COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA
EDUCAÇÃO REMOTA
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É, E A QUE TURMA PERTENCE :
NOME:
SÉRIE/TURMA:
DISCIPLINA:
PROFESSOR: JULHO - 1º PARTE
EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.
Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.
BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!
ATENÇÃO ALUNOS:
Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade criada dentro das disciplinas, chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.
ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA DE JULHO:
LÍNGUA
PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: SILVANA
Preposições
O que são preposições?
As preposições são palavras usadas para
marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e
advérbios desempenham no discurso. Em outras palavras, as preposições são
unidades linguísticas dependentes de outras, ou seja, elas não
aparecem sozinhas no discurso e servem justamente para estabelecer a ligação
entre dois termos. Vejamos alguns exemplos:Camila gosta de praia.
A preposição de une o
verbo gosta ao termo complementar “praia”, gerando relação entre
essas unidades linguísticas e, também, sua função gramatical no discurso:
“praia” é o complemento relativo de gosta.
EX:Essa é
uma pessoa de fibra.
Nesse outro exemplo, a mesma preposição de une
o substantivo pessoa ao substantivo “fibra”, mas aqui a relação
estabelecida entre as palavras é diferente: “fibra” será adjunto
adnominal de pessoa.
Classificação das preposições
A classe das preposições está dividida
entre as preposições essenciais e as preposições acidentais.
Preposições essenciais
São aquelas que só aparecem na língua
propriamente como preposições, sem outra função. Nos exemplos anteriores, vimos
como a preposição de manteve-se sempre sendo preposição, embora tenha
estabelecido relação entre unidades linguísticas diferentes, garantindo-lhes
classificações diferentes de acordo com o contexto.
São Preposições essenciais: A, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per,
em algumas variações históricas e
geográficas], sem, sob, sobre, trás.
Exemplo:
Caminhou até o parque para exercitar-se.
Preposições acidentais
São aquelas que não possuem
originalmente a função de preposição, mas que podem acabar exercendo essa
função em determinados contextos.
Preposições Acidentais: afora, como, conforme,
durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto,
entre outras.
Exemplo:Fora eu, todos foram bem.
Fora seria, comumente, um advérbio de
lugar (Ex.: O objeto estava fora da bolsa.). Entretanto, no contexto
da primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “com exceção
de”.
Segundo testemunhas,
ficou tudo bem.
Segundo seria, comumente, um numeral
(Ex.: Cheguei em segundo lugar na corrida.). Contudo, no contexto da
primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “de acordo
com”.
Uso das preposições
É importante ressaltar que as preposições
podem combinar-se ou contrair-se com outras palavras, mesmo que sejam de
classes gramaticais diferentes. A combinação ocorre
quando, ao juntar-se a outra palavra, não ocorre redução da preposição, não
havendo, portanto, alteração fonética.
Ao ligarmos a preposição a ao
artigo o, temos, por combinação, a preposição ao:
a + o = ao a + os = aos
A contração, por sua vez, ocorre
quando, ao juntar-se a outra palavra, há redução da preposição, podendo,
inclusive, haver alteração fonética ou
junção de sons — geralmente, estamos falando de preposição + artigo (definido:
o/a/os/as, indefinido: um/uma/uns/umas), ou pronome (pessoal
na 3ª pessoa: ele/ela/eles/elas, demonstrativo:
este/isto/esse/isso/aquele/aquilo e suas variáveis no feminino e no plural).
Ao ligarmos a preposição a ao
artigo a, temos, por contração, a preposição à (utilizamos crase para
indicar essa contração):
a + a = à
a + as = às
a + aquele = àquele
a + aqueles = àqueles
a +
aquela = àquela
a +
aquelas = àquelas
Ao ligarmos a preposição em ao
artigo o, temos, por combinação, a preposição no:
em + o = no
em + os = nos
em + a = na
em + as = nas
em + ele = nele
em +
aquela = nela
em +
aquelas = nelas
em + eles = neles
Locuções prepositivas
Quando temos um grupo de palavras com
valor e emprego de uma preposição, damos a esse conjunto o nome de locução
prepositiva. As principais locuções prepositivas são constituídas de
um advérbio ou
de uma locução adverbial seguido da preposição de, a e com.
Alguns exemplos de locuções prepositivas estão na tabela a seguir:
Questão
1
Leia
a tirinha e responda:
O que
causa o humor do texto?
B) Identifique
as preposições presentes no texto.
c) Qual
a diferença de sentido entre as expressões “cadeira de balanço” e “cadeira do balanço”?
2) Leia
o texto 2 para responder as questões 2 e 3:
Responda:
a) Que
gênero textual é esse?
b) Qual
a finalidade desse texto?
c) Quem
é o anunciante do texto?
d) O
que está sendo anunciado nesse texto: produto ou serviço?
e) Retire
do texto todas as preposições presentes.
3) Sobre
as preposições do texto acima, explique:
a) Que
efeito de sentido a expressão “Só hoje” pode produzir no consumidor?
b) Por
quais outras preposições a palavra destacada em “Só hoje” pode ser
substituída sem alterar seu sentido original?
4)Construa
frases com as palavras do quadro abaixo:
A
– ante – até – após – com – contra – de – durante – em – entre – para – desde –
perante – por – sem – sob – sobre – trás.
5)
Preencha os espaços com a preposição correta:
A.
Por,
desde, a, com, de.
B.
Perante,
desde, por, com, de.
C.
Por,
desde, por, com, por.
D.
Em,
com, entre, desde, por.
a) Novos
abalos de terra fizeram sentir-se _____ São Francisco.
b) Os
soldados agiram ______ violência.
c) João
e Manoel vivem discutindo _______ si.
d) Estudo
nesta escola ______ o ano passado.
e) Luto
______ uma terra melhor.
6)Circule
na música, seis preposições e transcreva-as abaixo:
Coisas
Boas da Vida – Larissa Manoela
Gosto das coisas boas que a vida tem
Gosto de ser feliz e viver pro bem
Banho quente depois da chuva
Conversar com um amigo que há muito não via
Falar com a melhor amiga todo dia
Bolo quente, almoço de mãe
Uma conversa boa me faz bem
Gosto de tudo que me vem além
Pipoca com calda de chocolate
Sessão da tarde, banho de sol
Correr por aí, comer pequi (…)
7)
Marque um (X) na preposição que completa o sentido da oração.
a.Maria
viajou ____ônibus.
(
)de ( )para
( ) com
b.Gosto
de comer mamão_____açúcar.
(
)de ( )para
( ) com
c.O
time do sul jogou _______ o time do norte.
(
)de ( )contra
( ) para
d.Minha
casa fica____Bataguassu.
(
)de ( )para
( ) em
e.Camila
pode ser reprovada _____falta.
