7º ano


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR - CEJA

EDUCAÇÃO REMOTA

ATENÇÃO

    DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NOS TRABALHOS, SEPARADOS POR DISCIPLINAS, PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VER DE QUEM É,  E A QUE TURMA PERTENCE :

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE/TURMA:                                      

DISCIPLINA:

PROFESSOR:                                        JULHO - 1º PARTE

           

      EM VIRTUDE DO AGRAVAMENTO DO QUADRO DA PANDEMIA REITERAMOS NOVAMENTE O ENVIO DOS TRABALHOS POR EMAIL. Os trabalhos devem ser feitos e imediatamente  fotografados e enviados por e-mail ( que consta na barra do blog), respeitando o professor de cada disciplina, evitando acúmulos ao final. Confira na pasta do seu e-mail, nos itens enviados, se realmente seu e-mail foi enviado. Isso garantirá a agilidade na entrega ao professor responsável, evitando o seu deslocamento até o colégio.

  Quem não tiver acesso a internet pode agendar a retirada do material na escola pelo numero 32441290, às quartas-feiras ou por email: colegiojosedealencar2020@gmail.com (aguardando retorno  por email do agendamento pedido), conforme orientação da 4º CRE.


   BOM ESTUDO E FIQUE EM CASA!

ATENÇÃO ALUNOS:

Atividades atrasadas podem ser enviadas com as devidas identificações de nome, disciplina, professor, turma e período do mês, dentro do CLASSROOM, numa atividade  criada dentro das disciplinas,  chamado ATIVIDADES ATRASADAS. Cliquem ali e mandem as fotos e os trabalhos que faltaram ser enviados.

ATIVIDADES PRIMEIRA  ETAPA DE JULHO:


LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora: SILVANA

 

                          Preposições

 

O que são preposições?

 

      As preposições são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso. Em outras palavras, as preposições são unidades linguísticas dependentes de outras, ou seja, elas não aparecem sozinhas no discurso e servem justamente para estabelecer a ligação entre dois termos. Vejamos alguns exemplos:Camila gosta de praia.

      A preposição de une o verbo gosta ao termo complementar “praia”, gerando relação entre essas unidades linguísticas e, também, sua função gramatical no discurso: “praia” é o complemento relativo de gosta.

      EX:Essa é uma pessoa de fibra.

      Nesse outro exemplo, a mesma preposição de une o substantivo pessoa ao substantivo “fibra”, mas aqui a relação estabelecida entre as palavras é diferente: “fibra” será adjunto adnominal de pessoa.

 

Classificação das preposições

      A classe das preposições está dividida entre as preposições essenciais e as preposições acidentais.

 

Preposições essenciais

 

      São aquelas que só aparecem na língua propriamente como preposições, sem outra função. Nos exemplos anteriores, vimos como a preposição de manteve-se sempre sendo preposição, embora tenha estabelecido relação entre unidades linguísticas diferentes, garantindo-lhes classificações diferentes de acordo com o contexto.

      São Preposições essenciais: A, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

 

Exemplo: Caminhou até o parque para exercitar-se.

 

Preposições acidentais

 

      São aquelas que não possuem originalmente a função de preposição, mas que podem acabar exercendo essa função em determinados contextos.

      Preposições Acidentais: afora, como, conforme, 

durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

      Exemplo:Fora eu, todos foram bem.

 

      Fora seria, comumente, um advérbio de lugar (Ex.: O objeto estava fora da bolsa.). Entretanto, no contexto da primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “com exceção de”.

Segundo testemunhas, ficou tudo bem.

      Segundo seria, comumente, um numeral (Ex.: Cheguei em segundo lugar na corrida.). Contudo, no contexto da primeira frase, torna-se preposição acidental, já que significa “de acordo com”.

 

Uso das preposições

 

      É importante ressaltar que as preposições podem combinar-se ou contrair-se com outras palavras, mesmo que sejam de classes gramaticais diferentes.       A combinação ocorre quando, ao juntar-se a outra palavra, não ocorre redução da preposição, não havendo, portanto, alteração fonética.

      Ao ligarmos a preposição a ao artigo o, temos, por combinação, a preposição ao:

      a + o = ao a + os = aos

 

      A contração, por sua vez, ocorre quando, ao juntar-se a outra palavra, há redução da preposição, podendo, inclusive, haver alteração fonética ou junção de sons — geralmente, estamos falando de preposição + artigo (definido: o/a/os/as, indefinido: um/uma/uns/umas), ou pronome (pessoal na 3ª pessoa: ele/ela/eles/elas, demonstrativo: este/isto/esse/isso/aquele/aquilo e suas variáveis no feminino e no plural).

      Ao ligarmos a preposição a ao artigo a, temos, por contração, a preposição à (utilizamos crase para indicar essa contração):

a + a = à

 

a + as = às

 

a + aquele = àquele

 

a + aqueles = àqueles

 

a + aquela = àquela

 

a + aquelas = àquelas

 

      Ao ligarmos a preposição em ao artigo o, temos, por combinação, a preposição no:

em + o = no

 

em + os = nos

 

em + a = na

     

em + as = nas

 

em + ele = nele

 

em + aquela = nela

 

em + aquelas = nelas

 

em + eles = neles

 

Locuções prepositivas

     

      Quando temos um grupo de palavras com valor e emprego de uma preposição, damos a esse conjunto o nome de locução prepositiva. As principais locuções prepositivas são constituídas de um advérbio ou de uma locução adverbial seguido da preposição de, a e com. Alguns exemplos de locuções prepositivas estão na tabela a seguir:

 

Questão 1

Leia a tirinha e responda:

O que causa o humor do texto?

 

B)    Identifique as preposições presentes no texto.

 

c)    Qual a diferença de sentido entre as expressões “cadeira de balanço” e “cadeira do balanço”?

2) Leia o texto 2 para responder as questões 2 e 3:

Responda:

 

a)    Que gênero textual é esse?

 

b)    Qual a finalidade desse texto?

 

c)    Quem é o anunciante do texto?

 

d)    O que está sendo anunciado nesse texto: produto ou serviço?

 

e)    Retire do texto todas as preposições presentes.

 

 3) Sobre as preposições do texto acima, explique:

 

a)    Que efeito de sentido a expressão “Só hoje” pode produzir no consumidor?

 

b)    Por quais outras preposições a palavra destacada em “Só hoje” pode ser substituída sem alterar seu sentido original?

 

4)Construa frases com as palavras do quadro abaixo:

   A – ante – até – após – com – contra – de – durante – em – entre – para – desde – perante – por – sem – sob – sobre – trás.

 

5) Preencha os espaços com a preposição correta:

A.               Por, desde, a, com, de.

B.               Perante, desde, por, com, de.

C.               Por, desde, por, com, por.

D.              Em, com, entre, desde, por.

 

 

a)    Novos abalos de terra fizeram sentir-se _____ São Francisco.

 

b)    Os soldados agiram ______ violência.

 

c)    João e Manoel vivem discutindo _______ si.

 

d)    Estudo nesta escola ______ o ano passado.

 

e)    Luto ______ uma terra melhor.

 

6)Circule na música, seis preposições e transcreva-as abaixo:

 

Coisas Boas da Vida – Larissa Manoela

   

 Gosto das coisas boas que a vida tem

    Gosto de ser feliz e viver pro bem

    Banho quente depois da chuva

    Conversar com um amigo que há muito não via

    Falar com a melhor amiga todo dia

    Bolo quente, almoço de mãe

   

   Uma conversa boa me faz bem

    Gosto de tudo que me vem além

    Pipoca com calda de chocolate

    Sessão da tarde, banho de sol

    Correr por aí, comer pequi (…)

 

 

7) Marque um (X) na preposição que completa o sentido da oração.

 

a.Maria viajou ____ônibus.

(   )de     (   )para     (   ) com

 

b.Gosto de comer mamão_____açúcar.

