observação: É interessante mencionar que as horas em inglês são utilizadas no singular, por isso, será utilizado “it’s” (É) para indicar as horas.

 

Na língua Inglesa, outra forma de indicar horas cheias é utilizar a expressão “o’clock”: ( hora exata )

 

  • It’s seven o’clock (São sete horas)
  • It’s nine o’clock (São nove horas)

 

 

forma britânica: Usa-se “past” para indicar os minutos até o limite de meia-hora e usa-se o “to” para indicar os minutos até completar hora cheia.

Exemplo:

  • 02:05 It's five past two. ( São five minutos passado das duas horas.)

 

 

Algumas das expressões utilizadas para expressar as horas em inglês são:

 

What is the time? (Qual é a hora?)

What time is it? (Que horas são?)

1)               Observe os relógios e escreva as horas por extenso.

 

a) It’s ______________________.

 

b) It’s ______________________.

 

c) It’s ______________________.

 

1)                 Faça relógios marcando as seguintes horas:

a)                 4:00

b)                 8:00

c) 10:00

d)                 5:15

e)                 9:30

f)   3:20

 

 

2)                 Escreva as horas em inglês. Siga o modelo:

      6:00 It´s six o´clock = São seis Horas.

 

       2:00

 

       11:00

 

       8:00

 

      3:00

 

      23:00

 

      19:00

 

      4:00

 

      13:00

 

      9:00


3. Ligue : 

Midday = Meio dia.




LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61  Professora: ROBERTA



1.Leia com atenção:

Presentaciones

a. Profesora: ¡Hola, buenos días a todos!

Soy la profesora Mari.

¿Vamos a presentarnos?

 

b.Alumna 1: Mi nombre es Cilene.

Alumna 2: Mucho gusto. Soy Irene.

 

c. Alumna: ¿Cómo te llamas?

Alumno: Me llamo Daniel. ¿Y tú?

 

Saludos

a. Rafael: ¡Hola, Antonio! ¿Qué tal?

Antonio: Bien, ¿y tú?

Rafael: Voy tirando.

 

b.Ana: ¡Hola! Buenas tardes a todos.

Todos: ¡Buenas tardes!

 

c. Lucas: ¿Cómo estás, Elena?

Elena: ¡Muy bien, Lucas!

 

Despedidas

a. Simone: ¡Hasta luego, Luis!

Luis: ¡Adiós!

 

b.Felipe: ¡Hasta mañana!

Todos: ¡Hasta la vista, Felipe!

 

c. Hijo: ¡Buenas noches, mamá!

d.Mmmm

Madre: ¡Buenas noches, que duermas bien!

Hijo: Gracias.

 

2.Marque F para falso e V para verdadeiro:

 

a. (  ) Mari es profesora de Historia.

b.(  ) Lucas se despide de Elena.

c. (  ) Rafael dice: “Voy tirando”. Quiere decir que está muy mal.

 

3.O que falam os personagens segundo os diálogos?

 

a. Daniel        (  ) Gracias.

b.Profesora   (  ) ¿Cómo estás , Elena?

c. Antonio      (  ) Mucho gusto.

d.Lucas         (  ) ¡Hola, buenos días a todos!

e. Felipe         (  ) Bien, ¿y tú?

f.   Hijo            (  ) Me llamo Daniel. ¿Y tú?

g.Irene          (  ) ¡Hasta mañana!

 

4.Complete o diálogo com as palavras abaixo:

SOY          HASTA LUEGO    ¿QUÉ TAL?    ENCANTADA      MUCHO GUSTO      GRACIAS

 

Carolina: Hola, ___________________________.

Tomás: Bien, ____________________. Este es mi amigo Diego.

Carolina: _______________________.

Diego: ¿Cómo te llamas?

Carolina: ____________ Carolina.

Diego: ________________________ . ¿Quieres jugar?

Carolina: Ahora no puedo, tengo clase de natación. Adiós, chicos.

Diego Y Tomás: _____________________________, carolina.

 

Atividades retiradas do livro Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e Josephine Sánches Hernández. Editora Scipione. 2011



ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: SILVANA


ALTRUÍSMO

Significado de Altruísmo

 

      Altruísmo é o substantivo masculino com origem na palavra em francês altruisme que indica uma atitude de amor ao próximo ou ausência de egoísmo. Também pode ser usada como sinônimo de filantropia.

      Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si própria. O altruísmo é uma das bases de várias doutrinas religiosas, como o Cristianismo, por exemplo.    No caso do Cristianismo, o altruísmo é revelado através do amor ao próximo, um dos mandamentos deixados por Jesus (João 13:34). Apesar disso, o altruísmo não é uma atitude exclusiva de uma pessoa que segue uma religião e pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo uma questão de moral.

      Um indivíduo altruísta não é interesseiro, ou seja, não ajuda os outros com o objetivo de obter algum benefício em troca. No entanto, existe também o conceito de altruísmo recíproco, em que uma pessoa ajuda outra sabendo que no futuro essa pessoa poderá estar em condições para retribuir o favor.

 

1)   Responda.

 

a)               Ser altruísta para você é?

 

b)    Você é uma pessoa que gosta de ajudar o próximo? Quem você já ajudou? Qual foi a boa ação que você realizou?

 

c) Pesquise uma celebridade ou uma pessoa comum, que serve ou serviu de inspiração para ajudar ao próximo.

 

d)   Escreva um pequeno texto colocando sua opinião como o altruísmo é capaz de mudar a vida de uma pessoa. (Pense em um título para seu texto.)

 

CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: BEATRIZ 



SOLO.

 

- Cuidando do solo.

          Os alimentos, com exceção dos peixes e de outros seres aquáticos, vêm do solo. É nele que crescem as plantas, que os animais pastam, que são construídas as casas, as escolas e as estradas. É do solo que se tiram produtos para fazer roupas, calçados, móveis, papel – entre tantas coisas.

- Componentes do solo:

          No solo há grãos minerais, água, ar, organismos vivos e restos de plantas.

          Entre os grãos há espaços, por onde o ar pode circular, o que permite a respiração das raízes das plantas e de outros organismos do solo.

          Os restos de organismos mortos são decompostos continuamente por bactérias e fungos, que produzem uma matéria escura, chamada húmus. À medida que a decomposição continua o húmus se transforma em sais minerais e gás carbônico.

          Resumindo, pode-se dizer que o solo é composto de uma parte mineral e de uma parte orgânica. A parte mineral é aquela que se originou da desagregação das rochas. A parte orgânica é formada pela matéria orgânica em decomposição, constituída por açucares e outras substâncias que se encontram principalmente nos seres vivos, e pelos diversos organismos que vivem entre as partículas do solo.

           Por baixo da camada superficial do solo encontram-se fragmentos de rochas. Finalmente, abaixo dessas camadas, encontra-se a rocha que deu origem ao solo –a rocha matriz.

           No subsolo formam-se os lençóis de água, ou lençóis freáticos, que abastecem de água os poços domésticos.

- Tipos de solo:

             - Solo arenoso – são permeáveis, apresentam grandes espaços entre os grãos de areia, por onde a água passa com facilidade e chega às camadas mais profundas, São solos pobres em nutrientes.

              - Solo argiloso –predominam partículas de argila. São menos permeáveis que os solos arenosos. Retém água e sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas. Mas, se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poças, após a chuva.