(
)por ( )para
( ) com
LÍNGUA
INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: MARTA
1.O eu lírico (a voz que fala no texto) diz que
esteve lendo livros antigos de lendas e mitos e cita os nomes de alguns
personagens. Quem são esses personagens citados na letra da canção?
a.( )
Batman
b.( )
Achilles
c.( )
Spiderman
d.( )
Hércules
e.( )Robin
f.(
)Superman
g.( )Flash
2.Desses heróis citados na letra da canção, qual é
o que você mais gosta? Por quê?
3.O que o eu lírico procura? Assinale apenas uma
alternativa.
a.( ) Ele
procura uma felicidade como em um conto de fadas.
b.( ) Ele
procura ter os punhos fortes como o Batman.
c.( ) Ele procura
por alguém com dons sobre-humanos.
d.( )Ele
procura alguém para beijar e sentir falta.
4.De acordo com a canção o que o Superman retira
antes de voar?
a.( ) um
terno
b.( ) seus
óculos
c.( ) a
camisa
d.( ) as
meias.
5.O eu lírico apresenta as características de
alguns super-heróis e, diz que não se vê nessa lista. E você, se vê como um
super-herói? Comente.
6.A tradução mais adequada para o título do texto
seria:
a.( ) Algo
assim...
b.( )Bem assim...
c.( ) Como
assim...
d.( ) Mesmo
assim...
7.Quais são as perguntas feitas nos versos a
seguir: Where'd you wanna go? How much you wanna risk?
a.( )”Aonde
você quer ir? Quanto você quer arriscar? ”
b.( ) ”Onde
vamos? Quanto vamos arriscar? ”
8.Você gosta desse estilo de música? Conhece os
intérpretes dessa canção? Comente.
9.Você conhece alguma pessoa que julga ser um herói
ou uma heroína? Quem? Por quê?
10.Desenhe o super-herói da televisão que você
considera ser o melhor (em uma folha separada). Depois escreva três
características e/ou frases positivas em inglês para esse personagem.
LÍNGUA
ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: ALINE
Agora
que você já aprendeu o alfabeto e sabe ele todinho, soletre seu nome e escreva
o som da pronúncia ao lado de cada uma das letras, conforme o exemplo:
M-A-R-I-A
M:
EME
A:
A
R:
ERRE
I:
I
A:
A
Escolha
o nome de mais três pessoas que você conheça e repita o exercício.
Faça no caderno!
Bons estudos :)
MATEMÁTICA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: ZILCE
EDUCAÇÃO
FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora:JULIANA
Copie o texto ou cole no seu caderno
Jogos Olímpicos
Os jogos
olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição
sadia entre os povos dos cinco continentes.
Considerado o maior
evento esportivo do planeta, os Jogos
Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia
entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin
(Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era
Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.
História
De
acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de
2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os
primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os
atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.
Nessa
época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os
jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no
templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo
“Olimpíadas”.
Era Moderna
Atenas
foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896,
com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove
modalidades.
Desde
essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro
anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e
Segunda Guerra Mundial, respectivamente.
Atividade 2.
Escolha uma modalidade olímpica e faça um trabalho bem
completo sobre o esporte escolhido.
No trabalho deve conter:
·
História do esporte
·
Onde é mais praticado
·
Principais medalhistas
·
Como é praticado
Este trabalho deve ser enviado por e-mails ou entregue
nas datas marcadas pela direção da escola.
Bom Trabalho!
Turma:71 Professora:BEATRIZ
PEIXES
De acordo com seu esqueleto, os
peixes são classificados em dois grupos principais:
- Ósseos: como o nome indica, possuem o esqueleto formado por ossos.
São exemplos desse grupo o lambari, o dourado e a sardinha.
- Cartilaginosos: possuem o esqueleto formado principalmente por cartilagens (tecido de sustentação mais
flexível que o osso. Em seres humanos pode ser encontrado nas orelhas e nariz).
São exemplos desse grupo a arraia e o tubarão.
Características gerais dos
peixes:
- Adaptação dos peixes ao
ambiente aquático: para vencer a resistência da água, o corpo deles é alongado,
ou seja, sua forma é hidrodinâmica. Também
possuem musculatura e várias nadadeiras que os ajudam a impulsionar e manter o
equilíbrio do corpo.
- Respiração dos peixes:
Através de brânquias. Os peixes retiram oxigênio diretamente da água usando
brânquias. Nos peixes ósseos, a água entra pela boca e é desviada para as
brânquias, saindo pelo opérculo –
placa óssea com abertura em forma de fenda localizada na lateral do corpo desses
animais. A água possui menos oxigênio que o ar, por isso as brânquias são
órgãos respiratórios bastante eficientes. Os peixes cartilaginosos realizam
processo semelhante, porém não possuem opérculo e a água sai pelas fendas
branquiais (apresentam 5 a 7 pares).
Para respirar, os peixes pulmonados
ou dipnoicos usam, além das brânquias, sua bexiga natatória como uma estrutura
semelhante aos pulmões. Dessa forma, conseguem respirar, por algum período, o
oxigênio diretamente do ar. Exemplo a
piramboia, que vive nos rios da Amazônia e do pantanal.
- Sistema circulatório:
pelo coração dos peixes circula sangue venoso (rico em gás carbônico). Ao
contrair-se, o coração impulsiona o sangue para as brânquias, onde ele será
oxigenado e segue para o restante do corpo.
- Para se orientarem, os
peixes contam com estruturas capazes de detectar variações no ambiente
aquático. Os olhos têm a função de formar imagens e perceber variações de
luminosidade. As narinas possuem bolsas olfatórias que detectam substâncias
químicas dissolvidas na água. Além disso, eles possuem estruturas auditivas (otólitos) internas que têm como
principal função indicar a posição do corpo do animal, pois é um órgão de
equilíbrio.
Nos peixes, há a linha
lateral, que auxilia a orientação, pois identifica vibrações na água causadas
pela presença de outros animais.
- Bexiga natatória: estrutura encontrada em peixes ósseos. Funciona
como um flutuador e auxilia-os no deslocamento vertical na água. Quando a
bexiga se enche de ar, a densidade do animal diminui e ele se desloca para
cima; quando a quantidade de ar na bexiga diminui, a densidade do animal
aumenta e ele afunda.
Obs. Os tubarões utilizam a
quantidade de óleo existente no seu fígado para ajustar a sua capacidade de
flutuar.
- Digestão dos peixes: a
alimentação dos peixes é bastante variável. Eles podem ser carnívoros,
herbívoros ou, ainda, filtrar pequenos organismos que ficam dispersos na água.
Independentemente do tipo de alimento, os peixes realizam digestão em um tubo
digestório que pode terminar no ânus ou
na cloaca. É comum que peixes cartilaginosos possuam
cloaca (eliminam fezes, urina e gametas).