(   )de     (   )para     (   ) com

 

c.O time do sul jogou _______ o time do norte.

(   )de     (   )contra     (   ) para

d.Minha casa fica____Bataguassu.

(   )de     (   )para     (   ) em

 

e.Camila pode ser reprovada _____falta.

(   )por     (   )para     (   ) com

 

LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora: MARTA


 

 


1.O eu lírico (a voz que fala no texto) diz que esteve lendo livros antigos de lendas e mitos e cita os nomes de alguns personagens. Quem são esses personagens citados na letra da canção?

a.(   ) Batman

b.(   ) Achilles

c.(   ) Spiderman

d.(   ) Hércules

e.(   )Robin

f.(   )Superman

g.( )Flash

 

2.Desses heróis citados na letra da canção, qual é o que você mais gosta? Por quê?

 

3.O que o eu lírico procura? Assinale apenas uma alternativa.

a.(   ) Ele procura uma felicidade como em um conto de fadas.

b.(   ) Ele procura ter os punhos fortes como o Batman.

c.(   ) Ele procura por alguém com dons sobre-humanos.

d.(   )Ele procura alguém para beijar e sentir falta.

 

4.De acordo com a canção o que o Superman retira antes de voar?

a.(   ) um terno

b.(   ) seus óculos

c.(   ) a camisa

d.(   ) as meias.

 

5.O eu lírico apresenta as características de alguns super-heróis e, diz que não se vê nessa lista. E você, se vê como um super-herói? Comente.

 

6.A tradução mais adequada para o título do texto seria:

a.(   ) Algo assim...

b.(   )Bem assim...

c.(   ) Como assim...

d.(   ) Mesmo assim...

 

7.Quais são as perguntas feitas nos versos a seguir: Where'd you wanna go? How much you wanna risk?

a.(   )”Aonde você quer ir? Quanto você quer arriscar? ”

b.(   ) ”Onde vamos? Quanto vamos arriscar? ”

 

8.Você gosta desse estilo de música? Conhece os intérpretes dessa canção? Comente.

 

9.Você conhece alguma pessoa que julga ser um herói ou uma heroína? Quem? Por quê?

 

10.Desenhe o super-herói da televisão que você considera ser o melhor (em uma folha separada). Depois escreva três características e/ou frases positivas em inglês para esse personagem.

 

LÍNGUA ESPANHOLA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71      Professora: ALINE

 Alfabeto em espanhol

 

Agora que você já aprendeu o alfabeto e sabe ele todinho, soletre seu nome e escreva o som da pronúncia ao lado de cada uma das letras, conforme o exemplo:

M-A-R-I-A

M: EME

A: A

R: ERRE

I: I

A: A

 

Escolha o nome de mais três pessoas que você conheça e repita o exercício.

 

Faça no caderno!

Bons estudos :)


MATEMÁTICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora: ZILCE

 LEIA E RESOLVA AS ATIVIDADES:




EDUCAÇÃO FÍSICA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora:JULIANA 

Copie o texto ou cole no seu caderno

Jogos Olímpicos


Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.


Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

 

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.


 Atividade 2.

Escolha uma modalidade olímpica e faça um trabalho bem completo sobre o esporte escolhido.

No trabalho deve conter:

·         História do esporte

·         Onde é mais praticado

·         Principais medalhistas

·         Como é praticado

Este trabalho deve ser enviado por e-mails ou entregue nas datas marcadas pela direção da escola.

Bom Trabalho!


 CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora:BEATRIZ

PEIXES

 

          De acordo com seu esqueleto, os peixes são classificados em dois grupos principais:

- Ósseos: como o nome indica, possuem o esqueleto formado por ossos. São exemplos desse grupo o lambari, o dourado e a sardinha.

- Cartilaginosos: possuem o esqueleto formado principalmente por cartilagens (tecido de sustentação mais flexível que o osso. Em seres humanos pode ser encontrado nas orelhas e nariz). São exemplos desse grupo a arraia e o tubarão.

Características gerais dos peixes:

- Adaptação dos peixes ao ambiente aquático: para vencer a resistência da água, o corpo deles é alongado, ou seja, sua forma é hidrodinâmica. Também possuem musculatura e várias nadadeiras que os ajudam a impulsionar e manter o equilíbrio do corpo.

- Respiração dos peixes: Através de brânquias. Os peixes retiram oxigênio diretamente da água usando brânquias. Nos peixes ósseos, a água entra pela boca e é desviada para as brânquias, saindo pelo opérculo – placa óssea com abertura em forma de fenda localizada na lateral do corpo desses animais. A água possui menos oxigênio que o ar, por isso as brânquias são órgãos respiratórios bastante eficientes. Os peixes cartilaginosos realizam processo semelhante, porém não possuem opérculo e a água sai pelas fendas branquiais (apresentam 5 a 7 pares).

          Para respirar, os peixes pulmonados ou dipnoicos usam, além das brânquias, sua bexiga natatória como uma estrutura semelhante aos pulmões. Dessa forma, conseguem respirar, por algum período, o oxigênio diretamente do ar.  Exemplo a piramboia, que vive nos rios da Amazônia e do pantanal.

- Sistema circulatório: pelo coração dos peixes circula sangue venoso (rico em gás carbônico). Ao contrair-se, o coração impulsiona o sangue para as brânquias, onde ele será oxigenado e segue para o restante do corpo.

- Para se orientarem, os peixes contam com estruturas capazes de detectar variações no ambiente aquático. Os olhos têm a função de formar imagens e perceber variações de luminosidade. As narinas possuem bolsas olfatórias que detectam substâncias químicas dissolvidas na água. Além disso, eles possuem estruturas auditivas (otólitos) internas que têm como principal função indicar a posição do corpo do animal, pois é um órgão de equilíbrio.

Nos peixes, há a linha lateral, que auxilia a orientação, pois identifica vibrações na água causadas pela presença de outros animais.

- Bexiga natatória: estrutura encontrada em peixes ósseos. Funciona como um flutuador e auxilia-os no deslocamento vertical na água. Quando a bexiga se enche de ar, a densidade do animal diminui e ele se desloca para cima; quando a quantidade de ar na bexiga diminui, a densidade do animal aumenta e ele afunda.

Obs. Os tubarões utilizam a quantidade de óleo existente no seu fígado para ajustar a sua capacidade de flutuar.

- Digestão dos peixes: a alimentação dos peixes é bastante variável. Eles podem ser carnívoros, herbívoros ou, ainda, filtrar pequenos organismos que ficam dispersos na água. Independentemente do tipo de alimento, os peixes realizam digestão em um tubo digestório que pode terminar no ânus ou na cloaca.  É comum que peixes cartilaginosos possuam cloaca (eliminam fezes, urina e gametas).

 

          As condições da água, principalmente a salinidade e a temperatura, afetam o desenvolvimento dos peixes, Alguns, como a truta, somente se desenvolvem em águas de temperatura baixa. Devido à salinidade, os peixes de água doce não sobrevivem em água salgada, pois podem ficar desidratados e morrem.

- Reprodução dos peixes: Os peixes ósseos libera seus gametas (as fêmeas liberam os óvulos e os machos, os espermatozoides) na água, onde ocorre a fecundação. Portanto a fecundação é externa, pois não acontece dentro do corpo da fêmea. Os milhares de ovos formados pela fecundação e liberados na água, surgem os alevinos, que sofrem metamorfose e se transformam em peixes adultos. Os tubarões e arraias possuem fecundação interna, ou seja, o macho, usando uma nadadeira modificada chamada clásper, deposita os espermatozoides no órgão reprodutor da fêmea, no qual ocorre a fecundação do óvulo.

PEIXES ÓSSEOS     PEIXES CARTILAGINOSOS.

 

Boca terminal.                          Boca ventral.

Opérculo.                                  Fendas branquiais.