             - Solo humífero ou humoso há predominância de material orgânico ou húmus e solo mineral. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-o poroso e com boa circulação de ar e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.

 

             Ler o texto e responder as perguntas abaixo:

1. Qual a composição do solo?

2. Como se forma o húmus?

3. Como se formam os lençóis freáticos?

4. Explicar os tipos de solo.

 

Pesquisar na internet ou livro os seguintes assuntos:

- Aração do solo.

- Adubação.

- Importância das minhocas e a fertilidade do solo.

- Irrigação.

 

 EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: JULIANA

 Copie o texto ou cole no seu caderno

Jogos Olímpicos

 

Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.


Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

 

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.


Atividade 2.

Escolha uma modalidade olímpica e faça um trabalho bem completo sobre o esporte escolhido.

No trabalho deve conter:

·         História do esporte

·         Onde é mais praticado

·         Principais medalhistas

·         Como é praticado


Bom Trabalho!


PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: MARIANE SOARES

Queridos alunos de Projeto de Vida

Lembrem-se que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é fácil... mas é essencial!

Estou compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google ClassRoom.

A principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:

1. Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be

2. Copie as dicas do professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)

3. Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no google Classroom.

Bons estudos!!!


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: ALEX

Expressões Numéricas

#Correção dos exercícios anteriores.







HISTORIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: CICÉLIA

Responda:  Quais realizações  dos povos da Mesopotâmia marcaram o surgimento das primeiras civilizações humanas?




GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61     Professora: CICÉLIA

Responder a questões propostas na página scaneada.





ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:61       Professora: MARIANE BERGER






ALGUMAS IDEIAS DE IMAGENS QUE PODEM SER MONTADAS:
 

ATIVIDADE:

    PINTE AS PEÇAS DO JOGO, ESCOLHENDO UMA COR OU MAIS DE UMA. 



    Depois recorte, escolha uma das imagens acima e monte antes. Depois que vc conseguiu montar igual ao gabarito cole sobre a folha de ofício. 
    Desenhe onde este objeto está, acrescente detalhes no chão, no céu, pode acrescentar mais imagens ao desenho. Não esqueça de colorir toda a folha.
    Quando acabar fotografe e me mande por email:

mariane-vberger@educar.rs.gov.br



bom trabalho!









ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:

LÍNGUA PORTUGUESA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVANA    TURMA 61

 

1) Complete as lacunas com a palavra adequada:

 

1. Pedro ____________ lanchando agora. (está – esta – estar)

 

2. Meus irmãos encontraram ____________ caneta na sala de aula. (está – esta – estar)

 

3. Amanhã vou ____________ em São Paulo, na casa da minha tia. (está – esta – estar)

 

4. Você vai levar _____________ blusa ou aquela? (está – esta – estar)

 

5. Quero ______________ com você nos momentos tristes também. (está – esta – estar)

 

6. ___________ criança _____________ muito cansada, porque _________ na rua desde cedo. O que ela queria mesmo era __________ em casa. (está – esta – estar)

 

7. Caramba, não para de ____________! (chove - chover – choveu)

 

8. Como ontem ______________ demais, minha casa ficou alagada. (chove - chover - choveu)

 

9. Toda vez que _____________, esta rua enche de água! (chove - chover - choveu)

 

10. Assim que parar de ______________, vamos ao shopping. (chove - chover - choveu)

 

11. Será que vai ______________ hoje? (chove - chover - choveu)

 

12. ____________ logo, menino, senão a gente vai se atrasar! (anda – andar)

 

13. Dá pra ____________ mais rápido? O banco vai fechar... (anda – andar)

 

14. Vou ________________ por aí e ver se acho um tênis mais barato. (anda – andar)

 

15. Que tal _______________ pela praia e relaxar um pouco? (anda – andar)

 

 

16. Hoje vamos ____________ batata doce com carne moída. (come - comer - comeu)

 

17. Ela ____________ tanto ontem, que passou mal. (come - comer - comeu)

 

18. Minha sobrinha não para de ___________, olha só! (come - comer - comeu)

 

                         Fonema e Letra.

         Fonema e Letra representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita).

Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//).

As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.

 

Exemplos:

 

coçar = 5 letras          /k/ /o/ /s/ /a/ /r/ = 5 fonemas

 

máximo = 6 letras      /m/ /á/ /s/ /i/ /m/ /o/ = 6 fonemas

 

acesso = 6 letras        /a/ /c/ /e/ /s/ /o/ = 5 fonemas

 

chute = 5 letras          /x/ /u/ /t/ /e/ = 4 fonemas

 

Classificação dos Fonemas

 

 

Os fonemas classificam-se em: vogaisconsoantes e semivogais.

 

Vogais.

 

        São sons emitidos sem obstáculos, somente pela boca (a, e, i , o, u), ou pela boca e pelas fossas nasais (ã, ẽ, ĩ, õ, ũ).

 

Exemplo:

 

piaando, cesto, quero, lente, li, lindo, sonhoavó, som, sustountar.

 

 

Consoantes.

 

        As consoantes encontram obstáculos na sua passagem pela boca, por isso, precisam sempre do acompanhamento das vogais.

 

Exemplo:

 

base, deduzirfalarpedaço, redigirsintetizar.

 

 

Semivogais.

 

        As semivogais são os fonemas /i/ e /u/ que aparecem juntos com uma vogal formando uma sílaba. É importante dizer que, enquanto as vogais são essenciais na formação de sílabas, as semivogais não.

Exemplo:

 

cárie, mau, pais, rei, seita, venceu.

 

Dígrafos

 

        Além das letras acima, há ainda os dígrafos, o encontro de duas letras que representam um único fonema.

Exemplos:

 

ch: chuva /x/ /u/ /v/ /a/

nh: arranhar /a/ /rr/ /a/ /nh/ /a/ /r/

qu: quindim /k/ /ĩ/ /d/ /ĩ/

rr: aborrecer /a/ /b/ /o/ /rr/ /e/ /c/ /e/ /r/

sc: nascer /n/ /a/ /c/ /e/ /r/

 

 

1)Em qual das palavras abaixo há mais letras do que fonemas?

a) achado
b) táxi
c) cadeira
d) surpresa
e) redigir

 

2) Marque a alternativa cuja palavra apresenta cinco fonemas:

( ) Filha

( ) Molhada

( ) Guerra

( ) Fixa

( ) Ilhas

 

3) A palavra cujo número de letras é igual ao número de fonemas é:

( ) Sucedida

( ) Caminhando

( ) Grandes

( ) Espelhos

( ) Ressoou

 

4) Quantas letras e quantos fonemas têm estas palavras.

 

a)Margarida_________________________________                                                                                                                          

b) Espelho                                                               

 

c) Ferro                                                                          .

 

d) Guincho                                                                           .

 

e) Papel                                                               .

 

f) Chuva                                                           .

 

g) Sorte                                                                 .

 

h) Honesto             .                                             .

 

i) Excesso                                                            .

 

j) Máximo                                                      .

 

k) Fixo                                                       .



5) Retire do texto abaixo as palavras que possuem mais letras que fonema:

                            

                            Trova

        

          Atirei um limão doce

         Na janela de meu bem:

         Quando as mulheres não amam

         Que sono as mulheres têm!                       