As condições da água, principalmente
a salinidade e a temperatura, afetam o desenvolvimento dos peixes, Alguns, como
a truta, somente se desenvolvem em águas de temperatura baixa. Devido à
salinidade, os peixes de água doce não sobrevivem em água salgada, pois podem
ficar desidratados e morrem.
- Reprodução dos peixes:
Os peixes ósseos libera seus gametas (as fêmeas liberam os óvulos e os machos,
os espermatozoides) na água, onde ocorre a fecundação. Portanto a fecundação é externa, pois não acontece dentro do
corpo da fêmea. Os milhares de ovos formados pela fecundação e liberados na
água, surgem os alevinos, que sofrem
metamorfose e se transformam em peixes adultos. Os tubarões e arraias possuem
fecundação interna, ou seja, o
macho, usando uma nadadeira modificada chamada clásper, deposita os
espermatozoides no órgão reprodutor da fêmea, no qual ocorre a fecundação do
óvulo.
PEIXES
ÓSSEOS PEIXES CARTILAGINOSOS.
Boca terminal. Boca ventral.
Opérculo. Fendas branquiais.
Bexiga natatória. Não possui bexiga natatória.
Sistema
digestório terminado em Sistema digestório terminado em
ânus. cloaca.
Esqueleto ósseo. Esqueleto cartilaginoso.
Maioria fecundação externa. A maioria fecundação interna.
Ex. pintado, robalo, Ex. tubarão e arraia.
dourado, tainha.
Obs. Os tubarões possuem
órgãos chamados ampolas de Lorenzini, que podem detectar variações de
temperatura, de salinidade e de corrente elétrica. As suas narinas também são
especializadas e podem captar o cheiro de sangue das presas a centenas de
metros de distância.
Ler
o texto e responder as seguintes atividades.
1. Explique por que os
peixes nadam tão bem.
2. Através de que
estrutura ocorre a respiração dos peixes?
3. Qual a função do
opérculo nos peixes ósseos?
4. Qual a diferença entre
o processo respiratório nos peixes ósseos e cartilaginosos?
5. Qual a função dos
olhos, narinas e otólitos dos peixes?
6. O que são alevinos?
7. Explicar o tipo de
reprodução dos peixes ósseos e cartilaginosos.
ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora:SILVIA
PROJETO
DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: MARIANE SOARES
Queridos alunos de Projeto
de Vida
Lembrem-se que é muito
importante organizar seus horários de estudo, sei que não é fácil... mas é
essencial!
Estou compartilhando um
link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google ClassRoom.
A principal atividade de
projeto de vida da primeira quinzena de junho é justamente ambientar-se nesta
plataforma, para isto:
1. Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be
2. Copie as dicas do
professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)
3. Responda ao
questionário postado nas atividades da sua turma no google Classroom.
Bons estudos!!!
HISTORIA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: CICÉLIA
GEOGRAFIA
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: ÂNGELA
1. Pesquise:
a) Qual o maior município do Rio Grande do Sul em extensão?
b) Qual o maior município do Rio Grande do Sul no número de moradores?
c) Quais os rios de maior importância no RS?
d) Explique porque o Guaíba é chamado de rio, mas não é considerado um:
ARTES
- EDUCAÇÃO REMOTA
Turma:71 Professora: MARIANE BERGER
O Quadro “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh
O quadro A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, foi pintado em
1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e se encontra no Museu de Arte
Moderna de São Francisco (SFMOMA).
A pintura
retrata a vista da janela do quarto do artista no hospício de
Saint-Rémy-de-Provence.
VAMOS
COLORIR O PRIMEIRO DESENHO USANDO APENAS CORES FRIAS.
O QUE SÃO CORES FRIAS?
CORES FRIAS SÃO AQUELAS
QUE NOS PASSAM SENSAÇÃO DE FRIO, SÃO ELAS:
AZUL (TONS FORTE E FRACO)
VERDE (TONS FORTE E FRACO)
ROXO (TONS FORTE E FRACO)
ABAIXO
A IMAGEM QUE REPRESENTA O QUADRO “A NOITE ESTRELADA DE VINCENT VAN GOGH. PINTE
SOMENTE USANDO CORES FRIAS:
VAMOS
COLORIR O SEGUNDO DESENHO USANDO APENAS CORES QUENTES.
O QUE SÃO CORES QUENTES?
CORES QUENTES SÃO AQUELAS
QUE NOS PASSAM SENSAÇÃO DE CALOR, ACONCHEGO, SÃO ELAS:
VERMELHO (TONS FORTE E
FRACO)
LARANJA (TONS FORTE E FRACO)
AMARELO (TONS FORTE E
FRACO)
ABAIXO
A IMAGEM QUE REPRESENTA O QUADRO “A NOITE ESTRELADA DE VINCENT VAN GOGH. PINTE
USANDO SOMENTE CORES QUENTES:
APÓS FOTOGRAFE OS DOIS DESENHOS E MANDE POR EMAIL: mariane-vberger@gmail.com
ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:
LÍNGUA PORTUGUESA– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVANA PRUX TURMA 71
Vamos iniciar um novo conteúdo.
Concordância Verbal e Nominal.
A Concordância verbal e nominal é a parte da gramática que estuda a
conformidade estabelecida entre cada componente da oração.
Enquanto a concordância
verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se
ocupa da relação entre as classes de palavras:
Concordância nominal = classes de
palavras
Concordância verbal= sujeito e verbo.
Exemplo: Nós estudaremos regras
e exemplos complicados.
Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:
Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos
diante de um caso de concordância verbal.
Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o
adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.
Concordância Verbal.
1. Sujeito composto antes do verbo
Quando o sujeito é composto e vem antes do verbo, esse verbo
deve estar sempre no plural.
Exemplo:
Maria e José estudaram até tarde .
2. Sujeito composto depois do verbo.
Quando o sujeito composto vem depois do verbo, o verbo tanto
pode ficar no plural como pode concordar com o sujeito mais próximo.
Exemplos:
Discursou diretor e professores.
Discursaram
diretor e professores.
3. Sujeito formado por pessoas gramaticais
diferentes
Quando o sujeito é composto, mas as pessoas gramaticais são
diferentes, o verbo também deve ficar no plural. No entanto, ele concordará com
a pessoa que, a nível gramatical, tem prioridade.
Isso quer dizer que 1.ª pessoa (eu, nós) tem prioridade em
relação à 2.ª (tu, vós) e a 2.ª tem prioridade em relação à 3.ª (ele, eles).
Exemplos:
Tu e ele falais outra língua?
Nós, vós e
eles vamos à festa.
4. Adjetivos e um substantivo.
Quando há mais do que um adjetivo para um substantivo, os
adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo: Adorava comida salgada e gordurosa.
5. Substantivos e um adjetivo.
No caso inverso, ou seja, quando há mais do que um substantivo e
apenas um adjetivo, há duas formas de concordar:
Quando o adjetivo vem antes dos substantivos,
o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo.
Exemplo:
Linda filha e bebê.