Bexiga natatória.                   Não possui bexiga natatória.

Sistema digestório terminado em           Sistema digestório terminado em

     ânus.                                                 cloaca.

Esqueleto ósseo.                      Esqueleto cartilaginoso.

Maioria fecundação externa.   A maioria fecundação interna.

Ex. pintado, robalo,                    Ex. tubarão e arraia.

dourado, tainha.    

             

Obs. Os tubarões possuem órgãos chamados ampolas de Lorenzini, que podem detectar variações de temperatura, de salinidade e de corrente elétrica. As suas narinas também são especializadas e podem captar o cheiro de sangue das presas a centenas de metros de distância.

Ler o texto e responder as seguintes atividades.

1. Explique por que os peixes nadam tão bem.

 

2. Através de que estrutura ocorre a respiração dos peixes?

 

3. Qual a função do opérculo nos peixes ósseos?

 

4. Qual a diferença entre o processo respiratório nos peixes ósseos e cartilaginosos?

 

5. Qual a função dos olhos, narinas e otólitos dos peixes?

 

6. O que são alevinos?

 

7. Explicar o tipo de reprodução dos peixes ósseos e cartilaginosos.

 

 ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora:SILVIA

 




PROJETO DE VIDA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora: MARIANE SOARES

Queridos alunos de Projeto de Vida

Lembrem-se que é muito importante organizar seus horários de estudo, sei que não é fácil... mas é essencial!

Estou compartilhando um link de um vídeo sobre como postar suas atividades no Google ClassRoom.

A principal atividade de projeto de vida da primeira quinzena de junho é justamente ambientar-se nesta plataforma, para isto:

1. Assista ao vídeo : https://m.youtube.com/watch?v=amHuPb4joao&feature=youtu.be

2. Copie as dicas do professor em uma folha ( já que os cadernos estão na escola)

3. Responda ao questionário postado nas atividades da sua turma no google Classroom.

Bons estudos!!!


HISTORIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71      Professora: CICÉLIA





1.Responder as questões da página 98:


GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71      Professora: ÂNGELA

1. Pesquise: 

a) Qual o maior município do Rio Grande do Sul em extensão?

b) Qual o maior município do Rio Grande do Sul no número de moradores?

c) Quais os rios de maior importância no RS?

d) Explique porque o Guaíba é chamado de rio, mas não é considerado um: 

ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA 

Turma:71       Professora: MARIANE BERGER

O Quadro “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh


O quadro A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, foi pintado em 1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e se encontra no Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA).

A pintura retrata a vista da janela do quarto do artista no hospício de Saint-Rémy-de-Provence.

VAMOS COLORIR O PRIMEIRO DESENHO USANDO APENAS CORES FRIAS.

O QUE SÃO CORES FRIAS?

CORES FRIAS SÃO AQUELAS QUE NOS PASSAM SENSAÇÃO DE FRIO, SÃO ELAS:

AZUL (TONS FORTE E FRACO)

VERDE  (TONS FORTE E FRACO)

ROXO (TONS FORTE E FRACO)

ABAIXO A IMAGEM QUE REPRESENTA O QUADRO “A NOITE ESTRELADA DE VINCENT VAN GOGH. PINTE SOMENTE USANDO CORES FRIAS:















VAMOS COLORIR O SEGUNDO DESENHO USANDO APENAS CORES QUENTES.

O QUE SÃO CORES QUENTES?

CORES QUENTES SÃO AQUELAS QUE NOS PASSAM SENSAÇÃO DE CALOR, ACONCHEGO, SÃO ELAS:

VERMELHO (TONS FORTE E FRACO)

LARANJA  (TONS FORTE E FRACO)

AMARELO (TONS FORTE E FRACO)

ABAIXO A IMAGEM QUE REPRESENTA O QUADRO “A NOITE ESTRELADA DE VINCENT VAN GOGH. PINTE USANDO SOMENTE CORES QUENTES:

APÓS FOTOGRAFE OS DOIS DESENHOS E MANDE POR EMAIL: mariane-vberger@gmail.com




















ATIVIDADES SEGUNDA ETAPA DE JUNHO:

LÍNGUA PORTUGUESA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVANA PRUX     TURMA 71

 

Vamos iniciar um novo conteúdo.

 

                 Concordância Verbal e Nominal.

 

 A Concordância verbal e nominal é a parte da gramática que estuda a conformidade estabelecida entre cada componente da oração.

 Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de palavras:

Concordância nominal = classes de palavras

Concordância verbal= sujeito e verbo.

 

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados.

 

Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:

Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.

Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.

  

                           Concordância Verbal.

 

1. Sujeito composto antes do verbo

 

Quando o sujeito é composto e vem antes do verbo, esse verbo deve estar sempre no plural.

Exemplo:

Maria e José estudaram até tarde .

 

2. Sujeito composto depois do verbo.

 

Quando o sujeito composto vem depois do verbo, o verbo tanto pode ficar no plural como pode concordar com o sujeito mais próximo.

Exemplos:

 

Discursou diretor e professores.

Discursaram diretor e professores.

 

3. Sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes

 

Quando o sujeito é composto, mas as pessoas gramaticais são diferentes, o verbo também deve ficar no plural. No entanto, ele concordará com a pessoa que, a nível gramatical, tem prioridade.

Isso quer dizer que 1.ª pessoa (eu, nós) tem prioridade em relação à 2.ª (tu, vós) e a 2.ª tem prioridade em relação à 3.ª (ele, eles).

Exemplos:

 

Tu e ele falais outra língua?

Nós, vós e eles vamos à festa.

 

4. Adjetivos e um substantivo.

 

Quando há mais do que um adjetivo para um substantivo, os adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo.

 

 Exemplo: Adorava comida salgada e gordurosa.

 

 

  5. Substantivos e um adjetivo.

 

No caso inverso, ou seja, quando há mais do que um substantivo e apenas um adjetivo, há duas formas de concordar:

  Quando o adjetivo vem antes dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo.

 

 Exemplo:

 

Linda filha e bebê.

 Quando o adjetivo vem depois dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo ou com todos os substantivos.

 

Exemplos:

 

 Pronúncia e vocabulário perfeitos.

 Vocabulário e pronúncia perfeitos.

 Pronúncia e vocabulário perfeitos.

 

Vocabulário e pronúncia perfeitos.

 

1) Complete a lacuna.

a) Já _____ anos, ______ neste local árvores e flores. Hoje, só _________ ervas daninhas.

a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

 

2) Assinale a alternativa que melhor completa as orações a seguir:

I. Mais de dez atletas_____________da maratona.

II. Fui eu que ____________ o jantar.

III. Não __________ à votação dez por cento dos eleitores.

IV. Qual de nós _______________ isso?

 

a) ( ) participou, preparei, compareceu, quer

b) ( ) participaram, preparei, compareceram, quer

c) ( ) participamos, preparei, compareceu, queremos

 

3) Assinale V para as alternativas em que a concordância verbal está adequada e F para as alternativas em que está inadequada.

a) [    ] Sou eu que paga a conta hoje.

b) [    ] Apenas 12% dos alunos responderam ao questionário.

c) [    ] Um quarto dos entrevistados não dominam a norma-padrão da língua.

d) [    ] A maioria dos estudantes participará das passeatas.

e) [    ] Vossa Santidade chegou ao Vaticano na manhã de hoje.

 

4) Procure e escreva um trecho de uma música que tenha erro de concordância verbal e nominal.

                                 

 

5) Observe a faixa: Marque a resposta correta.

a) Há erro de concordância verbal empregada na faixa, portanto a frase deveria ser reescrita da seguinte maneira:

 

      (  ) “Está aberta as matrículas... “.

 

      (  ) “Estão aberta as matrículas...”.

 

      (  ) “Estão abertas a matrícula...”.

 

      (  ) “Estão abertas as matrículas...”.