                                          (Manuel Bandeiras)

 

 

6)  Coloque V ou F para o número de letras e fonemas das palavras abaixo:

a) (    ) chimarrão 9 L e 7 F

b) (    ) proibido 8 L e 7 F

c) (    ) humanidade 10 L e 9 F

d) (   ) vogal 5 L e 5 F

 

7) Nas palavras alma, pente e porque, temos, respectivamente:

a) 4 fonemas - 5 fonemas - 6 fonemas. (  )
b) 5 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas. (  )
c) 4 fonemas - 4 fonemas - 5 fonemas. (  )
d) 5 fonemas - 4 fonemas - 6 fonemas. (  )
e) 4 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas. (  )

 

 8) Com base em nossos estudos sobre FONEMA e LETRA, analise:

 

1) Um fonema pode ser representado na escrita por uma ou por várias letras.

 2) Uma letra pode representar diferentes fonemas.


3)  Um fonema será sempre representado por uma única letra.


 4) Uma letra só pode representar um fonema.


 5)  A letra "x" pode representar dois fonemas: /ks/ 

 

Estão corretas:

(  ) 1, 2, 5

(  ) 1, 2,3, 4.

 (  ) 2, 3.

 (  ) 2,3,4.

 

9) Assinale a alternativa em que todas as palavras contém dígrafos
   

    a) jaca, guerra, averigue, matagal. 
    b) guerra, milharal, ancião, matança. 
    c) bizonho, apazigue, distinção, canalha. 
    d) hipopótamo, país, passagem, viagem. 
    e) subumano, pelintra, supimpa, canzarrão.     

 

LÍNGUA ESPANHOLA  – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA ROBERTA    TURMA 61

 

1.   Leia o texto com atenção :

 

Esta es mi família

Tomás: Bruu... ¡qué frío! No me gusta el invierno.

Alicia: A mí tampoco, prefiero el verano.

Tomás: ¿Esta foto es de tu familia?

Alicia: ¡Sí! Estamos reunidos por el cumpleaños del abuelo.

Tomás: ¡Qué grande es tu familia! Este de camisa azul, ¿quién es?

Alicia: Es mi padre y a su lado está mi madre. Después está mi abuela. Cerca de mi abuela están mis tíos, y mis primos están con mi abuelo.

Tomás: ¡Ah! ¿Y estos do que están a tu lado?

Alicia:  Son mis hermanos, Augusto, de diecisiete años,  y Elisa, que es la mayor y tiene veitún años. Y… mi perro Bimbo. Y tu familia, ¿cómo es?

Tomás: Vivo con mi madre y mis abuelos.

Alicia: ¿Tienes hermanos?

Tomás: No, no tengo. Mi familia no es numerosa como la tuya.


2.   Pinte o nome dos membros da familia da Alicia no texto.


3. Traduza para o português as palavras que representam os parentescos da família da Alicia (são aquelas palavras que foram pintadas no exercício número 2).

4.   Desenhe a sua família e identifique cada um deles (escreva em espanhol o parentesco deles com você).

Texto retiradas do livro Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e Josephine Sánches Hernández. Editora Scipione. 2011.

 

LÍNGUA INGLESA  – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVANA    TURMA 61

 

Vamos aprender os números de 11 até 30.

Pronuncie os números abaixo:     

        Numbers

11 – eleven (eleven)
12 – twelve (chuelve)
13 – thirteen (tirtin)
14 – fourteen (fourtin)
15 – fifteen (fiftin)
16 – sixteen (sixtin)
17 – seventeen (seventin)
18 – eighteen (eigtin)
19 – nineteen (naintin)

Note que, com exceção dos números 11 e 12, os demais terminam sempre em –teen. Você sabia que é por isso que os adolescentes, em inglês, são chamados de teenagers ou teens?

20 – twenty (tuenti)
21 – twenty-one (tuenti uan)
22 – twenty-two (tuenti chu)
23 – twenty-three (tuenti zri)
24 – twenty-four (tuenti four)
25 – twenty-five (tuenti faiv)
26 – twenty-six (tuenti six)
27 – twenty-seven (tuenti seven)
28 – twenty-eight (tuenti eigt)
29 – twenty-nine (tuenti nain)
30- thirty ( zerti)

 1. Escreva os números por extenso: (Em inglês)

20-

13-

28-

17-

23-

16-

 

2) Faça os cálculos e escreva em inglês. Em seguida, com o resultado obtido, observe a legenda, e descubra quais são as cores que deverá utilizar para pintar o desenho.


a. zero + one =    

b. one + one = 

c. one + two = 

d. two + two = 

e. three + two= 

f. four + two = 

g. five + two = 

h. five + three = 

i. seven + two = 

j. five + five = 

k. nine + two =

l. nine + three = 

 

m. nine + four = 

n. ten + four= 

o. ten + five = 

p. ten + six = 

q. ten + seven = 

 

 Legenda para pintura do desenho abaixo:


One = yellow

Two = green

Three =brown

Four = silver 

Five =violet

Six = yellow

Seven = red

Eight = gray

Nine = blue

Ten = black

Eleven = gold

Twelve = orange

Thirteen= black

Fourteen= purple

Fifteen = navy blue

Sixteen=brown

Seventeen= beige




                         Colors – cores. (cólors)

 

Blue – azul. (Blú)

 

Red – vermelho. (Réd)

 

Yellow – amarelo. (iélou)

 

Green – verde. (grín)

 

Orange – Laranja, alaranjado.) (óRandj)

 

Purple – roxo. (pârpol)

 

Black – preto. (blék) 

 

White – branco (uáit)

 

Gray – cinza (grêi)

 

Pink – Cor-de-rosa (pínk)

 

Brown – marrom (bráun)

 

Golden – dourado (gôlden)

 

Violet- violeta ( Violet )

 

 

3)Responda:


What is your favorite color? – Qual é a sua cor favorita

(uát ís iór fêivorit cólor?)

 

 4) Passe para o português.

red
pink
orange
gray
yellow
blue
green

violet

gold

silver

orange



5) Responda o que for pedido:
a) A tradução de preto para o inglês é? 

) green
(  ) black
(  ) pink
(  ) white

 

 b) A tradução de cinza para o inglês é?

(  ) black
(  ) white
(  ) gray
(  ) gold

 

6) Escolha a opção que melhor traduz os termos sublinhados a seguir.

 

a) have a white pencil.

(  ) Rosa
(  )Branco
(  ) Verde

 

b) They are red.

). Vermelhos
(  )Marrom
(  )Cinza

 

The apple is green.

(  )Rosa
(  )Verde
(  ) Branco

 

 7) Traduza as frases para o português. (Utilize o dicionário de inglês.)

a) I like of color White-

b) My house is yellow-

c) My bike is orange and black-

 

8) Encontre as 5 cores em inglês no caça-palavras:

9) Escreva as cores certas.

A) pnik-

B) whiet-

C) grnee-

D) yelolw-

E) oragne-

F)rde-

G)blcak-

H)sievrl-

I) violet-

J) lbue-

 

MATEMÁTICA -   EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSOR ALEX       TURMA 61

Multiplicação com Números Naturais

#CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS

Exercícios de fixação:

1) Construa a tabuada da multiplicação (do 1 ao 10 – em folha separada).