Quando o adjetivo vem depois dos substantivos,
o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo ou com todos os
substantivos.
Exemplos:
Pronúncia e vocabulário perfeitos.
Vocabulário
e pronúncia perfeitos.
Pronúncia e vocabulário perfeitos.
Vocabulário
e pronúncia perfeitos.
1) Complete a lacuna.
a) Já _____ anos, ______ neste local árvores e flores. Hoje, só
_________ ervas daninhas.
2) Assinale a
alternativa que melhor completa as orações a seguir:
I. Mais de dez
atletas_____________da maratona.
II. Fui eu que
____________ o jantar.
III. Não __________ à
votação dez por cento dos eleitores.
IV. Qual de nós
_______________ isso?
a) ( ) participou,
preparei, compareceu, quer
b) ( ) participaram,
preparei, compareceram, quer
c) ( ) participamos,
preparei, compareceu, queremos
3) Assinale V para as alternativas em que a
concordância verbal está adequada e F para as alternativas em que está
inadequada.
a) [ ] Sou eu que paga a conta
hoje.
b) [ ] Apenas 12% dos alunos responderam
ao questionário.
c) [ ] Um quarto dos
entrevistados não dominam a norma-padrão da língua.
d) [ ] A maioria dos estudantes
participará das passeatas.
e) [ ] Vossa Santidade chegou ao
Vaticano na manhã de hoje.
4) Procure e escreva um trecho de uma música que tenha erro de
concordância verbal e nominal.
5)
Observe a faixa: Marque a resposta correta.
a) Há erro de concordância verbal empregada na faixa, portanto a frase
deveria ser reescrita da seguinte maneira:
( ) “Está aberta as
matrículas... “.
( ) “Estão aberta as
matrículas...”.
( ) “Estão abertas a
matrícula...”.
( ) “Estão abertas as
matrículas...”.
6) Complete as frases
corretamente.
a) Alugam___________casas.
(Alugam-se /Aluga-se)
b) Ela está
______________cansada hoje. (Menos / menas )
c) Paciência é _____________
(necessário/ necessária)
d) Eles ________________o tesouro. (Achou / acharam)
7) Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre
parênteses no modo subjuntivo.
a) Se ela
_________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (Falar)
b) Talvez eu _________________ para você dormir. (Cantar)
c) Se eu ___________________
mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (Conversar)
d) Quando eu ________________, trarei as encomendas.
(Voltar)
e) Se você _______________ a
casa, teria o dinheiro necessário. (Vender)
F) Desejo que ele _________________ as paredes novamente.
(Pintar)
8) Complete as frases de
acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.
a) Preciso passar no
vestibular, por isso...........muito. (Estudar - futuro do presente do
indicativo).
b) ..............boas lembranças da minha infância. (Ter
- presente do indicativo).
c) Pedro..........futebol
muito bem se tiver oportunidade. (Jogar - futuro do presente do indicativo).
d) f) Os
homens..........viola durante a serenata. (Tocar - futuro do presente do
indicativo).
e) O aluno...........um
prêmio ao final do semestre. (Ganhar - futuro do presente do indicativo).
f) Nesta vida..........o que
plantamos. (Colher - presente do indicativo).
LÍNGUA INGLESA– EDUCAÇÃO
REMOTA
PROFESSORA MARTA ROCHA TURMA 71
Texto para às questões 01 e 02
http://profjaime2.blogspot.com.br/2007/11/future-tense-will-1o.html
01.”I´ll
never forget his last words”. A
palavra destacada corresponde a:
a.I
will e indica que a frase está no futuro.
b.I will e
indica que a frase está no presente.
c.I will e
indica que a frase está no passado.
d.I will e
indica que a ação ocorre no momento da fala.
02.”I´ll never forget
his last words” uma possível tradução para essa frase seria:
a.Ele nunca
esqueceu minhas últimas palavras.
b.Eu nunca
esqueci suas últimas palavras.
c.Eu nunca
esqueço suas últimas palavras.
d.Eu
nunca esquecerei suas últimas palavras.
03.Passe
as sentenças abaixo para o futuro:
a.I study at
night.
_______________________________
b.She works
with her mother.
_______________________________
c.I go to the
beach with you.
_______________________________
d.We meet at
school.
_______________________________
e.Mary sits
near me.
_______________________________
f.I write
letters to my friends.
_______________________________
g.They study in
the same class.
_______________________________
h.He sends
flowers to his girlfriend.
_______________________________
04.Analise as imagens abaixo e complete as
lacunas com as preposições:on, in, under, in front of, behind, far, near.
05.Leia
o texto abaixo e coloque a tradução na ordem correta utilizando as letras entre
parênteses:
-Eu
estou com uma terrível dor de cabeça.
-Espere
um momento. Eu darei a você um comprimido de aspirina.
( a )I have ( ) a ( )moment.
( b ) Wait b ( )
you ( ) headache.
( c ) I will give c ( ) a terrible ( )an aspirin pill.
06.Analise o texto abaixo:
O advérbio never significa
“nunca”, portanto a tradução dessa frase ao pé da letra seria:
a.A zoeira nunca termina.
b.A zoeira nunca acaba.
c.A zoeira nunca começa.
d.A zoeira nunca passa.
07.Analise
os trechos de música e os advérbios de frequência grifados nelas, após
classifique-os de acordo com seus significados em português.
a.Never (
)às vezes
b.Always (
)frequentemente
c.Sometimes ( )
nunca
d.Frequently (
) sempre
Leia:
http://www.alegriaeboadisposicao.com/como-se-diz-em-ingles-o-gato-caiu-na-agua-e-afogou-se/
08.Explique
em que consiste o humor do texto?
_________________________________________________________________
09.Transcreva
da fala do João as palavras pronunciadas corretamente, após faça a tradução.
_________________________________________________________________
10.Explique
por que é importante saber falar inglês e em quais situações utilizamos o
idioma?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
LÍNGUA ESPANHOLA –
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ALINE TURMA 71
Alfabeto em espanhol
Agora que você já aprendeu o alfabeto e sabe ele todinho, soletre seu nome e escreva o som da pronúncia ao lado de cada uma das letras, conforme o exemplo:
M-A-R-I-A
M: EME
A: A
R: ERRE
I: I
A: A
Escolha o nome de mais três pessoas que você conheça e repita o exercício.
Faça no caderno!
CIÊNCIAS– EDUCAÇÃO
REMOTA
PROFESSORA BEATRIZ REIS
TURMA 71
Você pesquisou sobre anfíbios e répteis, agora responda as atividades abaixo.
A. Assinalar com X as questões abaixo:
1. Em relação a respiração dos anfíbios assinale a
alternativa correta:
(a) na fase de girino é cutânea; na adulta, pulmonar.
(b) na fase de girino é branquial; na adulta, pulmonar
e cutânea.
(c) na fase de girino e adulta é pulmonar e cutânea.