6) Complete as frases corretamente.

a) Alugam___________casas. (Alugam-se /Aluga-se)

b) Ela está ______________cansada hoje. (Menos / menas )

c) Paciência é _____________ (necessário/ necessária)

d) Eles ________________o tesouro. (Achou / acharam)

 

7) Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.

a) Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (Falar)

b) Talvez eu _________________ para você dormir. (Cantar)

c) Se eu ___________________ mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (Conversar) 

d) Quando eu ________________, trarei as encomendas. (Voltar)

e) Se você _______________ a casa, teria o dinheiro necessário. (Vender)      

F) Desejo que ele _________________ as paredes novamente. (Pintar)

 

8) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

 

a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito. (Estudar - futuro do presente do indicativo).    

 

b) ..............boas lembranças da minha infância. (Ter - presente do indicativo).

 

c) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade. (Jogar - futuro do presente do indicativo).

 

d) f) Os homens..........viola durante a serenata. (Tocar - futuro do presente do indicativo).  

 

e) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (Ganhar - futuro do presente do indicativo).  

 

f) Nesta vida..........o que plantamos. (Colher - presente do indicativo).     

 

LÍNGUA INGLESA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARTA ROCHA    TURMA 71

 

Texto para às questões 01 e 02

http://profjaime2.blogspot.com.br/2007/11/future-tense-will-1o.html

01.”I´ll never forget his last words”. A palavra destacada corresponde a:

a.I will e indica que a frase está no futuro.

b.I will e indica que a frase está no presente.

c.I will e indica que a frase está no passado.

d.I will e indica que a ação ocorre no momento da fala.

 

02.”I´ll never forget his last words” uma possível tradução para essa frase seria:

a.Ele nunca esqueceu minhas últimas palavras.

b.Eu nunca esqueci suas últimas palavras.

c.Eu nunca esqueço suas últimas palavras.

d.Eu nunca esquecerei suas últimas palavras.

 

03.Passe as sentenças abaixo para o futuro:

a.I study at night.

_______________________________

b.She works with her mother.

_______________________________

c.I go to the beach with you.

_______________________________

d.We meet at school.

_______________________________

e.Mary sits near me.

_______________________________

f.I write letters to my friends.

_______________________________

g.They study in the same class.

_______________________________

h.He sends flowers to his girlfriend.

_______________________________

04.Analise as imagens abaixo e complete as lacunas com as preposições:on, in, under, in front of, behind, far, near.

05.Leia o texto abaixo e coloque a tradução na ordem correta utilizando as letras entre parênteses:

-Eu estou com uma terrível dor de cabeça.

-Espere um momento. Eu darei a você um comprimido de aspirina.

( a )I  have         (   ) a                     (   )moment.

( b ) Wait   b             (   )   you            (   ) headache.

( c ) I will give c         (   ) a terrible      (   )an aspirin pill.

 

06.Analise o texto abaixo:

O advérbio never significa “nunca”, portanto a tradução dessa frase ao pé da letra seria:

a.A zoeira nunca termina.

b.A zoeira nunca acaba.

c.A zoeira nunca começa.

d.A zoeira nunca passa.


07.Analise os trechos de música e os advérbios de frequência grifados nelas, após classifique-os de acordo com seus significados em português.

 


a.Never          (   )às vezes            

b.Always         (   )frequentemente            

c.Sometimes   (    ) nunca

d.Frequently    (    )  sempre       


Leia:

http://www.alegriaeboadisposicao.com/como-se-diz-em-ingles-o-gato-caiu-na-agua-e-afogou-se/

 

08.Explique em que consiste o humor do texto?

_________________________________________________________________

09.Transcreva da fala do João as palavras pronunciadas corretamente, após faça a tradução.

_________________________________________________________________

10.Explique por que é importante saber falar inglês e em quais situações utilizamos o idioma?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________


LÍNGUA ESPANHOLA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA ALINE       TURMA 71

 

Alfabeto em espanhol


Agora que você já aprendeu o alfabeto e sabe ele todinho, soletre seu nome e escreva o som da pronúncia ao lado de cada uma das letras, conforme o exemplo:

M-A-R-I-A

M: EME

A: A

R: ERRE

I: I

A: A


Escolha o nome de mais três pessoas que você conheça e repita o exercício. 


Faça no caderno! 




Bons estudos :)

 

MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA ZILCE       TURMA 71


CIÊNCIAS– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA BEATRIZ  REIS  TURMA 71

           Você pesquisou sobre anfíbios e répteis, agora responda as atividades abaixo.


A. Assinalar com X as questões abaixo:


1. Em relação a respiração dos anfíbios assinale a alternativa correta:

(a) na fase de girino é cutânea; na adulta, pulmonar.

(b) na fase de girino é branquial; na adulta, pulmonar e cutânea.

(c) na fase de girino e adulta é pulmonar e cutânea.

(d) nenhuma das alternativa está correta.


2. Os anfíbios são animais de sexos separados e sua reprodução acontece na água ou em lugares úmidos. A fecundação dos anfíbios é:

(a) externa, fora do corpo da fêmea.

(b) interna, dentro do corpo da fêmea.

(c) a fêmea coloca ovos, que serão fecundados pela ação do macho.


3. O sapo quando se sente ameaçado espirra uma substância tóxica, que é produzida por um par de glândulas, denominadas:

(a) parótidas.                 (b) paratoides.             (c) amplexas.


B. Responder as questões abaixo:


4. Explique a classificação dos anfíbios ( anuros, urodelos e ápodes).

 

5. Rãs, sapos e pererecas, apesar de serem animais diferentes, utilizam as mesmas estratégias na hora de atrair parceiros para reprodução. Quais são essas estratégias?

 

6. Nos répteis encontramos os testudíneos, que apresentam uma carapaça em volta do corpo, são as tartarugas, jabutis e cágados. Citar as diferenças entre essas três espécies.

 

HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER   TURMA 71





COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:




GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA    TURMA 71

Responda às questões:

1. Em relação ao RS, diga quantos municípios o compõem:

2. Quais as 3 maiores cidades, em número de habitantes, do RS:

3. Quais os 3 maiores municípios, em extensão territorial, do RS?

4. Qual a cidade de maior PIB do RS?

5. Quais os limites geográficos do RS?

6. Quais as mesorregiões do RS?

7. Em qual mesorregião seu município se localiza?

8. Diferencie lagoa, Laguna e lago:

9. Qual a maior extensão de água de interior que o RS possui?

10. Qual a maior altitude do RS?

 

ENSINO RELIGIOSO– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA SILVIA MARQUES    TURMA 71

 



PROJETO DE VIDA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE SOARES    TURMA 71

     

    Queridos alunos de Projeto de Vida, esta é uma disciplina nova, que nos permite trabalhar com metodologias diferenciadas, mas principalmente nos permite pensar sobre. Pensar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre o mundo em que vivemos e principalmente: Como podemos melhorar o mundo e a sociedade à nossa volta.

E podemos? Claro que sim.

     Cada um de vocês é único e por isso mesmo especial, tendo um papel importante no mundo. O futuro começa com cada passo que damos no presente. Como se não bastasse a tristeza do isolamento imposto pela Pandemia, e toda a situação em que vivemos, acompanhamos no início deste mês, nos noticiários o caso do segurança negro que foi morto pelo policial branco. Um fato tão triste quanto absurdo, que revelou ao mundo o quanto o racismo ainda impera de forma absurda e cruel. Vimos também  a justa onda de protestos antirracismo no mundo, e vamos tratar também desta importante temática nesta quinzena.

 

        Para começar, leia o trecho abaixo e responda, o que Caetano Veloso quis dizer com essas palavras?

 

(...) Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho (...).Caetano Veloso – 1978:

 

HORA DE LER SOBRE OS FATOS:


Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

        Homem morreu depois de ficar desacordado ao ser imobilizado por policial branco. Cidades e estados norte-americanos tiveram toque de recolher por causa de atos, que se espalharam por outros países.