2) Escreva cada uma das adições em forma de multiplicação:

a) 9+9+9+9+9 = 5 x 9 ou 9 x 5

b) 11+11+11+11+11+11 = 6 x 11 ou 11 x 6

c) 27+27 =  2 x 27  ou 27 x 2

d) 6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 6 x 26 ou 26 x 6

3) Uma sala de aula tem 6 fileiras de classes. Em cada fileira há 8 classes. Isto significa que nessa sala há __6__x___8__ =_48___classes.

4) Para um torneio de futebol de salão, um professor de Educação Física organiza 5 equipes. Cada equipe é formada por 12 jogadores. Quantos jogadores vão disputar esse torneio?

Resposta: 5 x 12 = 60

60 jogadores irão disputar esse torneio.

5) Usando a multiplicação, determine o valor de 57+57+57+57+57+57.

                                        57

                                        x6

                                       342

6) O médico receitou a André que andasse 1250 metros todos os dias para melhorar o seu estado físico. Quantos metros André vai andar em uma semana? Resposta:

                                             1250      (metros)

                                               x 7       ( dias da semana)

                                           8.750 metros

André vai andar em uma semana 8.750 metros.

7) Comprei um celular e vou pagá-lo em 12 prestações iguais de 98 reais. Quanto vou pagar pelo celular? Resposta:

     98  (valor da prestação)

    x12  (quantidade de prestações)

1.176 reais

Vou pagar pelo celular o valor de 1.176 reais.

8) Determine o resultado da multiplicação:

(monte a continha e resolva)

Resposta a seguir em folha scaneada....

a)    48 por 15.

b)    32 por 604

c)    205 por 1.024

d)    82 por 20.202

e)    55 por 500

f)     660 por 11

g)    770 por 77

h)    845 por 14

i)     721 por 9

 

9) Um motor bombeia 3700 litros de água por minuto para uma cisterna. Quantos litros de água esse motor bombeará para a cisterna em 30 minutos?

Resposta: 3700 (litros de água)

                x  30 ( minutos)

            111.000 litros de água

Esse motor bombeará 111.000 ( cento e onze mil ) litros de água.


10) Para efetuar com mais facilidade 30 x 17, podemos fazer 30 x (10+7). Que propriedade da multiplicação utilizamos nessa operação?

Resposta: Propriedade Distributiva


11) Indique a propriedade da multiplicação que foi usada em cada um dos itens:

a) 5 x 8 = 8 x 5   Propriedade Comutativa


b) 7 x ( 3 x 9 ) = ( 7 x 3 ) x 9        Propriedade Associativa


c) 6 x 1 = 1 x 6      Propriedade do Elemento Neutro






CIÊNCIAS  – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA BEATRIZ    TURMA 61

 

Rochas e Minerais.

          As rochas formam a parte sólida da Terra: a crosta e a parte superior do manto da Terra são formados por rochas. E os solos, são formados a partir do desgaste das rochas.

Composição das rochas:

          São formadas por minerais, substâncias químicas sólidas encontradas na natureza. Os minerais são formados por cristais, com formas bem definidas.

           A maioria das rochas é formada por vários tipos de mineral. Por exemplo, o granito, que apresenta grãos de várias cores e brilhos.

Propriedades para identificar um mineral: cor, dureza (facilidade com que a superfície do mineral é riscada), a transparência, brilho e o tipo de cristal que é formado pelo mineral.

Por exemplo: o granito é formado por três tipos de mineral – o quartzo (grãos brancos), o feldspato (grãos cinzentos) e a mica (grãos pretos).

- O quartzo é usado na fabricação de vidro, lentes (óculos,...), relógio, rádios, televisores, etc. .

- A mica é um isolantes de calor e de eletricidade; por isso é utilizada no ferro de passar roupas.

- O feldspato é utilizado na produção de cerâmica e porcelana, esmaltes, azulejos, etc. .

Tipos de Rochas:

1. Rochas magmáticas ou ígneas: podem se formar quando a lava vulcânica esfria e fica sólida. Como exemplo dessas rochas temos o basalto, pedra-pomes (usada para polir substâncias ou para amaciar a pele) e o granito (usado em esculturas, bancadas, pias, etc.).

          As rochas magmáticas formam a maior parte da crosta terrestre, localizadas abaixo do solo.

2. Rochas sedimentares: são formadas por grãos de outras rochas que se depositam em camadas e se unem.

            O processo de desintegração das rochas é chamado intemperismo. Que é provocado pela chuva, vento, água dos rios e ondas do mar, que desgastam, aos pouco as rochas, quebrando-as em pequenos grãos.

            Fazem parte também, da formação dessas rochas são os fósseis, formados por restos de animais e plantas, decompostas por microrganismos.

            São exemplos dessas rochas o arenito, argilito,   e o calcário ( usado para corrigir a acide do solo, fabricação de cimento e cal).

3. Rochas metamórficas: se originam da transformação de outras rochas. Exemplo, o mármore e o gnaisse.

            A partir do texto acima responda as atividades abaixo:

 

1. No caderno, identifique o tipo de rocha, magmáticas, sedimentares e metamórficas, a que se refere cada uma das afirmativas abaixo:

a) São formadas por grãos de outros tipos de rocha transportados pela água ou pelo vento, depois de compactados. ........................................................

b) São formadas pelo resfriamento do magma ou da lava. ...................................

c) São formadas pela transformação de outras rochas submetidas a condições de elevada pressão e temperatura. ............................................................

d) É a rocha em que há maior possibilidade de se encontrar fósseis. ......................................... .


2. Classifique cada tipo de rocha abaixo como magmática, sedimentar ou metamórfica.

a) mármore: .....................................    

b) granito: .........................................   

c) basalto: ........................................   

d) arenito: ..........................................   

e) ardósia: .......................................

f) gnaisse: .......................................

g) pedra-pomes: .....................................

h) calcário: .............................................

i) argilito: ................................................


3. O que é intemperismo? ......................................................................................

...............................................................................................................................

4. Como são formados os fósseis? ........................................................................

...............................................................................................................................

  

HISTORIA  – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA CICÉLIA          TURMA 61









COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:




GEOGRAFIA  – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA CICÉLIA    TURMA 61


RESPONDA

1. Descreva com detalhes o lugar que você mora. Não esqueça de citar os cheiros e as sensações que esse lugar lhe proporciona.


ENSINO RELIGIOSO– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVANA    TURMA 61


Leia o texto que fala sobre a AMIZADE.

             

                       O QUE VALE UM AMIGO.

    – O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo.

    Respondeu o oficial:

    – Autorização negada! Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!

    O Soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou trazendo seu amigo.

    O oficial estava furioso:

    – Eu não lhe disse que ele estava morto?

    – Diga-me, valia a pena ir até lá para trazer seu amigo?

    E o soldado respondeu:

    – Claro que sim, meu comandante! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: “Tinha a certeza que virias!”

    “Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram”

 

                                         

1)   Responda.

                                

 

a) Você concorda quando dizemos que amizade vale ouro? O que você pensa sobre isso? Explique –a.

 

 

 

b) Valeu a pena o soldado ariscar-se para buscar o amigo? Justifique sua resposta.

 

 

c) Explique a moral da história:

 

 

d) Você já ajudou um amigo (a)? Como foi essa ajuda?

 

 

e) Você tem muitos amigos (a)?

 

 

f)    Na sua opinião você acha importante ter amizades? Porque

 

 

2) Redija um pequeno texto que fale sobre a Amizade.