(d) nenhuma das alternativa está correta.
2. Os anfíbios são animais de sexos separados e sua
reprodução acontece na água ou em lugares úmidos. A fecundação dos anfíbios é:
(a) externa, fora do corpo da fêmea.
(b) interna, dentro do corpo da fêmea.
(c) a fêmea coloca ovos, que serão fecundados pela ação
do macho.
3. O sapo quando se sente ameaçado espirra uma
substância tóxica, que é produzida por um par de glândulas, denominadas:
(a) parótidas. (b) paratoides. (c) amplexas.
B. Responder as questões abaixo:
4. Explique a classificação dos anfíbios ( anuros,
urodelos e ápodes).
5. Rãs, sapos e pererecas, apesar de serem animais
diferentes, utilizam as mesmas estratégias na hora de atrair parceiros para
reprodução. Quais são essas estratégias?
6. Nos répteis encontramos os testudíneos, que
apresentam uma carapaça em volta do corpo, são as tartarugas, jabutis e
cágados. Citar as diferenças entre essas três espécies.
HISTÓRIA – EDUCAÇÃO
REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER TURMA 71
COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS
ABAIXO:
GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO
REMOTA
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA TURMA 71
Responda
às questões:
1. Em
relação ao RS, diga quantos municípios o compõem:
2.
Quais as 3 maiores cidades, em número de habitantes, do RS:
3.
Quais os 3 maiores municípios, em extensão territorial, do RS?
4.
Qual a cidade de maior PIB do RS?
5.
Quais os limites geográficos do RS?
6.
Quais as mesorregiões do RS?
7. Em
qual mesorregião seu município se localiza?
8.
Diferencie lagoa, Laguna e lago:
9.
Qual a maior extensão de água de interior que o RS possui?
10.
Qual a maior altitude do RS?
ENSINO RELIGIOSO–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA SILVIA
MARQUES TURMA 71
PROJETO DE VIDA–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE
SOARES TURMA 71
Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é
uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas,
mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre
quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos
melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.
E podemos? Claro que sim.
Cada um de vocês é único e por isso mesmo
especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo
que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto
pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste
mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial
branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o
racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também a justa onda de protestos antirracismo no
mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.
Para
começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com
essas palavras?
(...) Quando eu te encarei frente a
frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau
gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:
HORA
DE LER SOBRE OS FATOS:
Entenda os protestos nos EUA após a morte do
ex-segurança negro George Floyd
Homem
morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco.
Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos,
que se espalharam por outros países.
Por
G1
31/05/2020 11h56 Atualizado há uma semana
Após
a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um
policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de
maio.
O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi
levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e
foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.
No vídeo feito por uma testemunha, que
mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8
minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz
mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se
mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas
falsas em um mercado. O
policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido
nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e
assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte
atuou de forma irresponsável ou imprudente).
O
“eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra
para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e
do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro
desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De
acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram
e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.
Veja
a cronologia do caso:
·
25 de maio: George
Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.
·
26 de maio: O
vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de
indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.
·
27 de maio: Mais
cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los
Angeles.
·
28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram
carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da
Guarda Nacional.
·
29 de maio: O
presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos
desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós
assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará.
Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.
·
30 de maio: Ao
menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem
de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos
Estados Unidos.
·
Dia 31 de maio: 5ª
noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de
recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela
morte de George Floyd.
Reflita
e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:
1.
O que é racismo para você?
2.
Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu
com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.
3.
O que você pensa sobre a situação descrita
no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.
4.
Qual a relação deste trecho escrito por ele
com nosso mundo atualmente?
5.
Comente sobre fatos e notícias atuais ( de
2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais
ou imprimir de sites.
6.
Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e
por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a
gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo
como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver egocentricamente, como você enxerga a
verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por
cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?
7. A seguir temos algumas das
mensagens publicadas pela campanha: Onde
você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da
sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a
responsabilidade de todos na luta contra o racismo. De acordo com uma pesquisa que serviu de base
para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo
apenas 4% se reconhecem como racista. A partir disso, escreva um texto
dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num
país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e
consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.
Para saber mais:
(...) A primeira Constituição
brasileira
O Brasil elaborou a sua primeira
Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes
disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis
dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência:
primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e
as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as
próprias mulheres brancas.
Dessa
maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não
eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem
mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.
Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis
Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os
povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo
depois da independência essas constituições não eram democráticas.
A nossa Constituição Federal atual
sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram
retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e
orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens
acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é
chamada de “Constituição Cidadã” (...).
Referências
Bibliográficas:
G1 portal de
notícias, disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml
Gênero e
Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e
Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo.
Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.
Gênero e
Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e
Relações Étnico-Raciais. Livro de
conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC.
Brasília: SPM, 2009. p.19.
VELOSO,
Caetano. 1978. Disponível em
<http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>.
Acesso em: Maio de 2014.
Onde você guarda o
seu racismo?
Disponível
em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>.
Acesso
em:
Maio de 2014.
EDUCAÇÃO FÍSICA–
EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA JULIANA SANTOS TURMA 71
Lutas -Combate que inclui o uso de técnicas
As lutas são caracterizadas pelo uso de
técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois
ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar
conforme as regras.
Como surgiu
As lutas foram originadas na busca dos seres por recursos
para a sobrevivência. Não há uma data que estabeleça o início dessa prática,
porém há marcas registradas nos povos egípcios e também na civilização
babilônica. Há registros também de 15 mil anos atrás de desenhos nas
cavernas da França, assim como nos povos de sumérios-acadianos no ano de 3000
a.C.
No Egito, por exemplo, há pinturas de lutas do período de
2.400 a.C. As lutas são mencionadas em importantes obras históricas como a
“Ilíada” de Homero no século XIII e XII a.C. Essa prática passou a ganhar
destaque com o passar dos anos e fez parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade em
708 a.C durante a Grécia Antiga.
A modalidade praticada na Grécia Antiga era
o pancrácio, uma atividade que inclui técnicas, como: cotoveladas, socos,
quedas, imobilizações, torções, joelhadas, além de outros golpes.
Os norte-americanos também possuem destaque
quando trata-se da história dessa modalidade de combate, pois essa prática
fazia parte de atividades populares, militares e feiras realizadas por eles. A
primeira vez que ocorreu um torneio no país foi em 1888, na cidade de Nova York. Em
síntese, antes usada como recurso para sobreviver, a luta atualmente é
utilizada para prática de exercícios, um esporte e artifício de defesa.
Vamos trabalhar?
As atividades devem ser feito em folhas para entregar
1) Escolha uma modalidade de luta e realize uma pesquisa.Nesta pesquisa deve conter:
·
Nome da modalidade
·
Onde é mais praticada
·
Como é praticada
·
Se é uma modalidade olímpica
·
E pode ser acrescentado outros detalhes da sua
escolha.