Por G1

31/05/2020 11h56  Atualizado há uma semana

         Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio.

        No vídeo feito por uma testemunha, que mostra Floyd imobilizado, o policial aperta durante 8 minutos e 46 segundos o pescoço do homem, que diz mais de uma vez que não consegue respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexe mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. O policial Derek Chauvin, que estava com o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi detido nesta sexta-feira (29) e responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

         O “eu não consigo respirar”, últimas palavras de Floyd, virou grito de guerra para os manifestantes, que se espalharam por várias cidades do Estados Unidos e do mundo. Revoltados com a morte, pela força policial, de mais um homem negro desarmado, incendiaram uma delegacia em Minneapolis. De acordo com a imprensa americana, até este domingo (31), quatro pessoas morreram e pelo menos 1.699 foram presas em violência ligada aos protestos.

 

Veja a cronologia do caso:

 

·         25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.

·         26 de maio: O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.

·         27 de maio: Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles.

·         28 de maio: Manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis e fizeram saques em Minneapolis. O governador, Tim Walz, pediu a intervenção da Guarda Nacional.

·         29 de maio: O presidente americano, Donald Trump, diz que os protestos violentos desonram a memória de George Floyd. "Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado!", afirmou Trump no Twitter.

·         30 de maio: Ao menos 30 cidades americanas registram protestos. Um jovem de 19 anos e um agente federal morreram e centenas de pessoas foram presas nos Estados Unidos.

·         Dia 31 de maio: 5ª noite de protestos nos EUA tem nova morte e desobediência a toque de recolher. Manifestantes em Toronto, Londres e Berlim também foram as ruas pela morte de George Floyd.

 

Reflita e responda com coerência, demonstrando sua opinião e seus valores:

1.     O que é racismo para você?

 

2.     Você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com o racismo? Escreva sobre isso, da maneira que se sentir confortável.

 

3.     O que você pensa sobre a situação descrita no artigo? Escreva no mínimo 20 linhas a respeito.

 

4.     Qual a relação deste trecho escrito por ele com nosso mundo atualmente?

 

5.     Comente sobre fatos e notícias atuais ( de 2020) sobre o racismo no Brasil e no mundo. Você pode colar notícias de jornais ou imprimir de sites.

6.   Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e por isso possui uma tendência a valorizar o que é comum ao seu modo de vida e a gerar preconceitos a respeito do que é diferente. Sobre isso e o narcisismo como maneira exagerada de cultuar a própria imagem e de viver  egocentricamente, como você enxerga a verdadeira possibilidade de vivermos num mundo sem estratificação social por cor/raça/gênero, por região, idade, etc.?

 

7.   A seguir temos algumas das mensagens publicadas pela campanha: Onde você guarda o seu ra-cismo? (2004) - Uma iniciativa de 40 instituições da sociedade civil que têm como objetivo cons-cientizar a população sobre a responsabilidade de todos na luta contra o racismo.  De acordo com uma pesquisa que serviu de base para a campanha, 87% dos brasileiros admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4% se reconhecem como racista.  A partir disso, escreva um texto dissertativo que defenda sua opinião sobre as demonstrações de que vivemos num país racista (você concorda?) e ao final proponha uma maneira de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade.


Para saber mais:

(...) A primeira Constituição brasileira

 

        O Brasil elaborou a sua primeira Constituição em 1824, dois anos depois de sua independência de Portugal. Antes disso, o Brasil era uma colônia portuguesa e o que vigorava, aqui, eram as leis dos portugueses. As leis que eles impuseram, através da força e da violência: primeiro, contra os índios e índias que aqui viviam, depois contra os negros e as negras que eles raptavam na África para escravizar. E, por fim, contra as próprias mulheres brancas.

        Dessa maneira, desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, até 1824, não eram respeitados os Direitos dos índios, negros e mulheres de qualquer cor, nem mesmo o mais elementar de todos os direitos, que é o Direito à vida.

        Entre 1824 e 1988, o Brasil teve seis Constituições. Cinco delas ainda excluíam e discriminavam, de várias formas, os povos indígenas, as pessoas afrodescendentes e as mulheres. Ou seja, mesmo depois da independência essas constituições não eram democráticas.

        A nossa Constituição Federal atual sancionada em 1988, e é muito avançada em termos de direitos, pois dela foram retiradas todas as discriminações contra as mulheres, de raça, etnia, credo e orientação sexual e acrescidos direitos reparadores das desvantagens acumulados. Para isso, foram necessárias muitas lutas. Por tudo isso, ela é chamada de “Constituição Cidadã” (...).

 

 

Referências Bibliográficas:

G1 portal de notícias, disponível em   https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.34.

 

Gênero e Diversidade Na Escola: Formação de Educadores/ES Em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de

 conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC. Brasília: SPM, 2009. p.19.

VELOSO, Caetano. 1978. Disponível em <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/sampa.html#ixzz32qIUkWLK>. Acesso em: Maio de 2014.

 

Onde você guarda o seu racismo? Disponível em: <http://www.ibase.br/pt/wp-content/uploads/2013/11/Bannercasal.gif>. Acesso

 em: Maio de 2014.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA JULIANA SANTOS         TURMA 71

 

 Lutas -Combate que inclui o uso de técnicas


        As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras.

Como surgiu

        As lutas foram originadas na busca dos seres por recursos para a sobrevivência. Não há uma data que estabeleça o início dessa prática, porém há marcas registradas nos povos egípcios e também na civilização babilônica. Há registros também de 15 mil anos atrás de desenhos nas cavernas da França, assim como nos povos de sumérios-acadianos no ano de 3000 a.C. 

        No Egito, por exemplo, há pinturas de lutas do período de 2.400 a.C. As lutas são mencionadas em importantes obras históricas como a “Ilíada” de Homero no século XIII e XII a.C. Essa prática passou a ganhar destaque com o passar dos anos e fez parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C durante a Grécia Antiga. 

        A modalidade praticada na Grécia Antiga era o pancrácio, uma atividade que inclui técnicas, como: cotoveladas, socos, quedas, imobilizações, torções, joelhadas, além de outros golpes. 

        Os norte-americanos também possuem destaque quando trata-se da história dessa modalidade de combate, pois essa prática fazia parte de atividades populares, militares e feiras realizadas por eles. A primeira vez que ocorreu um torneio no país foi em 1888, na cidade de Nova York. Em síntese, antes usada como recurso para sobreviver, a luta atualmente é utilizada para prática de exercícios, um esporte e artifício de defesa.

 

Vamos trabalhar?

  As atividades devem ser feito em folhas para entregar

 

1)   Escolha uma modalidade de luta e realize uma pesquisa.Nesta pesquisa deve conter:

·         Nome da modalidade

·         Onde é mais praticada

·         Como é praticada

·         Se é uma modalidade olímpica

·         E pode ser acrescentado outros detalhes da sua escolha.

·         Este trabalho deve conter capa e ser entregue.

 

Um bom trabalho!

 

ARTES– EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA MARIANE BERGER         TURMA 71

Agora que pesquisamos sobre as cores e o sentimentos que elas transmitem, vamos assistir o vídeo abaixo:

CLIQUE AQUI PAR VER O VÍDEO


       1. E AGORA APÓS VER O VÍDEO, SABE DIZER COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO? escreva sobre isso:


        2. Agora represente através de um desenho de monstro como você esta se sentindo. Não esqueça de usar as cores que representam essa sensação: Use a folha na vertical e ocupe o maior espaço possível para desenhar o monstro. Se quiser pode usar apenas uma cor.