 

 

3) Procure e escreva uma poesia ou um trecho de uma música que fale sobre a Amizade. (A poesia você pode construir se preferir ou procurar uma que fale sobre a amizade.)


PROJETO DE VIDA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE SOARES    TURMA 61


    Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.

E podemos? Claro que sim.

     Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.

 

Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?

  

(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:

 

HORA DE LER SOBRE OS FATOS:

Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.

Por G1


31/05/2020 11h56  Atualizado há uma semana

     Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

    O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.

    No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

    O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.

 

Veja a cronologia do caso:

 

·         25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.

·         26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.

·         27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.

·         28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.

·         29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.

·         30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.

·         Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.

 

Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:

1.     O que é racismo para você?


2.     Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.


3.     O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.


4.     Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?


5.     Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.


6.   Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver  egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?


7.   A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo.  De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista.  A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.


Para saber mais:

 (...) A primeira Constituição brasileira

 

    O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.

   Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.

     Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.

    A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).

 

 Referências Bibliográficas:

G1 portal de notícias, disponível em   https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.

 

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

 conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.

VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.

 

Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso

 em: Maio de 2014.


EDUCAÇÃO FÍSICA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA JULIANA    TURMA 61

 

    O futebol é uma modalidade muito comum em muitos eventos de âmbito internacional, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Além disso, há muitos torneios de futebol pelo mundo, sendo alguns dos principais a Copa do Mundo FIFA, a Eurocopa ou Campeonato Europeu de Futebol e a Copa Libertadores da América. É disputada por duas equipes, cada uma com 11 jogadores.

 

As regras do futebol:


1.   Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois tempos de 45 minutos cada.


2.   O jogo é supervisionado por um árbitro.


3.   É proibido o uso das mãos para o manejo da bola. Podem, entretanto, serem usados os pés, as pernas, o tronco e a cabeça.


4.   Para evitar que os jogadores do time adversário fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre ele a linha de fundo adversária.


5.   O vencedor da partida é aquele que conseguir fazer o maior número de gols.


6.   Em caso de desempate, podem ser feitas duas prorrogações de 15 minutos ao final dos tempos.


7.   Quando um jogador comete faltas, ele pode receber um cartão amarelo ou um cartão vermelho. Se receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho em uma partida, ele é expulso do jogo.


8.   Caso um jogador execute alguma agressão física sobre um adversário, o juiz deve marcar pênalti a favor do time adversário.


9.   Quando a bola sai do campo pela linha de fundo, é cobrado escanteio se o último jogador a tocá-la estava na defensiva, e é cobrado tiro de meta se o último jogador a tocá-la estava no ataque. Nesse caso, o escanteio é a favor do time atacante e o tiro de meta, a favor do time da defensiva.

 

Vamos Trabalhar? Para entregar responda em uma folha.

1)   Fale um pouco sobre o que você conhece sobre o futebol.

2)   Pesquise um campo de futebol, e faça um desenho com as principais linhas.

3)   Qual o número de jogadores por equipe?

4)   Quem supervisiona o jogo?

5)   O futebol pode ser jogado com as mãos

6)   Como pode ser feito o desempate?

7)   Quando pode ser cobrado o pênalti?

 

ENSINO RELIGIOSO– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVANA   TURMA 61

   Vamos ver nesta atividade sobre o tema Paz.

      

O que é a paz para você? 

Paz significa um estado de tranquilidade e calma.

Temos 3 tipos de paz que são:

  1. Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)

  2. Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)

  3. Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)


  1. Faça um pequeno texto falando sobre a paz.


     2) Complete os pensamentos:

    a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/

    b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/

    c) Eu me sinto em paz quando___________________________/

    d) As pessoas tem que ter mais__________________________/

     e) O mundo precisa de ________________________________/

     f)  Para viver uma vida tranquila temos que _________________/

     g) Paz é____________________________________________/

Buscar a paz

     Vamos continuar com o tema sobre a paz.

  1. Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).


ARTES– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE BERGER      TURMA 61

    

    Continuamos trabalhando as linhas.

    Para o próximo trabalho vamos precisar de tinta da cor ou cores da sua preferência e um canudo.

    Você precisa diluir esta tinta para que ela fique um pouco mais liquida. 

    1. Pegue uma folha desenhe a cabeça, o pescoço, desenhe o rosto.  Pingue uma quantia de tinta, pegue o canudo e sopre bem forte para que a tinta escorra ate o final da folha. Não esqueça de forrar a mesa onde vc vai trabalhar. Veja o exemplo abaixo:



    2. Agora você irá desenhar os cabelos usando todas as linhas (horizontal, ondulada, quebrada, mista...) que estudamos nas ultimas aulas. Elas devem sair da cabeça e ir em direção ao final da folha. Não deixe muitos espaços entre elas e nem sobreponha as que já estão feitas. Você pode usar canetinhas,  lápis de cor ou giz de cera para desenhar os cabelos. No final desenhe o rosto e a roupa do seu personagem.

    Veja o vídeo do passo a passo:




    Não esqueça de colorir os desenhos.

   Quando acabar coloque os dados de identificação, tire uma foto de cada trabalho e mande por email: mariane-vberger@educar.rs.gov.br


BOM TRABALHO!



ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JUNHO:


ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:

       OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)

        ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL  PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.

            DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:



COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE:                             MÊS DE JUNHO DE 2020

DISCIPLINA:

PROFESSOR:


****************************************



ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA: Silvana Prux


Atividade do mês de junho: 1/6/2020 a 6/06/2020


                                        O que é a paz para você? 


        Paz significa um estado de tranquilidade e calma.

        Temos 3 tipos de paz que são:

A) Paz consigo mesmo. (Bons pensamentos e atitudes)

B) Paz com os outros (palavra positivas, respeito à maneira de cada um)

C) Paz com o mundo (atitudes de cuidado com o meio ambiente)


EXERCÍCIO: 


1) Faça um pequeno texto falando sobre a paz.

2) Complete os pensamentos:

a) Em um mundo pacífico as pessoas______________________/

b) Em um mundo pacífico a natureza_______________________/

c) Eu me sinto em paz quando___________________________/

d) As pessoas tem que ter mais__________________________/

e) O mundo precisa de ________________________________/

f) Para viver uma vida tranquila temos que _________________/

g) Paz é____________________________________________/

Atividade do mês de junho. 8/6/2020 a 13/06/2020

            Vamos continuar com o tema sobre a paz.

1) Crie um mural com o tema Paz (pode ser realizado em uma folha de ofício).

2) Elabore algumas frases sobre o tema PAZ.

3) Procure e escreva um trecho de uma música ou poema que fale sobre a paz.



CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA. 
 Professora: Beatriz Reis 



ALUNO:................................................... TURMA: 6º

DATA: 01 à 06 de junho.



Título: O planeta: ( Pesquisar sobre os assuntos abaixo).

· O interior da terra: crosta, manto e núcleo.

· Continentes em movimento – placas tectônicas, terromotos e tsunamis.


· Vulcões.



GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA: CICÉLIA ALTMAYER



NOME:_________________________________TURMA:____DATA: ___/___/___



Responda:

01- O que as imagens mostram? Descreva-as o mais detalhadamente possível: 

02 - No caderno, faça um quadro com três colunas. Nele,indique elementos da natureza e elementos feitos pelo ser humano. Preencha-o com base na observação das imagens acima. 

03-Qual das imagens acima você clássica como paisagem natural, isto é,que não foi alterada pela ação humana? Por quê?




HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA





Sobre o tempo responda NO SEU CADERNO:


1- Em sua casa existe algum instrumento que mede o tempo? Quais?

2- Por que medir tempo é tão importante?

3- É possível medir o tempo sem relógio?

4- Cite dois instrumentos utilizados para medir o tempo?

5- Por qual motivo a humanidade inventou formas de contar e marcar o tempo?

6- A princípio,o que os homens utilizaram como marcadores do tempo?

7 - Sobre o conceito de Cultura.

A -O que é cultura?

B- Há povo sem cultura?

C-De um exemplo de um hábito cultural do povo Brasileiro?

8- como vimos há sobre a terra uma variedade de povos, de Cultura se de calendários.Com base no que você estudou, responda:

A- O que é um calendário?

B- Quais as datas usadas por judeus e muçulmanos como março inicial de seus calendários?

9- Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade usamos ano, décadas, séculos, milênios etc.

A - Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo?

B- Há quantas décadas se deu este fato?

C - A quantos séculos?

D- Há quantos milênios?

10- Indique o marco usado no calendário cristão, no muçulmano e no judeu para dar início a contagem do tempo?


EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora Juliana dos Santos 




                Iniciação ao esporte

    Este ano vamos iniciar as atividades dos jogos de competição e suas regras.
    Nossa primeira atividade será com o voleibol.

Atividades:

    1. Copie ou cole em seu caderno o texto abaixo

Voleibol

        O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.
        O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.
         Quantos jogadores tem o voleibol?
        O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva.
    Além do vôlei de quadra, há também o vôlei de praia. Diferente da quadra, o de praia é jogado na areia e contém somente quatro jogadores, sendo dois de cada equipe.

Fundamentos do voleibol

        Os fundamentos do vôlei são:

· Saque

· Recepção

· Levantamento

· Ataque

· Bloqueio

        Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.


       I) Responda conforme o texto no caderno 

1) O voleibol é praticado por quantas equipes?

2) O que divide a quadra de voleibol ao meio?

3) Com qual parte do corpo é jogado voleibol?

4) A bola pode tocar ao chão?

5) Quantos jogadores tem o voleibol?

6) Além do vôlei de quadra, qual o outro jogo de voleibol que existe também?

7) Quais são os fundamentos do voleibol?

8) Caso queira fazer uma pesquisa
mais aprofundada sobre o voleibol, pode pesquisar e acrescentar ao trabalho.

        II ) Faça um desenho no seu caderno de Educação física de uma quadra de voleibol.

Um bom Trabalho a todos!


LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA Silvana Prux 

Mês: junho 01/6/2020 a 06/6/2020.

        1. Leia e responda as questões.

O misterioso Boitatá.

    Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova. Para que conseguisse ver alguma coisa, precisava abrir muito os olhos. Dessa forma, suas pupilas ficaram dilatadas, enormes.
    Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio. E todos os lugares começaram a alagar, pois a água chegou violentamente e foi engolindo tudo por onde passava.
Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
    A cobra grande, também chamada de boi Guaçu, que dormia tranquila em sua cova, foi obrigada a deixar sua moradia e também subiu a montanha. Quando chegou lá em cima e encontrou os outros animais, foi devorando-os um a um.
Começou a acontecer uma coisa fantástica: o corpo da cobra foi ficando transparente e Luminosa. Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos, parecia que soltava fogo pelos olhos, eram como duas grandes Fornalhas. Foi quando o boi Guaçu se transformou em boitatá!
    Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza; foi obrigado a vigiar eternamente os campos, assustando os viajantes descuidados. Sua missão é proteger todos os campos relvados contra a destruição e incêndios.

            INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1) Identifique o fato que motivou a história:

a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”

b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”

c) “E todos os lugares começaram a alagar [...]”

d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.

2)Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam.

Aponte-o: (Escreva)

3)A história termina quando:

a) “[...] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso [...]”

b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos [...]”

c) “[...] o boi Guaçu se transformou em boitatá!”

d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza [...]”

4) “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição incêndios”. De quem é essa missão?

a ( )dos bichos.

b ( )do boi Guaçu.

c ( ) do Boitatá.

d ( )dos viajantes.

5) Na frase “[...] pois a água chegou violentamente [...]”, o significado é :

a) o meio com que a água chegou. ( )

b) o tempo com que a água chegou. ( )

c) a intensidade com que a água chegou. ( )

d) o modo com que a água chegou. ( )

6)Qual foi o castigo do Boitatá: Marque a resposta certa.

a) Não cuidar dos animais. ( )

b) Cuidar somente dos animais. ( )

c) proteger todos os campos. ( )

d) Vigiar os campos e assustar os visitantes, e proteger de destruição e incêndios. ( )

7)Complete as frases de acordo com o texto.

a) Os animais, ........................, correram todos........................................................................................ reuniram.

b) Boitatá recebeu um .....................pela ............................

c) E todos os ......................começaram a ........................

d) Sua missão é................................. Contra a......................................

8) Retire do texto;

a) Adjetivo =

b) substantivo comum =

c) verbo =

9) Circule os verbos abaixo que estão presente no texto.

Dilúvio - correram - montanha - encontrou - maiores - campos - viajantes

Choveu - missão - soltava - cova - pupilas - malvadeza - vigiar - fornalhas

10)Leia o poema e responda.

A bailarina

Como frágil lamparina,

Como pequeno colar,

Faz do ar sua casa,

Sua estrada pontilhada

De água.

[...]

A) Escreva os adjetivos e os substantivos do poema: A bailarina, separando-os em colunas.

                              Adjetivos                                     Substantivos





11) Complete as palavras usando S ou Z nos espaços: (Se necessário utilize o dicionário de português).

A) FRANCE__A

B) HOLANDE__A

C) JAPONE__A

D) MARQUE__A

E) PRINCE__A

F) RAPIDE__

G) LEVE__A

H) NITIDE__

I) CANALI__AR

J) TRAUMATI__AR

K) PADRONI__AR

L) POU__ADA

M) COI__A

N) AU__ÊNCIA

O) SOU__A

P) QUI__ESSE

Q)POBRE___A



Mês: junho 08/6/2020 a 13/6/2020 


Ortografia. 

        A Ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa para a grafia correta das palavras e o uso de acentos, da crase e dos sinais de pontuação. A origem da palavra é grega e significa -orthós = certo, correto, direito, exato; e -grafia = escrita, estabelecendo, portanto, padrões para a forma escrita correta das palavras de uma língua. 


        Observe a diferença de escrita e de significado das palavras a seguir:


Mas = indica oposição: Estudou, mas não aprendeu.

Más = feminino de maus: As más ações são sempre condenáveis.

Mais = indica quantidade, aumento: Comprei mais livros.


        1 )Preencha as lacunas com mais, mas ou más.

a) Eu não aguento_______esse barulho.

b) Ela sabia de tudo, ______ nada disse.

c) Ela é muito bonita, ______ muito convencida.

d) Os comerciantes só pensam em vender______ e _____ suas mercadorias.

e) Agia com _____ intenções.

f) Só quero aquilo que me pertence: nem______nem menos.

g) Não há______ o que fazer. Vamos embora.

h) Não é só bonita, _______ também inteligente e educada.

i) Era feriado, ________ resolveu acordar cedo.

j) Ele queria ter ______ tempo para o lazer.