·
Este trabalho deve conter capa e ser entregue.
Um bom
trabalho!
ARTES– EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE
BERGER TURMA 71
Agora que
pesquisamos sobre as cores e o sentimentos que elas transmitem, vamos assistir o vídeo abaixo:
1. E AGORA APÓS VER O VÍDEO, SABE DIZER COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO? escreva sobre isso:
2. Agora represente através de um desenho de monstro como você esta se sentindo. Não esqueça de usar as cores que representam essa sensação: Use a folha na vertical e ocupe o maior espaço possível para desenhar o monstro. Se quiser pode usar apenas uma cor.
3.Vamos colorir os desenhos abaixo seguindo a legenda:
No número 1: Desenho do Gato: pinte em tons de cinza preto e branco(neutras)
No número 2: Desenho do Cachorro: pinte colorido (cores da sua preferencia)
Após a pintura faça dobras nas marcações que separam os números, como uma gaita...e olhe de um lado irá aparecer o cachorro colorido e do outro irá aparecer o gato em tons neutros.
Se quiser pode dobrar antes de pintar para que você visualize o desenho todo:
BOM TRABALHO!
ATIVIDADES 1º ETAPA DE JUNHO:
ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:
OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)
ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.
DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:
NOME:
SÉRIE: MÊS DE JUNHO DE 2020
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
****************************************
GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA
1ª
SEMANA:
Pesquise
a respeito da história do município.
2ª
SEMANA:
Pesquise, pinte e nomeie, no mapa, os distritos que compõem o município de São Francisco de Paula
Pesquisar sobre anfíbios e répteis. Características, reprodução, classificação e habitat.
LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA
Atividades do mês: junho 01/6/2020 a 06/06 2020
Veja os exemplos.
- Perguntas = por que Por que ele não voltou mais?
- Respostas = porque Não fui à escola ontem porque fiquei doente.
- Perguntas no fim das frases = por quê O almoço não foi servido por quê?
- Substantivo = (o) porquê Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.
A) Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais);
B) Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações;
C) Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.
D) Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.
1) Complete os espaços das frases com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:
A) ________ele sumiu da aula mais cedo?
B) Não fui à festa________choveu.
C) Eles estão revoltados, ______________?
D) Quero saber o___________ do seu medo?
E) Ele não procurou, ________?
F) Ninguém explicou o ________ de sua desistência
G) Desejo saber _________não compareceu à aula?
H) ___________é sonhador o jovem cultiva ideias.
I)A criança adoeceu________brincou na água fria.
J)__________você não tirou os pães do forno logo?
K)O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?
L)O_________da minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.
M) Vamos sair mais cedo da aula hoje________o professor faltou.
N) Bruno só achou aquela foto, _________não estava prestando atenção à aula.
O) _________ Bruno morreu no final da história?
P) Ninguém conhecia aquela garota da foto, _________?
Q) O assustador da história é ________a foto fica sem imagem nenhuma no final.
R) Quer dizer que você não vai mesmo conosco, ___________?
S) Não entendo o ____________ de suas atitudes.
T) Você sabe ___________ ela não passou no concurso.
U) Não fuja, ___________ toda fuga é fraqueza.
V) _______ concordaram tão facilmente?
2) LEIA O TEXTO A SEGUIR E COMPLETE COM OS PORQUÊS CORRETOS:
Havia uma escola muito legal, em uma cidade do interior, onde as crianças eram muito felizes. Certa vez, quando estavam rindo muito na sala, entrou uma professora e perguntou:
─ Estão rindo de quê?
─ Estão estudando para quê?
─ Estão estudando ____________?
Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:
─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.
Os porquês corretos para grafar os espaços acima são, nesta ordem:
a) por quê – porque
b) por que – porque
c) porque – porque
d) por quê – porquê
e) por quê – por quê
3) marque X na coluna que devemos usar para completar as das frases abaixo:
Por que
Porque
Por quê
Porquê
Marina chorou?
Eu sei o dessa situação.
Há fome no mundo?
Vou ao parque gosto de lá.
Você nos chamou
Eu vou dizer o da minha alegria.
Não sei ele ainda não chegou aqui.
Eu preciso estudar?
A professora explicou o do eclipse lunar.
Eles vivem brigando?
Volte cedo, é perigoso viajar a noite.
Soube que não gostou do livro.
4 )Quando é usado: por que (separado e sem acento)?
a) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase exclamativa .
b) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase interrogativa.
5. Quando é usado: porque (junto e sem acento)?
a) ( ) Se usa nas respostas. b) ( ) Se usa somente no meio das frases.
6. Quando é usado: por quê (separado e com acento)?
a) ( ) É usado no fim da frase interrogativa. b) ( ) É usado no início da frase interrogativa.
7.Quando é usado: porquê ( junto e com acento)?
a) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com verbo e admite plural.
b) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com artigo e admite plural.
Atividades do mês: junho 08/6/2020 a 13/06 2020
VAMOS PROSSEGUIR COM OS NOSSOS ESTUDOS SOBRE OS TEMPOS
VERBAIS NO MODO SUBJUNTIVO.
O Modo Subjuntivo.
É usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto.
Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.
O modo subjuntivo é um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo imperativo. Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
Tempos verbais simples do modo subjuntivo
O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:
*Presente do subjuntivo;
*Pretérito imperfeito do subjuntivo;
*Futuro do subjuntivo.
Presente do subjuntivo
Podendo indicar uma ação presente ou futura, é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. É conjugado, habitualmente, com a partícula que:
Minha professora quer que eu estude mais.
Eu quero que você vá embora agora.
Tomara que eu possa ir à festa.
Verbo viajar - presente do subjuntivo:
que eu viaje
que tu viajes
que ele viaje
que nós viajemos
que vós viajeis
que eles viajem
Pretérito imperfeito do subjuntivo
Podendo indicar uma ação presente, passada ou futura, é usado para expressar desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. É conjugado, habitualmente, com a partícula se:
Seria mais fácil se eu estudasse mais.
Se ele tivesse mais respeito, teria pedido desculpa.
Seria bom se ele pudesse vir conosco.
Verbo viajar - pretérito imperfeito do subjuntivo:
se eu viajasse
se tu viajasses
se ele viajasse
se nós viajássemos
se vós viajásseis
se eles viajassem
Futuro do subjuntivo
Expressa eventualidade e possibilidade, indicando uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que poderá acontecer. É conjugado, habitualmente, com a partícula quando:
Quando eu estudar mais, serei melhor aluno.
Tudo ficará mais fácil quando ele vier morar aqui.
Quando nós quisermos, entraremos em contato com você.
Verbo viajar - futuro do subjuntivo:
quando eu viajar
quando tu viajares
quando ele viajar
quando nós viajarmos
quando vós viajardes
quando eles viajarem
EXERCICIOS:
1) Assinale a frase em que está correta a correlação verbal:
a) Se você trabalhasse, tinha mais dinheiro. ( )
b) Se você trabalhasse, teria mais dinheiro. ( )
c) Se você trabalhar, tinha mais dinheiro. ( )
d) Se você trabalha, teria mais dinheiro. ( )
e) Se você trabalhasse, tivesse mais dinheiro. ( )
2) Conjugue o verbo Estudar no modo subjuntivo. (Observe o exemplo do verbo Viajar.)
Presente :
Pretérito Imperfeito:
Futuro:
3) Indique V se verdadeiro, e F se, falso:
( ) O modo Indicativo, assim como o Subjuntivo, indica uma hipótese.
( ) O modo Subjuntivo indica uma dúvida, uma hipótese, uma incerteza.
( ) O modo Subjuntivo tem três tempos: Presente, Pretérito Imperfeito e futuro do Pretérito.
Leia:
Férias! Vamos viajar?
Pegue carona com Pilar para conhecer o mundo
Adoro viajar nas férias. Se não der para colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo, posso fazer isso ao abrir um bom livro. Uma das minhas coleções favoritas para isso é a de Pilar, uma menina esperta que já viveu aventuras incríveis no Brasil e em vários países.
Ela já foi para a Bahia, para a Amazônia, para o Peru, para a Grécia e até para Egito e outros lugares na África: cada um mais legal que o outro. Em companhia do gato Samba e do amigo Breno, ela enche a bagagem de histórias para contar nos livros. Sorte a nossa!
Aproveite as férias para explorar o mundo junto com a menina e se divertir de montão. Você pode acompanhar as novas andanças de Pilar por aí no blogue Diário de Pilar, que também é uma delícia de ler. Boa viagem!
a) destacar a importância de viajar pelo mundo.
b) contar as aventuras vivenciadas por Pilar.
c) apresentar a Bahia e a Amazônia.
d) divulgar o blogue “Diário de Pilar”.
5) Identifique no trecho em que se define a Pilar:
HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER
Sobre
o tempo responda:
1- Em sua casa existe algum instrumento que mede o tempo? Quais?
2-
Por que medir tempo é tão importante?
3- É
possível medir o tempo sem relógio?
4-
Cite dois instrumentos utilizados para medir o tempo?
5-
Por qual motivo a humanidade inventou formas de contar e marcar o tempo?
6- A
princípio,o que os homens utilizaram como marcadores do tempo?
7 -
Sobre o conceito de Cultura.
A -O
que é cultura?
B-
Há povo sem cultura?
C-De
um exemplo de um hábito cultural do povo Brasileiro?
8-
como vimos há sobre a terra uma variedade de povos, de Cultura se de
calendários.Com base no que você estudou, responda:
A- O
que é um calendário?
B-
Quais as datas usadas por judeus e muçulmanos como março inicial de seus
calendários?
9-
Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e
simultaneidade usamos ano, décadas, séculos, milênios etc.
A -
Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo?
B-
Há quantas décadas se deu este fato?
C -
A quantos séculos?
D-
Há quantos milênios?
10-
Indique o marco usado no calendário cristão, no muçulmano e no judeu para dar
início a contagem do tempo?
EDUCAÇÃO FISICA - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora Juliana dos Santos
Copie o
texto ou cole no caderno
Voleibol
O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta
ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha
central.
O
voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo
principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do
adversário.
Regras do voleibol
As
principais regras do vôlei são:
· Uma partida é constituída de 5 sets;
· Não existe tempo pré-determinado para cada set;
· Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
· Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
· Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
· Ganha a equipe que vencer três sets;
· Se houver empate nos sets (2x2) o 5º set será decisivo.
·
Quantos jogadores tem o voleibol?
O vôlei de quadra é
formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores.
Existem ainda 6 jogadores reserva.
Além do vôlei de quadra, há também o vôlei de praia. Diferente da quadra, o de praia é
jogado na areia e contém somente quatro jogadores, sendo dois de cada equipe.
Quando se comete faltas no vôlei?
As regras
do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques,
posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são:
·
Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes
consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.
·
Quatro Toques: quando a equipe toca na bola
quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.
· Toque apoiado: quando um jogador se apoia em
outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma
estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.
·
Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de
maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.
· Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas
próximas da rede, o jogador cometerá falta.
Fundamentos do voleibol
Os fundamentos do vôlei são:
· Saque
·
Recepção
·
Levantamento
·
Ataque
·
Bloqueio
Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a
bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu
adversário.
Vamos as atividades:
Responda em seu caderno:
Desenhe a quadra de voleibol, posicionando os jogadores no desenho e
marque a rotação.
1) O
voleibol é praticado por quantas equipes?
2) O
que divide a quadra de voleibol ao meio?
3) Com
qual parte do corpo é jogado voleibol?
4) A
bola pode tocar ao chão?
5) Quantos
jogadores tem o voleibol?
6) Além
do vôlei de quadra, qual o outro jogo de voleibol que existe também?
7) Quais
são os fundamentos do voleibol?
8) Caso
queira fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o voleibol, pode pesquisar e
acrescentar ao trabalho.
9) Faça
uma pesquisa mais aprofundada e acrescente em um pequeno texto.
Professora: Marta Alves da Rocha.
Atividade
01- Junho
Adverbs
of frequency
Observe as imagens e diga o que elas representam:
Abaixo, segue uma frase mostrando o que o personagem faz.
A ação está representada por um verbo seguido da expressão “EVERY DAY”
Ex. He takes a shower every day. (Ele toma banho todos os dias.)
Você acha que o uso dessa expressão modificou o sentido
da frase? O quê?
Verifique e escreva sobre as possibilidades de
compreensão dessa mensagem.
E você, com que frequência faz as ações representadas pelas imagens abaixo? Escreva frases em inglês sobre isso.
Veja, agora, alguns advérbios que indicam frequência:
ALWAYS SEMPRE) 100 %
USUALLY (NORMALMENTE) 75 %
OFTEN (FREQUENTEMENTE) 75 %
SOMETIMES (ÀS VEZES) 50 %
RARELY (RARAMENTE) 10%
NEVER (NUNCA) 0%
OBS:relembre
o que é advérbio pesquisando no dicionário de língua portuguesa.
ORAL
PRACTICE
Vamos praticar! Complete o texto abaixo escolhendo os advérbios adequados.
I ____________ STUDY IN THE MORNING.
________________ I GO TO THE CLUB. ___________________ I PLAY SOCCER ON
SATURDAYS AND I ________________ PLAY SOCCER ON WEEKDAYS.
NEVER/ ALWAYS/
SOMETIMES/ USUALLY
What do you do every week? Make sentences using the words
from the boxes.
NEVER |
SOMETIMES |
ALWAYS |
USUALLY |
RARELY |
OFTEN |
Saiba
agora em que lugar da frase esses advérbios devem ser utilizados.
1.Os advérbios de frequência, normalmente, vêm entre o sujeito e o verbo principal.
Ex. I always drink milk.
2.Expressões com every (every day, every week) vêm no final da frase.
Ex. He plays soccer every day.
3.Nas frases com o verbo to be eles vêm após o verbo.
Ex. They are usually happy.
Atividade 02- Junho
1) Leia
o texto “A TEENAGER GIRL” e responda as questões:
My name is Jessica. I’m a lively girl. I thinkI’mfunny and nice. I usually go to the beach on Saturdaymornings. I play tennis every week. I usually have a picnic with my friends.
What’swrong with my father?
1) Leia agora a continuação do texto em que o pai de Jessica fala sobre a filha.
My name is John. I’mJessica’s father. My daugther doesn’t like museums. She never goes out with her mother and me. She wearssuchstrangeclothes! Hermusic is noisy. Herfriends are sloppy.
She doesn’t clean herbedroom. She doesn’t do herhomework every day. She only eatshamburgers. I thinkI’mfriendly, patient and generous but shethinksI’mboring and stingy.
What’swrong with Jessica?
Compreenda melhor o texto respondendo as
questões:
1) Qual
é o tema do texto?
2) Quem
são seus personagens?
3) Como
é Jessica?
4) Como
ela descreve o pai dela?
5) O
que a pergunta feita por ela nos permite deduzir?
6) Como
o pai de Jessica a descreve?
7) O
que ele acha das roupas dela? E dos amigos dela?
8) Por
que você acha que Jessica e o pai finalizam o texto fazendo uma pergunta?
SUGESTÕES:
1) Relacionamento.
2) Jessica
e o pai dela.
3) Ela
é uma jovem cheia de vida, engraçada e legal.
4) Ela
acha que o pai dela é chato e pão-duro.
5) Que
ela não compreende a forma como o pai dela age.
6) O
pai de Jessica a descreve como sendo uma pessoa relaxada.
7) Ele
acha as roupas dela estranhas e os amigos relaxados.
8) Por
que eles não se entendem.
EXPLORING THE TEXT:
1.choose
the correct alternatives:
A)
Jessica thinks she is...
( ) lazy (
) funny ( ) noise
( ) nice
B)
Jessica thinks her father is...
( ) boring (
) sloppy ( ) patient (
) stingy
2)
what does john think about...
Jessica’s clothes?
( ) he think sher clothes are nice.
( ) he think sher clothes are strange.
Jessica’s friends?
( ) he think sher friends are sloppy.
( ) he think sher friends are amazing.
Jessica’s music?
( ) he think sher music is nice.
( ) he think sher music is noisy.
Língua Espanhola – EDUCAÇÃO REMOTA
Professora: Aline Aguiar
PERÍODO DE 01 a 06 de junho:
Lee el diálogo y descubre si a Ruanle ha ido biencon sus nuevoscompañeros. (Leia o diálogo e descubra se Ruan se saiu bem com seus novos companheiros).
En colegio
Ruan:_ ¡Hola!Buenos días. ¿Cuáles tu nombre?
Samuel:_ ¡Hola! Mi nombre es Samuel Peróni, pero mis amigos me llaman Tiquito. Y tú, ¿cómo te llamas?
Ruan: _ Soy Ruanito.
Samuel: _ ¿Ruanito es tu nombre?
Ruan: No, Ruanito es mi apodo. Me llamo Ruan Díaz. ¿De dónde eres, Tiquito?
Samuel: _Soy paraguayo, de Asunción. Estoyen Madrid hace poco tiempo. Y tú, ¿de dónde eres?
Ruan: _ Yo soy madrileño. ¡Mira, allávienen mis amigas! Chicas, és tees Tiquito. Es de Paraguay y es nuevo en el colegio.
Marta:_ ¡Hola! Mi nombre es Marta y ésta es Alicia.
Alicia:_ ¡Hola, Tiquito! Mucho gusto.
Samuel:_ ¡Encantado! ¿Cómo está nustedes?
Marta:_Bien, gracias.
Alicia:_ Muybien. Tiquito, no sotras vamos algim nasio hacer un poco de ejercicio. ¿Quieres venir?
Samuel:_ ¡Qué buena idea! ¡Vamos! ¿Tútam biénvas, Ruanito.
Ruan: _ No, voy a la biblioteca a buscar un libro. Nos vemos después.
Samuel: _ Está bien. ¡Chau!
Ruan:_ ¡Hasta luego!
Después de ler:
1.Busca enel texto y escribe:
a.dos nombres de partes de la escuela:
b.tres maneras de decirel nombre:
c.una palavra que usamos para agradecer:
d.dos gentilicios:
e. dos frases que usamos para preguntar elnombre de alguien:
2.Busca enel texto las estructuras que usamos para saludar y las estructuras que usamos para despedirnos de las personas.
Para despedirse:
Para saludar:
3.Y tú, ¿tienes apodo? ¿Cúales?
Matemática - Educação Remota
Professora Zilce
Período: de 01/06 à 06/06/2020
Multiplicação com Números Naturais
Ler
e copiar no caderno o conteúdo a seguir:
Disciplina : Projeto de Vida - EDUCAÇÃO REMOTA
Professora Mariane Soares
(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)
Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância?
Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras. Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida.
Um planejamento de qualidade ainda garante:
- Reflexão sobre a sua vida;
- Desenvolvimento do autoconhecimento;
- Viabilização de novas alternativas;
- Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
- Comprovação do que é prioridade;
- Aumento da produtividade.
Nesse sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva. Mas antes disso tudo, você precisa aprender a se organizar....
Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para estudar, para isso você irá planejar seus horários de estudo e se organizar para fazer as atividades propostas.
Você criará uma tabela de horários das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários, se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua planilha.
Ao final deste período (de 1 a 13 de junho),você fara um relatório diário de estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou suas dúvidas...
Por fim explanará (no relatório),como a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto.
A planilha com seus horários,suas anotações diárias e o conclusões, será entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1, deve ser separado das demais disciplinas. Ao estudo!!
AS CORES TAMBEM SÃO DIVIDIDAS PELAS SENSAÇÕES
QUE PASSAM. SÃO ELAS: CORES QUENTES, CORES FRIAS E CORES NEUTRAS.
Cores Neutras
SÃO CORES QUE NÃO NOS PASSAM SENSAÇÃO NENHUMA.
São
elas:
·
Preto,
·
Branco
·
Cinza (Preto
+ Branco).
ATIVIDADE:
1. PINTE O DESENHO USANDO APENAS AS CORES NEUTRAS(PRETO, BRANCO E CINZA).
POR EXEMPLO NAS ASiNHAS DA CORUJA USE AS TRÊS CORES PINTANDO CADA CAMADA DA
ASINHA COM UMA COR...E SIGA ASSIM EM TODO O DESENHO.
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