     3.Vamos colorir os desenhos  abaixo seguindo a legenda:

No número 1: Desenho do Gato: pinte em tons de cinza preto e branco(neutras)

No número 2: Desenho do Cachorro: pinte colorido (cores da sua preferencia)

    Após a pintura faça dobras nas marcações que separam os números, como uma gaita...e olhe de um lado irá aparecer o cachorro colorido e do outro irá aparecer o gato em tons neutros.

     Se quiser pode dobrar antes de pintar para que você visualize o desenho todo:





BOM TRABALHO!




ATIVIDADES 1º ETAPA DE JUNHO:

ATENÇÃO AO MODO DE FAZER AS ATIVIDADES:

       OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES EM FOLHAS (PAUTADAS OU ESCRITAS EM FOLHAS DE OFÍCIO) DEVIDAMENTE IDENTIFICADAS E SEPARADAS POR DISCIPLINAS, EM SAQUINHOS PLÁSTICOS OU PASTINHAS)

        ASSIM,APÓS A CORREÇÃO, (QUANDO A DIRETORA SOLICITAR NOS GRUPOS) FICARÁ MAIS FÁCIL  PARA COLAREM EM SEUS CADERNOS.

            DEVEM CONSTAR O SEGUINTE CABEÇALHO NAS FOLHAS:



COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – CEJA 
EDUCAÇÃO REMOTA

 

NOME:

SÉRIE:                             MÊS DE JUNHO DE 2020

DISCIPLINA:

PROFESSOR:


****************************************





GEOGRAFIA - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA ÂNGELA TEIXEIRA

 

1ª SEMANA:

Pesquise a respeito da história do município.

 

  

2ª SEMANA:

Pesquise, pinte e nomeie, no mapa, os distritos que compõem o município de São Francisco de Paula

 


CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA BEATRIZ    TURMA 71

Pesquisar sobre anfíbios e répteis. Características, reprodução, classificação e habitat.

As diferenças entre os dois grupos

 

LÍNGUA PORTUGUESA - EDUCAÇÃO REMOTA

Professora Silvana Prux 


Atividades do mês: junho 01/6/2020 a 06/06 2020


O Uso dos Porquês.



        Você costuma ter dúvidas da hora de usar os porquês? Então, chegou a hora de aprender. Vamos entender de uma vez quando usar as formas por que, porquê, por quê e porque. Quer ver como é fácil?

            Veja os exemplos.



  • Perguntas = por que Por que ele não voltou mais?

  • Respostas = porque Não fui à escola ontem porque fiquei doente.

  • Perguntas no fim das frases = por quê O almoço não foi servido por quê?

  • Substantivo = (o) porquê Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.

A) Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais);

B) Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações;

C) Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.

D) Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.


1) Complete os espaços das frases com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:

A) ________ele sumiu da aula mais cedo?

B) Não fui à festa________choveu.

C) Eles estão revoltados, ______________?

D) Quero saber o___________ do seu medo?

E) Ele não procurou, ________?

F) Ninguém explicou o ________ de sua desistência

G) Desejo saber _________não compareceu à aula?

H) ___________é sonhador o jovem cultiva ideias.

I)A criança adoeceu________brincou na água fria.

J)__________você não tirou os pães do forno logo?

K)O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?

L)O_________da minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.

M) Vamos sair mais cedo da aula hoje________o professor faltou.

N) Bruno só achou aquela foto, _________não estava prestando atenção à aula.

O) _________ Bruno morreu no final da história?

P) Ninguém conhecia aquela garota da foto, _________?

Q) O assustador da história é ________a foto fica sem imagem nenhuma no final.

R) Quer dizer que você não vai mesmo conosco, ___________?

S) Não entendo o ____________ de suas atitudes.

T) Você sabe ___________ ela não passou no concurso.

U) Não fuja, ___________ toda fuga é fraqueza.

V) _______ concordaram tão facilmente?



2) LEIA O TEXTO A SEGUIR E COMPLETE COM OS PORQUÊS CORRETOS:

Havia uma escola muito legal, em uma cidade do interior, onde as crianças eram muito felizes. Certa vez, quando estavam rindo muito na sala, entrou uma professora e perguntou:

─ Estão rindo de quê?

─ Estão estudando para quê?

─ Estão estudando ____________?

Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:

─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.



Os porquês corretos para grafar os espaços acima são, nesta ordem:

a) por quê – porque

b) por que – porque

c) porque – porque

d) por quê – porquê

e) por quê – por quê



3) marque X na coluna que devemos usar para completar as das frases abaixo:

Por que

Porque

Por quê

Porquê


Marina chorou?


Eu sei o dessa situação.


Há fome no mundo?


Vou ao parque gosto de lá.


Você nos chamou


Eu vou dizer o da minha alegria.


Não sei ele ainda não chegou aqui.


Eu preciso estudar?


A professora explicou o do eclipse lunar.


Eles vivem brigando?


Volte cedo, é perigoso viajar a noite.


Soube que não gostou do livro.


4 )Quando é usado: por que (separado e sem acento)?

a) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase exclamativa .

b) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase interrogativa.



5. Quando é usado: porque (junto e sem acento)?

a) ( ) Se usa nas respostas. b) ( ) Se usa somente no meio das frases.



6. Quando é usado: por quê (separado e com acento)?

a) ( ) É usado no fim da frase interrogativa. b) ( ) É usado no início da frase interrogativa.



7.Quando é usado: porquê ( junto e com acento)?

a) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com verbo e admite plural.

b) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com artigo e admite plural.



Atividades do mês: junho 08/6/2020 a 13/06 2020


VAMOS PROSSEGUIR COM OS NOSSOS ESTUDOS SOBRE OS TEMPOS

VERBAIS NO MODO SUBJUNTIVO.


O Modo Subjuntivo.



É usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto.

Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.

O modo subjuntivo é um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo imperativo. Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.



Tempos verbais simples do modo subjuntivo



O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:

*Presente do subjuntivo;

*Pretérito imperfeito do subjuntivo;

*Futuro do subjuntivo.



Presente do subjuntivo



Podendo indicar uma ação presente ou futura, é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. É conjugado, habitualmente, com a partícula que:


Minha professora quer que eu estude mais.
Eu quero que você vá embora agora.
Tomara que eu possa ir à festa.


Verbo viajar - presente do subjuntivo:
que eu viaje
que tu viajes
que ele viaje
que nós viajemos
que vós viajeis
que eles viajem



Pretérito imperfeito do subjuntivo



Podendo indicar uma ação presente, passada ou futura, é usado para expressar desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. É conjugado, habitualmente, com a partícula se:


Seria mais fácil se eu estudasse mais.
Se ele tivesse mais respeito, teria pedido desculpa.
Seria bom se ele pudesse vir conosco.



Verbo viajar - pretérito imperfeito do subjuntivo:
se eu viajasse
se tu viajasses
se ele viajasse
se nós viajássemos
se vós viajásseis
se eles viajassem



Futuro do subjuntivo



Expressa eventualidade e possibilidade, indicando uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que poderá acontecer. É conjugado, habitualmente, com a partícula quando:


Quando eu estudar mais, serei melhor aluno.
Tudo ficará mais fácil quando ele vier morar aqui.
Quando nós quisermos, entraremos em contato com você.



Verbo viajar - futuro do subjuntivo:
quando eu viajar
quando tu viajares
quando ele viajar
quando nós viajarmos
quando vós viajardes
quando eles viajarem



EXERCICIOS:



1) Assinale a frase em que está correta a correlação verbal:

a) Se você trabalhasse, tinha mais dinheiro. ( )

b) Se você trabalhasse, teria mais dinheiro. ( )

c) Se você trabalhar, tinha mais dinheiro. ( )

d) Se você trabalha, teria mais dinheiro. ( )

e) Se você trabalhasse, tivesse mais dinheiro. ( )



2) Conjugue o verbo Estudar no modo subjuntivo. (Observe o exemplo do verbo Viajar.)

Presente :

Pretérito Imperfeito:

Futuro:



3) Indique V se verdadeiro, e F se, falso:

( ) O modo Indicativo, assim como o Subjuntivo, indica uma hipótese.

( ) O modo Subjuntivo indica uma dúvida, uma hipótese, uma incerteza.

( ) O modo Subjuntivo tem três tempos: Presente, Pretérito Imperfeito e futuro do Pretérito.



Leia:

Férias! Vamos viajar?

Pegue carona com Pilar para conhecer o mundo


Adoro viajar nas férias. Se não der para colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo, posso fazer isso ao abrir um bom livro. Uma das minhas coleções favoritas para isso é a de Pilar, uma menina esperta que já viveu aventuras incríveis no Brasil e em vários países.
Ela já foi para a Bahia, para a 
Amazônia, para o Peru, para a Grécia e até para Egito e outros lugares na África: cada um mais legal que o outro. Em companhia do gato Samba e do amigo Breno, ela enche a bagagem de histórias para contar nos livros. Sorte a nossa!
Aproveite as férias para explorar o mundo junto com a menina e se divertir de montão. Você pode acompanhar as novas andanças de Pilar por aí no blogue 
Diário de Pilar, que também é uma delícia de ler. Boa viagem!


4) O texto tem por objetivo:


a) destacar a importância de viajar pelo mundo.

b) contar as aventuras vivenciadas por Pilar.

c) apresentar a Bahia e a Amazônia.

d) divulgar o blogue “Diário de Pilar”.



5) Identifique no trecho em que se define a Pilar:

 

 

 



HISTÓRIA – EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA CICÉLIA ALTMAYER



Sobre o tempo responda:

 1- Em sua casa existe algum instrumento que mede o tempo? Quais?

2- Por que medir tempo é tão importante?

3- É possível medir o tempo sem relógio?

4- Cite dois instrumentos utilizados para medir o tempo?

5- Por qual motivo a humanidade inventou formas de contar e marcar o tempo?

6- A princípio,o que os homens utilizaram como marcadores do tempo?

7 - Sobre o conceito de Cultura.

A -O que é cultura?

B- Há povo sem cultura?

C-De um exemplo de um hábito cultural do povo Brasileiro?

8- como vimos há sobre a terra uma variedade de povos, de Cultura se de calendários.Com base no que você estudou, responda:

A- O que é um calendário?

B- Quais as datas usadas por judeus e muçulmanos como março inicial de seus calendários?

9- Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade usamos ano, décadas, séculos, milênios etc.

A - Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo?

B- Há quantas décadas se deu este fato?

C - A quantos séculos?

D- Há quantos milênios?

10- Indique o marco usado no calendário cristão, no muçulmano e no judeu para dar início a contagem do tempo?


 

EDUCAÇÃO FISICA - EDUCAÇÃO REMOTA

Professora Juliana dos Santos

 

Copie o texto ou cole no caderno

 

Voleibol

 

        O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.

        O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.

Regras do voleibol

        As principais regras do vôlei são:

·        Cada equipe possui um técnico;
·         Uma partida é constituída de 5 sets;
·         Não existe tempo pré-determinado para cada set;
·         Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
·         Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
·         Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
·         Ganha a equipe que vencer três sets;
·         Se houver empate nos sets (2x2) o 5º set será decisivo.

·          

Quantos jogadores tem o voleibol?

 

        vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva.

        Além do vôlei de quadra, há também o vôlei de praia. Diferente da quadra, o de praia é jogado na areia e contém somente quatro jogadores, sendo dois de cada equipe.

Quando se comete faltas no vôlei?

        As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são:

·                   Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.

·         Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.

·          Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.

·         Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.

·          Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador cometerá falta.

Fundamentos do voleibol

        Os fundamentos do vôlei são:

·     Saque
·         Recepção
·         Levantamento
·         Ataque
·         Bloqueio

        Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.

 

        Vamos as atividades:

        Responda em seu caderno:

Desenhe a quadra de voleibol, posicionando os jogadores no desenho e marque a rotação.

    1)  O voleibol é praticado por quantas equipes? 

    2)  O que divide a quadra de voleibol ao meio?

    3)  Com qual parte do corpo é jogado voleibol?

    4)  A bola pode tocar ao chão?

    5)  Quantos jogadores tem o voleibol?

    6)  Além do vôlei de quadra, qual o outro jogo de voleibol que existe também?

    7)  Quais são os fundamentos do voleibol?

    8)  Caso queira fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o voleibol, pode pesquisar e acrescentar ao trabalho.

    9)  Faça uma pesquisa mais aprofundada e acrescente em um pequeno texto.

 Um bom trabalho a todos!



 LÍNGUA INGLESA - EDUCAÇÃO REMOTA

Professora: Marta Alves da Rocha.


Atividade 01- Junho


Adverbs of frequency

 

Observe as imagens e diga o que elas representam:



        Abaixo, segue uma frase mostrando o que o personagem faz. A ação está representada por um verbo seguido da expressão “EVERY DAY”

Ex. He takes a shower every day.    (Ele toma banho todos os dias.)


        Você acha que o uso dessa expressão modificou o sentido da frase? O quê?

        Verifique e escreva sobre as possibilidades de compreensão dessa mensagem.

        E você, com que frequência faz as ações representadas pelas imagens abaixo? Escreva frases em inglês sobre isso.


            Veja, agora, alguns advérbios que indicam frequência:


ALWAYS SEMPRE) 100 %

USUALLY (NORMALMENTE) 75 %

OFTEN (FREQUENTEMENTE) 75 %

SOMETIMES (ÀS VEZES) 50 %

RARELY (RARAMENTE) 10%

NEVER (NUNCA) 0%  

OBS:relembre o que é advérbio pesquisando no dicionário de língua portuguesa.

 

ORAL PRACTICE

 

 a)   HOW IS YOUR ROUTINE LIKE? (COMO É SUA ROTINA?) 

 b)  DO YOU THINK WEEKLY SCHEDULE ARE USEFUL? (VOCÊ ACHA QUE UMA AGENDA SEMANAL É ÚTIL?) 

 c) DO YOU HAVE A WEEKLY SHEDULE FOR YOUR ACTIVITIES? (VOCÊ TEM UMA AGENDA SEMANAL PARA SUAS ATIVIDADES?) 

          Vamos praticar! Complete o texto abaixo escolhendo os advérbios adequados.

 

I ____________ STUDY IN THE MORNING.

________________ I GO TO THE CLUB.  ___________________ I PLAY SOCCER ON SATURDAYS AND I ________________ PLAY SOCCER ON WEEKDAYS.

NEVER/   ALWAYS/   SOMETIMES/    USUALLY



        What do you do every week? Make sentences using the words from the boxes.

NEVER

SOMETIMES

ALWAYS

USUALLY

RARELY

OFTEN

 

Saiba agora em que lugar da frase esses advérbios devem ser utilizados.



1.Os advérbios de frequência, normalmente, vêm entre o sujeito e o verbo principal.

Ex. I always drink milk.


2.Expressões com every (every day, every week) vêm no final da frase.

Ex. He plays soccer every day.


3.Nas frases com o verbo to be eles vêm após o verbo.

Ex. They are usually happy.


Atividade 02- Junho

 

    1)    Leia o texto “A TEENAGER GIRL” e responda as questões:

 

       My name is Jessica. I’m a lively girl. I thinkI’mfunny and nice. I usually go to the beach on Saturdaymornings. I play tennis every week. I usually have a picnic with my friends. 
        I jog in the park two hours a day and I go bowlingtwice a week. I love parties. I often go to discotheques but my father isn’tsatisfied with me. I am a talented girl. I even play the guitar.
        What’swrong with my father?



1)    Leia agora a continuação do texto em que o pai de Jessica fala sobre a filha.

     My name is John. I’mJessica’s father. My daugther doesn’t like museums. She never goes out with her mother and me. She wearssuchstrangeclothes! Hermusic is noisy. Herfriends are sloppy.
        She doesn’t clean herbedroom. She doesn’t do herhomework every day. She only eatshamburgers. I thinkI’mfriendly, patient and generous but shethinksI’mboring and stingy.
        What’swrong with Jessica?


        Compreenda melhor o texto respondendo as questões:

 

1)    Qual é o tema do texto?

2)    Quem são seus personagens?

3)    Como é Jessica?

4)    Como ela descreve o pai dela?

5)    O que a pergunta feita por ela nos permite deduzir?

6)    Como o pai de Jessica a descreve?

7)    O que ele acha das roupas dela? E dos amigos dela?

8)    Por que você acha que Jessica e o pai finalizam o texto fazendo uma pergunta?

 

SUGESTÕES:


1)    Relacionamento.

2)    Jessica e o pai dela.

3)    Ela é uma jovem cheia de vida, engraçada e legal.

4)    Ela acha que o pai dela é chato e pão-duro.

5)    Que ela não compreende a forma como o pai dela age.

6)    O pai de Jessica a descreve como sendo uma pessoa relaxada.

7)    Ele acha as roupas dela estranhas e os amigos relaxados.

8)    Por que eles não se entendem.

 

EXPLORING THE TEXT:

 

1.choose the correct alternatives:

 

A) Jessica thinks she is...

 

(     ) lazy        (     ) funny     (     ) noise    (     ) nice

 

B) Jessica thinks her father is...

 

(     ) boring     (     ) sloppy    (     ) patient     (     ) stingy

 

 

2) what does john think about...

 

Jessica’s clothes?

 

(     ) he think sher clothes are nice.

(     ) he think sher clothes are strange.

 

Jessica’s friends?

 

(     ) he think sher friends are sloppy.

(     ) he think sher friends are amazing.

 

Jessica’s music?

 

(     ) he think sher music is nice.

(     ) he think sher music is noisy.



Língua Espanhola – EDUCAÇÃO REMOTA

Professora: Aline Aguiar



PERÍODO DE 01 a 06 de junho:


        Lee el diálogo y descubre si a Ruanle ha ido biencon sus nuevoscompañeros. (Leia o diálogo e descubra se Ruan se saiu bem com seus novos companheiros).



                En colegio



Ruan:_ ¡Hola!Buenos días. ¿Cuáles tu nombre?

Samuel:_ ¡Hola! Mi nombre es Samuel Peróni, pero mis amigos me llaman Tiquito. Y tú, ¿cómo te llamas?

Ruan: _ Soy Ruanito.

Samuel: _ ¿Ruanito es tu nombre?

Ruan: No, Ruanito es mi apodo. Me llamo Ruan Díaz. ¿De dónde eres, Tiquito?

Samuel: _Soy paraguayo, de Asunción. Estoyen Madrid hace poco tiempo. Y tú, ¿de dónde eres?

Ruan: _ Yo soy madrileño. ¡Mira, allávienen mis amigas! Chicas, és tees Tiquito. Es de Paraguay y es nuevo en el colegio.

Marta:_ ¡Hola! Mi nombre es Marta y ésta es Alicia.

Alicia:_ ¡Hola, Tiquito! Mucho gusto.

Samuel:_ ¡Encantado! ¿Cómo está nustedes?

Marta:_Bien, gracias.

Alicia:_ Muybien. Tiquito, no sotras vamos algim nasio hacer un poco de ejercicio. ¿Quieres venir?

Samuel:_ ¡Qué buena idea! ¡Vamos! ¿Tútam biénvas, Ruanito.

Ruan: _ No, voy a la biblioteca a buscar un libro. Nos vemos después.

Samuel: _ Está bien. ¡Chau!

Ruan:_ ¡Hasta luego!



Después de ler:


1.Busca enel texto y escribe:

a.dos nombres de partes de la escuela:


b.tres maneras de decirel nombre:


c.una palavra que usamos para agradecer:


d.dos gentilicios:


e. dos frases que usamos para preguntar elnombre de alguien:



2.Busca enel texto las estructuras que usamos para saludar y las estructuras que usamos para despedirnos de las personas.

Para despedirse:

Para saludar:

3.Y tú, ¿tienes apodo? ¿Cúales?

 

Matemática -  Educação Remota

Professora Zilce


Período: de 01/06 à 06/06/2020


Multiplicação com Números Naturais


Ler e copiar no caderno o conteúdo a seguir:






ENSINO RELIGIOSO - EDUCAÇÃO REMOTA

PROFESSORA  SILVIA MARQUES


SEMANA 1: COPIE E RESOLVA NO CADERNO






SEMANA 2:COPIE E RESOLVA NO CADERNO:





Disciplina : Projeto de Vida  - EDUCAÇÃO REMOTA

Professora Mariane Soares


De 01 a 13 de junho de 2020

(copie este texto no seu caderno ou imprima e cole-o)


       Planejar é preciso!!! Mas afinal, o que é planejar e qual a sua importância?
        Com o planejamento, você consegue prever, antecipar e realizar ações futuras de forma eficiente, pois ele refere-se à criação de estratégias que viabilizem o alcance de seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais claras. Quando você planeja algo, você aproveita as oportunidades e se prepara quanto a eventuais ameaças e problemas. Ou seja, o planejamento proporciona a você, o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional e uma maior qualidade de vida.
        Um planejamento de qualidade ainda garante: 

  • Reflexão sobre a sua vida;
  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Viabilização de novas alternativas;
  • Redução de desperdício de tempo e esforço desnecessário;
  • Comprovação do que é prioridade;
  • Aumento da produtividade.

       Nesse sentido, realizar um projeto de vida e carreira é fundamental para que você alcance resultados extraordinários e encontre, verdadeiramente, a felicidade em sua trajetória, de forma definitiva. Mas antes disso tudo, você precisa aprender a se organizar....

      Pensando nisso, a atividade principal de Projeto de Vida de 01 A 13 DE JUNHO é se organizar para estudar, para isso você irá planejar seus horários de estudo e se organizar para fazer as atividades propostas.

      Você criará uma tabela de horários das disciplinas e dias da semana, e será o mais fiel possível a estes horários, se faltar uma aula, por exemplo iniciar às 8h ao invés das 7h e 15 min. , previstos na aula presencial, você deverá recuperar este horário a tarde, anotando na sua planilha.

    Ao final deste período (de 1 a 13 de junho),você fara um relatório diário de estudo, com suas dificuldades, aflições, facilidades e aprendizado, como tirou suas dúvidas...

    Por fim explanará (no relatório),como a realização desta atividade lhe ajudou nos estudos, quais horários não cumpriu e o porquê, e outros sentimentos e concepções a respeito do Ensino Remoto.

    A planilha com seus horários,suas anotações diárias e o conclusões, será entregue no caderno de Projeto de Vida que, conforme solicitado na aula 1, deve ser separado das demais disciplinas. Ao estudo!!


ARTES - EDUCAÇÃO REMOTA
PROFESSORA MARIANE BERGER

SENSAÇÃO DAS CORES 


        No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes. Observe o quadro abaixo:

AS CORES TAMBEM SÃO DIVIDIDAS PELAS SENSAÇÕES QUE PASSAM. SÃO ELAS: CORES QUENTES, CORES FRIAS E CORES NEUTRAS.

 

Cores Neutras

 

      SÃO CORES QUE NÃO NOS PASSAM SENSAÇÃO NENHUMA.

 

      São elas: 

·       Preto,

·       Branco 

·       Cinza (Preto + Branco).


ATIVIDADE:

 

1. PINTE O DESENHO USANDO APENAS AS CORES NEUTRAS(PRETO, BRANCO E CINZA). POR EXEMPLO NAS ASiNHAS DA CORUJA USE AS TRÊS CORES PINTANDO CADA CAMADA DA ASINHA COM UMA COR...E SIGA ASSIM EM TODO O DESENHO.




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