Onde: lugar onde se encontra algo. (Não indica movimento)

Ex.: Onde está minha caneta?

Aonde: lugar para onde se vai. (Indica movimento)

Ex.: Aonde ele vai?


        2) Complete com Onde ou Aonde:

a)___________ você quer ir?

b) Fui visitar a cidade___________ morei durante três anos.

c) Nunca sei ___________ te achar.

d) __________ mora o Sol, é lá que eu vou estar.

e)_____________ chegaremos com tamanha notícia ruim?

f) O acidente aconteceu na praia ___________ estivemos no ano passado.

g) ___________ você vai tão apressadamente?

h) Tenho certeza de que ela mora aqui, mas não sei____________.

i) ___________você ficou durante a cerimônia?

j) Não sei____________ irei em minhas próximas férias.

k) Você estuda ____________ me formei?

l) Não sei nada sobre ele. Nem quem é e muito menos___________ está.

m)____________ foram minhas sombrinhas que estavam aqui?

n)___________ fica o mercado?

o)___________ você for, eu vou.

Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Mal é um advérbio, antônimo de bem.

Ex.: Pedro é mau exemplo de amigo.

Ex: Mariana está muito mal no novo emprego.


        3)Complete as frases a seguir com MAL ou MAU:

a) Ele teve um ____ dia, por isso dormiu ____.

b) Márcia foi ____ na prova.

c) Todos estão passando ____ hoje.

d) O ____ elemento foi levado pela polícia.

e) O chefe está de ____ humor; acho que está de ____ com a vida.

f) Você só quer o nosso _____.

g) Esse menino tem ____ costume.

h) Suas alunas leem muito ____.

i) A batalha entre o bem e o ____ jamais terá fim.

j) Esse menino é um ____ exemplo para a turma.

k) Maria compreendeu ___ o que a professora disse na aula.

l) A mãe do Joãozinho dirige muito ___.

m) Mário não é um menino ___, apenas está com alguns problemas em casa.

n) Cláudio teve que sair mais cedo da aula porque passou muito ___.

o) Você foi muito ___ quando maltratou os animais.

p) A professora está de ___ humor.

q) Por ser um ___ menino, você vai ficar uma semana sem videogame.

r) O vencedor foi ___ – educado com o cliente.

s) Foi um ___ negócio comprar o barco.

t) Os alunos foram ___ nas provas.

u) O avião não decolou por causa do ______ tempo.

v) Desculpe, fiz um ___ juízo de você.

w) Estou ouvindo ___ Pode aumentar o som?

x) O professor considera um ___ hábito ler histórias em quadrinhos.

y) O texto do Pedrinho está ___ escrito.

A gente: nós

Ex : A gente foi à escola para estudar (Nós fomos à escola para estudar).

Agente: agente secreto, agente de saúde.

Ex: O agente secreto desvendou o crime.


        4) Complete as frases com a gente ou agente:

a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.

b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.

c) A dor que.........................sente, quando quebramos um braço é horrível.

d) ......................... Paranaense é hospitaleira.

5) Escreva 1 frase com:

Mal –

Mau_

Mais-

Mas-

Más-

Aonde-

Onde-

A gente-

Agente-


        6) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e complete com a palavra certa.

( 1 ) Mau ( ) ________está o livro de português?

(2 ) Aonde ( )O funcionário apresentou _____desempenho.

( 3)A gente ( )_______você vai com tanta pressa?

( 4 ) Agente ( )O _________imobiliário vendeu a casa .

(5 )Onde ( ) A professora viu ______ fazendo o teatro.

(6 ) Mal ( ) O menino foi _______nas provas.



LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Prof. Roberta Medeiros dos Santos

PERÍODO: 01 de junho a 13 de junho


1. Música: “El saber no ocupa lugar”


El saber no ocupa lugar. 

Quien aprende es especial. 

Saber otra lengua 

es fenomenal. 

No estoy solo en este lugar. 


Siete países hispanos 

con Brasil hacen frontera: 

Argentina, Uruguay, Paraguay, 

Perú, Bolivia, 

Colombia y Venezuela. 

No estoy solo en este lugar. 


Conocer sus costumbres y diferencias 

es algo que voy a valorar. 

No estoy solo en este lugar. 


2. Pinte de amarelo, na música, os países que fazem divisa com o Brasil.

3. Pinte de verde, na música, um número.

4. Traduza a música para o português.

5. Agora relaciona a segunda coluna (nacionalidades) de acordo com a primeira (países que falam espanhol)

1. Chile ( )ecuatoriano/ecuatoriana

2. Colombia ( )panameño/panameña

3. Cuba ( )venezolano/venezola

4. Guatemala ( )chileno/chilena

5. Ecuador ( )nicaragüense

6. Honduras ( )paraguayo/paraguaya

7. México ( )cubano/cubana

8. Nicaragua ( )guatemalteco/guatemalteca

9. Panamá ( )colombiano/colombiana

10. Paraguay ( )hondureño/hondureña

11. Uruguay ( )uruguayo/uruguaya

12. Venezuela ( )mexicano/mexicana

Atividades retiradas do livro Español Sin Fronteras. Volume 1. María de los Ángeles J. García e Josephine Sánches Hernández. Editora Scipione. 2011.


LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Silvana Prux 

Mês de junho 01/06/2020 a 06/06/2020.

Vamos aprender o Verbo tobe. 

        O verbo tobe significa no português o verbo (ser/ estar) ele é muito importante no inglês. 

        Nós temos os pronomes pessoais do verbo tobe que são: 

I - eu Pronúncia aí

You- você Pronúncia iu

He- ele pronúncia ri

She- ela Pronúncia chi

It- ele/ela Pronúncia it

We- nós Pronúncia ui

You- vocês Pronúncia iu

They- eles/elas pronúncia dei

            Veja agora o verbo tobe. Pronúncia :

I am– (aim) ( eu sou eu estou )

You are- (iu ar)( você é / você está )

He is – (ri is)( ele é / ele está )

Sheis – (chi is ) ( ela é / ela está )

It is – (it is)( ele é /ele está ) Para animais e coisas .

We are- (ui ar ) ( nós somos / nós estamos )

You are –(iu ar ) ( vocês são / vocês estão )

They are – (dei ar )( eles/elas são /eles elas estão).

        OBSERVE QUE AO LADO ESTÁ A PRONÚNCIA.

1) Pronuncie várias vezes os pronomes pessoais do verbo tobe e o verbo tobe.

2) Ligue os pronomes pessoais ao seu significado em português.

I                                                            Ele

You                                                       Você

He                                                        Ele ou ela (para animais e objetos)

She                                                      Nós

It                                                          Vocês

We                                                      Eu

You                                                     Eles ou elas(pessoas )

They                                                   Ela


3) Complete com am, is, are:

I -

You -

He -

She -

It -

We -

You -

They -


4) Escreva o pronome pessoal correto: siga o exemplo.

A .Peter = HE e.Laura =

b.The dog = f.The cat =

c.Suellen = g.The book=

d Frank and mary= 

 5) Escreva um pronome pessoas para as imagens (SHE, IT, THEY, HE.)



            6) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

(a) I am ( ) nós somos

(b) they are ( ) ele é ( animais e coisas )

(c) sheis ( ) eu sou

(d) it is ( ) eles são

(e) we are ( )ela é

            
            7) Traduza as frases para a língua portuguesa:

a) The apple is red: __________________________

b) The pear is yellow. ________________________

c) The lemon is green. _______________________

d) The grape is purple: _______________________

e) The watermelon is red and ­­­­­­­­Green__________________

        
            Vocabulary =

The= o os a as

And = e

Is = É / está.

Use o dicionário de inglês para traduzir as frases do nº 7

            8 ) Complete with is or are: siga o exemplo.

a) She __is____ Lisa.
b) He





c) Lisa and Bart ______ friends.

d) Maggie and Lisa ______ sisters.

e) She ____ Maggie.


Observe o verbo tobe para responder a atividade.


        9) Substitua os nomes pelos pronomes he, she , it, they: Siga o exemplo.

a) Peter is a good student.

He is a good student.

b) Neila is a good student.

is a good student.

c) The cat is an animal

is an animal. Vocabulary: good : bom / boa /An um uma

d) The girls are nice.

are nice.

e)Paul is my friend.


Mês de junho 08/06/2020 a 13/06/2020.


        Vamos aprender os números em inglês.Veja a pronúncia dos números.
        Números em inglês de 0 a 10 (Ao lado está a pronúncia dos números. )

0 – Zero
1 – One – /uán/
2 – Two – /tú/
3 – Three – /zrii/
4 – Four – /for/
5 – Five – /faiv/
6 – Six – /six/
7 – Seven – /sevn/
8 – Eight – /éit/
9 – Nine – /náin/
10- ten-/ten/


            1) Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª

(1) Ten                       ( )Dois

(2)Eight                      ( )Sete

(3)Two                        ( )Três

(4)Four                       ( )Oito

(5)Three                     ( )Quatro

(6)Seven                    ( )Dez

           
             2) Complete a sequência:

a. one _________ three

b.__________ five – six

c. seven- eight -_______

d. eight____________ ten

e. three______ five_________

f. six______eight_________ten

g. two_______four________six


            3) Complete com a letra que falta os números.

a.S____x

b.Te___

c.Ni___e

d.F__ ___r

e.O__e

f.Ei__ __t

g.Th___ee

h.F___ ___ ___

i.T___o

j.S__v___ ___


            4) Ligue o número a palavra certa.

a. Four 8

b. Five 7

c. Eight 2

d. Two 3

e. Seven 1

f. One 9

g. Ten 6

h. Three 5

i. Nine 10

j. Six 4


            5) Sublinhe o número 8 onde está escrito.

       Seven         Ten        Eight        Two       Six        four


            6) Encontre no quadro abaixo os números de 1 a 10 em inglês.



        1) Desembaralhe as letras e escreva corretamente o nome dos números abaixo:

a. Sxi_______________

b. Senev______________

c. Wto________________

d. Nein________________

e. Foru_________________

f. Fevi_________________

g. There_______________

    
        8) Marque o número correspondente:

a) Eight

( ) 18 ( ) 8

a) Two

( ) 4 ( ) 2

b) Seven

( )10 ( ) 7

c) Three

( ) 6 ( ) 3

d) Nine

( ) 8 ( ) 9

e) Four

( ) 5 ( ) 4

f) One

( ) 11 ( ) 1


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professor Alex Brando


Período: de 01/06 à 06/06/2020 

Multiplicação com Números Naturais 

            Ler e copiar no caderno o conteúdo a seguir:









Período: de 08/06 à 13/06/2020 


Multiplicação com Números Naturais 

Copiar e resolver no caderno 
As contas devem aparecer na resposta. 

        Exercícios de fixação: 

1) Construa a tabuada da multiplicação (do 1 ao 10 – em folha separada). 



2) Escreva cada uma das adições em forma de multiplicação: 

a) 9+9+9+9+9 = 

b) 11+11+11+11+11+11 = 

c) 27+27 = 

d) 6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6+6 = 



3) Uma sala de aula tem 6 fileiras de classes. Em cada fileira há 8 classes. Isto significa que nessa sala há ____x_____ =____classes. 



4) Para um torneio de futebol de salão, um professor de Educação Física organiza 5 equipes. Cada equipe é formada por 12 jogadores. Quantos jogadores vão disputar esse torneio? 



5) Usando a multiplicação, determine o valor de 57+57+57+57+57+57. 



6) O médico receitou a André que andasse 1250 metros todos os dias para melhorar o seu estado físico. Quantos metros André vai andar em uma semana? 



7) Comprei um celular e vou pagá-lo em 12 prestações iguais de 98 reais. Quanto vou pagar pelo celular? 



8) Determine o resultado da multiplicação: 

(monte a continha e resolva) 

a) 48 por 15. 

b) 32 por 604 

c) 205 por 1.024 

d) 82 por 20.202 

e) 55 por 500 

f) 660 por 11 

g) 770 por 77 

h) 845 por 14 

i) 721 por 9 

9) Um motor bombeia 3700 litros de água por minuto para uma cisterna. Quantos litros de água esse motor bombeará para a cisterna em 30 minutos? 



10) Para efetuar com mais facilidade 30 x 17, podemos fazer 30 x (10+7). Que propriedade da multiplicação utilizamos nessa operação? 



11) Indique a propriedade da multiplicação que foi usada em cada um dos itens: 

a) 5 x 8 = 8 x 5 

b) 7 x ( 3 x 9 ) = ( 7 x 3 ) x 9 

c) 6 x 1 = 1 x 6 


PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA 
PROFESSORA: MARIANE SOARES 

De 01 a 13 de junho de 2020 

(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o) 

Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância? 

        Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras. Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida. 

Um planejamento de qualidade ainda garante: 
  • Reflexão sobre a sua vida; 
  • Desenvolvimento do autoconhecimento; 
  • Viabilização de novas alternativas; 
  • Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário; 
  • Comprovação do que é prioridade; 
  • Aumento da produtividade. 

    Nesse sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva. Mas antes disso tudo, você precisa aprender a se organizar.... 
    Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para estudar, para isso você irá planejar seus horários de estudo e se organizar para fazer as atividades propostas. 
    Você criará uma tabela de horários das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários, se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua planilha. 
    Ao final deste período (de 1 a 13 de junho),você fara um relatório diário de estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou suas dúvidas... 
    Por fim explanará (no relatório),como a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto. 
    A planilha com seus horários,suas anotações diárias e o conclusões, será entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1, deve ser separado das demais disciplinas. Ao estudo!!

 

ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE


AS LINHAS PODEM SER:


ATIVIDADES:


1. FAÇA UM DESENHO SIMPLES, EM UMA FOLHA DE OFÍCIO OU DESENHO, DE UM PERSONAGEM QUE VOCÊ MAIS GOSTA, OU DE ALGO QUE VOCÊ GOSTA DE DESENHAR. DEPOIS VOCÊ IRÁ PREENCHER O DESENHO COM LINHAS COLORIDAS (com canetinhas ou com lápis de cor). Capriche no seu trabalho, não deixe muito espaço entre as linhas nem junte eles senão elas grudam e deixam de ser linhas. OLHE O EXEMPLO:


2. A PARTIR DAS LINHAS CRIE UM DESENHO BEM LEGAL USE A IMAGINAÇÃO E NÃO ESQUEÇA DE PINTAR BEM COLORIDO:(SE NÃO PUDER IMPRIMIR A FOLHA DESENHE A LINHA IGUAL A DA IMAGEM ABAIXO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário